Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 22 de junho de 2021
Outra vez a Chape não perdeu para o Galo



É uma constante dos últimos cinco anos: depois de sofrer 3 x 1 em 8 de agosto de 2016, nunca mais a Chapecoense foi derrotada pelo Atlético quando o enfrentou em Minas Gerais. No geral não difere muito: de lá para cá, são oito jogos e os catarinenses perderam apenas um em casa em 2019. Entre Brasileirão e Copa do Brasil, são cinco partidas entre eles nas alterosas com duas vitórias e três empates, o último deles por 1 x 1, fechando nesta segunda a 5ª rodada da divisão principal. Um bonito arremate do Tchê Tchê deixou os alvinegros na frente na etapa inicial, mas a 10 minutos do fim Ravanelli empatou cobrando um pênalti desnecessário do Allan e bem captado na revisão do vídeo.

O Galo vinha de cinco vitórias seguidas e não empatava havia sete partidas, perdendo uma e vencendo as demais (lembro que sempre me refiro ao geral da temporada e não a um torneio específico, isso eu observo quando faço), perdendo somente um dos últimos 22 mandos, dos quais 16 faturados. Já o Verdão do Oeste não se dá bem há cinco apresentações e ganhou uma das 10 últimas, quatro delas perdidas, com sete visitas fracassadas.

Ressaltados os devidos "asterísticos" que ainda nos chatearão por mais algum tempo, eis a classificação: em 1º, Athletico Paranaense* com 12; em 2º, Fortaleza e Red Bull Bragantino com 11; em 4º, Palmeiras e Atlético Mineiro com 10; em 6º, Fluminense com 9; em 7º, Bahia com 8; em 8º, Atlético Goianiense* e Santos com 7; em 10º, Flamengo** com 6; em 11º, Corinthians, Ceará, Internacional e Juventude com 5; em 15º, Sport com 4; em 16º, Chapecoense com 3; em 17º, Cuiabá** e São Paulo com 2; em 19º, América Mineiro com 1; e em 20º, Grêmio** com 3.

A 6ª rodada começará nesta quarta com Flamengo x Fortaleza, Bragantino x Palmeiras, Atlético Goianiense x Fluminense e São Paulo x Cuiabá todos às 19h, claro que isso devido à Seleção na Copa América às 21h. Já na quinta, teremos América Mineiro x Juventude às 16h, Corinthians x Sport, Ceará x Atlético Mineiro e Chapecoense x Internacional todos às 19h e Grêmio x Santos e Bahia x Athletico ambos às 21h30.

Conseguirá o Náutico 2021 igualar o Corinthians 2008?

Amanhã à tarde teremos esta resposta quando ele, que tem 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas da Série B, visitará o Londrina, antepenúltimo com 3 pontos. Até hoje, somente o Timão de 13 anos atrás venceu os seis primeiros jogos no torneio, sendo campeão e obtendo acesso com quatro rodadas de antecedência.

Antes disso, tem sete pelejas nesta terça: Confiança x Vila Nova (17º com 4 x 15º com 5), Brusque x Sampaio Corrêa (3º com 9 e um jogo a menos x 7º com 8), Ponte Preta x Operário (20º com 1 x 2º com 10) - aliás: que coisa deplorável tocarem bombas no CT só porque o time começou mal e perdeu pro Guarani, nojento sob qualquer circunstância -, Goiás x Avaí (6º com 8 x 16º com 4 e um jogo a menos), Remo x Guarani (14º com 5 e um jogo a menos x 5º com 8), Coritiba x Vitória (8º com 7 e um jogo a menos) x Vitória (11º com 6) e CRB x Brasil (10º com 7 x 12º com 5).

Outros destaques de ontem, de hoje e de amanhã à tarde

Campeonato Brasileiro Série C A 4ª rodada acabou com Santa Cruz 2 x 2 Jacuipense. Classificação do Grupo A: em 1º, Altos, Volta Redonda e Ferroviário com 7; em 4º, Manaus e Tombense com 6; em 6º, Floresta, Botafogo da Paraíba e Paysandu com 5; e em 9º, Santa Cruz e Jacuipense com 2.

