Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 14 de julho de 2021
Vitoriaça com direito a recorde do "vovô garoto"



Gol muito mal anulado do Cerro Porteño à parte (e há total motivo para chiadeira paraguaia), o Fluminense conquistou um ótimo resultado de 2 x 0 para abrir com tudo as oitavas da Libertadores - aliás: algo comum para ele quando visita o Cerro, pois foi a quarta vez que o fez e permaneceu invicto, ganhando três delas, as outras sendo por 1 x 0 tanto na ida da semifinal da Sul-Americana de 2009 (com gol do ontem ausente Fred) quanto no Troféu La Amistad em 1984, além de um 2 x 2 em amistoso em 1964. No reencontro de técnicos que foram campeões do torneio jogando pelo Grêmio em 1995, Roger Machado saiu na frente de Chiqui Arce, cuja esquadra só se dará bem no Rio de Janeiro semana que vem se vencer por 2 x 0 para pênaltis ou por três ou mais de diferença ou por dois a partir de 3 x 1.

Com este cenário extremamente favorável, o Fluzão ainda se permitiu ter alegrias especiais para os autores das proezas: Egídio não ia às redes desde 16 de março de 2019, quando estava no Cruzeiro e fechou os 3 x 0 sobre o Tupi em Juiz de Fora pelo Mineiro; e Nenê, que vive um momento muito legal, tornou-se aos 39 anos e 359 dias o jogador mais velho a fazer um gol em mata-mata de Libertadores, superando os 38 e 281 de Carlos Ángel López, que deixou sua marca pelo Bolívar nas oitavas de 1991, quando da eliminação para o Nacional do Uruguai.

Os outros dois brasileiros se complicaram. O Atlético Mineiro ainda terá o mando da volta como favorecedor, mas escapou muito pois o Boca Juniors teve um gol inexplicavelmente anulado no primeiro tempo - é muito mais fácil Francisco Pinheiro virar cruzeirense de quatro costados do que ter havido falta no Nathan, na boa. Com 0 x 0, Cuca e cia. precisarão ganhar pois novo 0 x 0 dá pênaltis e empates com gol são dos argentinos.

Agora... e o São Paulo, heinhô? E o Vitor Bueno, heinhô??? Ingressado no decorrer do primeiro tempo contra o Racing devido à saída do Éder pelo enésimo problema físico mostrado nos últimos tempos pela equipe, deu a sorte de Arias aprontar uma crocodilagem sem tamanho naquele que deve ter sido o gol mais fácil de sua vida. Mas tem horas que não dá pra elogiar pois é uma no cravo e outra na ferradura. Menos de cinco minutos depois, ele sai nem digo na cara e sim "no focinho" do alvo e... joga no goleiro! O castigo veio a cavalo, como diria o Domingo, no 1 x 1 marcado pelo Copetti no último lance da etapa inicial. A coisa encrespou para Crespo e associados pois a volta é na Argentina e os são-paulinos precisarão vencer ou empatar a partir de 2 x 2. Como botar fé nisso?

Mais dois brasileiros vão a campo nesta quarta pela ida das oitavas libertadoras. Atual campeão e mais embalado que John Travolta no sábado à noite, o invencível Palmeiras do Abel Ferreira visitará a Universidad Católica no Chile. Já na Argentina, o Flamengo estreará Renato Gaúcho na casamata diante do Defensa y Justicia, neste que será o primeiro jogo dele pelo rubro-negro (agora como técnico) desde o 1 x 0 no Friburguense, em maio de 1998, pela Taça Rio. No único embate do dia sem brasileiros, também em solo portenho tem Vélez Sarsfield x Barcelona.

Milagre! O Grêmio voltou a ganhar!



Virou tão "raridade rara" isso atualmente que tem que destacar com pompa e circunstância, sacumé. (rs) No momento, jogar bem é o de menos e ganhar três pontos é o que há - e Luiz Felipe Scolari conseguiu isso em seu segundo jogo. O 1 x 0 sobre a LDU deixou a equipe bem na fita para rumar às quartas da Sul-Americana, jogando por vitória ou empate na semana que vem aqui em Porto Alegre. Aos equatorianos, resta vencer por 1 x 0 para pênaltis ou por dois ou mais de diferença ou por um gol a partir de 2 x 1. O tento do Léo Pereira foi o primeiro tricolor desde o do Matheus Henrique nos 2 x 2 com o Santos em 24 de junho, únicos dois gols tricolores nas nove partidas anteriores. Eram nove partidas sem vitória, das quais cinco perdidas. Marcas que mostram o peso do alívio sentido.

