Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 9 de julho de 2021
Eu quero Jô... eu quero já!

Não que uma coisa necessariamente tenha a ver com a outra, mas parece que o atacante "revigorou" depois do lero da "chuteira verde". O Corinthians derrotou a Chapecoense por 1 x 0 no fechamento da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, pela vez quarta ganhando dela no geral e a sétima em nove jogos entre eles em Santa Catarina, onde nunca empataram. Jô guardou no alvo, quatro tentos nas últimas cinco atuações. De quebra, igualou Sócrates em 41 gols na história do torneio, ambos atrás apenas dos 52 de Marcelinho Carioca. Momentaço o dele!

A equipe do Sylvinho chegou às seis partidas de invencibilidade, duas delas vencidas, e perdeu apenas uma das 10 últimas, embora ganhando somente três. Fora de casa são seis apresentações sem derrota, só duas delas obtidas. Já a esquadra do Jair Ventura continua mal, mal, mal... Terceira derrota consecutiva e 10 jornadas fracassadas, seis delas derrotadas, com uma única vitória nas últimas 15 atuações, das quais oito perdidas. Três derrotas seguidas em casa, quatro mandos sem vitória e um único obtido nos oito últimos, derrubado em quatro deles.

Superadas 10 rodadas da primeira divisão, eis a classificação (*jogo a menos): em 1º, Palmeiras e Red Bull Bragantino com 22; em 3º, Athletico Paranaense* e Atlético Mineiro com 19; em 5º, Fortaleza com 18; em 6º, Bahia com 17; em 7º, Santos com 15; em 8º, Atlético Goianiense*, Ceará, Corinthians e Fluminense com 14; em 12º, Flamengo** e Juventude com 12; em 14º, Internacional com 10; em 15º, América Mineiro com 9; em 16º, São Paulo com 8; em 17º, Sport com 7; em 18º, Cuiabá** com 5; em 19º, Chapecoense com 4; e em 20º, Grêmio** com 2.

A 11ª rodada contará com seis serão no sábado: às 16h30, Palmeiras x Santos e Grêmio x Internacional ("çocoooorrrrrroooo!!!!!); às 17h30, Athletico x Bragantino; e às 19h, São Paulo x Bahia, Sport x Fluminense e América x Atlético Mineiro. As demais quatro no domingo: às 11h, Juventude x Atlético Goianiense; às 18h15, Flamengo x Chapecoense e Cuiabá x Ceará; e às 20h30, Fortaleza x Corinthians. Das seis pugnas renhidas, só o clássico paulista não será neste dia por causa de Libertadores ou Sul-Americana na próxima terça.

Vila Nova estragou a estreia do Felipe Conceição no Remo

1 x 0 bastou para mais uma vitória goiana nesta Série B, 9º lugar com 13 pontos após 10 rodadas. Os paraenses continuam na lanterna com 7 pontos, diria eu maldosamente que um ponto correspondente a cada partida consecutiva fracassada no certame. O novo treinador continua a não ter vida fácil, só trocou uma bomba por outra.

Nesta sexta, o principal destaque fica para Goiás x Náutico (5º com 16 x 1º com 21), mas também vale conferir Vasco x Sampaio Corrêa (6º com 13 x 3º com 18) e Londrina x Guarani (19º com 7 x 8º com 13). Amanhã pela manhã, tem Operário x Brasil (12º com 12 x 18º com 7) e à tarde rolará Botafogo x Cruzeiro (10º com 12 x 13º com 10).

Outros destaques de hoje e amanhã cedo

Campeonato Brasileiro Série C A 7ª rodada começa nesta sexta com o Grupo B tendo Ypiranga x Novorizontino (2º x 3º ambos com 13), prosseguindo amanhã à tardinha com Mirassol x Paraná (6º com 7 x 9º com 4), antes disso havendo matinê pelo Grupo A para Volta Redonda x Jacuipense (4º com 9 x 9º com 6).

Copa América Noite de terceiro lugar decidido em Peru x Colômbia.

Curtinhas Esportivas

Ricardo Graça na Seleção Olímpica O beque do Vasco substituirá o lesionado Gabriel Magalhães, do Arsenal.

