Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 26 e 27 de junho de 2021
O domingo à noitinha mais lotado dos pontos corridos



Indubitavelmente será o deste fim-de-semana, já que desde o começo em 2003 não me recordo de um só domingo que fosse com nada mais e nada menos que sete partidas iniciando depois das 8 da noite, tudo por consequência da Seleção na Copa América, já que jogos da TV aberta foram na quinta-feira e a Série A não tem sido simultânea aos canarinhos no torneio continental. De todos os nove enfrentamentos desta 7ª rodada, apenas e tão somente um poderia acontecer neste sábado: Atlético Goianiense x Red Bull Bragantino, que foi marcado para segunda à noite. Mas antes disso, um "Sunday Night Futebol" mais recheado que certos biscoitos outrora bons de degustar.

Somente duas pelejas terão a luz do sol: a matinal Juventude x Flamengo (14º com 6 x 8º com 9) e a vespertina Fluminense x Corinthians (9º com 9 x 11º com 8). No mais, só noturnaças: às 8 em ponto, tem Palmeiras x Bahia (5º com 10 x 4º com 11), Grêmio x Fortaleza (20º com 1 x 3º com 11) e Athletico Paranaense x Chapecoense (2º com 12 x 18º com 3); e às 8 e meia, Santos x Atlético Mineiro (10º com 8 x 7º com 10), América Mineiro x Internacional (19º com 2 x 13º com 8), Sport x Cuiabá (15º com 4 x 16º com 3) e Ceará x São Paulo (12º com 8 x 17º com 3), porfia na qual Hernán Crespo ausente estará por outra vez apresentar sintomas semelhantes aos do coronavírus.

Coritiba engatando uma boa sequência na Bêzona



A abertura da 7ª rodada teve a 3ª vitória seguida do Coxa, desta vez um 2 x 0 fora de casa sobre o Guarani com Luciano Castán começando e Léo Gamalho terminando mais um sucesso de Gustavo Morínigo e cia. Outro sulista ganhador foi o Avaí, só que o 1 x 0 no CRB marcado em tento irregular por haver impedimento na origem do lance com disputa antes do desarme. Em Pelotas, Brasil e Ponte Preta só ficaram no 1 x 1 (primeiro gol da Macaca após quatro jogos zerada). E tivemos dois 0 x 0: Operário x Confiança e Vila Nova x Goiás. Do ano retrasado para cá, foi a quinta vez em sete clássicos do "paraíso verde plano do Brasil" que o Vila não fez gol no Verdão do Cerrado.

Três partidas em sequência no sábado, seis horas e meia de bola rolando a partir de Sampaio Corrêa x Botafogo, passando por Vitória x Londrina e concluindo com Náutico x Remo. Já o domingo terá duas noturnaças com CSA x Cruzeiro e Vasco x Brusque, a mais tardia de todas entre A e B por iniciada às 9 da noite.

Outros destaques do fim-de-semana

Campeonato Brasileiro Série C A 5ª rodada do Grupo A começou com Botafogo da Paraíba 2 x 0 Altos para continuar neste sábado com Jacuipense x Ferroviário, Manaus x Tombense e Volta Redonda x Santa Cruz, terminando no domingo com Floresta x Paysandu. Enquanto isso, Grupo B disputado no sábado por Paraná x São José e Mirassol x Ituano, acontecendo no domingo Botafogo de Ribeirão Preto x Oeste e Criciúma x Novorizontino.

Campeonato Brasileiro Série D Os classificados às oitavas da Copa do Brasil vão a campo pela 4ª rodada neste domingo, o ABC recebendo o Atlético Cearense e o Juazeirense desafiado pelo Atlético de Alagoinhas.

Copa América Com o placar do coronavírus atualizado pela Conmebol até a publicação desta coluna apontando 166 casos (e não importa que a maioria seja de funcionários de empresas terceirizadas e menos de jogadores e equipes técnicos, são quase duas centenas de casos que a competição proporcionou em menos de um mês), a 5ª e última rodada do Grupo B terá Brasil x Equador (1º com 9 x 4º com 2) e Venezuela x Peru (5º com 2 x 3º com 4).