Copa América Com 140 casos de coronavírus confirmados pela Conmebol (e mal passamos da primeira semana, mamãe nos proteja... mas quem assumiu isso sabia bem demais que isso aconteceria e que depois não reclame e sim assuma sua culpa nisso, né, governo federal?), o torneio concluiu a 3ª rodada do Grupo A com Uruguai 1 x 1 Chile e Argentina 1 x 0 Paraguai, nesta partida Messi chegando às 147 pela seleção, igualando Mascherano como atleta a mais defendê-la. Classificação: em 1º, Argentina com 7 pontos; em 2º, Chile com 5; em 3º, Paraguai com 3 em dois jogos; em 4º, Uruguai com 1 em dois; e 5º, a ontem folguista Bolívia com 0 em dois.

Eurocopa começando a definir mata-matas

O Grupo B acabou com Bélgica 2 x 0 Finlândia e Dinamarca 4 x 1 Rússia. Os belgas lideraram com 9 pontos e enfrentarão um dos melhores terceiros no domingo, às 16h, enquanto os dinamarqueses se classificaram pelo saldo pois os demais tiveram 3 pontos: 1 deles, menos 2 dos finlandeses e menos cinco dos russos. Sábado, às 13h, os nórdicos (pela vez primeira no mata-mata desde 2004) enfrentarão o País de Gales.

Já o Grupo C acabou com Holanda 3 x 0 Macedônia do Norte e Áustria 1 x 0 Ucrânia. Os laranjas lideraram com 9 pontos e jogarão no domingo, às 13h, contra um dos melhores terceiros, daí saindo o adversário de Gales ou Dinamarca nas quartas. Os austríacos ficaram em 2º com 6 e encararão a Itália no sábado, às 16h, uma destas seleções duelando contra Bélgica ou um dos terceiros nas quartas. Os ucranianos tiveram 3 e a Macedônia zerou. Nesta terça, o Grupo D acabará com República Tcheca x Inglaterra (ambas com 4) e Croácia x Escócia (ambas com 1).

Amanhã à tarde, o Grupo E terminará com Suécia (4) x Polônia (1) e Eslováquia (3) x Espanha (2), enquanto o Grupo F terá França (4) x Portugal (3) e Alemanha (3) x Hungria (1). A prefeitura de Munique queria colocar um arco-íris no estádio que receberá alemães e húngaros, mas a UEFA se curvou ao parlamento da Hungria, que aprovou uma lei ridícula que proíbe livros e filmes que tratem da questão de gênero e que se fale em homossexualidade nas escolas. A prefeitura de Munique não se deu por vencida e iluminará na hora do jogo a Torre Olímpica com o arco-íris, do alto dela podendo se avistar a Allianz Arena. Bem feito. Canalhas imundos preconceituosos não vão ganhar essa, não.

10 anos do Santos campeão da Libertadores pela 3ª vez



Foi uma noite apoteótica no Pacaembu. Reencontrando o clube ao qual derrotara na conquista inicial de 1962, o glorioso alvinegro praiano consolidou seu excelente momento no futebol brasileiro e voltou ao topo da América Latina ao derrotar o Peñarol por 2 x 1, com Neymar e cia. liderada por Muricy Ramalho brilhando numa partida difícil, claro, mas onde a confiança na obtenção da taça era firme e forte do início ao fim. Fim que teve uma pancadaria daquelas com "PA" maiúsculo, como diriam em Marituba, Oriximiná e Curuçá. Mas o brilho não foi menor por causa disso. Tudo bem, depois veio uma derrotaça pro Barcelona no Mundial, mas é um time que está positivamente na história.

35 anos dos dois gols mais famosos de Maradona



Foram marcados na vitória da Argentina por 2 x 1 sobre a Inglaterra, pelas quartas-de-final da Copa do Mundo no México. O primeiro foi a famosa "mão de Deus", que o árbitro tunisiano Ali Bin Nasser acabou confirmando. O segundo é o mais belo já visto na história dos Mundiais, quando toma a bola no próprio campo e percorre toda a marginal destra driblando tudo quanto era britânico que surgisse, capaz de ter driblado até a Rainha Elizabeth e o Monty Python inteiro. Só parou quando a bola parou na rede, lance imortalizado magistralmente por Victor Hugo Moraes na Rádio Argentina. Depois Lineker diminuiria, mas os portenhos se classificariam e depois seriam campeões.

