Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 23 de junho de 2021
Dois confrontos inéditos na Copa do Brasil



Um deles, inclusive, será confronto inédito no geral: Santos x Juazeirense (ida na BA e volta em SP). Outro já aconteceu "trocentas mil" vezes por tudo quanto é campeonato, mas nunca na CB: Fortaleza x CRB (ida em AL e volta no CE). Os demais já foram realizados na competição ao menos uma vez, vários deles mais de uma vez.

Athletico Paranaense x Atlético Goianiense (ida em GO e volta no PR) reprisará as oitavas de 2007, quando cada um venceu e deu Furacão pelo gol fora na ida. Flamengo x ABC (ida no RN e volta no RJ) terá uma 3ª realização, nas anteriores o Mengão se dando melhor na 2ª fase tanto de 2001 em um jogo quanto de 2006 em dois. Atlético Mineiro x Bahia (ida na BA e volta em MG) também acontecerá pela 3ª vez, nas anteriores cada um se dando bem uma vez: o Esquadrão de Aço na segunda fase de 1999 e o Galo nas quartas de 2002 pelos gols fora.

Outro duelo reprisado pela vez terceira é Vitória x Grêmio (ida no RS e volta na BA), nas outras o Tricolor faturando as quartas tanto de 1994 quanto de 1997. Os outros dois acontecerão pela 4ª vez: Criciúma x Fluminense (ida no RJ e volta em SC), com o Fluzão classificado nas quartas de 1992 e na 3ª rodada de 2017, positivo sendo o Tigre nas oitavas de 1996; e São Paulo x Vasco (ida no RJ e volta em SP) teve duas vitórias de cada um e dois empates até aqui, mas o Tricolor passando nas quartas de 2002 e de 2015, melhor o Cruzmaltino sendo nas quartas de 1998.

Quatro partidas pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro



A principal delas traz o Fortaleza (2º com 11) visitando o Flamengo (10º com 6 e dois jogos a menos), que pela vez última terá Gerson, agora do Olympique de Marselha. Outro bom duelo: Red Bull Bragantino (3º com 11) x Palmeiras (4º com 10), o Verdão 100% contra o BragaBull em três jogos no comando de Abel Ferreira. Na pior arrancada em Brasileirões em todos os tempos, o São Paulo (18º com 2) receberá o Cuiabá (17º com 2 e dois jogos a menos) em enfrentamento nunca antes na história deste país acontecido. E tem ainda Atlético Goianiense (8º com 7) x Fluminense (6º com 9). Amanhã à tarde, teremos América Mineiro (19º com 1) x Juventude (14º com 5).

Goiás teve a vitória mais expressiva da terça-feira



O Esmeraldino foi o grande destaque do dia pela 6ª rodada da Série B ao tocar 3 x 0 no Avaí, que não sofria três gols na mesma partida desde novembro do ano passado, contra o Oeste. O CRB se deu bem ao ganhar do Brasil por 2 x 1 e houve dois vitoriosos por 1 x 0: Coritiba contra o Vitória e Confiança diante do Vila Nova. Teve ainda três empates sem gols: Brusque x Sampaio Corrêa, Remo x Guarani e Ponte Preta x Operário. Hoje, tem Londrina x Náutico.

Tarde de definição no Brasileirão Feminino



Será a desta quinta-feira, na qual saberemos o último quadrifinalista, os próximos confrontos e os dois últimos rebaixados. Certo já é que o Corinthians com 37 pontos liderará esta classificatória, que o Palmeiras com 34 é o vice-líder e que Bahia com 4 e Napoli com 7 jogarão a segunda divisão. O último classificado será Avaí/Kindermann, hoje com 20, ou Flamengo, que tem 18. Os confrontos serão definidos ainda conforme as pontuações finais de Santos e Internacional com 27, São Paulo com 26 e Grêmio e Ferroviária com 24. Os dois últimos descensos estão entre São José do Vale do Paraíba e Botafogo com 10, Minas Icesp com 11 e Cruzeiro com 12.

As porfias vespertinas de amanhã: Ferroviária x Flamengo, Avaí/Kindermann x Corinthians, Napoli x São José, Grêmio x Botafogo, Minas Icesp x Palmeiras, Santos x Cruzeiro, Bahia x São Paulo e Real Brasília x Internacional.

Outros destaques de hoje e de amanhã

Campeonato Potiguar Sai hoje mais um campeão estadual. O ABC é o mandante, mas a vantagem é do Globo por 2 x 1. Vitória alvinegra por um gol resultará em disputa de pênaltis.

Copa América A 4ª rodada do Grupo B terá Brasil (1º com 6 em dois jogos) x Colômbia (2º com 4) e Equador (5º com 1 em dois) x Peru (3º com 3 em dois).

