Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 14 de junho de 2021
Só Fortaleza e Athletico Paranaense seguem 100%

Em três rodadas do Campeonato Brasileiro - claro, com a devida ressalva de que quatro clubes (Grêmio, Flamengo, Cuiabá e Atlético Goianiense) estão com um jogo a menos -, somente Fortaleza e Athletico Paranaense mantém os 100% de aproveitamento, destacando-se positivamente de outros muito mais "cantados em prosa e verso". Se isso significará algo bom para eles no final eu não sei, mas falo do momento. E o momento é deles.



O Fortaleza seguia zerado com o Sport até que Mãodana... digo: até que Maidana pensou que estava ou dando uma cortada de vôlei ou um toco de basquete dentro da área. Um dos pênaltis mais bocós que já assisti em mais de três décadas olhando futebol resultou no 1 x 0 assinado pelo Wellington Paulista, mais reforçado quando Maxwell foi pro olho da rua com apenas oito minutos em campo. Invicto diante dos rubro-negros em território cearense há 11 partidas em 41 anos, o Leão do Pici está invicto há 19 jogos e faz história ao ser o primeiro nordestino a vencer as três primeiras partidas nos pontos corridos da Série A (antes que alguém lembre do Bahia em 2020: faturou as três primeiras rodadas, mas entre a 2ª e a 3ª jogou a 4ª antecipada e empatou). Juan Pablo Vojvoda tem agora oito vitórias e dois empates, com 32 gols marcados e quatro sofridos. Mesmo quando não brilha intensamente, segue exitoso.

Para deixar a noite dominical tricolor mais divertida no âmbito local, o Ceará fracassou outra vez ao apenas empatar sem gols com a Chapecoense, que do jeito que está periga fazer um "bate-e-volta" rumo à Série B.



Aí vamos para o Furacão, que reencontrou Tiago Nunes e teve Matheus Babi fazendo 1 x 0 para não apenas voltar a vencer suas três primeiras partidas depois de 30 anos, como para voltar a derrotar o Grêmio aqui em Porto Alegre em Brasileirões depois de mais de 38 anos - até agora a única vez tinha sido nos 2 x 1 de 27 de fevereiro de 1983. Foi apenas a 4ª vez que os rubro-negros superaram os tricolores na aldeia pampeana, somadas aos 5 x 1 da Sul/Minas de 2002 e ao 1 x 0 da Copa do Brasil de 2016 (mas ali os gremistas venceram nos pênaltis). António Oliveira continua na crista da onda, agora com 12 vitórias, um empate, uma derrota, 22 gols marcados e quatro sofridos. Destaque ainda para a solidez defensiva: três gols sofridos nos últimos 10 jogos, oito deles com adversário zerado.

Enquanto isso, o Internacional até passou pelo Bahia por 1 x 0 no primeiro jogo após a demissão do Miguel Ángel Ramírez e manteve a invencibilidade neste embate há cinco jogos desde 2013 em Salvador e geral desde 2014, nem por isso tendo vida tranquila. Pra começo de conversa: bem sem vergonha o pênalti que marcaram, rs... Edenilson é que não foi nada sem vergonha na cobrança, 11º acerto em 11 cobranças pelo Colorado. O grande problema está no transtorno psicológico nítido: 3ª expulsão seguida de zagueiro, agora do Lucas Ribeiro, e 11º jogador expulso nas 26 partidas desta temporada. Eram quatro partidas de invencibilidade dos tricolores soteropolitanos.



Em duelo entre dois apontados candidatos ao título, o Atlético Mineiro fez sua parte com 1 x 0 diante do São Paulo, que não começava tão mal um Campeonato Brasileiro desde 2006. Pior: os são-paulinos nunca tinham ficado sem marcar uma única vez que fosse nas três primeiras atuações no torneio. Da parte do Galo, ele não é superado pelos tricolores no Mineirão há 13 partidas em 30 anos, das quais seis exitosas. União praticamente invencível.

