Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 24 de junho de 2021
Ytalo, o indomável touro vermelho de Bragança Paulista



Vive grande momento o Red Bull Bragantino do Maurício Barbieri. Nas últimas rodadas, venceu Corinthians, Flamengo e agora Palmeiras, show de Ytalo na 100ª atuação pelo clube ao assinar todos dele nos 3 x 1 com diminuição lindíssima do Breno Lopes. Foi apenas a segunda vitória do Massa Bruta sobre o Verdão nas últimas 22 partidas depois dos 2 x 1 de 13 de setembro de 1997 (três dias antes do meu aniversário de 16 anos, mas isso não vem ao caso) e findou a série de cinco vitórias seguidas dos alviverdes - três delas com Abel Ferreira - depois dos 2 x 1 de 2 de fevereiro de 2020. O Braga não marcava três vezes no Palestra desde os 5 x 1 pela Copa Conmebol em 24 de setembro de 1996 (oito dias depois do meu aniversário de 15 anos, mas isso também não vem ao caso).

Mostrando um futebol de qualidade e que tem deixado suas partidas muito interessantes de acompanhar, o BragaBull lidera o Brasileirão antes da conclusão da 6ª rodada nesta noite ao ter 14 pontos, estacionando o Verde nos 10. Os interioranos emendaram três vitórias gerais e só perderam duas das últimas 14 partidas, oito delas exitosas. Como mandante, só uma baixa nas sete últimas atuações, três delas exitosas. Da parte palmeirense, irregularidade máxima: cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas nas últimas 12 jornadas. Fora de casa, perdeu a terceira das últimas cinco visitas, ganhando as outras. O treinador se queixou na coletiva, quer reforços.



Com Gerson se despedindo por rumar ao Olympique de Marselha (e quase se despediu com gol, mas Felipe Alves o deteve), Bruno Henrique dobrou na etapa inicial para deixar o Flamengo bem na foto, só que o Fortaleza diminuiu com 15 segundos da metade complementar e causou apreensão até o final, embora os 2 x 1 mantivessem os comandados do Rogério Ceni com 9 pontos em agora quatro partidas (duas a menos) e parassem nos 11 a esquadra do pela vez primeira derrotado Juan Pablo Vojvoda. Com 11 pontos, o Leão do Pici não perdia havia 21 partidas, das quais 14 vencidas, desde o 1 x 0 do Santa Cruz pelo Nordestão em 23 de março, e agora não se dá bem há três compromissos. Fora de casa, não era superado desde os 2 x 0 do Fluminense em 25 de fevereiro. Já o Mengão não empata há seis compromissos e faturou cinco deles. E boa sorte ao "Coringa" na França.



Um carioca ganhou e outro perdeu. O Fluminense teve quebrada sua invencibilidade em Campeonatos Brasileiros de 14 partidas (oito exitosas) ao sofrer 1 x 0 do Atlético Goianiense do Eduardo Barroca, que dificilmente é derrotado. São apenas duas derrotas nas últimas 31 porfias, 20 delas bem sucedidas, e 15 mandos de invencibilidade com 10 vitoriosos depois dos 2 x 1 sofridos diante do Brasiliense na Verde em 4 de fevereiro, ainda que apenas o 3º obtido nos oito últimos. Já o Fluzão do Roger Machado ganhou uma das últimas cinco atuações, duas delas perdidas, e fora de casa está mal: depois dos 3 x 1 no River Plate, são duas derrotas e três empates.

Enquanto isso, permanece a penúria do São Paulo, que saiu na frente, mas tomou o vira e chegou à igualdade tudo ainda no primeiro tempo. Ainda que ficar nos 2 x 2 não seja no contexto do embate específico (inédito) um resultado ruim pro Cuiabá, na situação atual não foi bom pois são cinco partidas sem vitória, mesmo que apenas uma delas perdida, única derrota nas últimas 21 atuações, 12 delas vencidas. A encrenca forte está do lado são-paulino. Hernán Crespo atravessa seu pior momento, seis jogos sem vitória na competição e apenas um sucesso nas oito últimas gerais (os 9 x 1 no 4 de Julho), quatro delas perdidas. Por falar em Brasileirão, atenção a isso tive por chamada pelo Rodolfo Rodrigues: depois dos 2 x 1 no Fluminense em 26 de dezembro, o Tricolor só bateu Grêmio aqui e Flamengo em casa. Duas vitórias nas últimas 17 atuações em Série A, oito delas perdidas. Má fase.