Curtinhas Esportivas

Patrick de Paula merecidamente suspenso pelo Palmeiras Afastado e com multa de 40% no salário por ser flagrado num local que ele diz ser restaurante e não balada clandestina, no qual estava sem máscara.

Fluminense fora do Maracanã Enquanto o estádio estiver cedido à Conmebol, os tricolores receberão Corinthians no dia 27 e Ceará em 7 de julho no São Januário e Athletico Paranaense no dia 30 em Volta Redonda.

Zé Carlos pendurou as chuteiras Destaque do Criciúma na Série B de 2012, ele encerrou a carreira aos 38 anos.

Antonio Conte em ano sabático Assim ele ficará após levar a Internazionale ao primeiro título italiano depois de 11 anos, dela saindo devido a divergências salariais. Se dedicará mais à família e a estudar o futebol.

RBS TV muda apresentadores e não conta mais com Carla Fachim



Como encerrei muito tardiamente a publicação desta coluna, consigo adicionar esta legítima surpresaça impactante, quem lê este PB de longa data entenderá bem demais o que senti ao disso saber. Pra começo de conversa: Carla Fachim deixou a afiliada da Globo após 25 anos contando a filial de Cruz Alta e a matriz de Porto Alegre, na qual foi repórter e depois apresentadora do "Bom Dia Rio Grande" e do "RBS Notícias", no qual estava desde 2014. Frase dela no boletim da assessoria de imprensa: "Sempre tive muito prazer em me conectar com os gaúchos. Agora, meu desejo é empreender e criar formas de aumentar essa conexão. Além de tentar servir de inspiração para outras mulheres, a partir do meu trabalho." Só tem uma coisa: Record, SBT, Bandeirantes e Pampa ficarão parados?

A partir desta quarta, o jornal noturno não só voltará a ter a apresentação presencial do decano Elói Zorzetto após um ano e três meses de teletrabalho (com a exceção da ida ao estúdio no domingo da cobertura eleitoral do ano passado), como ele voltará a fazer dupla com Daniela Ungaretti, a quem Carla havia substituído e que deixará o "Bom Dia Rio Grande", no qual Simone Lazzari voltará a fazer dupla com Léo Saballa Jr., substitutos que foram da Carla quando da ida para a noite - Daniela foi pro matinal após o término do "Teledomingo" em 2015.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Solidariedade ao @RevistaAbsurda O dono deste perfil no Twitter é alvo de um processo judicial movido pouco mais de um ano por uma pessoa que publicou em um site um tutorial inacreditável para "derrubar inimigos" no microblog, levando à exclusão de perfis e perda de posts. A situação toda é descabida demais e é narrada aqui na íntegra. Tomara que o @RevistaAbsurda consiga vencer essa, o maior erro nessa história não é o dele.



Comunicação cearense de luto: morreu Augusto Borges Uma insuficiência respiratória vitimou hoje aos 89 anos um dos mais longevos e tradicionais profissionais do estado, com sete décadas de atuação no rádio e na televisão. Atualmente, ele fazia o programa "Ontem, Hoje e Sempre" na atual TV Ceará, estando no ar há mais de 30 anos, porém sem gravar neste último devido à pandemia. Augusto foi um dos pioneiros da televisão no estado ao trabalhar na pioneira TV Ceará original, fundada em 1960 pela Rede Tupi e existente até 1980.