Eurocopa O Grupo D acabou com Inglaterra 1 x 0 República Tcheca e Croácia 3 x 1 Escócia. Os ingleses lideraram com 7 pontos e jogarão na próxima terça, às 13h, contra o 2º do F, que hoje terminará com França (4) x Portugal (3) e Alemanha (3) x Hungria (1). Já os croatas ficaram em 2º com 4 pontos, 1 de saldo e 4 gols pró, duelando na segunda, também às 13h, diante do 2º do E, encerrado nesta tarde com Suécia (4) x Polônia (1) e Eslováquia (3) x Espanha (2). Os tchecos terminaram com 4 pontos, 1 de saldo e 3 gols pró, e os escoceses com 1 ponto.

Vitória eletrizante nos play-offs da NBA

A nove décimos do fim, o Los Angeles Clippers vencia por 103 x 102 o segundo jogo decisivo da Conferência Oeste. Mas um lance livre foi cobrado na boca do garrafão para Deandre Aydon, que botou lá dentro. Sete décimos do fim e, aí sim, não deu mais tempo de nada. Vitória milagrosa e espetacular do Phoenix Suns por 104 x 103 para abrir 2 x 0 na melhor-de-sete. Hoje, a Conferência Leste iniciará o duelo Atlanta Hawks x Milwaukee Bucks.

Saída de Carla Fachim e remanejos nos noticiários da RBS TV



É o grande acontecimento da televisão do Rio Grande do Sul até o momento, afinal de contas, eram 25 anos da Carla na afiliada da Globo, sendo repórter até 2010 e dali por diante apresentadora primeiro no "Bom Dia Rio Grande" e de 2014 para cá no "RBS Notícias", além de várias presenças no "Jornal do Almoço". Por sua competência e qualidade, tornou-se uma das mais destacadas apresentadoras com muito merecimento. Mas ontem, ao voltar de férias, decidiu pedir demissão pois, conforme disse ao Coletiva, investirá em projetos pessoais nos quais pretende abordar temas como universo feminino, atividades físicas, educação financeira, maternidade, viagens e cultura gaúcha.

Se eu disser que levei totalmente numa boa isso, evidentemente mentindo estarei. (risos) Quem lê este PB de longa data bem sabe que ela é uma das mais queridas deste espaço, sobretudo pelo fora do ar enquanto mulher maravilhosa que é - inclusive, certa vez entrando num dos delírios que bolei (na época que eu tinha disposição pra isso, hoje tô muito acomodado), que foi aquilo de "Mensagem de Fim de Ano". Fui na TV, passei o texto que fiz e ela gravou divinamente. Carla sendo Carla. Por isso que, apesar de lastimar que não mais a verei no meu televisor, torcerei com "TO" maiúsculo (como diriam em Guaraí, Wanderlândia e Pium) pelo seu sucesso no que vier pela frente.

O último "RBS Notícias" da Carla foi o do dia 1º deste mês, depois ela saindo de férias e sendo substituída tanto por Léo Saballa Jr. quanto por Fernanda Carvalho, outro deslumbre de dama que irá muito longe e é a próxima a ganhar de vez os corações da aldeia pampeana (ela é uma que ainda não conheço pessoalmente). Ao término do jornal de ontem, Elói Zorzetto comunicou ao público as mudanças na emissora e fez um agradecimento público à agora ex-colega de bancada, que também lembrou com extremo positivismo a trajetória na firma. Os dois dividiram o estúdio pela última vez em 20 de março do ano passado, depois disso o decano iniciando o período de teletrabalho.

Mas o teletrabalho do Elói - interrompido por um breve regresso à sede da RBS para apresentação dos boletins noturnos do 1º turno eleitoral em 15 de novembro de 2020 - chegou ao fim pois a partir desta quarta-feira ele retornará aos estúdios após ter tomado a 1ª dose da vacina contra o coronavírus. O "Notícias" marcará ainda a reedição de sua dupla com outra paixonite máxima deste PB, Daniela Ungaretti, que dele já fez parte entre 2010 e 2014, sendo a sucessora da Cristina Vieira quando de sua saída para a TV TEM de Sorocaba - mas entre a saída da Cris e a chegada da Dani, houve uma "transição" de menos de um mês justamente com Carla Fachim.



Carla, que trocou a manhã pela noite ao sair do "Bom Dia Rio Grande", no qual uma dupla a substituiu: Simone Lazzari e Léo Saballa Jr., que juntos ficaram até meados de 2015, quando Daniela voltou para as manhãs alguns meses depois da extinção do "Teledomingo". Desde hoje pela manhã, Léo e Simone voltam a dividir o estúdio para um noticiário factual de segunda a sexta, já que nos últimos anos também fizeram o dominical "Campo e Lavoura", quadro do "Galpão Crioulo". Daniela gravou um vídeo para comunicar as mudanças aos telespectadores matinais e, no retorno, Simone fez um belo e até emocionado agradecimento a ela pela ótima parceria de quase seis anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Audiências da Rádio Gaúcha Ao divulgar os 75 meses consecutivos que completou como emissora mais escutada em Porto Alegre e região metropolitana, ela informou os números dos matinais "Gaúcha Atualidade", com Daniel Scola e Rosane de Oliveira, e "Timeline", com Kelly Matos, Luciano Potter e David Coimbra, ambos com mais de 100 mil ouvintes por minuto. Nos começos de manhã, a participação da Gaúcha passa dos 30%.