Já o Athletico Paranaense tem navegado em mares muito mais tranquilos atualmente e isso foi reforçado na Colômbia. António de Oliveira e cia. também voltam para cá com 1 x 0 de vantagem, não num gol que acabaria anulado no tempo primeiro, mas sim em pênalti convertido pelo Nikão na etapa segunda. Vida complicada para o América de Cali, que estreou o treinador Juan Carlos Osorio, aquele mesmo ex-São Paulo e Atlético Nacional.

Nesta quarta, o Red Bull Bragantino visitará o Independiente del Valle. Há outros dois enfrentamentos sem brasileiros, mas que também vale cuidar: Sporting Cristal x Arsenal e Atlético Junior x Libertad.

O empate dos autores de cinco em nove

10 anos depois de decidirem a Copa do Brasil no Couto Pereira, lá estavam novamente o vice Coritiba e o campeão Vasco frente a frente, mas desta vez pela 11ª rodada da Série B. O 1 x 1 foi assinado por seus principais artilheiros, ambos responsáveis por cinco dos últimos nove gols de suas equipes: o alviverde Léo Gamalho e o cruzmaltino Cano, agora o segundo maior artilheiro estrangeiro vascaíno empatado com Parodi (1954 até 1956), ambos com 37 gols - ambos muito distantes do líder Villadoniga, com 83 de 1938 até 1942. O Coxa tem 21 pontos no 2º lugar e chegou às oito partidas de invencibilidade, enquanto o Vascão está em 6º e obteve 17.

O Sampaio Corrêa foi aos 19 pontos em 3º pois, se na etapa inicial perdia por dois de diferença pro Vitória, diminuiu e chegou aos 2 x 2 aos 48 minutos da segunda etapa. Os baianos continuam mal das pernas e têm apenas dois sucessos nas últimas 15 partidas (Brusque e Internacional, este na Copa do Brasil), há seis estando sem triunfar e somando apenas 9 pontos no 16º lugar. O Avaí aplicou 2 x 1 no Confiança e foi aos 15 pontos no 9º posto, enquanto o Dragão é o 15º com 9. Já Vila Nova e Brasil ficaram no 0 x 0, um o 10º com 14 e o outro 18º com 8.

Agora 4º colocado com 19 pontos, o Guarani ganhou por 1 x 0 do CRB, 7º com 17. Por dica do Leonardo Dantas, sei que ele rompeu uma escrita que já durava cinco rodadas: quem enfrentava o Londrina numa rodada não se dava bem na posterior. Isso afetou Botafogo, Náutico, Vitória, Avaí e Sampaio Corrêa, mas o Bugre deu de ombros para a escrita. Aliás: o Tubarão tá um horror na Bêzona. 19º com 7 pontos, tomou 2 x 1 do Operário, 5º com 18 e que deu o troco após perder este enfrentamento na volta da semifinal do atrasadíssimo Campeonato Paranaense.

Na segunda-feira, Náutico e Ponte Preta ficaram no 1 x 1. A Macaca está com 17º, com 9 pontos, e teve como destaque a volta como titular do goleiro Ivan após oito meses e meio em recuperação de uma gravíssima contusão. Já o Timbu ainda lidera, agora com 25 pontos, mas poderia ter chegado aos 27 se Jean Carlos convertesse uma penalidade máxima chutada na etapa final. Mesmo assim, permanece invicto e está a apenas um jogo de igualar a maior série sem derrotas numa arrancada de Série B: a do Corinthians, que foi aos 12 jogos em 2008.

Nesta quarta, a rodada será completada por CSA x Goiás e Remo x Brusque.

Outros destaques

Campeonato Brasileiro Série C Anteontem, o Botafogo de Ribeirão Preto tirou a invencibilidade do Criciúma ao derrotá-lo por 3 x 1, o que manteve o Ypiranga de Erechim na liderança do Grupo B após a 7ª rodada. Classificação: em 1º, Ypiranga com 16; em 2º, Criciúma com 14; em 3º, Novorizontino e Ituano com 13; em 5º, Botafogo com 12; em 6º, Figueirense com 9; em 7º, Paraná e Mirassol com 7; em 9º, São José com 5; e em 10º, Oeste com 2.