A 6ª rodada prossegue à tarde com América Mineiro x Juventude, estreia do Vagner Mancini na casamata do Coelho. À noite, teremos Ceará x Atlético Mineiro, Chapecoense x Internacional do re-estreado Diego Aguirre e Corinthians x Sport, dois clubes com turbulências pesadas, os leoninos com a crise pós-renúncia do presidente Milton Bivar e os corintianos prestes a rescindir com Danilo Avelar, em atitude exemplar e única possível após o pelo próprio admitido ato racista cometido em um jogo de videogame, tão baixo, repugnante e nojento que nem consigo reproduzir aqui. Já beeeem à noitinha, Grêmio x Santos e Bahia x Athletico, no qual os tricolores voltarão a ter Nino Paraíba, único dos encrenqueiros brigões da final da Copa do Nordeste a cumprir em dia o gancho aplicado (sete jogos).

Náutico 2021 não igualou o Corinthians 2008

Não veio a 6ª vitória consecutiva na Série B, 0 x 0 com o Londrina fora de casa. Nada, no entanto, que resulte em anulação no tom positivo sobre o auspicioso começo alvirrubro no torneio, que hoje "terminará" (entre aspas por pendurado ficar o adiado Botafogo x CSA) a rodada com a 100ª realização de Cruzeiro x Vasco, clássico nacional que já decidiu o Campeonato Brasileiro em 1974 e que teve grandes enfrentamentos, mas que agora é realizado pela Bêzona. No retrospecto, a Raposa tem 36 vitórias, o Cruzmaltino 31 e houve 32 empates. Amanhã à tarde, a 7ª rodada iniciará com Avaí x CRB, Leão da Ilha sendo a nova agremiação do ex-santista Copete.

A primeira vez a gente não esquece, né, Globo?



Com quase nove anos de existência e dois vice-campeonatos, chegou a vez do clube de Ceará-Mirim conquistar o Campeonato Potiguar num 1 x 1 com o ABC, para quem perdera a decisão de 2017, chegando aos 3 x 2 totais. Desta feita, o Globo está com vaga assegurada nos grupos da Copa do Nordeste de 2022, junto de Altos, Atlético de Alagoinhas, Bahia, Campinense, Ceará, CSA, Fortaleza, Náutico, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport. O ABC vai para a prévia com Botafogo da Paraíba, Confiança, CRB, Ferroviário, Imperatriz, River e Vitória. Bem notou Cássio Zirpoli: de todos os campeões regionais, não teremos apenas América de Natal (1998) e Santa Cruz (2016).

Além dos nove campeões estaduais, os outros 11 times são definidos - dois baianos, dois cearenses e um de cada outro dos demais estados - via ranqueamento da CBF. Apenas e tão somente isso que não curto neste torneio que aprecio de montão há tantos anos, me soa um protecionismo a determinadas camisas pesadas que vão mal nos seus estaduais. Exemplo: se fosse para vices e 3ºs entrarem, teríamos Bahia de Feira e não Vitória (o Bahia concordo que participe, não pelo ranqueamento, mas por achar que o atual campeão deve sempre estar assegurado), Moto Club e não Imperatriz, Sousa e não Botafogo, Fluminense e não River e Lagarto e não Confiança.

Outros destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro Série D Os finalistas do Campeonato Paraibano "se reencontraram-se a si mesmos e vice-versa" ontem em atrasado prélio nacional. Desta vez Sousa por 3 x 2 sobre o Campinense, que não perdia havia 12 partidas. O Dinossauro saiu na frente, a Raposa virou e o Dino revirou. No final, deu uma brigalhada desgraçada entre as duas equipes e o apitante teve que expulsar três de cada lado.

Campeonato Brasileiro Feminino 15ª e última rodada tendo hoje Ferroviária x Flamengo, Avaí/Kindermann x Corinthians, Minas Icesp x Palmeiras, Napoli x São José do Vale do Paraíba, Bahia x São Paulo, Real Brasília x Internacional e Grêmio x Botafogo. Falei mais na coluna de ontem e falarei mais amanhã.

Desfecho sensacional de grupos na Eurocopa

O Grupo E teve a Espanha fazendo sua parte ao golear a Eslováquia por 5 x 0 com direito à patetada hilariante do Dúbravka e a Suécia obteve a liderança apenas aos 48 minutos do segundo tempo ao fazer 3 x 2 na Polônia, resultando na despedida abreviada do Lewandowski, que até fez sua parte com dois gols, um deles lindíssimo no ângulo. A Suécia marcou 7 pontos, a Espanha chegou aos 5, a Eslováquia parou nos 3 e a Polônia só teve 1.



