Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 12 e 13 de junho de 2021
Agonia, tensão, drama... mas Eriksen ficou bem



A Eurocopa foi marcada no sábado pela fortíssima imagem do Eriksen, aos 42 minutos do 1º tempo, desabando do nada no gramado quando sua Dinamarca empatava sem gols com a Finlândia. Angústia, drama, tensão, desespero... houve altíssimo temor pelo pior, não consegui não lembrar do Serginho em 2004. Graças a Deus, notícias positivas chegaram após alguns minutos e o pior deu lugar à esperança pelo melhor. O jogo acabou retomado depois de uma hora e meia e o intervalo, por causa disso, durou apenas cinco minutos. Os finlandeses fizeram hisória ao vencer por 1 x 0, os dinamarqueses perderam o pênalti do empate. Mas não perderam um dos seus, felizmente.

A partida acima começou o Grupo B, continuado neste sábado por Bélgica x Rússia. O Grupo A teve a inauguração da competição com um contundente 3 x 0 da Itália sobre a Turquia na etapa derradeira. Demiral entrou para a história pela porta dos fundos pois, pela vez primeira em seis décadas, o primeiro gol de uma edição foi contra. Foi a primeira vez em Eurocopas que os italianos marcaram mais de duas vezes na mesma partida e a primeira com três gols em torneio de primeiro nível desde os 3 x 0 sobre a Ucrânia nas quartas da depois conquistada Copa do Mundo de 2006. Roberto Mancini e cia. não são superados há nove jogos oficiais e 28 no total. Quem é que pode com eles?

O domingo começa o Grupo D com Inglaterra x Croácia, depois vem o Grupo C com Áustria x Macedônia e Holanda x Ucrânia. Segunda de manhã, o D conclui a rodada inicial com Escócia x República Tcheca. Na segunda à tarde, o Grupo E dará o pontapé inicial com Polônia x Eslováquia e depois Espanha x Suécia.

Começa a Copa América (e a preocupação com a Covid)

Trazida para cá após as desistências da Colômbia devido à crise política e da Argentina por causa da gravidade da pandemia, aberta neste domingo será esta edição por Brasil x Venezuela pelo Grupo A. O sinal amarelo já foi ligado de cara pois a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou neste sábado uma informação inicial do Metrópoles sobre um surto nos venezuelanos, sendo 12 casos entre jogadores e membros da comissão técnica. O domingo terá ainda por esta chave Colômbia x Equador, cada rodada tendo um folguista e este sendo o Peru. O Grupo B contará com Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Só o lanterna de cada chave será eliminado, é mole?

A competição iniciará depois que sete associações nacionais de jogadores assinaram um comunicado manifestando apoio a ela: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela. Campeão em todas as edições aqui realizadas (1919, 1922, 1949, 1989 e 2019), o Brasil ficou de fora dessa. De fora também está Rogério Caboclo da presidência da CBF, cujos funcionários divulgaram através dos veículos oficiais da própria entidade um manifesto no qual afirmam confiar na Comissão de Ética, que investiga as denúncias de assédio sexual e moral.

A 3ª rodada do Brasileirão - que não será interrompido

O Flamengo quis interrompê-lo devido à perda de quatro jogadores para a Copa América, mas o STJD indeferiu a liminar pedida pelo clube e a bola vai mesmo rolar, começando no sábado com Palmeiras x Corinthians (3 pontos de cada), dérbi que marca o 100º jogo alviverde no Allianz Parque. Com apenas uma competição para todo o segundo semestre pela vez primeira desde 2011, os alvinegros não vencem este confronto há seis realizações (três perdidas) desde 2017. Sábado também de Santos (3 pontos) x Juventude (1 ponto), reencontrados depois do 1 x 0 paulista em 8 de setembro de 2007. O Peixe jamais caiu pro Papo na Vila, quatro vitórias e três empates.

No domingo à tarde, o Flamengo (3 pontos) ainda sem o infectado pelo coronavírus Rogério Ceni terá pela frente o América Mineiro (0 ponto), vindo do baque da eliminação na Copa do Brasil. Em encontro de classificados, teremos Atlético Mineiro (3 pontos) x São Paulo (1 ponto) em Belo Horizonte, onde os tricolores ganharam pela vez última em 2016, depois disso os atleticanos vencendo três e empatando uma vez. Também classificados na CB, Grêmio (0 ponto) e Athletico Paranaense (6 pontos) se encaram. Tiago Nunes voltou no meio da semana no empate com o Brasiliense e, apesar de 11 vitórias em 13 partidas, António Oliveira não caiu no gosto de alguns rubro-negros.