Abel Ferreira suspenso A expulsão dele na Supercopa do Brasil rendeu no STJD duas partidas de suspensão no Campeonato Brasileiro, ausente estando contra Santos e Atlético Goianiense, voltando apenas no dia 24, diante do Fluminense. Neste meio tempo, ativo estará na Libertadores diante da Universidad Católica.

Diego Simeone fica no Atlético de Madrid O técnico campeão espanhol ficará até 2024, total de 13 anos.

Sábado de final feminina em Wimbledon De um lado estará a nº 1 do mundo Ashleigh Barty, que fez 2 x 0 em Angelique Kerber. Do outro lado estará Karolina Pliskova, que virou para 2 x 1 sobre Aryna Sabalenka. As duas nunca tinham ido tão longe no Grand Slam britânico. Campeã de Roland Garros em 2019, Ashleigh só havia chegado até a 4ª rodada. Vice-campeã nos EUA em 2016, Karolina superou-se demais, nunca passou da 2ª rodada.

2 x 0 para o Phoenix Suns Escureceu a vida do Milwaukee Bucks na decisão da NBA após tomar 118 x 108.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Apresentador condenado no Paraná Sei pelo G1 que o deputado estadual Gilberto Ribeiro (PP), que comanda a versão local do "Primeiro Impacto" na Rede Massa (SBT), foi condenado a três anos e seis meses de prisão, mas que o juiz Sérgio Bernardinetti, da Vara Criminal do Foro Regional de Piraquara (na Grande Curitiba), converteu para duas penas restritivas de direitos. É aquele horrível caso do atropelamento de um adolescente de 14 anos em março de 2011, ferida em rosto, cabeça e orelha. Gilberto, então apresentador do "Balanço Geral" na RIC (Record), afirmou que quem dirigia não era ele e sim um assesso e que o adolescente usava roupa escura em local mal iluminado.

Glória Vanique voltando a ter um espaço fixo na CNN Dois meses após deixar o "360º" e desde então apenas fazendo plantões de fim-de-semana e folgas de titulares (caso do "Prime Time" nesta semana, substituindo Márcio Gomes desde terça-feira), ela apresentará em breve os documentários internacionais exibidos às segundas-feiras na faixa das 22h30, com 23 episódios de 45 minutos que mostrados serão até dezembro.

Tão vendo como não sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo? Se isso fosse verdade, não teria sido apenas e tão somente nesta sexta mesmo, ao assistir o "Hora 1", que eu teria percebido que a repórter Daniella Dias agora é da TV Globo do Rio de Janeiro e não mais da BandNews FM. Já tem mais de um mês a mudança.

Flávio Fachel substituiu Silvana Ramiro no "RJTV - 1ª Edição" A apresentadora está cobrindo férias da Mariana Gross até o dia 19, mas nesta quinta foi substituída pelo companheiro de "Bom Dia Rio". Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que Silvana, que tomou a vacina contra o coronavírus na quarta-feira, teve uma forte reação e sentiu febre, por isso repousando em casa e ausentando-se da tela da Globo. Melhoras, anjo loiro!

Juliana Perdigão deixou a Globo Minas Uma das mais destacadas profissionais da emissora, repórter de rede e apresentadora tanto de noticiários quanto do semanal "Terra de Minas", ela fechou na semana passada sua trajetória depois de 21 anos para exercer uma nova atividade referente à criação de conteúdo para novos jornalistas.

Não toquem a música do Peter Cetera na chamada!!! (rs) A "Sessão da Tarde", que está exibindo clássicos às quintas-feiras na melhor base do #tbt, exibirá na semana que vem "Karatê Kid - A Hora da Verdade", o primeiro dos três filmes com Ralph Macchio como Daniel San e Pat Morita como seu treinador. Para quem não entendeu o título do tópico: é que "Glory of Love", o classicaço tema da saga, surgiu apenas e tão somente no segundo filme.

Os Trapalhões retornam sexta que vem à "Tela de Sucessos" Interrompida por duas sextas-feiras devido à Copa América, a exibição de filmes com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias pelo SBT será retomada na próxima semana, mostrado que será "O Casamento dos Trapalhões", de 1988, que tem Gugu Liberato.