Evandro Hazzy deixou a Bandeirantes Porto Alegre Sei pelo Coletiva que ele, atualmente repórter do jornalismo geral tanto no "Brasil Urgente RS" quanto no "Band Cidade", deixou a empresa após 18 anos para assumir um cargo na secretaria de desenvolvimento econômico e turismo na prefeitura da capital. Antes da reportagem geral, Evandro foi diretor de eventos na Bandeirantes e preparador de misses (ou "missólogo") enquanto coordenador do Miss Rio Grande do Sul desde 1997 e do Miss Brasil a partir de 2004. Oito vencedoras do concurso gaúcho chegaram ao título nacional através dele: Juliana Borges em 2001, Joseane Oliveira em 2002, a falecida Fabiane Niclotti em 2004, Rafaela Zanella em 2006, Natália Anderle em 2008, Priscila Machado em 2011 (esta a melhor colocada no Miss Universo, 3ª posição), Gabriela Markus em 2012 e a primeira delas sendo a mais famosa de todas, Renata Fan em 1999.

Dia 5 de julho tem Juliana Rosa na Rede Bandeirantes Será nesta data a estreia da jornalista especializada em economia na TV Bandeirantes, no BandNews TV e nas rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Erlan Bastos deixou a TV Cidade (Record Ceará) O portal IG publicou que o apresentador saiu da emissora, na qual era muitas vezes líder de audiência com o "Balanço Geral CE", por opção própria. Ao Observatório da Televisão, disse que vai até São Paulo na próxima semana para estudar duas propostas para seguir no vídeo.

Força, Silvye Alves! A apresentadora do "Cidade Alerta" na Record Goiás teve de passar por uma cirurgia na boca devido a uma ferida grave causada pela agressão que sofreu do ex-namorado Ricardo Hilgenstieler, que foi preso pela Polícia Militar. Por si, a situação já enoja. Mas piora muito: Silvye foi agredida na frente do filho de 11 anos. Quem faz uma coisa dessas tem que ser retirado do convívio com a sociedade para todo sempre.

Jéssica Senra temporariamente fora do ar Sei por Bianca Andrade, do Bahia Notícias, que a apresentadora da Rede Bahia está ausente dela há quase duas semanas, que serão completadas depois de amanhã. A afiliada da Globo informou que não há previsão de retorno da apresentadora do "Bahia Meio-Dia", que desabafou há alguns meses sobre pressão e estresse no trabalho, desde abril retomando treinos de karatê como um refúgio para a tensão profissional e todos os incômodos que a pandemia têm causado, além de se dedicar a um mestrado em estudos interdisciplinares sobre mulheres, gênero e feminismo na Universidade Federal da Bahia. Enquanto isso, vários outros apresentadores têm formado dupla com Vanderson Nascimento na hora do almoço.

Também Renata Lo Prete fora do ar A apresentadora do "Jornal da Globo" está de licença médica e sem data de retorno confirmada. Rodrigo Bocardi a tem substituído desde a última sexta, dia no qual Michelle Barros passou a substituí-lo no "Bom Dia SP" e no "Bom Dia Brasil" - ele segue normalmente no "Ponto Final" da Rádio CBN.



Laurene Santos fez o que tinha que fazer A repórter da TV Vanguarda perguntou. Simplesmente perguntou. Quem é perguntado não precisa responder, evidentemente. Mas que o faça ficando em silêncio ou simplesmente sendo curto e direto, do tipo: "não vou responder". É do jogo. Jogo baixo, no entanto, foi o que fez o presidente Jair Bolsonaro com a grosseria feita com ela, mais uma que praticou com uma jornalista, como já acontecera com Driele Veiga, com Daniela Lima e com Patrícia Campos Mello - fora outras com jornalistas homens, mas com mulher tudo sempre é mil vezes pior. Dizer palavrões e mandar calar a boca? Repugnante. Bom, a afiliada da Globo e a matriz da rede, claro, prestaram solidariedade à Laurene, assim como todo mundo que tenha um mínimo de juízo e consciência.

Da série "perguntar não ofende" O que terá pensado Rubens Menin, apoiador irrestrito do presidente da república, sobre as ofensas direcionadas à CNN Brasil, da qual é dono da operação? Sim, a emissora divulgou nota de repúdio e tudo mais, mas queria mesmo saber o que ele, pessoalmente, pensou ao saber disso.

