Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 10 e 11 de julho de 2021
Demissão no "Corujão"

Às 2h46 de sexta para sábado, eu devia estar no segundo ou terceiro sono, necessário após dias nos quais quase não dormi. Acordei por volta das 8 e meia da manhã de sábado. No que abro a internet, tá lá: Rogério Ceni demitido pelo Flamengo na madrugada. Que a relação entre clube e treinador não era das melhores qualquer um percebia, mas isso acontecer enquanto quase todo mundo dormia e às vésperas de uma importantíssima partida pela Libertadores (a ida das oitavas contra o Defensa y Justicia na próxima quarta) não dá para não achar surpreendente.

A coisa azedou mais ainda durante a sexta, quando revelado por reportagem do GloboEsporte um áudio do analista de desempenho Roberto Drumond, que sentou a lenha com tudo no Ceni e que, por causa disso, também perdeu o emprego. É indubitavelmente o pior momento do clube nos últimos três anos, refletido diretamente no desempenho no Brasileirão, com quatro derrotas nas últimas seis partidas, ainda que haja duas pendentes em relação à maioria dos demais. Enquanto isso, a direção fica empenhada no lero de um retorno da tal "lei do mandante"...

12º colocado com 12 pontos, o Mengão será treinado interinamente por Maurício Souza após a saída do Rogério, cujo retrospecto está longe de ser ruim: 23 vitórias, 11 empates e 10 derrotas, além dos títulos brasileiro do ano passado (verdade seja dita: com as calças e as cuecas nas mãos) e do Carioca e da Supercopa do Brasil neste ano. Detalhe: pela segunda temporada seguida, o rubro-negro muda de técnico após uma derrota para o Atlético Mineiro. Em novembro passado, Domènec Torrent caiu depois da goleada do Galo por 4 x 0, também no Mineirão.

O que talvez alivie um pouco a barra rubro-negra neste domingo é que seu compromisso no Maracanã pós-final da Copa América pela 11ª rodada do Brasileirão é contra a cambaleante Chapecoense, penúltima com 4 pontos. Acima dela está o Cuiabá, antepenúltimo com 5 pontos e dois jogos a menos, mandante contra um Ceará que está em 9º, com 14. O dia ainda tem uma matinê entre o Juventude, 13º com 12, e o Atlético Goianiense, 8º com 14 e uma partida a menos. Já a noturnaça colocará frente a frente o Fortaleza, 5º com 18, e o Corinthians, 10º com 14.

Antes disso, seis partidas no sábado, que melhor destacadas serão na próxima coluna após realizadas: Palmeiras (1º com 22 e sem o por dois jogos suspenso Abel Ferreira) x Santos (7º com 15), Grêmio (20º com 2 pontos, dois jogos a menos e com Luiz Felipe Scolari iniciando sua 4ª passagem) x Internacional (14º com 10), Athletico Paranaense (3º com 19 e um jogo a menos) x Red Bull Bragantino (2º com 22), São Paulo (16º com 8) x Bahia (6º com 17), América Mineiro (15º com 9) x Atlético Mineiro (4º com 19) e Sport (17º com 7) x Fluminense (11º com 14).

Arrancada sensacional do Náutico na Bêzona

Com 10 rodadas disputadas, a equipe do Hélio dos Anjos faturou 24 de 30 pontos possíveis, os três últimos obtidos numa partida difícil contra o Goiás, que parou nos 16 pontos. O 1 x 0 teve dois lances que até quem mora no interior concordará que foram capitais: um gol feito perdido pelo alviverde Alef Manga sem goleiro, mas com recuperação sensacional de Camutanga em desarme de joelho; e o tento do Jean Carlo, que cobrou uma falta na barreira e pegou o rebote para marcar - detalhe: ele chutou na direção em que havia um alviverde caído atrás da barreira ("heranças" de Ronaldinho Gaúcho no golaço naquele Santos 4 x 5 Flamengo de 2011), jogador que teria bloqueado o chute se não se levantasse. Não basta ser competente; é preciso também sorte. Certas coisas não são por acaso.

A sexta-feira teve ainda o Vasco alcançando os mesmos 16 pontos do Goiás ao derrotar o Sampaio Corrêa, estacionado nos 18, pelo escore mínimo. A quarta vitória consecutiva em São Januário (onde cruzmaltinos e tricolores não se encontravam desde os 2 x 1 dos cariocas pela Copa do Brasil em 19 de março de 1993) teve, "só pra variar", a assinatura de Germán Cano. Outro que foi aos 16 é o Guarani em mais um 1 x 0 da noite, o dele contra o Londrina, que só tá bem mesmo no atrasadíssimo Campeonato Paranaense pois na Série B é penúltimo, com 7.