Um mineiro ganhou, mas o outro não. O América chegou às sete partidas sem vitória ao tomar 2 x 0 do Flamengo, que enfim parou de ser vazado - quatro jogos sem tomar gol. São 15 partidas de invencibilidade dos rubro-negros, os cariocas ganhadores desta 3ª rodada pois o Fluminense contentou-se em evitar o pior diante do Red Bull Bragantino, que tinha dois gols de vantagem, mas entregou a rapadura a ponto do 2 x 2 sair aos 47 da etapa final.

Esta rodada, aliás, não teve uma única vitória paulista pois, além da derrota do São Paulo e do empate do Bragantino, o Santos ficou no 0 x 0 com o Juventude, para quem nunca perdeu na Vila Belmiro em 10 enfrentamentos (metade vitoriosa). Empate também tivemos no 1 x 1 do Palmeiras do Raphael Veiga, reencontrado com as redes após oito porfias, com o Corinthians do Gabriel, pela vez primeira anotando em um dérbi. Embora o Verdão não perca para o Coringão há sete realizações (marca não atingida desde 2009), está cambaleante no Allianz Parque neste ano: nove vitórias, seis empates e seis derrotas. O Palmeiras passou o fim-de-semana de luto pois vitimados pelo coronavírus foram dois funcionários seus: o podólogo Edson Silva e o segurança Cristiano de Oliveira.

Com a ressalva dos embates atrasados feita na abertura e que me leva a já agora adotar os "asterísticos", pela vez primeira trago a classificação do Campeonato Brasileiro: em 1º, Fortaleza e Athletico Paranaense com 9; em 3º, Flamengo*, Atlético Goianiense* e Atlético Mineiro com 6; em 6º, Red Bull Bragantino e Fluminense com 5; em 8º, Bahia, Palmeiras, Corinthians, Ceará, Santos e Internacional com 4; em 14º, Juventude com 2; em 15º, Cuiabá*, Sport, São Paulo e Chapecoense com 1; e em 19º, Grêmio* e América Mineiro com 0.

Neste meio de semana, a 4ª rodada não terá Athletico x Flamengo devido à volta Flamengo x Coritiba da Copa do Brasil na quarta-feira. Demais pelejas: na quarta, São Paulo x Chapecoense e Internacional x Atlético Mineiro às 19h, Corinthians x Bragantino às 20h30 e Juventude x Palmeiras às 21h30; e na quinta, Ceará x Bahia e América x Cuiabá às 16h e Fluminense x Santos, Sport x Grêmio e Atlético Goianiense x Fortaleza às 19h (o jogo de Recife estava marcado para 21h até 10 da noite de ontem, quando antecipado foi por ser o horário de Brasil x Peru).

O troco do Brusque pelo Campeonato Catarinense veio na Série B



Eliminado na semifinal estadual pelo Avaí, derrotou ele ontem à noite por 2 x 1 para se igualar ao Náutico como únicos 100% após três rodadas do torneio nacional. Positivo também foi o Botafogo, que mandou o jogo contra o Remo em Volta Redonda e arredondou seu domingo com 3 x 0. Os dois cariocas se deram bem, pois no sábado o Vasco saiu de 0 x 1 para 2 x 1 em três minutos sobre o Brasil em Pelotas. Já o CRB venceu uma partida alucinante com "AL" maiúsculo (como diriam em Piranhas, Maragogi e Piaçuabuçu) num espaço de menos de 15 minutos na etapa inicial, com ele na frente e o Confiança igualando duas vezes. O desempate para 3 x 2 só veio aos 39 do segundo.

Para deixar o fim-de-semana regateano melhor, o CSA tomou fumo de 1 x 0 do Vila Nova, o goiano vencedor da rodada pois o Goiás na frente estava graças a um bizarríssimo gol contra do Joseph até 43 minutos da metade complementar, quando Marcinho impediu de ser negativa a estreia do Mozart na casamata do Cruzeiro. 1 x 1 e assim ficamos, a exemplo de Coritiba e Londrina, ao passo que Vitória e Operário também iguais, mas sem gols.