James Michael Tyler com câncer avançado O intérprete do Gunther, o garçom do Central Perk que era apaixonado pela Rachel (só ele a amava?) na série "Friends", revelou isso ao "Today Show" de ontem. O câncer de próstata já se espalhou para os ossos do ator de 59 anos, há quase três lidando com este diagnóstico.

Encerramentos asfixiantes das temporadas de "Chicago" Eu tinha ideia que seriam sensacionais os últimos episódios do 6º ano de "Med", do 9º de "Fire" e do 8º de "P.D.", mas não imaginava que tanto. Muitas perguntas para as respectivas 7ª, 10ª e 9ª temporadas: conseguirá Natalie reviravoltar a demissão do Will, ainda mais que ela está deixando a série a exemplo da April? Conseguirão Severide, noivo estando da Stella, e Cruz, estando Chloe grávida, sair do barco com a única saída toda bloqueada? Irá o chefe Boden aceitar um novo cargo e deixar o Batalhão 51? Burgess viverá ou morrerá? Se viver, seguirá na Inteligência ou a trocará pela vida de mãe com Makayla? Se morrer, como Ruzek suportará isso? E terá o velho Voight transgressor de regras voltado de vez após a morte do filho da superintendente Miller? Longos serão estes três, quatro, cinco meses até termos as respostas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 22 de junho, são estas:

*115 anos do nascimento de Billy Wilder, cineasta falecido em 2002 e vencedor do Oscar de filme, diretor e roteiro original por "Se Meu Apartamento Falasse", de diretor e roteiro adaptado por "Farrapo Humano" e de roteiro original por "Crepúsculo dos Deuses", além de realizador de outros clássicos como "Pacto de Sangue", "A Montanha dos Sete Abutres", "Sabrina", "O Pecado Mora ao Lado", "Testemunha de Acusação", "Quanto Mais Quente Melhor", "Cupido Não Tem Bandeira", "Irma La Douce", "Uma Loura por um Milhão", "A Primeira Página"... Mestre máximo da sétima arte.

*85 anos ao dobrado: do nascimento de Paulo Lumumba, ex-futebolista falecido em 2010 e campeão por Grêmio (um Sul-Brasileiro e hexa gaúcho de 1963 até 1968) e Fluminense (Robertão de 1970); e de Kris Kristofferson, cantor e compositor, além de ator de filmes como "Pat Garrett & Billy The Kid" e "Nasce uma Estrela".

*65 anos de Green Gartside, cantor e vocalista da banda Scritti Politti.

*55 anos de Emmanuelle Seigner, atriz de filmes como "Busca Frenética" e "Lua de Fel".

Bela do Dia: Lorena Improta

Lorena Improta, bailarina, cantora e apresentadora. Ela surgiu com força no "Domingão do Faustão" ao ganhar um concurso para o balé da atração, depois sendo também jurada da "Dança dos Famosos".

*50 anos ao dobrado: de Maria Cândida, jornalista da TV Globo no "É de Casa" e ex-TVs Tribuna, Record, SBT e RedeTV!, além de ex-rádios JB FM e Metropolitana; e de Mary Lynn Rajskub, atriz que fez a Chloe O'Brian na série "24 Horas".

*45 anos ao dobrado: de Vander Carioca, ex-futsalonista vice-campeão mundial pelo Brasil em 2000 e 3º colocado em 2004; e de Joana Prado, ex-modelo que fez a inesquecível Feiticeira no "H", programa do Luciano Huck na Bandeirantes na década de 1990.

*20 anos da morte de Clébson, futebolista nascido em 1978 e campeão por Bahia (um estadual) e Vasco (João Havelange e Mercosul ambas em 2000).

*15 anos da morte de Moose, cachorro nascido em 1990 e que interpretou Eddie na série "Frasier".

Clipe do Dia: Hermeto Pascoal

Este magistral multi-instrumentista celebra 85 anos nesta terça-feira. O Brasil foi pouco para ele, que ganhou os palcos do mundo através das décadas, como vemos aí diretamente do Festival de Jazz de Montreux em 1979, com "Quebrando Tudo" mostrando sua imensa habilidade para, com uma só corda, produzir uma belezura máxima.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 503 mil dos quase 18 milhões de infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.