Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 17 de junho de 2021
Convocada a seleção olímpica de futebol masculino

Estes foram chamados por André Jardine: os goleiros Brenno (Grêmio) e Santos (Athletico Paranaense); os laterais Daniel Alves (São Paulo), Gabriel Menino (Palmeiras) e Guilherme Arana (Atlético Mineiro); os zagueiros Diego Carlos (Sevilla), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Nino (Fluminense); os meias Bruno Guimarães (Lyon), Claudinho (Red Bull Bragantino), Douglas Luiz (Aston Villa), Gerson (trocando o Flamengo pelo Olympique) e Matheus Henrique (Grêmio); e os atacantes Antony (Ajax), Malcom (Zenit), Matheus Cunha (Hertha Berlim), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Pedro (Flamengo). Alguns jogadores ficaram de fora pois seus clubes avisaram que não iriam liberá-los, como Neymar pelo Paris Saint Germain, Rodrygo e Vinícius Júnior pelo Real Madrid e Weverton pelo Palmeiras. Só que o Flamengo também avisou que não liberaria ninguém, mas Pedro foi convocado. Confusão à vista?

Galo, Verdão e BragaBull se deram muito bem



A 4ª rodada do Campeonato Brasileiro começou com o Atlético Mineiro indo à 3ª vitória seguida com um 1 x 0 assinado ainda no primeiro minuto diante do Internacional, que não soube chegar à igualdade e continua com uma mísera vitória. O Galo não derrotava o Colorado havia quatro jogos desde os 2 x 1 de 21 de novembro de 2018, também no Beira-Rio. São cinco vitórias gerais consecutivas desde a única derrota nos últimos 18 jogos (dos quais 13 vencidos). Já os alvirrubros têm três derrotas nas últimas quatro partidas e apenas três vitórias nos últimos 11 compromissos (cinco perdidos). Em seus domínios, são cinco mandos sem vitória (três perdidos) após sete invicto (seis faturados).



"Abençoado" por Luiz Felipe Scolari, que reencontrou Abel Ferreira na concentração dos paulistas (os dois treinadores campeões palestrinos em Libertadores foram treinador e treinado na seleção portuguesa em 2008), o Palmeiras deslanchou na etapa final para tocar 3 x 0 no Juventude, que não vence há cinco jogos gerais (três perdidos) e ganhou somente três dos 11 últimos (embora só perdesse apenas justamente os três dos últimos cinco). Um dos gols foi do recentemente regressado Deyverson, que não marcava pelo clube havia 598 dias desde que fez um nos 2 x 1 sobre o Bahia em 27 de outubro de 2019. O Verdão chegou à 4ª vitória geral nos últimos 10 compromissos (quatro perdidos) e reencontrou o Ju depois de quase 14 anos, voltando a superá-lo depois de quatro desafios desde os 3 x 2 em casa em 16 de novembro de 2005. Em Caxias do Sul, não vencia desde os 2 x 1 de 7 de agosto de 2005.



Já o Corinthians até saiu na frente, mas o Red Bull Bragantino virou e voltou a triunfar na Neo Química Arena igual fizera no Paulistão deste ano. Os 2 x 1 representaram a 4ª jornada invicta do Massa Bruta, que venceu seis das últimas 11 pelejas (duas perdidas). Já o Coringão se deu bem em apenas três das últimas 10 presenças (cinco perdidas) e, pela vez primeira, sofreu três derrotas consecutivas em Itaquera. Calamitoso alvinegro paulistano.

E o São Paulo começou vencendo, teve Rodrigo Nestor expulso e a Chapecoense chegou ao 1 x 1 que não deixou sua vida propriamente tranquila pois não vence há quatro partidas e ganhou somente uma das nove últimas (quatro perdidas). O Tricolor tem apenas uma vitória nas últimas seis atuações (três delas derrotadas).

Quinta-feira de cinco jogos: Ceará x Bahia ("revival" da última final da Copa do Nordeste), América Mineiro x Cuiabá (primeiro jogo cuiabano após o fim da invencibilidade geral de 18 partidas), Fluminense x Santos (tricolores invictos especificamente em Série A há 11 contendas), Sport x Grêmio (talvez com a volta de Douglas Costa após 11 anos e gremistas sem Brenno, "enésimo" infectado pelo coronavírus no surto atual) e Atlético Goianiense x o líder Fortaleza (os leoninos renovaram até o fim de 2023 com um de seus principais atletas, Tinga).

Obviedade confirmada na Copa do Brasil



O Flamengo confirmou o favoritismo diante do Coritiba ao marcar 2 x 0 ontem e 3 x 0 totais para não apenas chegar aos cinco jogos seguidos sem sofrer um só gol que fosse (algo que não acontecia desde 2018) e fechar os classificados para as oitavas-de-final: ABC, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Bahia, CRB, Criciúma, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juazeirense, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. São três cariocas, três baianos, dois paulistas, um mineiro, um gaúcho, um catarinense, um paranaense, um cearense, um alagoano e um potiguar. Sorteio na próxima terça-feira e todos os confrontos são possíveis, sem separações.