Vamos à classificação da Bêzona: em 1º, Náutico e Brusque com 9 pontos; em 3º, Botafogo e CRB com 7; em 5º, Goiás, Vila Nova e Sampaio Corrêa com 5; em 8º, Guarani, Coritiba, Operário, Vasco e Remo com 4; em 13º, Confiança com 3; em 14º, Vitória e Londrina com 2; e em 16º, Ponte Preta, Brasil, CSA, Cruzeiro e Avaí com 1.

A 4ª rodada tem Brusque x Coritiba adiado devido ao Coxa na Copa do Brasil. Demais duelos: amanhã, Náutico x Vila e CSA x Guarani às 19h e Goiás x CRB e Confiança x Brasil às 21h30; na quarta, Remo x Vitória às 16h, Operário x Sampaio às 18h, Vasco x Avaí às 19h e Ponte x Cruzeiro às 21h30; e na quinta, Londrina x Botafogo às 19h.

Seleção estreou com vitória na Copa América



Grupo B aberto por Colômbia 1 x 0 Equador e Brasil 3 x 0 Venezuela, folgando o Peru. Neymar deixou o seu e foi aos 67 gols pela Seleção, dez abaixo de Pelé nas contas da FIFA e 28 abaixo no levantamento da CBF (que, fora de campo, tem agora Gilberto Barbosa como secretário pessoal do presidente tampão Coronel Nunes - Gilberto, afastado em 2018 após agredir um torcedor com um copo de vidro em um restaurante na Rússia durante a Copa do Mundo, o que só mostra que não adianta nada cair uma laranja podre tipo Rogério Caboclo se outra igual a substitui).

A 8ª vitória brasileira consecutiva foi marcada por uma crítica do Casemiro à realização do torneio, que não está errada, mas que de nada adianta se os jogadores menosprezam o poder de representatividade que possuem, abaixam a cabeça e se sujeitam a isso ao invés de se rebelarem, até porque queria ver a CBF ter culhões de mexer com eles pensando no desejo do hexa. Os venezuelanos tiveram sete no banco e apenas dois titulares da última rodada das Eliminatórias, 12 casos de Covid-19 e 15 novas convocações feitas graças ao novo regulamento.

Ao término da partida no Mané Garrincha, o sistema de som tocou nada mais e nada menos que "Apesar de Você", do Chico Buarque, que infelizmente está atualíssima após quase cinco décadas... Enfim, o torneio continua nesta segunda com Argentina x Chile e Paraguai x Bolívia começando o Grupo A, folguista sendo o Uruguai.

Outros destaques do fim-de-semana e de amanhã à tarde

Campeonato Brasileiro Série C A 3ª rodada do Grupo A teve Tombense 2 x 2 Altos, Botafogo da Paraíba 1 x 2 Volta Redonda, Manaus 2 x 1 Floresta e Jacuipense 0 x 2 Paysandu, acabando hoje com Ferroviário x Santa Cruz. No Grupo B, tivemos Criciúma 2 x 1 Ypiranga, Paraná 1 x 1 Figueirense (este no dia seguinte aos seus 100 anos), Botafogo de Ribeirão Preto 1 x 3 Mirassol, Novorizontino 0 x 0 Oeste e São José (novo time do Maxi Rodriguez, ex-Grêmio e Vasco) 0 x 0 Ituano. Classificação: em 1º, Novorizontino e Criciúma com 7; em 3º, Ypiranga e Botafogo com 6; em 5º, Figueirense com 4; em 6º, Mirassol com 3; em 7º, São José com 2; e em 8º, Oeste, Paraná e Ituano com 1.

Campeonato Brasileiro Série D A 2ª rodada teve em São Bento 1 x 1 Bangu uma preocupação muito semelhante à da Eurocopa com Eriksen. Felizmente, igual aqui tal qual lá. Caio Cezar, do time carioca, sofreu uma convulsão em campo no fim do 1º tempo, mas graças a Deus foi devidamente atendido e recebeu alta médica neste domingo. O goleador da rodada foi Michel, quatrilho dele nos 5 x 1 do Caxias no Rio Branco de Paranaguá. Classificados para as oitavas da Copa do Brasil, o Juazeirense anotou 2 x 0 no ASA e o ABC goleou o Sousa por 4 x 0.

