Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 25 de junho de 2021
Ceará agradece a Everson pela "lei do ex ao contrário"



O goleiro foi o principal personagem da vitória do Ceará sobre o Atlético Mineiro. Everson foi mal demais nos dois lances que até no interior consideram os mais capitais da noite, no meio deles surgindo o empate visitante. No primeiro gol, ele chutou mal e permitiu a Lima finalizar no alvo. Já no segundo tento, surgido aos 50 minutos da metade complementar, sua mão foi forte feito folha de jornal para deter Gabriel Lacerda - e, claro, falhar miseravelmente. Ao término, Cuca estourou diante de Leandro Vuaden e chegou a chamá-lo de "vagabundo" e até citar sua esposa nas queixas. (iiihhhh...) O Vozão do Guto Ferreira voltou a vencer depois de seis partidas (três perdidas) desde os 3 x 2 no Grêmio em 30 de maio, enquanto o Atlético Mineiro não perdia havia seis jogos (cinco vencidos seguidamente) desde os 2 x 1 do Fortaleza na mesma data. O Galo não quer nem saber de alencarinos até o returno.



Fortaleza, que anteontem perdeu a invencibilidade no Campeonato Brasileiro. E ontem isso ocorreu com o Athletico Paranaense, que já com 12 minutos teve Richard expulso por meter o pé na cara do adversário. Depois, o Bahia saiu na frente para antes do intervalo tomar o empate e finalmente desempatar com Rossi, que ainda tomaria um pisão criminoso do Marcinho, que deixou os rubro-negros com dois a menos nos minutos finais. No final, António de Oliveira tomou vermelho por reclamar e, como já estava suspenso pelo 3º amarelo, cumprirá duas partidas de suspensão contra Chapecoense e Fluminense. O Esquadrão de Aço emenda três partidas de invencibilidade só perdeu uma das oito últimas, ganhando cinco. Já o Furacão não perdia havia 11 apresentações, das quais nove exitosas. Fora de casa, os athleticanos não se davam mal desde o 1 x 0 do Melgar, pela Sul-Americana, em 4 de maio.



Dos três nordestinos em campo nesta quinta, quem perdeu foi o de sempre: o Sport para o Corinthians em Sampa City, onde não vence desde os 2 x 1 de 29 de setembro de 2007. Depois do gol anulado por um impedimento que até agora não me convenceu nada, a 10ª vitória seguida dos alvinegros mandantes sobre os rubro-negros começou antes do intervalo no gol contra do Maidana e foi aumentada pelo Jô pós-multa pela chuteira verde. Tréllez até diminuiu (ele não marcava desde 22 de setembro de 2020, um na derrota do São Paulo pra LDU por 4 x 2), mas assim terminou - ah: e o Ramiro, heinhô??? Hi, hi, hi... Finalmente exitoso com Sylvinho, o Timão não ganhava havia quatro partidas, ainda que agora só tenha uma derrota nas seis últimas, e vinha de três derrotas seguidas em Itaquera. Já o Leão perdeu quatro das últimas cinco pelejas, venceu uma das oito últimas e não fatura há cinco visitas, perdendo três.

Grêmio e Santos empataram em 2 x 2 com duas vezes os tricolores na frente e os santistas buscando a igualdade. A situação ficou tensa durante o primeiro tempo entre Matheus Henrique e o técnico Tiago Nunes, que depois daquela arrancada extraordinária entrou numa descendente daquelas. O Tricolor do uma vez mais anotador Diego Souza não vence há quatro partidas, duas delas perdidas, e ganhou uma das oito últimas, perdendo três, com um mando vencido nos quatro últimos, ainda que só um derrotado. Já o Peixe do Fernando Diniz, cujo golaço do Marinho foi o mais bonito da noite (mas como é que deixam ele livre para chutar?), tem apenas uma derrota nas últimas sete partidas, quatro delas vitoriosas, sendo que antes para ganhar as mesmas quatro demorou 16 jogos. No entanto, são 10 visitas sem sucesso, oito delas perdidas, desde os 3 x 1 diante do San Lorenzo em 6 de abril, pela Libertadores.