Um dia o Campeonato Paranaense haverá de acabar

Deixo bem claro que falo do deste ano, evidentemente. No mínimo antes de meados de agosto ele não poderá ter disputada a semifinal entre FC Cascavel e Athletico, que eliminou o Paraná com 0 x 0 graças aos 2 x 0 da ida de três semanas atrás. Para a bola rolar naquele momento, só se os rubro-negros forem eliminados ou da Sul-Americana ou da Copa do Brasil. São 10 partidas de invencibilidade do Furacão. Na outra semifinal, Londrina 1 x 0 Operário na ida.

Avaí e Cruzeiro triunfaram fora de casa



A 4ª rodada da Série B prosseguiu com o Avaí marcando 2 x 0 no Vasco, que não se dá bem há quatro mandos, e o Cruzeiro "rompendo o selo" ao fazer 1 x 0 na Ponte Preta - depois deste jogo, o Twitter cruzeirense causou geral com a história do "CruPix" de 16 reais. Nos quatro jogos de ontem, como Remo e Vitória empataram sem gols, o único mandante exitoso foi o Operário, mesmo com 12 casos de Covid. 1 x 0 sobre o Sampaio Corrêa. Nesta quinta, fechando o meio de semana (mas não fechando a 4ª rodada ainda), tem Londrina x Botafogo.

Outros destaques de ontem e de hoje

Campeonato Brasileiro Série C Completada a 1ª rodada pelo atrasado Oeste 0 x 1 Mirassol. Classificação após três rodadas: em 1º, Novorizontino e Criciúma com 7; em 3º, Ypiranga, Mirassol e Botafogo de Ribeirão Preto com 6; em 6º, Figueirense com 4; em 7º, São José de Porto Alegre com 2; e em 8º, Oeste, Paraná e Ituano com 1.

Campeonato Potiguar O Globo saiu na frente na ida decisiva por 2 x 1 sobre o ABC, que terá que vencer a volta na próxima quinta por dois ou mais gols de diferença, sendo vitória por um gol decisiva para pênaltis.

Campeonato Paraibano Campinense e Sousa começam a decidir o torneio nesta quinta.

Copa América Marcada até agora por 53 casos positivos de coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde (27 de jogadores e membros de comissões técnicas), terá o Grupo B prosseguindo hoje com Brasil x Peru e Colômbia x Venezuela. Aliás: Marcelo Moreno está infectado pela Covid e recuou nas críticas à realização do torneio.

Eurocopa O Grupo A teve ontem a Itália confirmando classificação ao ir aos 6 pontos com 3 x 0 sobre a Suíça, que parou no 1. Já o País de Gales, apesar do Bale chutar um pênalti nas nuvens, foi aos 4 pontos ao marcar 2 x 0 na ainda zerada Turquia. O Grupo B continuou com a Rússia fazendo 1 x 0 na Finlândia, ambos tendo 3 pontos a exemplo da Bélgica, hoje frente a frente com a zerada Dinamarca do Eriksen, que será submetido a uma cirurgia para implantarem em seu coração um dispositivo desfibrilador que corrigirá distúrbios cardíacos. Já o Grupo C teve hoje a Ucrânia indo aos 3 pontos com 2 x 1 sobre a ainda zerada Macedônia do Norte, tendo nesta tarde Holanda x Áustria. Amanhã, o Grupo D contará com Croácia x República Tcheca e Inglaterra x Escócia, e o E com Suécia x Eslováquia.

Curtinhas Esportivas



Sergio Ramos deixou o Real Madrid Seu contrato não será renovado e findada é uma trajetória de 16 anos, que incluiu quatro Mundiais, quatro Ligas dos Campeões da UEFA, cinco Espanhóis e duas Copas do Rei.

Buffon de volta ao Parma O goleiro de 43 anos voltou para lá duas décadas depois da primeira passagem.

Passou e ninguém nem percebeu Após 23 dias e nenhum jogo, Gattuso não treina mais a Fiorentina. O ex-jogador e técnico do Milan discordou da política de contratações do clube de Florença. Pra sair assim, né...

Me erra, né, Gabriel Medina? Criar caso com o COB só porque não deram credenciamento para sua esposa Yasmin Brunet? Com todo o respeito, mas só falta ele ganhar ou perder medalha por causa dela. Pombas...

Rafael Nadal fora de Wimbledon e dos Jogos de Tóquio Alega falta de condição física para disputá-los.

Oficial: Fausto Silva não volta mais ao ar na Rede Globo



A notícia mais retumbante da televisão brasileira não só nesta quinta-feira e muito menos nesta semana, mas no ano inteiro: o "Domingão do Faustão" acabou depois de 32 anos porque Faustão teve sua saída antecipada pelo Plim-Plim, voltando ao ar não no próximo fim-de-semana conforme imaginava-se depois da alta médica após a infecção urinária que levou à sua internação, mas só mesmo quando reestrear na Bandeirantes em 2022. A Globo confirmou que Tiago Leifert seguirá apresentando o "Domingão" até o fim deste ano para, a partir do ano que vem e endossando o que dissera na madrugada retrasada ao Pedro Bial, Luciano Huck assuma este dia da semana.