Copa do Brasil Sub-20 Final aberta com Coritiba 1 x 1 Botafogo. Volta domingo que vem, pênaltis com outro empate.

Amistoso feminino Segunda-feira de Brasil x Canadá, segundo e último amistoso das nossas gurias nesta leva.

Campeonato Uruguaio A derrota do Sud América por 5 x 0 para o Liverpool, com sua presença em campo aos 29 minutos da segunda etapa, marcou o fim da carreira de Loco Abreu após 31 clubes defendidos. O agora ex-futebolista de quase 45 anos foi campeão da Copa América de 2011 pelo Uruguai e venceu taças por Botafogo (Carioca de 2010), Nacional (Uruguaios de 2001 e 2005, Aperturas de 2003 e 2004 e Clausura de 2001), San Lorenzo (Argentino Clausura de 2001), River Plate (Argentino Clausura de 2008) e Santa Tecla (Salvadorenho Apertura de 2016).

Golaço, emoção, ineditismo, desespero... é Eurocopa!



Já tivemos alguns lindos gols nestes primeiros dias, mas o primeiro golaço-aço-aço aconteceu na manhã desta segunda em proeza do nada brega Schick, como diriam Glória Menezes e Marília Pêra, na dobra pessoal para 2 x 0 da República Tcheca sobre a Escócia. Nem dá para dizer que foi "o gol que Pelé não fez", mais verdadeiro chamar de "o gol que um monte de gente fez e só Pelé que não". Desfecho do Grupo D aberto na manhã dominical pela primeira estreia vitoriosa da Inglaterra na história do torneio, 1 x 0 sobre o Croácia rompendo a sequência de cinco empates e quatro derrotas. Por um gol a mais, tchecos na frente dos ingleses ao término desta primeira rodada.

O Grupo C teve a primeira grande partida desta edição: Holanda 3 x 2 Ucrânia. (não adianta, Regys Silva, não consigo parar de chamar a Holanda de Holanda mesmo sendo errado agora, é igual ter gente que me chama de Eduardo Cesar mesmo eu não querendo... rs) Os laranjas abriram dois gols de frente, mas os ucranianos buscaram a igualdade, até que nos instantes finais aconteceu o desempataço. Por um gol a mais, quem lidera a chave neste começo é a Áustria, que não vencia por um torneio gigantão desde os 2 x 1 sobre os Estados Unidos na longínqua e distante Copa do Mundo de 1990, tendo ainda sua primeira vitória em Eurocopas na história. 3 x 1 históricos tanto para ela quanto para a Macedônia do Norte apesar da derrota, já que estreada está na competição e já com bola na rede.

O Grupo A tem a Itália liderando sozinha depois que País de Gales e Suíça empataram em 1 x 1 e o Grupo B teve a Bélgica derrotando a Rússia por 2 x 0 com direito ao super controverso gol do Lukaku, já que ele estava adiantado, mas como houve desvio no adversário, considera-se pela regra que isso tira a condição de impedimento - o que, vamos e convenhamos, é um absurdo com "AB" maiúsculo, como diriam burgueses que não aceitam que os de baixo tenham benesses iguais ou semelhantes às deles só porque arrogantemente se acham "superiores".

E tivemos a estreia vitoriosa da Finlândia em Eurocopas no 1 x 0 sobre a Dinamarca. Angústia, desespero, medo. Tudo isso veio no desmaio do Eriksen, que de fato chegou a estar morto por alguns minutos e foi ressuscitado, conforme o médico Morten Boesen - justificou-se, portanto, todo o temor que tantos sentiram por uma hora e meia. Alguns imundos desgraçadamente desprovidos de caráter andaram espalhando nas redes que haveria influências de vacina contra o coronavírus na situação do jogador, uma mentira retardadamente cafajestíssima. E entrevistas dadas hoje pelos atletas da Dinamarca evidenciaram: balela aquilo que a UEFA empurrou de "quiseram voltar a jogar".

