Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 16 de junho de 2021
Quem é que segura o Náutico nos Aflitos?



Derrubar o Náutico nos Aflitos? Esqueça. (se ele não te ama...) O Vila Nova foi mais a afundar por lá ao tomar 2 x 0 e seguir com 5 pontos nesta 4ª rodada da Série B. O Timbu não é o rosto da loira dos meus sonhos, mas tá lindão e irresistível nesta arrancada: quatro jogos, quatro vitórias, 100% de aproveitamento. Nesta temporada, são 12 vitórias, três empates e uma derrota no geral. São oito meses sem derrota em casa. O próximo a tentar derrubar os alvirrubros em seus domínios será o Botafogo no domingo. Conseguirá? Hoje, não apostaria nisso, não.

Tivemos ainda CSA 1 x 1 Guarani (17º com 2 x 6º com 5), Goiás 1 x 0 CRB (3º com 8 x 5º com 7) e Confiança 1 x 1 Brasil (10º com 4 x 16º com 2). Nesta quarta, tem Remo x Vitória (13º com 4 x 14º com 2), Operário x Sampaio Corrêa (11º com 4 x 7º com 5), Vasco x Avaí (12º com 4 x 20º com 1) e Ponte Preta x Cruzeiro (18º x 19º ambos com 1).

Começa a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro

5º colocado com 6 pontos, o Atlético Mineiro vem a "Gelo Alegre" encarar o Internacional, 13º com 4 e ainda com Osmar Loss como interino. O Galo não derrota o Colorado há quatro jogos (três perdidos) depois dos 2 x 1 de 21 de novembro de 2018, justamente no Beira-Rio. Batido pelos alvinegros no último domingo e tendo seu pior início no torneio em 15 anos, o São Paulo está em 17º com 1 ponto a exemplo da adversária Chapecoense, 18ª com 1.

Reencontrados em Itaquera serão Corinthians, 10º com 4, e Red Bull Bragantino, 6º com 5, após a vitória do BragaBull por 2 x 0 no Paulistão. Já Juventude, 14º com 2, e Palmeiras, 9º com 4, ficarão frente a frente pela vez primeira depois de quase 14 anos. O último embate foi vencido pelo Ju por 1 x 0 em 1º de novembro de 2007, o 4º jogo sem derrota dos verdes gaúchos para os verdes paulistas, exitosos pela vez última nos 3 x 2 de 16 de novembro de 2005.

Quinta de duas vespertinas: Ceará x Bahia (11º x 8º ambos com 4) e América Mineiro x Cuiabá (20º com 0 x 15º com 1).

Definido será o último time das oitavas da Copa do Brasil

Flamengo e Coritiba acabará a 3ª fase do torneio, vantagem sendo dos cariocas por 1 x 0. É o quinto mata-mata entre eles, os paranaenses se dando bem somente nas quartas da própria CB em 2001. Nos demais, os flamenguistas exitosos foram na semifinal do Brasileiro de 1980 e nas oitavas das CBs de 1996 e 2014. ABC, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Atlético Mineiro, Bahia, CRB, Criciúma, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Juazeirense, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória já estão classificados, o sorteio permitindo todos e quaisquer embates.

Outros destaques de ontem, hoje e amanhã à tarde

Campeonato Brasileiro Série C 1ª rodada do Grupo B terminando com Oeste x Mirassol (8º com 1 x 6º com 3), atrasado pois o Rubrão estava envolvido na semifinal da A2 paulista.

Campeonato Paranaense Tarde de definição do adversário do FC Cascavel na semifinal em Athletico x Paraná (vantagem rubro-negra por 2 x 0).

Campeonato Potiguar Começa hoje a final Globo x ABC.

Campeonato Paraibano Aberta nesta quinta à tarde a final Campinense x Sousa.

Cristiano Ronaldo histórico na Eurocopa



Dois gols nos 3 x 0 do atual campeão Portugal sobre a Hungria pela abertura do aguardadíssimo Grupo F. Cinco Euros disputadas, cinco Euros marcando em todas elas. 11 gols gerais, maior goleador histórico da competição com dois acima de Michel Platini. 12 vitórias ao longo destas cinco edições, uma acima de Iniesta e Fábregas. Testemunhamos a história. História aberta neste quadrangular por vitória da campeã mundial França com 1 x 0 sobre a Alemanha, que nunca havia perdido uma estreia em Eurocopas e teve "fogo amigo" pois contra o gol do Hummels.

2ª rodada aberta no Grupo A por Itália x Suíça e Turquia x País de Gales (vitória classificará hoje mesmo os italianos para as oitavas-de-final), tendo o Grupo B Finlândia x Rússia e a continuação com Dinamarca x Bélgica amanhã, dia ainda de Grupo C para Ucrânia x Macedônia do Norte e Holanda x Áustria.

O gol contra mais bizarro de todos os tempos da última semana



Assim acho que os Titãs denominariam o que aprontou Josue Durveger, do Haiti, ao não dominar a bola recuada por Kevin Lafrance nos 3 x 0 do Canadá pelas Eliminatórias da Concacaf. Lambança com "LA" maiúsculo.

Curtinhas Esportivas

Liga de Clubes? Perdão, não acredito nisso Gostaria de acreditar ao saber que 19 clubes da Série A (só de fora o Sport por estar numa desgraceira política daquelas, o presidente Milton Bivar e o vice Carlos Frederico renunciaram) assinaram um documento para fundar uma Liga que organize o Campeonato Brasileiro. Só que essa conversa é mais velha do que andar para a frente e para trás, ouço esse papo furado há praticamente uma década e meia. A intenção pode ser boa agora, mas aqui é Brasil. Em pouco tempo, um já tentaria devorar o outro e vice-versa. Neste país, sendo como somos, com a gente que tem no comando dos clubes, uma Liga jamais prosperará. Jamais.