No domingo à noitinha, um Bahia x Internacional fervilhante. Os tricolores seguem na Copa do Brasil e os colorados não têm mais Miguel Ángel Ramírez, demitido mesmo estando com Covid-19 e que saiu após 11 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, pesando muito a eliminação pro Vitória. São 19 mudanças de treinador em 10 anos, vi no GloboEsporte. Como ser feliz desse jeito? Pode estar aí a oportunidade tricolor de romper uma escrita de não derrotar os alvirrubros há oito enfrentamentos (sete perdidos) desde 2013. Mais Nordeste em ação com esse Fortaleza do Juan Pablo Vojvoda, que tem sido uma sensação destes dias e que tem ótima possibilidade de novo triunfo ante o Sport.

Em embate de excluídos da CB, o Ceará visitará a Chapecoense sem que dê pra sabermos quem está pior - sim, a Chape está pior, mas o Vozão teve uma semana péssima.. E pela vez terceira nos últimos 10 dias, Red Bull Bragantino e Fluminense "se encarar-se-ão-se um ao outro e vice-versa", desta vez pelo Brasileirão após a classificação carioca com as calças nas mãos por, como diria André Marques, ficar no limite na volta da última quarta. Os paulistas nunca perderam para o Flu como mandantes na competição, três sucessos e uma igualdade. Teríamos ainda Cuiabá x Atlético Goianiense, que ficou para sabe lá Deus quando devido ao uso da Arena Pantanal pela Copa América.

Também na sexta-feira da Série B só deu Nordeste

A 3ª rodada começou com o Náutico indo aos 9 pontos com uma vitória de autoridade por 3 x 1 sobre o Guarani, que permaneceu com 4. Se um de Campinas perdeu, o outro também se deu mal. Último lance, 15 segundos para o fim e o Sampaio Corrêa foi aos 5 pontos ao aplicar 1 x 0 na Ponte Preta, que continua com um único.

Sábado de quatro jogos: CRB (4 pontos) x Confiança (3 pontos), Vila Nova (2 pontos) x CSA (1 ponto), Brasil x Vasco (1 ponto para ambos) - vascaínos, que tiveram o troféu da Libertadores de 1998 penhorado por causa de dívidas de mais de 64 mil reais com o basquetebolista norte-americano Nick Okorie, o que é negativíssimo - e Cruzeiro (0 ponto) x Goiás (4 pontos). Outros quatro no domingo: Botafogo x Remo (4 pontos para ambos), Avaí (1 ponto) x Brusque (6 pontos), Vitória (1 ponto) x Operário (3 pontos) e Coritiba (3 pontos) x Londrina (1 ponto).

Outros destaques do fim-de-semana

Brasileiro Série C A 3ª rodada tem pelo Grupo A no sábado: Manaus (3 pontos) x Floresta (4 pontos) e Jacuipense x Paysandu (1 ponto para ambos). Para domingo, temos: Tombense (2 pontos) x Altos (3 pontos) e Botafogo da Paraíba (4 pontos) x Volta Redonda (3 pontos). O Grupo B destaca no sábado: Novorizontino (6 pontos) x Oeste (0 ponto), São José (1 ponto) x Ituano (0 ponto) e Botafogo de Ribeirão Preto (6 pontos) x Mirassol (0 ponto). Domingo de: Criciúma (4 pontos) x Ypiranga (6 pontos) e Paraná (0 ponto) x Figueirense (3 pontos).

Brasileiro Série D Destaques na 2ª rodada para os classificados às oitavas da Copa do Brasil: Juazeirense recebendo o ASA e ABC mandante contra o Sousa, ambos no domingo. Destaque ainda no sábado para o 4 de Julho, pós-goleada de 9 x 1 sofrida para o São Paulo, atuando em seus domínios contra o Imperatriz.

Copa do Brasil Sub-20 Começa no domingo a decisão entre Coritiba e Botafogo.

As mulheres bem fizeram o que os homens nem fizeram



O maior dos gols da Seleção Feminina nos 3 x 0 sobre a Rússia não foi nenhum do jogo em si e sim o externo a ele, com a faixa de protesto e o manifesto contra assédios sexuais e morais depois das denúncias contra Rogério Caboclo. Por inúmeras razões, elas teriam muito mais a perder do que eles se marcassem tal posição da mesma maneira. Ponto a favor de Pia Sundhage, Marta e cia., solidárias com a denunciadora como Tite e associados não foram. Não adianta, tem momentos em que as mulheres só podem mesmo contar com as próprias mulheres, há dores que apenas elas sabem como são. Os homens deveriam ser sempre solidários a elas, mas... homens, né?