"90 Dias Para Casar" na Bandeirantes O programa da Discovery, que mostra casais planejando o matrimônio em apenas e tão somente três dias, estreará nesta sexta às 22h45 no lugar de "Dr. House", que teve a 1ª temporada concluída - e isso me surpreendeu, admito, pois pensei que exibiriam diretamente todas as oito.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Tom Hanks completa 65 anos

Bicampeão do Oscar por "Filadélfia" e "O Contador de Histórias". Indicado como principal por "Quero Ser Grande", "O Resgate do Soldado Ryan" e "Náufrago", além de coadjuvante por "Um Lindo Dia na Vizinhança".

Inicialmente, astro de comédias como "A Última Festa de Solteiro", "Uma Sereia em Minha Vida", "Voluntários da Fuzarca", "O Homem do Sapato Vermelho", "Nada em Comum", "Um Dia a Casa Cai", "Palco de Ilusões", "Uma Dupla Quase Perfeita" e "Meus Vizinhos São um Terror". Depois, parceiro de Meg Ryan numa das mais maravilhosas duplas românticas da história em "Joe Contra o Vulcão", "Sintonia de Amor" e "Mensagem Para Você".

Até chegar ao superastro dramático de obras como "Do Desastre ao Triunfo", "À Espera de um Milagre", "Prenda-me Se For Capaz", "Estrada para Perdição", "O Terminal", "O Código da Vinci", "Jogos do Poder", "Capitão Phillips" e "A Guerra Secreta". Tudo isso e muito mais torna Tom Hanks um dos astros mais carismáticos e vencedores de Hollywood em todos os tempos. E nesta sexta-feira, mais um aniversário por ele é celebrado. Merece!

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 9 de julho, são estas:

*105 anos da Conmebol, que "ganhou de presente" da prefeitura do Rio de Janeiro a liberação para 10% de público na decisão da Copa América neste sábado. Humpf...

Bela do Dia: Camila Grecco

Camila Grecco, apresentadora da Rádio Nova Brasil FM do Rio de Janeiro e por muitos anos rosto carioca na reportagem geral de TVs como SBT e Bandeirantes. Vista ou apenas escutada, merece sempre ser conferida.

*65 anos ao dobrado: de Ataliba, ex-futebolista campeão por Corinthians (dois Paulistas) e Santos (um Paulista) - somando ambos, foi tricampeão estadual de 1982 até 1984; e de Ana Botafogo, a maior dançarina clássica brasileira.

*45 anos de Fred Savage, até hoje lembrado especialmente pelo Kevin Arnold da série "Anos Incríveis" de 1988 até 1993.

*35 anos de Dimas "expulsando o árbitro" em Corinthians 2 x 0 XV de Jaú

*30 anos de Spencer Elden, o bebê da famosa capa do disco "Nevermind", do Nirvana.

*20 anos ao dobrado: do fim da "Escolinha do Barulho", humorístico exibido pela Record a partir de 1999; e da estreia de "The Office", série britânica criada e estrelada por Ricky Gervais e que durou apenas 14 episódios em duas temporadas, inspirada nela sendo a muito mais bem-sucedida versão estadounidense "Vida de Escritório".

*15 anos ao dobrado: da Itália campeã mundial com 5 x 3 nos pênaltis sobre a França após 1 x 1 no tempo normal; e de Roger Federer campeão de Wimbledon com 3 x 1 sobre Rafael Nadal.

*5 anos de Serena Williams campeã de Wimbledon com 2 x 0 sobre Angelique Kerber, igualando Steffi Graf com 22 Slams.

Clipe do Dia: Bon Scott

O primeiro efetivo vocalista do AC/DC (faz de conta que Dave Evans "não existiu") nasceu há 75 anos fechados nesta sexta e nos deixou prematuramente em 1980, circunstâncias não exatamente bem explicadas até hoje. Os primeiros discos da banda até 1979 tiveram sua voz, marcada em clássicos como "Jailbreak", a icônica "Highway To Hell" e a minha preferida, aí destacada e que não é para corações e ouvidos fracos: "Girls Got Rhythm".



Arremate

Covid: mais de 530 mil vítimas; quase 19 milhões de casos; mais de 29,4 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.