Marcos Felipe renovou com o Fluminense O contrato do goleiro agora vai até o fim de 2023.

Aranha recebeu alta médica Foi sofrido, mas o ex-goleiro recuperou-se do coronavírus e foi para casa.

Contra isso a Conmebol toma atitude, né? Para evitar 51 casos de Covid-19 referentes à Copa América ela nada faz de efetivo, mas para abrir representação contra Marcelo Moreno por críticas nas redes sociais faz. Baaahhh!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Eli Corrêa somente em amplitude modulada Sei pelo Rodney Brocanelli no Radioamantes que, a partir desta semana, os programas tanto dele quanto da esposa Cinthia Corrêa ficaram apenas e tão somente na Super Rádio AM de São Paulo, não mais estando na Top FM, que também os veiculava havia oito meses.



Vem aí Juliana Rosa na Rede Bandeirantes Sei pelo Flávio Ricco que será esse o novo destino da jornalista ex-GloboNews: nova comentarista de economia das TVs e rádios do grupo. Faz muito sentido a contratação da Juliana. O jornalismo da Bandeirantes anda desprovida de uma figura mais representativa do segmento econômico em sua programação desde que Thaís Herédia saiu no começo do ano passado para a CNN Brasil.

Preconceituosos não haverão de se dar bem, Erick Rianelli O repórter da TV Globo respondeu à altura ao dono de uma hamburgueria de Brasília que fez ataques homofóbicos só porque ele homenageou o colega de emissora e marido Pedro Figueiredo no Dia dos Namorados. Desgraçados assim: o mundo precisa se livrar deles.

Fausto Silva recebeu alta médica E já pintou foto dele pós-internação ao lado da esposa Luciana. Espera-se seu retorno ao vídeo para o próximo "Domingão do Faustão" após Tiago Leifert tê-lo substituído no do último fim-de-semana. Fausto Silva ficou quase uma semana internado devido a uma infecção urinária.

Vem aí Luciano Huck nos domingos da Globo Ele confirmou isso nesta madrugada em entrevista ao Pedro na "Conversa com Bial". Sei não, hein... Deixa o Leifert mesmo, é a melhor substituição do Faustão.

Flávia Noronha no SBT (mas autorizada pela RedeTV!) Sei pelo Flávio Ricco que a apresentadora, fora do ar desde que deixou o "TV Fama" e cujo projeto do esportivo "Galera F.C." ainda não prosperou, participará fixamente do quadro "Elas Querem Saber" no "Programa Raul Gil", que voltará a ser gravado em breve.



Megan Boone deixará "Lista Negra" O portal Deadline informou que a intérprete da Elizabeth Keen deixará a série, que terá o 9º ano estreando em novembro nos EUA. Ela fazia parte desde o começo de tudo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 16 de junho, são estas:

*115 anos do nascimento de Neném Prancha, falecido em 1976 e uma das figuras mais folclóricas do futebol, sendo roupeiro, massagista e olheiro do Botafogo, descobrindo atletas como Heleno de Freitas e o maestro Júnior, além de suposto autor de frases espetaculares que entraram para o anedotário esportivo brasileiro - muitas delas, consta dos autos, foram criadas por João Saldanha e ele as divulgou como se de Neném fossem.

*80 anos de Lamont Dozier, cantor, compositor e produtor musical.

*75 anos do nascimento de Mark Ritts, ator falecido em 2009 e que fez o rato Lester na série "O Mundo de Beakman".

*70 anos de Roberto "Mano de Piedra" Durán, ex-boxeador campeão mundial nas categorias leve, meio-médio, meio-leve e médio.

*60 anos da morte de Padre Donizetti, nascido em 1882 e que, entre os milagres que praticou, está curar a gagueira do jornalista Joelmir Beting, que o considerava seu guru espiritual e profissional.

*55 anos ao dobrado: do ex-tenista Jaime Oncins e do violonista Celso Bastos.

Bela do Dia: Fiona Gubelmann

Fiona Gubelmann, atriz que interpreta a dra. Morgan Reznick na série "O Bom Doutor". Você gostaria de ser atendido por esta lindindona?

*50 anos ao dobrado: de David Muffato, automobilista campeão da Stock Car em 2003; e do nascimento de Tupac Shakur, falecido em 1996 e um dos maiores rappers de todos os tempos, além de ator e ativista social.

*45 anos de Ticiane Pinheiro, apresentadora do "Hoje em Dia" na Record e atriz de novelas como "Terra Nostra" na Globo e "Kananga do Japão" na Manchete.

*35 anos de Muslera, goleiro do Galatasaray (três Turcos, três Copas e quatro Supercopas da Turquia) e campeão ainda por Lazio (uma Copa e uma Supercopa da Itália) e Uruguai (Copa América de 2011).

*25 anos do Chicago Bulls campeão da NBA com 87 x 75 sobre o Seattle Supersonics para 4 x 2 na melhor-de-sete, título conquistado por um Michael Jordan que estava de luto pela morte do pai, deixando tudo ainda mais emocionante.

*20 anos do fim de "Estrela-Guia", novela das seis na Globo, escrita por Ana Maria Moretzsohn e estrelada por Sandy, Guilherme Fontes e Carolina Ferraz.

*10 anos ao dobrado: de José Luiz Datena assinando com a Record por cinco anos para, no entanto, ficar apenas e tão somente míseros 43 dias à frente do "Cidade Alerta", então retornando à Bandeirantes; e da morte de Ravel, cantor nascido em 1947 e que fez dupla com Dom.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 491 mil dos mais de 17 milhões e 500 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.