Segunda-feira ainda de Grupo E aberto por Polônia x Eslováquia e Espanha x Suécia, ficando para amanhã à tarde a abertura do aguardadíssimo Grupo F com Hungria x Portugal e, especialmente, França x Alemanha.

Curtinhas Esportivas

Escudero pendurou as chuteiras Agora ex-futebolista aos 34 anos, ele foi campeão por Atlético (Mineiro de 2012), Vitória (Baiano de 2013) e Cuiabá (Copa Verde de 2019), além da Argentina (Mundial Sub-20 de 2007).

Presidente da FIBA acusado de assédio sexual Denúncias publicadas pelo The New York Times levaram ao afastamento de Hamane Niang do comando da entidade máxima do basquete mundial.

Bonita solidariedade no Mundial de Judô A decisão do peso pesado teve Wakaba Tomita lesionando o joelho ao tentar uma entrada sobre Sarah Asahina e ficar com o pé preso no tatame. Punida por falso ataque, perdeu a luta e o ouro para Sarah, que foi na direção dela e a carregou nas costas para deixar o tatame.

Fórmula Indy incendiária em Detroit Nos sentidos figurado e literal. O literal foi num princípio de incêndio na caranga do Romain Grosjean neste domingo - ele, que quase morreu queimado na Fórmula 1 do Bahrein em 2020. O piloto tentou ajudar a apagar o incêndio com um extintor, mas os bombeiros o impediram disso. Como se complicação assim não fosse o bastante, teve ainda no sábado o fortíssimo acidente do Felix Rosenqvist, que levou a uma longa interrupção da primeira corrida - o piloto foi hospitalizado. Enquanto ela foi faturada por Marcus Ericsson, a segunda disputa teve Pato O'Ward como vencedor. No campeonato, ele lidera com 299 pontos, um acima de Álex Palou.

Barbosa Krejcikova campeã ao dobrado em Roland Garros Não bastou vencer um troféu; tinha que ser dois. Depois do simples já destacado na coluna de fim-de-semana, ela papou também a taça das duplas ao lado da também tcheca Katerina Siniakova por 2 x 0 (6/4 e 6/2) sobre a polonesa Iga Swiatek e a ianque Bethanie Mattek-Sands.

Novak Djokovic campeão numa decisão espetacular



Quando saiu o chaveamento de Roland Garros, imaginou-se que o campeão viria do lado no qual estavam os três principais craques do tênis: o sérvio, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer. De fato saiu dali o campeão, mas não foi com facilidade de forma alguma. Primeiro grego a decidir um Grand Slam, Stefanos Tsitsipas mostrou que veio para ficar, para ser uma nova e ótima realidade futura. Venceu os dois primeiros sets, mas aí falou mais alto a experiência, o "peso da camisa" de Djokovic para um 3 x 2 fantástico (6/7, 2/6, 6/3, 6/2 e 6/4). O sérvio é o único jogador da era aberta a vencer cada Slam ao menos duas vezes: Roland Garros duas (a anterior em 2016), Estados Unidos três, Wimbledon cinco e Austrália nove. Com 19 títulos, está a apenas um de igualar Nadal e Federer.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Super Rádio Tupi agora na televisão Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que começou nesta segunda a transmissão de programas da FM 96,5 em vídeo através da TV Max, sintonizada nos canais 25 e 525 da Claro/Net do Rio de Janeiro. São atrações veiculadas das 6h às 15h: "Show do Antônio Carlos", "Show do Clóvis Monteiro", "Programa Francisco Barbosa", "Patrulha da Cidade" e "Cidinha Livre". Só ficou de fora o "Programa Isabele Benito" pois televisivamente ela é exclusiva do SBT, onde comanda o "SBT Rio" às 11h40, e o horário das 10h às 11h tem o exclusivo da TV Max "Radar Tupi", com Bárbara Mello, Amanda Ribeiro e Bruno Cantarelli.