Enquanto isso, Diego Aguirre reestreou positivamente no Internacional ganhando por 2 x 1 da Chapecoense, primeira vitória sobre ela no oeste catarinense desde os 2 x 0 da Copa do Brasil em 19 de março de 2008 e primeira em Série A depois de cinco derrotas seguidas. Irregular nas últimas sete partidas (três vencidas, uma empatada e três perdidas), mas ótimo visitante com quatro êxitos nas últimas seis atuações (uma perdida), o Colorado não fazia dois gols fora de casa desde os 6 x 1 no Aimoré, pelo Gauchão, em 14 de abril. Já a Chape não se dá bem há seis jornadas, derrotado em três delas, e só ganhou uma das 11 últimas, perdendo cinco. Verdão do Oeste, que periga perder Bruno Silva por um tempão depois de dar uma de Diego Souza no Domingos em 2009 com a rasteira no João Peglow e o soco no Caio Vidal, um dos dois vermelhos expulsos, o outro sendo Danilo Fernandes. Papelão!

Por fim, dois gols de pênalti determinaram o 1 x 1 do América Mineiro do estreante Vagner Mancini e do Juventude, o que explica um grito em uníssono de "aleluia!!!" que ecoou em Belo Horizonte na tarde desta quinta: é que o Coelho, depois de "oitocentos e sete" perdidas, finalmente converteu uma penalidade máxima. No entanto, chegou aos 10 jogos sem vitória desde os 3 x 1 no Cruzeiro em 9 de maio pela semifinal estadual, perdendo quatro deles, e tendo agora cinco mandos fracassados, ainda que só um deles perdido. Já o Papo ganhou uma das últimas sete partidas, perdendo três delas, e não vence há oito visitas, mesmo que superado em somente duas destas.

Após seis rodadas, estamos assim (*jogo a menos): em 1º, o último invicto Red Bull Bragantino com 14; em 2º, Athletico Paranaense* com 12; em 3º, Fortaleza e Bahia com 11; em 5º, Palmeiras, Atlético Goianiense* e Atlético Mineiro com 10; em 8º, Flamengo** e Fluminense com 9; em 10º, Santos, Corinthians, Ceará e Internacional com 8; em 14º, Juventude com 6; em 15º, Sport com 4; em 16º, Cuiabá**, São Paulo e Chapecoense com 3; em 19º, América Mineiro com 2; e em 20º, Grêmio** com 1, em sua pior arrancada de quatro jogos desde a João Havelange de 2000.

Nenhuma porfia da 7ª rodada acontecerá amanhã pois a única que poderia ser neste sábado será a que a terminará, enquanto todas as outras precisam ser no domingo por um dos ou ambos os times terem atuado ontem. Assim, lotado estará o domingo sobretudo à noite: às 11h, Juventude x Flamengo; às 16h, Fluminense x Corinthians; às 20h, Palmeiras x Bahia, Grêmio x Fortaleza e Athletico Paranaense x Chapecoense; e às 20h30, Santos x Atlético Mineiro, Ceará x São Paulo, América x Inter e Sport x Cuiabá. Segunda, tem Atlético Goianiense x Bragantino às 20h.

A primeira sinfonia bem executada por Mozart e cia.



Forcei demais a barra, admito. Mas é fato que o Cruzeiro derrotou o Vasco por 2 x 1, pelo desfecho da 6ª rodada da Série B, e obteve a 100ª realização do clássico nacional, que explicou bem o momento que vivem por tão "bem" jogado, até por isso raro o gol da vitória azul pois efetivamente lindão no sapataço do dobrado Matheus Barbosa.

Transcorridas seis rodadas, estamos assim na segunda divisão tupiniquim (*jogo a menos): em 1º, Náutico com 16; em 2º, Goiás e Operário com 11; em 4º, Coritiba*, Brusque* e CRB com 10; em 7º, Guarani e Sampaio Corrêa com 9; em 9º, Botafogo* com 8; em 10º, Vasco, Cruzeiro e Confiança com 7; em 13º, Vitória e Remo* com 6; em 15º, CSA*, Brasil e Vila Nova com 5; em 18º, Avaí* e Londrina com 4; e em 20º, Ponte Preta com 1.