Já o Grupo F foi um vai-e-vem alucinante de reviravoltas a cada gol que saía. Dois empates por 2 x 2 eliminaram a Hungria, deixaram o atual campeão Portugal como um dos melhores terceiros e classificaram diretamente Alemanha e a França. Bleus e lusitanos fizeram uma partidaça marcada pelas dobras do Benzema, em seus primeiros tentos pelos franceses desde os diante da Armênia em 8 de outubro de 2015, e especialmente do Cristiano Ronaldo em perfeitas cobranças de pênalti, 109 gols para igualar o iraniano Ali Daei como maiores goleadores de uma seleção - e Cristiano será o maior. Já os alemães por duas vezes ficaram atrás no placar e por duas vezes chegou à igualdade. Queda simbólica dos húngaros depois de tudo de ruim relacionado a eles em termos de preconceito sexual.

Este é o calendário das oitavas da Eurocopa, programe-se para não perder estas pugnas renhidas (sempre a primeira às 13h e a segunda às 16h): no sábado, País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria; no domingo, Holanda x República Tcheca e Bélgica x Portugal; na segunda, Croácia x Espanha e França x Suíça; e na terça, Inglaterra x Alemanha e Suécia x Ucrânia. O chaveamento das quartas ficou assim: Bélgica ou Portugal x Itália ou Áustria, França ou Suíça x Croácia ou Espanha, Suécia ou Ucrânia x Inglaterra ou Alemanha e Holanda ou Tcheca x Gales ou Dinamarca. Na semifinal: Bélgica ou Portugal ou Itália ou Áustria x França ou Suíça ou Croácia ou Espanha e Suécia ou Ucrânia ou Inglaterra ou Alemanha x Holanda ou República Tcheca ou País de Gales ou Dinamarca.

A décima do Tite com direito a um gol controverso



O Brasil venceu a Colômbia por 2 x 1 com direito a Casemiro "de boa noite" aos 54 minutos do segundo tempo em noite aberta por um golaço do Díaz. O mais comentado gol foi o do empate brasileiro, já que a bola bateu no árbitro Nestor Pitana e ele deixou o lance seguir, os colombianos parando um pouco e os brasileiros atacando, até que Firmino cabeceou e Ospina papagaiou com sua mão tão forte na bola quanto uma folha de jornal. Conforme analistas de arbitragem informaram (algo do conhecimento de poucos, não do grande público no geral), o gol foi legal pois só deveriam parar o jogo se houvesse gol direto, ataque promissor ou mudar a equipe com a posse de bola. Cada vez mais as regras mudando, cada vez mais a gente perdido por só em horas assim saber disso.

Com este triunfo, o Brasil do Tite tem 10 vitórias consecutivas e iguala o de Luiz Felipe Scolari em 2013 e 2014. Acima, temos: 11 do Brasil do Dunga em 2009 e em 2014 e 2015; 12 do Brasil do Vanderlei Luxemburgo em 1999; 13 do Brasil do Aymoré Moreira de 1960 a 1962; e 14 do Brasil do Zagallo em 1997. Dê o que der domingo contra o Equador às 18h, o Brasil confirmou a liderança do Grupo B da Copa América com 9 pontos e jogará as quartas contra o 4º colocado do A na sexta-feira da semana que vem, às 21h. Equador e Peru empataram em 2 x 2, os equatorianos tinham dois de frente e os peruanos igualando em oito minutos. Tendo 4 pontos, a Colômbia se classificou pois na última rodada só poderá ser superada por Peru (também 4) ou Venezuela (2, pontuação final dos equatorianos).

Nesta sexta, o Grupo A terá a 4ª rodada com Bolívia x Uruguai (5ª com 0 em dois x 4º com 1 em dois) e Chile x Paraguai (2º com 5 x 3º com 3 em dois), folgando a Argentina, líder do pentagonal com 7 pontos.

Curtinhas Esportivas

Fogo no parquinho da CBF, mais do que nunca Igor Siqueira revelou no UOL que Rogério Caboclo mandou ontem uma carta para os 27 presidentes de federações estaduais para se defender e na qual ataca Marco Polo Del Nero, dizendo ser vitimado por um "golpe de estado". Gozado que dos assédios sexual e moral esse safado não falou nada, né? Essa imundície de gente não dá para suportar, tem mais é que todo mundo se lascar mesmo.

Vila Nova demitiu Wagner Lopes Emendar três derrotas na Série B pesou para a saída dele após nove vitórias, sete empates e sete derrotas. Amanhã, o auxiliar Higo Magalhães dirigirá o time contra o Goiás.