O fim-de-semana cruza rodadas, a 10ª acabando com Operário x Brasil e Confiança x Vitória no sábado e Brusque x CSA (novo clube do treinador Ney Franco) no domingo, e a 11ª aberta no sábado por Botafogo x Cruzeiro.

Outros destaques deste fim-de-semana

Campeonato Brasileiro Série C 7ª rodada tendo pelo Grupo A um sábado de Volta Redonda x Jacuipense, Altos x Santa Cruz e Botafogo da Paraíba x Manaus, mais um domingo de Floresta x Tombense e Paysandu x Ferroviário. No Grupo B, a sexta-feira teve o Ypiranga de Erechim vencendo o Novorizontino por 3 x 2, vindo no sábado Mirassol x Paraná e Oeste x Ituano, com o domingo apresentando Figueirense x São José de Porto Alegre.

Campeonato Brasileiro Série D 6ª rodada tendo no domingo os representantes do torneio nas oitavas da Copa do Brasil, o ABC recebendo o Central e o Juazeirense visitando o Sergipe.

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 Começando as quartas-de-final, cujos classificados jogarão a divisão principal no ano que vem: sábado com Athletico Paranaense x Red Bull Bragantino (confronto das mulheres no mesmo dia do duelo dos homens) e domingo com América Mineiro x Atlético Mineiro (clássico delas no dia seguinte ao clássico deles), Cresspom x Ceará e Real Ariquemes x Esmac.

Copa América Sábado de final Brasil x Argentina (vergonhosamente com público no Maracanã), mais sobre ela falarei na próxima coluna, após sua realização. A sexta-feira teve a Colômbia acabando na 3ª posição com 3 x 2 sobre o Peru, Díaz decisivo no último lance com um golaço que impediu a disputa por pênaltis.

Eurocopa Domingo de final Inglaterra x Itália, mais sobre ela falarei na próxima coluna após realizada ser.

Domingo: 50 anos do último gol de Pelé pela Seleção Brasileira

O último dos 77 marcados em 92 partidas pelo atleta do século 20 aconteceu naquele domingo, diante de 110 mil fãs no Morumbi e contra a Áustria, com quem os então tricampeões mundiais empatariam em 1 x 1. Atuante apenas no primeiro tempo, o rei do futebol foi às redes aos 32 minutos. No intervalo, ele foi celebrado com pompa e circunstância devidos e merecidos. A despedida definitiva aconteceria na semana seguinte, no Maracanã, contra a Iugoslávia. Por clubes, Pelé continuaria jogando por mais seis anos. Mas a Seleção nunca mais seria a mesma depois dele, levando um bom tempo para reencontrar seu rumo, necessários sendo 24 anos para uma nova conquista de Copa.

Curtinhas Esportivas

Punição para a Hungria Dois jogos com mando dela em torneios da UEFA sem público, punição pelos comportamentos discriminatórios de sua gente em partidas da atual Eurocopa. Merecidíssimo.

Rui Costa assumiu a presidência do Benfica Ídolo encarnado, o ex-jogador assumiu o comando do clube durante a licença de Luis Filipe Vieira, detido na última quarta-feira por suspeita de corrupção.

Caiu a longa invencibilidade do Magnus Futsal Derrotado nesta sexta pelo São José por 4 x 2 pela Liga Futsal, o time de Sorocaba sustentava uma invencibilidade de 28 partidas (23 vitórias) em um ano e sete meses.

Wimbledon chegando nos finalmentes Na final masculina neste domingo, Novak Djokovic enfrentará Matteo Berrettini. O sérvio marcou 3 x 0 (7/6 - 7/3, 7/5 e 7/5) em Denis Shapovalov e o italiano derrotou Hubert Hurkacz por 3 x 1 (6/3, 6/0, 6/7 - 3/7 e 6/4). Já na decisão feminina neste sábado, Ashleigh Barty sobre Karolina Pliskova. A nº 1 do mundo venceu Wimbledon pela 1ª vez e seu 2º Grand Slam com 2 x 1 (6/3, 6/7 - 4/7 e 6/3).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo programa e novos contratados na CNN Brasil Começa nesta segunda-feira o "CNN Morning Call", das 9 às 10 da manhã, que destacará informações sobre os mercados financeiros no país e no mundo. Para ele foi contratada Priscila Yazbek, ex-repórter da GloboNews em São Paulo e que, após deixá-la, passou a trabalhar em veículos da web especializados em economia. Ela também fará o programa "O Grande Debate Investimentos" nas noites de segunda em substituição a Fernando Nagakawa. Também foi contratado Alexandre Borges como novo analista político. Ex-participante do "3 em 1" na Rádio Jovem Pan, hoje ele é colunista do jornal Gazeta do Povo.