A 7ª rodada começa hoje com Avaí x CRB, Operário x Confiança, Brasil x Ponte Preta, Guarani x Coritiba e Vila Nova (pós-demissão do Wagner Lopes) x Goiás, amanhã à tarde acontecendo Sampaio x Botafogo.

Outros destaques de ontem, de hoje e de amanhã cedo

Campeonato Brasileiro Série C A 5ª rodada começa nesta sexta pelo Grupo A com Botafogo da Paraíba x Altos (7º com 5 x 1º com 7), amanhã à tarde ele tendo Jacuipense x Ferroviário (10º com 2 x 3º com 7), aberta sendo pela manhã a rodada do Grupo B por Paraná x São José de Porto Alegre (10º com 1 x 9º com 2).

Campeonato Brasileiro Feminino A 15ª e última rodada teve Ferroviária 2 x 1 Flamengo, Avaí/Kindermann 1 x 1 Corinthians, Minas Icesp 2 x 3 Palmeiras, Napoli 0 x 2 São José do Vale do Paraíba, Bahia 2 x 3 São Paulo, Real Brasília 1 x 0 Internacional, Grêmio 0 x 0 Botafogo e Santos 1 x 2 Cruzeiro. Classificação: em 1º, Corinthians com 38; em 2º, Palmeiras com 37; em 3º, São Paulo com 29; em 4º, Santos, Ferroviária e Inter com 27; em 7º, Grêmio com 25; em 8º, Kindermann com 21; em 9º, Flamengo e Real com 18; em 11º, Cruzeiro com 15; em 12º, São José com 13; em 13º, Botafogo e Minas com 11; em 15º, Napoli com 7; e em 16º, Bahia com 4. Rebaixados: Bahia, Napoli, Minas Icesp e Botafogo. Disputadas após a Olimpíada, as quartas terão: Corinthians x Avaí/Kindermann, Palmeiras x Grêmio, São Paulo x Inter e Santos x Ferroviária. Seria legal um Grenal na semi... mas não teremos.

Copa América A 4ª rodada do Grupo A teve Uruguai 2 x 0 Bolívia e Paraguai 2 x 0 Chile. Classificação: Argentina com 7, Paraguai com 6, Chile finalizado com 5 e Uruguai com 4, todos já classificados, e Bolívia eliminada com 0. Falta apenas definir as posições, especialmente quem enfrentará o Brasil na sexta-feira que vem.

Eurocopa As oitavas começam amanhã à tarde com País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria (conseguirão os austríacos quebrarem a invencibilidade italiana de 30 partidas e de 11 jogos e 1.055 minutos sem tomar gol?).

15 anos da "Batalha de Nuremberg"



Há 15 anos completados nesta sexta, acontecia a partida que tornava Luiz Felipe Scolari o técnico com mais vitórias consecutivas em Copas do Mundo (11 entre Brasil e Portugal), mas que especialmente seria eternizada como a mais violenta da história da competição: Portugal 1 x 0 Holanda, pelas quartas-de-final. O gol do Maniche virou detalhe perto da "carnificina" que lusitanos e holandeses protagonizaram, acabou sobrando até para nós daqui do outro lado da tela, "ganhei" um arranhão no braço e uma unha encravada no pé. (risos) Foram 20 cartões aplicados por Valentin Ivanov, mais do que em qualquer outra peleja. Quatro deles foram vermelhos, recorde jamais igualado: os portugueses Costinha e Deco e os holandeses Boulahrouz e Van Bronckhorst. Inigualável pancadaria mundialista.