Acabou o gol fora como desempate na Europa A UEFA comunicou nesta quinta que acabou a regra do gol fora de casa valer desempate em mata-matas dos seus torneios. A partir de 2021/2022, se por exemplo um duelo tiver um vitorioso na ida por 1 x 0 e outro na volta por 2 x 1, teremos prorrogação por termos 2 x 2 totais.

Marquinhos, ex-Flamengo, é do São Paulo Grande mudança no nosso basquete: o ala ex-Flamengo, pelo qual faturou uma Liga das Américas e sete títulos nacionais, defenderá o São Paulo na próxima temporada.

Começou a final do Leste da NBA E começou dando Atlanta Hawks por 116 x 113 sobre o Milwaukee Bucks.

Fórmula 1 com público na Inglaterra Realizada neste fim-de-semana na Áustria com o GP da Estíria, a competição terá capacidade total de plateia em 18 de julho, o que fará Silverstone receber até 140 mil fãs, passando a ser o evento esportivo com maior público pós-estouro da pandemia, superando os 135 mil das 500 Milhas de Indianápolis.

110 anos do nascimento de Juan Manuel Fangio



O maior piloto argentino da história e um dos maiores do mundo em todos os tempos nos deixou em 1995. Foram apenas 52 corridas de Fórmula 1, mas tempo mais que suficiente para, com as 24 vitórias obtidas, conquistar cinco títulos: 1951 e de 1954 até 1957. O recorde foi quebrado 47 anos depois por Michael Schumacher. De 1987 até a morte, Fangio foi o presidente honorário da montadora Mercedes-Benz em seu país.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Um sustaço tremendo para a família de Joana Treptow Agora a apresentadora do "Jornal da Band" consegue respirar mais aliviada, mas imagina quão angustiada ela não ficou ao saber do desabamento de um prédio de 12 andares em Miami, prédio este no qual mora a família dela. Por um milagre absoluto, o pai, a esposa e a cadela de estimação escaparam com vida. Foi por cinco metros que o apartamento dele, residente no local há 20 anos, também não foi abaixo. Até a publicação desta coluna, não havia notícias sobre sobreviventes. Não exatamente no local, mas quem mora perto do prédio desabado é Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo.

Devolveram o "Primeiro Impacto" para as 4h Com o retorno do "Vem pra Cá" para as 9h30 desde ontem, o jornal apresentado por Dudu Camargo, Darlisson Dutra e Marcão do Povo não começa mais às 6h, tendo devolvidas as duas horas a mais de duração a partir desta quinta, sendo extinta a reprise do "SBT Brasil". Cada vez mais maluco Silvio Santos com as mexidas pra lá e pra cá só porque a Record é a segundona em Sampa City.

Luto para Fausto Silva: morreu sua mãe A professora Cordélia Moraes Corrêa Silva tinha 95 anos e meio e faleceu em Campinas. Além do Faustão e de Leonor Corrêa, ela deixou outros quatro filhos.

Faustão sofreu um acidente em sua última gravação A Globo confirmou a informação do Gabriel Perline no Notícias da TV: o "Domingão" exibido no último dia 6 não mostrou ele levando um tombo no estúdio e batendo com a cara no chão, precisando ser socorrido pela equipe. Passados alguns minutos, ele retomou a gravação.

Vídeocassetadas de volta no próximo domingo Sei pela Cristina Padiglione que, excluídas no domingo passado por tentarem de todas as formas apagarem qualquer lembrança remetente a Fausto Silva (tolinhos, "juraram que conseguiriam"), os globais recolocarão elas no ar no próximo domingo, não mais sendo a "Super Dança dos Famosos" isolada depois do futebol, que portanto não terá um pós-jogo de meia hora igual foi na última semana. Humoristas fora do ar apresentarão as cassetadas, os iniciais devendo ser Dani Calabresa e Welder Rodrigues - este, aliás, bem que poderia fazê-las caracterizado de Jorge Bevilacqua, do "Jardim Urgente" no "Tá no Ar".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

40 anos do fim de "As Panteras"



Depois de 110 episódios em cinco temporadas, saía do ar uma das séries mais populares da década de 1970, posteriormente originando filmes que, embora estrelados por atrizes tão lindas e maravilhosas quanto as originais, nunca nem sequer "amarraram as chuteiras" da série, mas de nem "fazer cosquinhas". O grande charme da produção ficou para a união de três lindas garotas sendo detetives que se arriscavam em missões policiais perigosas, sempre acionadas por Charlie e auxiliadas diretamente por Bosley, ambos presentes do início ao fim.