Assim, Fausto Silva deixa a Globo sem direito a um programa de despedida, sendo o de domingo retrasado seu último. A não ser que haja algo a mais do que não façamos a menor ideia, é uma atitude tacanha e mesquinha da emissora, que tomava pau atrás de pau do Silvio Santos no SBT nos anos 1980 e que, mesmo com aquelas disputas lendárias com o "Domingo Legal" do saudoso Gugu Liberato, sempre foi líder de audiência desde a estreia. A ver também como a Bandeirantes passará a tirar proveito de seu novamente funcionário a partir desta surpresaça. A ver também como o próprio Leifert se comportará na maior "batata quente assando em mãos" da sua carreira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Ladrões idiotas se deram mal (ainda bem) Sei pelo Flávio Ricco que uma equipe que entraria ao vivo no "Bom Dia SP" na última semana teve tudo de tudo levado: celulares, dinheiro, documentos e a própria viatura. Acontece que a viatura da Globo tinha câmeras ligadas, incluindo uma externa, câmeras usadas para registrar o trânsito paulistano. Então, o comando jornalístico viu todo o trajeto dos criminosos até uma favela, pôde ter uma imagem deles, mandaram tudo pra polícia e capturaram todos eles. Quá, quá, quá... Optaram depois por não mostrar nenhuma destas imagens para preservar os profissionais. Se pensassem em sensacionalismo, fariam isso mesmo.



Neila Medeiros demitida pelo SBT Após 12 anos na emissora entre Brasília e São Paulo, ela apresentava até ontem o "SBT Brasília" na hora do almoço, noticiário agora assumido por Felipe Malta, que deixa o noturno "Jornal SBT Brasília" sob a apresentação de Victoria Melo. Sei pelo Gabriel Perline no Notícias da TV que pesaram contra a Neila o salário alto e o retorno abaixo do esperado, com perda do 2º lugar e queda às vezes até pra 4ª posição.

Rafael Colombo pediu para sair do "Liberdade de Opinião" O apresentador do "CNN Novo Dia" parou de fazer este quadro, que tem os comentaristas Sidney Rezende e Alexandre Garcia, este último um grande disseminador de notícias falsas e aliado ao que de pior tem havido em termos de desumanidade. Sei pelo Sandro Nascimento no NaTelinha que Rafael não quis mais se associar às análises duvidosas (aqui digo a palavra verdadeira: mentirosas) do Alexandre. O quadro com ele e com o Sidney agora é feito pela outra apresentadora do jornal, Elisa Veeck.

Morreu Reynaldo Rayol Irmão do Agnaldo, o cantor da Jovem Guarda foi vitimado aos 76 anos pelo coronavírus.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 17 de junho, são estas:

Bela do Dia: Cordelia Dewdney

Cordelia Dewdney, atriz. Nos últimos episódios da atual temporada de "Atendimento de Emergência", ela interpretou Ramona, uma transtornada atendida pelo Dr. Charles.

*85 anos de Ken Loach, cineasta que dirigiu filmes como "Ladybird, Ladybird", "Terra e Liberdade" e "Eu, Daniel Blake".

*80 anos de Machado Filho, apresentador do programa "Consumidor em Pauta" na TVE RS.

*70 anos ao dobrado: do primeiro jogo internacional do Santos, um 4 x 0 amistoso sobre o Portsmouth na Vila Belmiro; e de Joe Piscopo, ator que fez o "Saturday Night Live" e filmes como "Quem Tudo Quer, Tudo Perde".

*60 anos de Nelson Gomes, voz-padrão da Rádio e TV Bandeirantes há três décadas e locutor noticiarista do "Jornal Primeira Hora".

*55 anos ao dobrado: de Sikêra Jr., apresentador do "Alerta Nacional" na RedeTV!; e de Jason Patric, ator de filmes como "Os Garotos Perdidos" e "A Vingança Adormecida".

*20 anos ao dobrado: do Grêmio campeão da Copa do Brasil com 3 x 1 sobre o Corinthians no Morumbi, consolidando o técnico Tite nacionalmente; e da Roma campeã italiana pela última vez até hoje com 3 x 1 sobre o Parma.

*15 anos da morte de Bussunda, humorista nascido em 1962 e mais popular componente do grupo Casseta & Planeta.

*5 anos da morte de Rubén Aguirre, ator nascido em 1934 e eternamente Professor Girafales da série "Chaves" dentro dos nossos corações.

Clipe do Dia: "O Rei do Gado"

Há 25 anos completados nesta quinta, a Globo estreava a novela das oito até hoje mais memorável de Benedito Ruy Barbosa, estrelada por Antônio Fagundes, Patrícia Pillar e Raul Cortez, com a inesquecível desavença entre os Mezenga e os Berdinazzi. A trilha sonora também é histórica: "Rei do Gado", com a Orquestra da Terra.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 494 mil dos mais de 17 milhões e 600 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.