Sábado: 100 anos do Figueirense



Hoje ele não vive um momento positivo pois foi eliminado do Campeonato Catarinense na semifinal e está na terceira divisão do Brasil, mas ora bolas, é um clube de tradição e que merece sempre ser bem considerado. 18 vezes campeão estadual (a última em 2018), foi vice da Copa do Brasil em 2007 e das Séries B de 2001 e 2010. No dia seguinte ao centenário, visitará o Paraná esperando dar à gente alvinegra um presente atrasado de aniversário.

Sábado: 80 anos de Antônio Lopes



Um dos grandes treinadores do futebol brasileiro está de aniversário. Auxiliar técnico do Brasil no penta mundial em 2002, o ex-delegado de polícia foi jogador e venceu como preparador físico o Pan-Americano de 1979 pela Seleção e o Brasileiro de 1974 e o Carioca de 1977 pelo Vasco, no qual faria história na casamata ao faturar a Libertadores de 1998, o Brasileiro de 1997, o RJ/SP de 1999 e os Cariocas de 1982, 1998 e 2003.

Se o Cruzmaltino - do qual foi coordenador técnico até outubro do ano passado - é a equipe pela qual mais venceu, longe está de ter sido a única. Lopes também levantou taças por Internacional (Copa do Brasil e Gaúcho ambos em 1992), Sport (Pernambucano de 1988), Paraná (Paranaense de 1996), Coritiba (Paranaense de 2004) e Corinthians (Brasileiro de 2005, ano no qual foi vice da Libertadores pelo Atlético Paranaense).

Sábado: 20 anos da chegada de Felipão à Seleção Brasileira



Respaldado por títulos em Criciúma (uma Copa do Brasil), Cruzeiro (uma Sul/Minas) e especialmente Grêmio (uma Libertadores, um Brasileiro, uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e três Gaúchos) e Palmeiras (uma Libertadores, uma Mercosul, uma Copa do Brasil e um RJ/SP), Luiz Felipe Scolari era anunciado pela CBF como substituto de Emerson Leão, mandado embora após o 4º lugar na Copa das Confederações.

O começo do conterrâneo foi difícil, estreia derrotada diante do Uruguai e eliminação histórica na Copa América para Honduras. Aos trancos e barrancos, veio a classificação nas Eliminatórias, garantida somente na última rodada em 3 x 0 sobre a Venezuela. Felizmente, aí parou a tempestade pois na Coreia do Sul e no Japão seria só bonança com o Brasil pentacampeão mundial com a campanha perfeita: sete partidas e sete vitórias.

Felipão deixou a Seleção após esta conquista e abriria 2003 com um novo desafio: a esquadra de Portugal, que seria vice-campeã europeia em 2004 e 4ª colocada mundialista em 2006. Uma frase ouvi certa feita do Francisco Garcia e jamais esqueci: "nunca volte para um lugar onde você foi feliz". Talvez se levasse isso em conta, Scolari não teria regressado em 2012. Sim, teve a Copa das Confederações, mas também teve o 7 x 1... rs

Curtinhas Esportivas

Etapas da Extreme E canceladas na América do Sul Mais especificamente aqui no Brasil e na Argentina que não teremos a categoria elétrica de off road. Tudo, claro, devido à gravidade extrema da pandemia do coronavírus. Já tem quem duvide que não tenhamos nem o GP do Brasil de Fórmula 1 - e tem quem queira público nele, bah!!!

Domingo tem final masculina em Roland Garros Novak Djokovic passou por uma semifinal extraordinária contra Rafael Nadal, que apenas e tão somente pela vez terceira foi derrotado no Grand Slam de Paris, a primeira para Robin Soderling em 2009 e a segunda para o próprio sérvio em 2015. Nesta sexta, a vitória por 3 x 1 veio com um 3º set fantástico de uma hora e 32 minutos de duração, findado em 7/6 com 7/4 no tie-break. O adversário na decisão será Stefanos Tsitsipas, que aplicou 3 x 2 sobre Alexander Zverev e é o 1º grego a decidir um Major.



Campeã inédita em simples em Roland Garros Barbora Krejcikova fez história neste sábado ao derrotar Anastasia Pavlyuchenkova por 2 x 1 (6/1, 2/6 e 6/4). Qualquer delas que vencesse, teríamos obrigatoriamente uma campeã inédita em Grand Slams. A tcheca já tem dois Majors em duplas e pode faturar o terceiro neste domingo.