Curtinhas Esportivas

Morreu Alberto Dualib Partido nesta terça aos 101 anos, ele presidiu o Corinthians de 1993 até 2007 e conquistou o Mundial de 2000, os Brasileiros de 1998, 1999 e 2005, as Copas do Brasil de 1995 e 2002, o RJ/SP de 2002 e cinco Paulistas, só que deixou o clube no ano do rebaixamento para a segunda divisão.

Botafogo demitiu Marcelo Chamusca Foram 26 jogos em apenas cinco meses, sendo nove vencidos, 12 empatados e seis perdidos. A última atuação foi no sábado passado, nos 3 x 3 com o Cruzeiro.

Júnior Baiano não emplacou no Central Uma vitória, dois empates e três derrotas em apenas dois meses.

De Paul no Atlético de Madrid O autor do lançamento do gol decisivo marcado por Di María para dar à Argentina o título da primeira Copa América em 28 anos foi adquirido por cinco anos junto à Udinese.

Roger Federer fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio É mais um nome de impacto do tênis a renunciar ao evento, tal qual anunciado antes por Rafael Nadal e Serena Williams. Sem eles, menos valoroso o torneio fica.

Mais uma derrota amistosa da seleção de basquete dos EUA Com jogadores da NBA na equipe do Greg Poppovich, ela tomou 91 x 83 da Austrália na segunda-feira, depois disso fazendo 108 x 80 na Argentina.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Leandro Santiago deixou a InterTV de Cabo Frio A sexta-feira passada foi o último dia do repórter na afiliada da Globo. Com despedida feita no ar durante o "RJTV - 1ª Edição", ele terá outros projetos fora do RJ.

Josley Cardinot estreou na TV Tribuna Começou na última segunda o programa "Cardinot na Tribuna" na afiliada da Bandeirantes, exibido ao meio-dia e que marca o retorno do apresentador após deixar a TV Jornal (SBT), da qual saiu em maio e cuja substituição foi feita pelo novo programa "Por Aqui com Fábio Araújo".

Matheus Meirelles na CNN Brasil Ex-CBN e Jovem Pan, ele é o novo videorrepórter da emissora paga.

Fábio Barretto no SBT direto de Fortaleza Residente no Nordeste há nove meses em um recomeço de vida, o tradicional jornalista carioca reaparece nesta semana numa de suas antigas emissoras em cobertura especial desta história repugnante e escabrosa do DJ Ivis, visto em vídeos agredindo a esposa Pamella Holanda.

A peregrinação de Maurício Ferraz Um dos principais repórteres investigativos da Globo, ele cumpriu em 10 dias a metade de um percurso de 421 quilômetros até o Santuário de Aparecida, onde chegará no dia 20. A peregrinação vis refletir e desconectar em tempos terríveis para ele, que perdeu não um e nem dois, mas seis - repriso: s-e-i-s! - familiares para o coronavírus. Poucos têm que ser tão fortes quanto Maurício em relação à pandemia.

Luto na TV americana: morreu Charlie Robinson Falecido aos 75 anos no último domingo devido a um câncer, o ator esteve em diversas séries, mas especialmente na comédia "Night Court", exibida aqui no Brasil pela Sony na década de 1990 (infelizmente com som original e sem legendas) e na qual fez Mac Robinson.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 13 de julho, foram estas:

*90 anos do CRAC, campeão goiano de 1967 e 2004.

*80 anos de Affonso Beato, diretor de fotografia que passou a fazer carreira em Hollywood e na Europa após trabalhar em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro".

*75 anos ao dobrado: de João Bosco, cantor e compositor autor de alguns dos maiores clássicos da música popular brasileira, especialmente na parceria imbatível com Aldir Blanc; e de Cheech Marin, ator que fez várias comédias em dupla com Tommy Chong, como "Queimando Tudo".