Eurocopa Fim-de-de-semana abrindo as oitavas-de-final com País de Gales x Dinamarca e a 30 vezes invicta Itália x Áustria no sábado e Holanda x República Tcheca e Bélgica x o atual campeão Portugal no domingo.

Curtinhas Esportivas

Thuler emprestado pelo Flamengo Até junho do ano que vem, ele defenderá o Montpellier. Teremos, portanto, um ainda Flamengo vs. ex-Flamengo quando Thuler enfrentar o Olympique de Marselha do Gerson.

Bragantino contratou jogador do Internacional A Red Bull adquiriu por cinco anos o volante Bruno Praxedes.

Série B no dia do Campeonato Paranaense O estadual já está sem data para terminar, vide a não antes de no mínimo meados de agosto iniciada semifinal Athletico x FC Cascavel. Para complicar, anteciparam Operário x Brasil pela Bêzona de 10 para 6 de julho... dia da volta da semi do Fantasma contra o Londrina, é mole?

Juiz de Fora de luto: morreu o maior presidente do Tupi Vitimado nesta sexta por um câncer Áureo Fortuna, que não sei quantos anos tinha e que tinha alta médica prevista para esta semana após cerca de três meses de internação, só que uma infecção piorou seu estado irreversivelmente. No comando do Galo Carijó de 2008 até 2013, ele conquistou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2011 e foi o melhor do interior nos Mineiros de 2008 e 2012.

Decisão do Leste da NBA está empatada O Milwaukee Bucks ganhou do Atlanta Hawks por 125 x 91, vitória bem mais tranquila que a tensa derrota inicial. A melhor-de-sete vai no mínimo ao 5º jogo, está 1 x 1.

Convocadas as brasileiras do vôlei olímpico Depois da perda da Liga das Nações para os EUA na final por 3 x 1 (26/28, 25/23, 25/23 e 25/21), José Roberto Guimarães anunciou as convocadas para Tóquio: as levantadoras Macris e Roberta, as opostos Tandara e Rosamaria, as pontas Gabi, Natália, Fernanda Garay e Ana Cristina, a líbero Camila Brait e as centrais Carol Gattaz, Carol e Bia. Serão oito estreantes em Olimpíadas: Macris, Roberta, Rosamaria, Ana Cristina, as duas Carol, Bia e Camila. Grandes ausências: Adenízia, Dani Lins e Sheilla.

Fórmula 1 com nova pista confirmada e uma primeira fila quentíssima A nova pista será a de São Petersburgo, que passará a receber a partir de 2023 o Grande Prêmio da Rússia, até o ano que vem realizado em Sochi, que o recebe desde 2014. Já a primeira fila quentíssima será a do GP da Estíria, com Max Verstappen em 1º e Lewis Hamilton só sendo o 2º porque Valtteri Bottas, embora 2º na pista, largará em 5º devido à barbeiragem de rodar em pleno pitlane nos treinos da sexta-feira, o que rendeu três posições de punição no grid. Proveito disso quem também tirou foram Lando Norris e Sergio Perez, uma subida para cada e ambos formarão a segunda fila.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Regina Lima nas rádios do Grupo RSCom Sei pelo Coletiva que a apresentadora passará a ser colunista de emissoras dele a partir desta segunda-feira, falando sobre comportamento, entretenimento, moda e espectro feminino. Suas participações serão no "Jornal da Manhã" da Jovem Pan Grande Porto Alegre, entre 7h e 8h, e no "Jornal Leouve" entre meio-dia e 13h, esse nas rádios Viva, Serrana e Amizade, todas na Serra Gaúcha.