Sábado: 10 anos da corrida de Fórmula 1 mais longa da história



Se você lembrar dos 35 minutos de interrupção no Azerbaijão no último domingo por causa da bandeira vermelha após o acidentaço do Max Verstappen a quatro voltas do término, tenha certeza: aquilo "não foi nada". Contando o tempo de paralisação, o Grande Prêmio do Canadá de uma década atrás durou intermináveis quatro horas e quatro minutos, superando as (então integrantes da categoria) 500 Milhas de Indianápolis de 1951.

Iniciado às 14h no nosso horário, foi interrompido depois de 45 minutos porque chovia tanto, mas tanto, mas tanto que ficou inviável continuar guiando. Duas horas depois e com diversas paradas que atrasaram tudo mais ainda, a prova enfim voltou até um desfecho surpreendente: erro de Sebastian Vettel nas últimas curvas e vitória de Jenson Button. Pódio completado por Mark Webber num domingo nunca mais reprisado de tal maneira.

Sábado: 30 anos da NBA conquistada por Chicago Bulls e Michael Jordan



A maior equipe de basquete da história da "cidade do vento" começou a colocar de vez seu nome na história ao derrotar o Los Angeles Lakers, "só" de Magic Johnson, por 4 x 1 na melhor-de-sete com 108 x 101 no epílogo. Treinada por Phil Jackson, a equipe dos Touros tinha o também genial Scottie Pippen, mas claro que "Air" é "Air", ícone máximo que foi, é e sempre será. Todos os títulos de Chicago foram os mesmos de Jordan em dois tricampeonatos: de 1991 até 1993 e de 1996 até 1998. Os Bulls nunca mais seriam os mesmos depois de tão assombrosa era.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo programa estreado pela Rádio CBN Começou neste sábado o "Bem Estar & Movimento", das 9h30 às 10h, com apresentação do professor de educação física Márcio Atalla, que tem quadro no "Jornal da CBN" às 8h40.



Millena Machado é do "RedeTV! News" A partir da próxima segunda, o noticiário noturno passa a ter a apresentação dela, que fez o "Auto Esporte" na Globo e jornais da Bandeirantes e do BandNews TV.

A "culpa" da má fase do Internacional é de Luiza Vaz Não sou louco de afirmar isso, claro, até porque nem sabia que ela é gaúcha de Rio Grande, eh, eh... A própria repórter da Globo SP dividiu no Twitter que seu filho (ou filha, admito não saber) disse que está "com nojo dela" porque "é um pé frio de m..." Meu Deus!!! Ahahahah...

Tiago Leifert substituindo Fausto Silva Será no "Domingão do Faustão" ao vivo deste fim-de-semana, já que o em breve ex-apresentador da Globo está internado e em recuperação de uma infecção urinária.

"Pega Pega" será reprisada A novela das sete voltará ao ar neste horário em 19 de julho, substituindo "Salve-se Quem Puder", já que a Globo ainda não conseguiu agilizar uma quantidade de capítulos suficiente para "Quanto Mais Vida Melhor" estrear sem sofrer interrupções. A trama escrita por Cláudia Souto foi ao ar em 2017 e teve como curiosidade conviver com um manancial de críticas negativas e, ainda assim, ter audiências muito boas.

Homenagem para Celso Portiolli neste domingo Será feita no "Domingo Legal" deste fim-de-semana em alusão aos 25 anos completados na apresentação de programas do SBT, sendo resgatados momentos dele em atrações como "Tempo de Alegria", "Xaveco", "Fantasia", "Curtindo uma Viagem" e "Sessão Premiada".



Mais clássicos no "Programa Silvio Santos" Para este domingo, o SBT selecionou momentos como um "Nada Além da Verdade" com Dercy Gonçalves e a classicaça cena da queda dele no tanque de água.

"Cinema de Graça" voltando ao ar neste domingo para segunda O SBT retoma este título de sessão de filmes após quase três décadas e começará a nova fase com o horrível "Férias Frustradas em Las Vegas" à 0h45. Menos mal que, na semana seguinte, melhorarão o nível com o legalzinho "Férias Frustradas na Europa", título atual do filme originalmente chamado aqui no Brasil de "Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa".