Luto na Rede Record: morreu Chico Tello O apresentador do "Balanço Geral MT" na TV Cidade de Nova Mutum tinha 43 anos, estava internado desde 31 de maio e é mais uma vítima do coronavírus.

O estouro de Christiane Pelajo nos bastidores Vazou um vídeo de 6 de abril do ano passado, no qual a apresentadora da "Edição das 16h" esbraveja com a produção da GloboNews em São Paulo, reclamando de um problema técnico e que não conseguia fazer o jornal sem ter um retorno de áudio. O dia em questão foi marcado por uma falha que resultou em intervalo de 10 minutos logo após as manchetes iniciais e sequência a partir do Rio de Janeiro com Leila Sterenberg, com Christiane retornando apenas depois de uma hora. A assessoria de imprensa da Globo afirmou ao TV Pop que falhas técnicas graves são raríssimas, mas acontecem e expõem quem está no vídeo, ainda mais ao vivo, mas que a apresentadora se desculpou à ocasião pelos excessos e tudo foi superado. O "Edição das 16h" é conhecido por sucessivas falhas técnicas, muita gente nas redes vive brincando em cima disso.

Vem pra cá, vai pra lá, puxa daqui, estica daqui, encolhe de lá... SBT sendo SBT, até aí nenhuma novidade. Nem por isso menos pé no saco de aguentar. O "Vem pra Cá" mudou de horário outra vez após apenas e tão somente dois dias às 14h20, ahahahahahahah... Já nesta quarta ele voltou para as 9h30, o que deixou o "Primeiro Impacto", que certa feita já passou das seis horas de duração, com "apenas" três horas e meia a partir das 6h.

Luto na dramaturgia: morreu Mabel Calzolari Essa é uma história tristíssima: vista em produções como "Orgulho e Paixão" na Globo em 2018, a atriz de apenas e tão somente 21 anos (aí dói mais ainda) teve morte cerebral após sofrer paradas respiratória e cardíaca, consequências de uma doença rara chamada aracnoidite torácica, que causa inflamação da medula espinhal. A amiga e também atriz Monique Curi disse ao UOL que Mabel passou por nove - n-o-v-e - cirurgias após o diagnóstico da doença. Os órgãos serão doados, confirmou a mãe Sílvia Tonette, que precisa ser muito forte neste momento até devido ao netinho de apenas de um ano e 11 meses.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 23 de junho, são estas:

Bela do Dia: Emily Wickersham

Emily Wickersham, atriz. Depois de oito anos, sua Ellie Bishop não mais aparecerá em "NCIS: Investigação Naval", que terá no 19º ano as novidades de Katrina Law como Jessica Knight e de Gary Cole como Alden Park, este dividindo o protagonismo das histórias com o Gibbs de Mark Harmon, que aparecerá menos.

*115 anos do nascimento de Lima Barreto, cineasta falecido em 1982 e que dirigiu um dos grandes clássicos do cinema nacional, "O Cangaceiro".

*105 anos do nascimento de Isaura Bruno, atriz falecida em 1977 e primeira negra protagonista de uma telenovela, "O Direito de Nascer" na Tupi entre 1964 e 1965.

*45 anos ao dobrado: de Patrick Vieira, ex-futebolista campeão por França (Copa do Mundo de 1998, Eurocopa de 2000 e Confederações de 2001), Arsenal (três Ingleses, quatro Copas e três Supercopas da Inglaterra), Internazionale (Liga dos Campeões de 2010, quatro Italianos e duas Supercopas da Itália) e Manchester City (uma Copa da Inglaterra); e de Emmanuelle Vaugier, atriz que fez a Jessica Angell na série "CSI: NY" e a Mia na série "Dois Homens e Meio".

*15 anos da morte de Aaron Spelling, produtor nascido em 1923 e responsável por inúmeros clássicos da televisão, como "A Lei de Burke", "Justiça em Dobro", "Carro Comando", "Casal 20", "As Panteras", "Barrados no Baile", "Jovens Bruxas", "O Barco do Amor", "A Ilha da Fantasia", "Melrose", "Sétimo Céu", "Dinastia", "S.W.A.T." e muitos mais.

*10 anos da morte de Peter Falk, ator nascido em 1927 e intérprete do detetive Columbo, pelo qual ganhou três Emmy.

Clipe do Dia: Fred Steiner

Nascido em 1923, o compositor de trilhas de filmes e especialmente séries morreu há 10 anos completados nesta quarta-feira. A mais célebre delas está aí: "Park Avenue Beat", o tema do advogado Perry Mason.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 505 mil dos quase 18 milhões e 100 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.