*65 anos ao dobrado: de Michael Spinks, ex-boxeador campeão olímpico em Montreal 1976 e cuja única derrota como profissional foi em 1988 para Mike Tyson; e do nascimento de Geneton Moraes Neto, jornalista falecido em 2016 e atuante na Globo por três décadas em diversas funções, da reportagem à chefia de edição do "Fantástico", passando pela direção de documentários.

*60 anos de Mara Carvalho, atriz de novelas como "Renascer" e "O Rei do Gado" na Globo.

*50 anos de Murilo Benício, ator atualmente revisto na Globo em "Ti Ti Ti" e que também fez novelas como "Por Amor", "O Cline", "América", "Avenida Brasil" e "Amor de Mãe".

*30 anos do fim de "Lua Cheia de Amor", novela das sete na Globo, escrita por Ana Maria Moretzsohn, Ricardo Linhares e Maria Carmem Barbosa, estrelada por Marília Pêra e Francisco Cuoco.

*20 anos da estreia de "Legalmente Loira", comédia dirigida por Robert Luketic e estrelada por Reese Witherspoon.

*15 anos de "Alright, Still", disco de estreia de Lily Allen.

*10 anos da estreia de "Dance Moms", programa que mostra a cia. de dança de meninas treinadas por Abby Lee Miller.

*5 anos da morte de Héctor Babenco, cineasta nascido em 1946 e indicado ao Oscar por "O Beijo da Mulher Aranha", dirigindo ainda filmes como "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia", "Pixote, a Lei do Mais Fraco", "Ironweed" e "Carandiru".

As desta quarta, 14 de julho, são estas:

*120 anos do nascimento de George Tobias, ator falecido em 1980 e que fez o vizinho Abner Kravitz na série "A Feiticeira".

*110 anos do nascimento de Terry-Thomas, ator falecido em 1990 e que fez filmes como "Deu a Louca no Mundo" e "Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras".

*95 anos ao dobrado: do nascimento de Sérgio Moacir Torres Nunes, ex-futebolista falecido em 2007 e campeão por Brasil (Pan-Americano de 1956) e Grêmio (dois Gaúchos), sendo ainda treinador campeão por Internacional (um Gaúcho) e Grêmio (dois Gaúchos) na década de 60; e do nascimento de Harry Dean Stanton, ator falecido em 2017 e que fez filmes como "Paris, Texas" e "À Espera de um Milagre".

Bela do Dia: Eva de Dominici

Eva de Dominici, atriz de várias novelas e séries argentinas. De Avellaneda ela veio, se Independiente ou Racing é aí já não sei.

*85 anos do nascimento de Walter Clark, executivo televisivo falecido em 1997 e diretor geral que levou a então novata Globo à ainda hoje mantida posição de líder geral de audiência, especialmente ao contratar Boni em 1967, sendo a união de ambos o pilar fundamental da formação da grade clássica de programação (depois da sair da Globo em 1977, Walter ainda teria rápidas passagens por Bandeirantes, TV Rio e TVE, além de produzir filmes e ser dirigente do Flamengo).

*70 anos da primeira vitória da Ferrari na Fórmula 1, conquistada por José Froilan González no Grande Prêmio da Inglaterra.

*60 anos de Jayme Periard, ator atualmente visto na Record na novela "Gênesis" e no Viva em "Sonho Meu", da Globo, trabalhando em dezenas de produções delas e também da Manchete, do SBT e da Bandeirantes.

*55 anos de Matthew Fox, ator que protagonizou as séries "O Quinteto" como Charlie Salinger e "Lost" como Jack Shephard.

*50 anos ao dobrado: do ex-árbitro inglês de futebol Howard Webb; e de Luigi Baricelli, ator de novelas como "Malhação" e figura mais tradicional da TV brasileira em todos os dias 31 de dezembro por apresentar o sorteio da Mega da Virada.

*30 anos ao dobrado: da vitória de Nigel Mansell no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, marcada pela famosa imagem da "carona" dada por ele a Ayrton Senna, que ficou em 4º lugar e cuja McLaren teve uma pane seca; e de Gilberto Nogueira, economista colunista do "Mais Você" na Globo e que despontou neste ano como participante do "Big Brother Brasil" (é o Gil do Vigor).

Arremate

Covid: mais de 535 mil vítimas; mais de 19,1 milhões de casos; mais de 31,4 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.