O primeiro show do Roupa Nova sem Paulinho Será feito neste sábado, às 22h, em especial dedicado ao Dia dos Namorados, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes. Promessa de emoções à flor da pele.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Domingo: 40 anos da morte de Amácio Mazzaropi



Quem tanto fez rir só poderia mesmo fazer chorar ao nos deixar. Nascido em 1912, o maior caipira do cinema brasileiro fez história em três dezenas de obras, sendo a "assinatura" principal de sua filmografia "Jeca Tatu" em 1959. O nome "Jeca" pegou tanto que, mesmo sem o personagem em sei ser reprisado, outros oito filmes trariam o apelido no título. Outro filme famoso de Mazzaropi viria em 1966: "O Corintiano", campeão de bilheteria no jejum alvinegro que duraria quase 23 anos. É mais um grande nome que não deixou herdeiros à altura. Atualmente e felizmente, muito da sua obra pode ser revisitado em canal aberto pois vários de seus filmes são reprisados pela TV Brasil.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 12 de junho, são estas:

*105 anos do nascimento de Irwin Allen, roteirista falecido em 1991 e criador das séries "Viagem ao Fundo do Mar", "Perdidos no Espaço", "Túnel do Tempo" e "Terra de Gigantes".

*80 anos do nascimento de Chick Corea, músico de jazz fusion falecido em fevereiro deste ano.

*55 anos de Marcello D'Angelo, diretor de relações institucionais do Grupo Bandeirantes, ex-diretor geral da BandNews FM e ex-repórter da Rádio Eldorado de São Paulo.

*40 anos de Adriana Lima, supermodelo que foi "angel" da Victoria's Secret de 1999 até 2018.

*35 anos da primeira exibição de futebol "soccer" da história da NBC, durante a Copa do Mundo no México (mas para não tirar a programação habitual do ar, conforme destacou O Estado de S.Paulo no dia seguinte, Espanha 3 x 0 Argélia e Brasil x Irlanda foram mostrados em um quadro pequeno no canto da tela).

*30 anos de Ellen Braga, voleibolista campeã sul-americana de 2010 e mundial militar de 2019 pelo Brasil.

*10 anos ao dobrado: da morte de Adãozinho, ex-futebolista nascido em 1951 e campeão por Rio Negro (um Amazonense) e especialmente Corinthians (um Paulista), pelo qual marcou época nos 4 x 3 sobre o Palmeiras em 1971, clássico no qual fez um gol e que ficou conhecido como "o jogo do Adãozinho"; e do Dallas Mavericks campeão da NBA pela primeira vez com 105 x 95 sobre o Miami Heat para 4 x 2 na melhor-de-sete.

*5 anos do Brasil eliminado da Copa América Centenário na 1ª fase ao sofrer 1 x 0 do Peru.

Belas do Dia: Mary-Kate e Ashley Olsen

Mary-Kate e Ashley Olsen, atrizes e irmãs gêmeas. Sábado de fazer o vivente sentir com tudo o peso da idade pois falar delas é falar da Michelle, a bebê da série "Três é Demais", que as duas faziam em revezamento. Sábado no qual elas completam 35 anos. O tempo passa, amigos do Brasil...

As deste domingo, 13 de junho, são estas:

*45 anos de Suzana Pires, atriz de novelas como "Fina Estampa", "Flor do Caribe" e "Bom Sucesso" na Globo.

*40 anos de Bento Ribeiro, ator da novela "A Favorita" na Globo e apresentador do "Furo MTV" de 2009 até 2013.

*35 anos ao triplicado: da expulsão mais rápida em Copas do Mundo (de José Batista, do Uruguai, aos 56 segundos do 0 x 0 com a Escócia); de Keisuke Honda, futebolista do Neftçi Baku e campeão por Japão (Copa da Ásia de 2011), CSKA Moscou (um Russo e uma Copa da Rússia) e Milan (uma Supercopa da Itália), tendo passado pelo Botafogo entre 2020 e 2021; e de Kat Dennings, atriz que fez a Max da série "Duas Garotas em Apuros" de 2011 até 2017 e a Darcy Lewis nos filmes "Thor" e na minissérie "WandaVision".

*20 anos da morte de Marcelo Fromer, guitarrista dos Titãs nascido em 1961.

Clipe do Dia: "Os Caçadores da Arca Perdida"

Sábado dos 40 anos da estreia nos Estados Unidos de uma das maiores aventuras de todos os tempos, dirigida por Steven Spielberg, roteirizada por Lawrence Kasdan, executivamente produzida por George Lucas e estrelada por Harrison Ford como Indiana Jones, ainda estando no elenco Karen Allen, John Rhys-Davies e Denholm Elliott. Indicado a cinco Oscars em 1982 (inclusive de melhor filme), venceu quatro: direção de arte, edição, som e efeitos visuais. Uma quinta estatueta especial foi concedida pela montagem de efeitos sonoras. Duas continuações viriam na mesma década de 1980 e mais uma em 2008, ainda sendo originada nos anos 1990 a série televisiva "O Jovem Indiana Jones". Dentre tantos pontos altos, claro, destaca-se a trilha sonora extraordinária do mago John Williams.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 484 mil dos mais de 17 milhões e 300 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.