"Hora do Faro" com Adriane Galisteu Assim será neste domingo pois Rodrigo está afastado por estar infectado pelo coronavírus, com isso a apresentadora do "Power Couple Brasil" fará o programa da Record.

Resgates do "Programa Silvio Santos" deste domingo O SBT selecionou para este fim-de-semana Gabriela Rivero no "Show de Calouros" durante o auge da Professora Helena de "Carrossel", Gretchen na "Porta da Esperança", Daniel no "Topa Tudo por Dinheiro", Carlos Alberto de Nóbrega no "Em Nome do Amor", Mara Maravilha e Sérgio Mallandro no "Qual é a Música?" e Frank Aguiar, Chrystian, Ralf e Chrigor no "Show do Milhão".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 10 de julho, são estas:

*100 anos do primeiro clássico América x Cruzeiro (vitória americana por 2 x 0).

*95 anos do nascimento de Fred Gwynne, ator falecido em 1993 e que interpretou o Herrmann na série "Os Monstros", além de fazer filmes como "Meu Primo Vinny".

*75 anos do nascimento de Sue Lyon, atriz falecida em 2019 e que venceu o Globo de Ouro de revelação pela protagonista de "Lolita".

*45 anos de Edmilson, ex-futebolista campeão por Brasil (Copa do Mundo de 2002), São Paulo (uma Supercopa, uma Copa Conmebol, duas Recopas Sul-Americanas e dois Paulistas), Lyon (dois Franceses e duas Supercopas da França) e Barcelona (Liga dos Campeões de 2006, dois Espanhóis e uma Supercopa da Espanha).

*30 anos ao dobrado: do Sousa, duas vezes campeão paraibano; e de Carol Duarte, atriz que fez Ivana/Ivan na novela "A Força do Querer".

*20 anos da renúncia de Mauro Silva à Seleção na Copa América (o jogador justificou não confiar na segurança oferecida pelo país-sede Colômbia devido à guerra civil).

Bela do Dia: Raylane Martins

Raylane Martins, apresentadora do "Show de Bola" na Rede Massa (SBT) em Ponta Grossa. Uma operária da televisão esportiva paranaense.

*15 anos da estreia de "Páginas da Vida", novela das oito da Globo, escrita por Manoel Carlos e estrelada por Regina Duarte, Lília Cabral e Ana Paula Arósio.

*5 anos ao dobrado: de Portugal campeão europeu com 1 x 0 sobre a França na final; e da estreia de "Tamanho Família", programa de variedades da Globo apresentado por Márcio Garcia.

As deste domingo, 11 de julho, são estas:

*65 anos de Sela Ward, atriz que fez a Teddy na série "Sisters", a Lily na série "Once and Again", a Stacy na série "Dr. House", a Jo Danville na série "CSI: NY" e a Dana Mosier na série "FBI".

*60 anos de Luís Fernando Correia, médico que é colunista da Rádio CBN e comentarista da GloboNews.

*55 anos da abertura da Copa do Mundo na Inglaterra, aberta por Inglaterra 0 x 0 Uruguai.

*50 anos de Isabela Quadros, dubladora que, entre vários trabalhos, dá voz à enfermeira Maggie na série "Atendimento de Emergência" e nas demais da franquia "Chicago".

*35 anos do fim de "Dona Beija", novela da Manchete, escrita por Wilson Aguiar Filho e estrelada por Maitê Proença, Gracindo Júnior e Bia Seidl.

*20 anos ao dobrado: do Flamengo campeão da Copa dos Campeões mesmo sofrendo 3 x 2 do São Paulo pois ganhou o primeiro jogo por 5 x 3; e do Náutico campeão pernambucano com 2 x 0 sobre o Santa Cruz.

*15 anos ao dobrado: da morte de Randal Juliano, jornalista, apresentador e ator nascido em 1925 e que trabalhou nas TVs Record, Gazeta e Cultura, nesta última apresentando o programa "Quem Sabe, Sabe", além de ser comentarista esportivo da Rádio Jovem Pan (ele ficaria marcado em 1992 pela revelação, por parte de Caetano Veloso, de que a leitura de uma nota de jornal sobre um fato inverídico envolvendo ele e Gilberto Gil desencadeou as prisões de ambos por parte da ditadura militar); e da morte de Barnard Hughes, ator nascido em 1915 e que fez o Buzz Richman na série "Blossom".

*10 anos da estreia de "Claquete", programa da TV Bandeirantes apresentado por Otávio Mesquita e exibido até 2013.

*5 anos de Paulo Autuori afirmando que jogos todos os dias vulgarizam o futebol.

Arremate

Covid: quase 532 mil vítimas; quase 19 milhões de casos; quase 30 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.