Curtinhas Esportivas

Bastidores da CBF continuam "uma maravilha" Sei pela Gabriela Moreira e seus associados Martín Fernandez e Sérgio Rangel no GloboEsporte que, enquanto 16 diretores da entidade enviaram uma carta aos 27 presidentes de federações estaduais acusando Rogério Caboclo de gestão autoritária, centralizadora, errática e personalista que quis usar os cofres dela para financiamento de acordo particular, há uma investigação da Delegacia de Defraudações do Rio de Janeiro botando em suspeita a segurança do Boletim Informativo Diário, que pode ter dados apagados e alterados, tudo tendo como base questionamentos do Tribunal de Justiça do Ceará a partir de uma ação envolvendo a transferência de um jogador do hoje licenciado Palmácia em 2016. Rolo, rolo e mais rolo!!!

Conmebol é uma "conmebosta" mesmo, né, Tite? O treinador da Seleção Brasileira tomou multa de 5 mil dólares por chamar a organização da Copa América no Brasil de "atabalhoada" no último dia 12. Ai, ai, ai, ficaram dodóis Alejandro Domínguez e capangas associados que não aguentam ouvir verdades!!! Vão se lascar...

Flamengo sem Willian Arão na Libertadores Punido com duas partidas de suspensão pela expulsão diante da LDU, o defensor já cumpriu a automática e não atuará na ida das oitavas contra o Defensa y Justicia.

Porra, Globo! Porra, Globo!!! (o campeão potiguar, no caso) Permitir a entrada em campo, na comemoração do título de anteontem sobre o ABC no Frasqueirão, de jogadores infectados pelo coronavírus e sem máscara com base numa contraprova que não serve como garantia de melhoria deles??? Tudo errado, tudo errado!!! Porra!!! O que tem de gente que parece que não se tocou, mais de um ano e tanto, do perigo que nos ronda!!!

Simona Halep fora de Wimbledon A atual campeã está fora neste ano devido a uma lesão na panturrilha.

Finais de conferência da NBA O Oeste vai no mínimo para a quinta partida da melhor-de-sete pois o Los Angeles Clippers aplicou 106 x 92 no Phoenix Suns, ainda na frente, mas agora por 2 x 1.

A volta das que não foram na Fórmula 1 Eu poderia falar da caranga do Valtteri Bottas conseguindo rodar em pleno pitlane nos treinos livres do GP da Estíria, mas me refiro mesmo é ao Grande Prêmio da Turquia, retornado ao calendário pois o governo liberou sua realização. Assim, ele acontecerá em 3 de outubro numa sequência de três corridas aberta pela Rússia em 26 de setembro e findada pelo Japão em 10 de outubro.

Maurren Maggi completa 45 anos



A maior brasileira do atletismo feminino está de aniversário. Em 2008, numa triunfante volta por cima após dois anos de suspensão por doping apesar de não haver má-fé dela no uso de uma substância proibida pelas regras internacionais, a saltadora em distância chegou aos 7,04 metros para conquistar o outro olímpico nos Jogos de Pequim. Líder do ranqueamento mundial em 1994 e 2003, foi campeã pan-americana em 1999, 2007 e 2011.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Um jornal, três apresentadores diferentes Desde o estouro da pandemia e até agora, a Rádio Gaúcha mantém seus apresentadores fazendo noticiários e programas diretamente de suas casas. Por conta disso, há problemas como a instabilidade da internet em muitos momentos. Nada, no entanto, comparável ao que aconteceu nesta quinta-feira no "Correspondente Ipiranga" das 12h50, que começou com apresentação de Pedro Quintana. Aí, o som dele caiu e entrou Nathália Pithan, mas também a internet a derrubou. Quem terminou o jornal foi Andressa Xavier, apresentadora do "Chamada Geral - 2ª Edição". Mais um de muitos casos insólitos que o teletrabalho proporciona.

Certíssima Tatiana Vasconcellos A apresentadora da Rádio CBN de São Paulo contou no Twitter que recusou uma corrida não sei se de táxi ou de aplicativo quando abriu a porta do carro e viu o motorista usar apenas uma viseira (a "face shield"), sem a máscara vedada ao rosto. Ao perguntar sobre ela, ouviu dele que aquilo era uma máscara. A apresentadora do "Estúdio CBN" insistiu e o motorista perguntou: "só a sua é adequada, a minha não?" No que Tatiana respondeu: "exato, moço, vou cancelar a corrida". Usem máscara, viventes! Protege de verdade e é fundamental. Não se deixem levar por negacionistas desconsideradores do perigo do maior malefício mundial em um século.