Das Panteras ("Angels" no original), a única que esteve de ponta a ponta foi Jaclyn Smith como Kelly Garret. Outra original, Kate Jackson fez Sabrina Duncan até o 3º ano. A mais memorável panterinha foi Farrah Fawcett como Jill Munroe, apenas e tão somente na 1ª temporada, ainda que nas três posteriores reaparecesse uma que outra vez como convidada. A segunda mais longeva foi sua substituta Cheryl Ladd, que fez Kris Munroe do 2º ao último ano. As sucessoras da Sabrina só tiveram uma temporada cada: Shelley Hack como Tiffany Welles na 4ª e Tanya Roberts como Julie Rogers na 5ª. Ivan Goff e Ben Roberts acertaram em cheio nesta criação muito bacana.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 24 de junho, são estas:

Bela do Dia: Thaís Belchior

Thaís Belchior, atriz. Atualmente em "Gênesis" na Record, ela vive uma situação absolutamente insólita: nomes praticamente iguais, já que uma de suas colegas de elenco é Thaís Melchior. Situação mais sensacional que essa em termos de Record só me lembro de uma de uns 15 anos atrás mais ou menos, quando o jornalismo dela tinha não uma, mas duas repórteres Ana Paula Neves: uma em São Paulo (do "Hoje em Dia") e outra em Brasília.

*100 anos da morte de João do Rio, jornalista nascido em 1881 e que fez história como pioneiro da reportagem de rua no Rio de Janeiro.

*50 anos ao dobrado: de Reginaldo Primo, dublador de atores como Tom Hiddleston e Patrick Wilson, além de personagens como Mac Taylor na série "CSI: NY" e Kelly Severide na série "Chicago Fire - Heróis Contra o Fogo", sendo o sucessor de Orlando Drummond como voz do Scooby Doo (ele ficou um tempão sem dublar devido a um TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), chegando a ser substituído desde meados do 8º ano de "Chicago Fire" por Fabrício Vila Verde, mas felizmente está voltando aos poucos ao ofício e agora é torcer pro Severide não morrer para termos o Reginaldo novamente a dublá-lo no 10º ano) - algumas fontes dão que ele nasceu em 1977, mas fica o registro de igual maneira; e da estreia de "Onde os Homens São Homens", filme dirigido por Robert Altman e estrelado por Warren Beatty e Julie Christie, indicada ao Oscar de atriz.

*45 anos ao dobrado: de Ricardinho, ex-futebolista recordista de títulos pelo Cruzeiro (entre os 15 destacam-se a Libertadores de 1997, a Recopa Sul-Americana de 1998, as Copas do Brasil de 1996 e 2000, as Sul/Minas de 2001 e 2002, a Centro-Oeste de 1999 e quatro Mineiros); e de Erik Marmo, ator de novelas da Globo como "Mulheres Apaixonadas", "Alma Gêmea" e "Gabriela".

*25 anos da estreia de "Manchete Verdade", noticiário de fim de noite apresentado inicialmente por Marcos Hummel e depois por Ronaldo Rosas, extinto em 1998.

*20 anos da morte de Milton Santos, geógrafo nascido em 1926 e um dos mais renomados intelectuais brasileiros no século 20.

Clipe do Dia: Unidos do Viradouro

Completa 75 anos nesta quinta uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, campeã duas vezes: em 1997 e 2020. Portanto, é a atual campeã pois não tivemos desfiles neste ano devido aos persistentes tempos pandêmicos - e tenho seríssimas dúvidas se teremos em 2022, mas enfim... Fiquemos com o samba campeão do ano passado, o irresistível "Viradouro de Alma Lavada", com Zé Paulo Sierra como intérprete principal.



Clipe do Dia: Curt Smith

O vocalista e baixista do Tears For Fears celebra hoje 60 anos. Alguns dos maiores sucessos do duo com Roland Orzabal tem sua voz central, como "Pale Shelter" e a envolvente "Advice For The Young At Heart". Mas a minha favorita é uma das maiores e melhores canções pop de todos os tempos, trilha sonora de filmes como "Academia de Gênios" e "Para o Resto de Nossas Vidas": a extraordinária "Everybody Wants To Rule The World", de 1985.



Clipe do Dia: "007 - Somente Para Seus Olhos"

Há 40 anos chegava às telonas o 12º filme de James Bond e o 5º com Roger Moore a interpretá-lo. As músicas sempre são especiais nos filmes do agente secreto a serviço da rainha da Inglaterra, aqui não sendo diferente. Sheena Easton foi cativantemente apaixonante ao interpretar o lindíssimo tema "For Your Eyes Only".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 507 mil dos quase 18 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.