Menos Sônia Blota à tarde enquanto mais presente nas manhãs Nesta semana, ela passou a apresentar na Rádio Bandeirantes de São Paulo o "Jornal Primeira Hora" em dupla com Nelson Gomes por começar a licença da futura mamãe Izabella Camargo. Com isso, sua presença no "Bandeirantes Acontece" à tarde não tem mais sido nas duas horas do programa desde a última terça, mas sim apenas na meia hora inicial com um comentário de abertura, depois disso seguindo os âncoras Ronald Gimenez e Cláudio Zaidan na condução até o final.

Mais duas repórteres atacadas pelo presidente do Brasil Durante agenda em Sorocaba, Jair Bolsonaro mais uma vez foi grosseiro com mulheres jornalistas, desta vez com Adriana de Luca, da CNN Brasil (repriso uma pergunta de dias atrás: o que será que Rubens Menin, favorável ao presidente, pensa das respostas estúpidas dele a profissionais da emissora de cuja operação brasileira é dono?), e especialmente com Victoria Abel, da Rádio CBN, alvo de baixezas chulas que não cabe reproduzir - a emissora respondeu com contundência aos insultos. Enquanto isso, a governista de todas as horas Jovem Pan teve seu microfone empunhado durante a entrevista em questão pela deputada federal e bajuladora-mor Carla Zambelli, em foto viralizada nas redes sociais através de divulgação do humorista Rafinha Bastos. Muitos que já não têm a rádio em boa conta atualmente baixaram mais ainda o crédito dela.

O estrago em Sylvie Alves depois da agressão do ex-namorado A apresentadora do "Cidade Alerta" na Record Goiás divulgou no Instagram um boletim médico de uma cirurgia à qual precisou ser submetida devido à violência física daquele desgraçado. Lesões nos lábios, pele, músculo e mucosas, inchaço e vermelhidão.

Até tu chamando o matador em série de "Lázaro Ramos", GloboNews??? Foi o letreiro da emissora que mostrou isso durante um boletim do repórter Artur Bernardi nesta sexta-feira. Mas essa só reparou quem assistiu ao vivo, pois na reprodução publicada em videocast no site do canal editaram o letreiro para o correto.

Mais uma tentativa da RedeTV! de salvar o "TV Fama" A partir da próxima semana, Alinne Prado terá as companhias dos matrimoniados Flávia Viana e Marcelo Zangrandi. Nem digo mais nada...

"Tela de Sucessos" só volta no dia 9... ou não Depois de exibir "Os Heróis Trapalhões" nesta sexta, a sessão de filmes do SBT ficará uma semana fora do ar pois é certo que na sexta que vem teremos o Brasil nas quartas da Copa América, faltando definir o adversário. Mas é garantido que ela regressará no dia 9? Não custa fazer o questionamento pois neste dia teremos a disputa do 3º lugar do torneio. E se for nela que a Seleção parar?

As velharias do "Programa Silvio Santos" deste domingo O SBT divulgou que reprisará a partir das 20h15, entre outros clássicos, Marcos Mion no "Topa Tudo por Dinheiro", Fábio Júnior no "Show de Calouros", Jô Soares no "Em Nome do Amor" e Ronnie Von contra Leandro & Leonardo no "Qual é a Música?".

"Vídeo-cassetadas" com humoristas da Globo Depois de muitas reclamações da ausência delas no domingo passado devido à evidentemente fracassada tentativa da emissora de "apagar quaisquer vestígios" de Fausto Silva após o término do "Domingão" (tem que ser muito "jenial" para jurar que isso aconteceria, quá, quá, quá), o quadro voltará ao ar na mesma faixa das 19h30 neste fim-de-semana, terminando o agora programa "Super Dança dos Famosos", por isso não havendo mais o pós-jogo do futebol das 16h. Humoristas da casa narrarão os tropicões, sendo os deste domingo Dani Calabresa e Welder Rodrigues. Chato sou, mas insisto pois acho que seria da hora: o Welder deveria ir caracterizado de Jorge Bevilacqua, o âncora do "Jardim Urgente" no "Tá no Ar".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Sábado: 20 anos da morte de Jack Lemmon