Rede Record de luto: morreu Domingos Fraga O diretor executivo jornalístico tinha 62 anos e faleceu no sábado devido ao coronavírus, infectado que foi em março ao participar presencialmente de uma reunião na redação da emissora. Atuante na Record nos últimos 15 anos em funções variadas, começou no Rio de Janeiro e passou pela revista IstoÉ, sendo criador e diretor da Quem, além de professor jornalístico na Cásper Líbero.

"RedeTV! News" com nova dupla fixa Com apresentadores provisórios desde junho do ano passado, quando Mariana Godoy deixou a emissora - e depois havendo a demissão do Boris Casoy em setembro -, o noticiário passa a ser feito a partir desta segunda-feira por Augusto Xavier e pela recém-contratada Millena Machado.



Agda Queiroz deixou a TV Vanguarda A jornalista deixou a afiliada da Globo no Vale do Paraíba após 15 anos, por último sendo apresentadora do "Link Vanguarda" na hora do almoço. Em pronunciamento no Instagram, ela afirmou que a emissora queria trocá-la de horário, o que não aceitou e que resultou na decisão de sair.

Programas de entrevistas de volta na GloboNews A partir desta segunda, Miriam Leitão volta a ter suas entrevistas veiculadas às 23h30, horário que a partir desta terça voltará a contar com Roberto D'Avila.

Tiago Leifert muito bem repercutido no "Domingão do Faustão" Do que acompanhei no momento, foi eminentemente positiva a receptividade do público a ele na apresentação do programa, que Fausto Silva não fez pois recupera-se de uma infecção urinária e que deverá ter alta nesta terça. Quem sabe não esteja aí a melhor solução para os domingos da Globo depois que Fausto retornar à Bandeirantes? Muito se fala no Luciano Huck, mas apresentador por apresentador nem há comparação, Tiago leva ampla vantagem em inúmeros sentidos.



Ex-assistentes de palco muito conhecidas foram resgatadas pelo SBT Foi em imagens de arquivo mostradas no "Domingo Legal" durante homenagem aos 25 anos do Celso Portiolli na emissora. Três então assistentes de palco foram resgatadas: Paolla Oliveira, que dispensa apresentações (e que um dia, só um dia, eu queria que me desse um "olá, Edu" lá no Twitter, mas já estou convencido de que nem sequer isso um dia conseguirei, quanto mais falar com ela via videochamada, que dirá conhecer pessoalmente); Fernanda Vasconcellos, atualmente reprisada na Globo em "A Vida da Gente"; e Izabella Camargo, voz-padrão da Rádio Bandeirantes e locutora do "Primeira Hora".

SBT virou sigla de Sistema Bíblico de Televisão Ainda mais com isso de mostrarem capítulos e versículos da Bíblia Sagrada nos intervalos da programação. Se fosse só isso, ainda não seria nada pois seria uma "coisa típica do SBT". Mas um deles recomendou que não se criticasse o governo "nem mesmo em pensamento". Como Silvio Santos é um dos maiores puxa-sacos do presidente Jair Bolsonaro, vide o VT sobre a tal motociata mostrado em seu programa (como, de resto, ele é puxa-saco de tudo quanto é presidente ao longo das décadas), já viu...

Emoção no reencontro do Roupa Nova sem Paulinho O show feito por eles no sábado à noite contou com a participação especial de Fábio Nestares, ex-Rádio Táxi, e incluiu uma homenagem ao vocalista falecido em dezembro do ano passado por causa da Covid-19. Na canção "Os Corações Não São Iguais", um microfone na frente do palco não foi ocupado por ninguém e imagens do Paulinho foram projetadas no telão colocado atrás do baterista e vocalista Serginho Herval, que ficou escancaradamente abalado e emocionadíssimo.