Marina Maimone deixou a TV Bandeirantes Triângulo Mas ela também não dura muito tempo numa atividade, por isso que a chamei aqui outro dia de "cigana do telejornalismo" (em cima daquilo do futebol ter como "cigano" quem defende "trocentos mil" clubes). Sua passagem pela emissora de Uberlândia durou apenas exatos dois meses como apresentadora e editora-chefe do "Band Cidade". Marina justificou que aceitou um novo emprego mais perto de casa. Depois de Limeira, nos últimos quatro anos ela já passou por Record de Belém, Anhanguera (Globo) de Palmas, Jovem (Record) de Palmas, Tropical (Record) de Natal e agora Bandeirantes Triângulo. É mole?

Estreou o "Bora RS" na Bandeirantes Porto Alegre Mas não é na TV aberta em si e sim no canal da Band RS no YouTube, publicado que este noticiário é ao meio-dia desde a última segunda-feira, com boletins de repórteres e comentários de apresentadores da Rádio Bandeirantes apresentados por Ciça Kramer.



Joana Treptow entrevistou o pai sobrevivente A apresentadora do "Jornal da Band" não escondeu a emoção ao conversar com o sr. Bruno ontem à noite, ele que reside há 20 anos no único bloco residencial que não virou ruína na queda do prédio de 12 andares em Miami. Quase chorando e com a voz embargada, Joana chamou o pai de "meu herói" e expressou sua felicidade por tê-lo conversando com ela dia de ontem. Bruno contou que tem horas que está bem e em outras não. Lá, ele reside com a esposa (que não é a mãe da jornalista) e uma caldeinha de estimação. Até a publicação desta coluna, eram confirmadas quatro mortes com 159 desaparecimentos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 25 de junho, são estas:

Bela do Dia: Maria Bopp

Maria Bopp, atriz que fez Bruna Surfistinha na série "Me Chama de Bruna" e que encarna a personagem Blogueirinha do Fim do Mundo no "Saia Justa" do GNT. Nesta sexta, Maria completa 30 anos.

*65 anos do nascimento de Anthony Bourdain, chef e apresentador da CNN, falecido em 2018.

*55 anos de Dikembe Mutombo, ex-basquetebolista de times como Denver Nuggets, Atlanta Hawks e Houston Rockets.

30 anos do fim de "Uma Turma Genial", série que durou 114 episódios em cinco temporadas e que foi estrelada por Howard Hesseman, Robin Givens e Dan Schneider.

25 anos ao dobrado: de Pietro Fittipaldi, automobilista e neto do Emerson; e da estreia de "Independence Day", filme dirigido por Roland Emmerich e estrelado por Will Smith, Bill Pullman e Jeff Goldblum.

*20 anos da morte de Evandro Carlos de Andrade, jornalista falecido em 1931 e ex-Diário Carioca, Jornal do Brasil, O Estado de S.Paulo e O Globo, mas principalmente diretor da Central Globo de Jornalismo de 1995 até a morte, liderando a implantação da GloboNews.

Clipe do Dia: Johnny Mercer

Nascido em 1909, o letrista morreu há 45 anos completados nesta sexta-feira. Co-fundador da gravadora Capitol, ele escreveu letras para cerca de 1.500 canções e teve 19 indicações ao Oscar, sendo vencedor de quatro: "On The Atchison, Topeka and the Santa Fe", de "As Garçonetes de Harvey" (música de Harry Warren); "In The Cool, Cool, Cool of the Evening", de "Órfãos da Tempestade" (música de Hoagy Carmichael); "Days of Wine and Roses", de "Vício Maldito" (música de Henry Mancini); e a aqui destacada "Moon River" (também do Mancini), de "Bonequinha de Luxo", divinamente cantada por Audrey Hepburn para encantamento de George Peppard e de todos nós.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 509 mil dos mais de 18 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.