Nascido em 1925, um dos grandes e mais carismáticos atores do cinema venceu o Oscar principal por "Sonhos do Passado" e o de coadjuvante por "Mister Roberts", indicado sendo ainda por "Quanto Mais Quente Melhor", "Se Meu Apartamento Falasse", "Vício Maldito", "Síndrome da China", "Tributo" e "Desaparecido", além de atuante em "Irma La Douce", "A Corrida do Século", "Uma Loura por um Milhão", "Um Estranho Casal", "Forasteiros em Nova York", "A Primeira Página" e "Dois Velhos Rabugentos", este último retomando na década de 1990 e apresentando para novas gerações a sensacional dupla com Walter Matthau, com quem Jack fez inúmeros ótimos filmes.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 26 de junho, são estas:

*65 anos de Chris Isaak, cantor cujos temas "Wicked Game" e "Baby Did a Bad, Bad Thing" ficaram notórios respectivamente pelos filmes "Coração Selvagem" e "De Olhos Bem Fechados".

*50 anos ao triplicado: de Leonardo Gaciba, ex-árbitro hoje chefe de arbitragem da CBF e ex-comentarista da RBS e da Rede Globo; de Leomar, ex-futebolista campeão por Atlético Paranaense (Brasileiro da Série B em 1995), Sport (Nordeste em 2000 e tetra pernambucano) e Náutico (um Pernambucano); e de Max Biaggi, ex-motociclista tetracampeão mundial das 250cc de 1994 até 1997.

*45 anos do fim de "Vejo a Lua no Céu", novela das seis na TV Globo, escrita por Silvan Paezzo e estrelada por Eduardo Tornaghi e Norma Blum.

*30 anos de Jesuíta Barbosa, ator de filmes como "Cine Holliúdy" e de minisséries e novelas da Globo como "Amores Roubados", "O Rebu", "Ligações Perigosas" e "Verão 90".

*25 anos ao dobrado: do River Plate campeão da Libertadores com 2 x 0 sobre o América de Cali; e do fim de "Picket Fences", série estrelada por Tom Skerritt, Kathy Baker e Lauren Holly em 88 episódios e quatro temporadas.

*20 anos da estreia de "Noite Afora", programa de temática erótica da RedeTV! apresentado por Monique Evans até janeiro de 2004.

*15 anos da Suíça eliminada da Copa do Mundo sem sofrer um gol sequer no tempo normal (deu Ucrânia por 3 x 0 nos pênaltis pelas oitavas-de-final).

*10 anos ao dobrado: de Corinthians 5 x 0 São Paulo, histórica goleada pelo Campeonato Brasileiro no Pacaembu; e do fim de "Lei & Ordem: Crimes Premeditados", série de Dick Wolf estrelada por Vincent D'Onofrio, Kathryn Erbe e Chris Noth em 195 episódios e 10 temporadas.

*5 anos do Chile campeão da Copa América Centenário e bicampeão da Copa América com 4 x 2 nos pênaltis sobre a Argentina após 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação.

As deste domingo, 27 de junho, são estas:

*80 anos do nascimento de Krzysztof Kieslowski, cineasta falecido em 1996 e que dirigiu a "Trilogia das Cores" da bandeira da França: "A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha".

*55 anos ao dobrado: de Vinícius Eutrópio, treinador de futebol do Paysandu e campeão por Figueirense (um Catarinense) e Joinville (uma Copa Santa Catarina e uma Recopa Catarinense), ex-futebolista campeão por Criciúma (um Catarinense) e Figueirense (uma Copa SC e um Super Catarinense); e de J. J. Abrams, roteirista e cineasta que dirigiu "Missão Impossível 3" e quatro filmes de "Jornada nas Estrelas" deste século, além de criador das séries "Felicity", "Codinome Perigo", "Lost" e "Fronteiras".