Luto no cinema: morreu Ned Beatty Falecido de causas naturais neste domingo aos 83 anos, o ator foi indicado ao Oscar de coadjuvante por "Rede de Intrigas" e também fez "Superman" e "Amargo Pesadelo".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 14 de junho, são estas:

*85 anos do nascimento de Wilson das Neves, baterista falecido em 2017 e que tocou com inúmeros grandes artistas e em vários grupos, entre eles Os Catedráticos.

*75 anos de Donald Trump, ex-apresentador da versão original do programa "O Aprendiz" e ex-presidente dos Estados Unidos.

Bela do Dia: Munique Marques

Munique Marques, jornalista do portal GloboEsporte em São Paulo e que ontem brilhou no "Show do Intervalo" de Atlético Mineiro x São Paulo. Não demora muito e começará a brilhar mais e mais no SporTV, no Premiere e na própria TV Globo.

*55 anos ao dobrado: de João Antônio, ex-futebolista campeão por Paraná (Brasileiro da Série B em 1992 e três vezes estadual), Atlético Paranaense (Brasileiro da Série B em 1995) e Grêmio (Copa do Brasil em 1997, Brasileiro e Recopa Sul-Americana em 1996, Supercopa do Brasil em 1990 e cinco Gaúchos); e de Traylor Howard, atriz que fez a Sharon na série "Três é Demais" (não a das gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, mas sim a "Two Guys and a Girl") e a Natalie da série "Monk, um Detetive Diferente".

*50 anos da morte de Stuart Angel, estudante de economia nascido em 1946 e cujo assassinato fez dele um desaparecido político, o que levou sua mãe, a estilista Zuzu Angel, a muitas vezes denunciar isso até morrer em 1976.

*45 anos ao dobrado: de Lavínia Vlasak, atriz de novelas como "O Rei do Gado", "Mulheres Apaixonadas" e "Totalmente Demais", todas na Globo, atualmente revista em "Prova de Amor" na Record; e da estreia do "Gong Show", programa de talentos amadores transmitido pela NBC até 1978 e do qual diversos trechos foram exibidos aqui no Brasil pelo "Show de Calouros" no SBT.

*40 anos de Elano, atual treinador da Ferroviária e ex-futebolista campeão por Brasil (Copas América de 2007 e das Confederações de 2009), Santos (Libertadores de 2011, Brasileiros de 2002 e 2004 e quatro Paulistas), Flamengo (um Carioca), Shakhtar Donetsk (um Ucraniano, uma Copa e uma Supercopa da Ucrânia) e Chennaiyin (um Indiano e uma Superliga Indiana).

*20 anos do Bahia campeão baiano com 3 x 1 sobre o Juazeiro.

*5 anos da morte de Ann Guilbert, atriz nascida em 1928 e que fez a vovó Yetta na série "Nanny".

Clipe do Dia: Boy George

Uma das figuras mais excêntricas dos anos 80 celebra 60 anos nesta segunda-feira - mas não apenas excêntrico e sim também um baita cantor, como demonstrou nos muitos anos de liderança do Culture Club em clássicos como "Karma Chameleon" e "Do You Really Want To Hurt Me". Um dos meus temas preferidos da banda foi tema do Douglas interpretado por Cláudio Cavalcanti na novela "Transas e Caretas", da Globo: a excelente "Victims", de 1983.



Clipe do Dia: "Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões"

Lançado era há 30 anos hoje completados esta popular aventura dirigida por Kevin Reynolds e estrelada por Kevin Costner, Morgan Freeman e Mary Elizabeth Mastrantonio. O filme ganhou mais relevância ainda pela linda canção central, que foi indicada ao Oscar: "Everything I Do", momento maior de Bryan Adams.



Clipe do Dia: "O Fim do Mundo"

Há 25 anos concluídos nesta segunda terminava a novela das oito que mais pareceu minissérie por durar somente 35 capítulos, servindo como "sala de espera" para "O Rei do Gado". Escrita por Dias Gomes e estrelada por José Wilker, Paloma Duarte e Bruna Lombardi, tem como trilha principal "O Último Dia", com Paulinho Moska.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 487 mil dos mais de 17 milhões e 400 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.