*50 anos ao triplicado: do Fluminense campeão carioca com 1 x 0 sobre o Botafogo, cuja torcida até hoje reclama de falta no gol do Lula aos 42 minutos do 2º tempo; do São Paulo campeão paulista com 1 x 0 sobre o Palmeiras; e de Serginho, ex-futebolista campeão por Brasil (Copa América de 1999), Bahia (um estadual), São Paulo (um estadual) eespecialmente Milan (Mundial de 2007, Ligas dos Campeões de 2003 e 2007, Supercopa da Europa de 2003, um Italiano, uma Copa e uma Supercopa da Itália).

*45 anos de Wagner Moura, ator de filmes como "Tropa de Elite" e "Elysium", diretor de "Marighella", além de ator de novelas da Globo como "Paraíso Tropical" (que o Viva reprisará a partir de 5 de julho) e da série "Narcos" como Pablo Escobar.

*40 anos do nascimento de Cléber Santana, futebolista falecido em 2016 na tragédia da Chapecoense (campeão catarinense e da Sul-Americana de 2016) e campeão também por Sport (Nordeste de 2000 e dois Pernambucanos), Vitória (um Baiano), Santos (dois Paulistas), Atlético de Madrid (Liga Europa de 2010) e Avaí (um Catarinense).

*35 anos do fim do "TV Mulher", mais histórico programa feminino da televisão brasileira, estreado pela Globo em 1980 e que teve apresentadores como Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy, Clovodil Hernandez, Amália Rocha e Irene Ravache, além de versões locais em algumas afiliadas.

*30 anos de Guilherme Kepler, repórter e apresentador da Rádio Guaíba.

*25 anos da morte de Albert Broccoli, produtor de cinema nascido em 1909 e que liderou, primeiramente em dupla com Harry Saltzman e depois sozinho as produções de 16 filmes de James Bond até o ano anterior à sua morte.

Bela do Dia: Bárbara Guimarães

Bárbara Guimarães, repórter da TV Bandeirantes de Campinas, na qual está desde fevereiro após 6 anos na TV Integração (Globo Juiz de Fora). Nova vida em nova emissora e novo estado. Felicidades a ela!

*20 anos ao dobrado: da morte de Roberto Pires, cineasta nascido em 1934 e que dirigiu filmes como "Redenção"; e da morte de Glória Magadan, autora de telenovelas nascida em 1920, cubana de nascimento e radicada no Brasil, dela sendo tramas como "Eu Compro Esta Mulher', "O Sheik de Agadir" e "A Gata de Vison" na Globo;

*15 anos do Brasil 3 x 0 Gana, pelas oitavas-de-final, que estabeleceu o recorde de Ronaldo Nazário de 15 gols em Copas do Mundo (seria superado oito anos depois por Klose), a 16ª vitória de Cafu pelo Brasil em 19 partidas em Mundiais e os 200 gols da Seleção na história da competição.

*5 anos ao dobrado: da morte de Caçapava, ex-futebolista nascido em 1954 e campeão por Internacional (Brasileiros de 1975 e 1976 e quatro Gaúchos), Corinthians (um Paulista) e Ceará (um estadual); e da morte de Bud Spencer, ator nascido em 1929 e que fez memorável dupla com Terence Hill em filmes como "Deus Perdoa, Eu Não!", "Assim Começou Trinity", "Dois Tiras Fora de Ordem" e "Dois Loucos com Sorte", antes disso sendo nadador e jogador de polo aquático com o nome verdadeiro Carlo Pedersoli, competindo nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956.

Clipe do Dia: Terri Nunn

A vocalista da banda Berlin completa 60 anos neste sábado. No frigir dos ovos, ao pé máximo da letra, vamos e convenhamos, a Berlin é banda de um único grande, estrondoso e retumbante sucesso - mas tão sensacional que nem precisava mesmo de outro para ser eternizada num lugar especialíssimo entre os maiores temas pop e do próprio cinema. Vencedora do Oscar e do Globo de Ouro de canção original, "Take My Breath Away" é fantástica também por causa da Terri melodiando com força sensual máxima para o romance de Tom Cruise e Kelly McGillis.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 511 mil dos mais de 18 milhões e 300 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.