Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 8 de junho de 2021
A bola rolando e aquilo que importa mais do que ela



Sim, a Seleção Brasileira vai a campo nesta terça - as seleções, tanto a principal contra o Paraguai, pela 8ª rodada (6ª disputada) das Eliminatórias, quanto a olímpica diante da Sérvia, no último amistoso antes dos Jogos de Tóquio. Não, as partidas não são a pauta mais importante em relação à CBF. Continua valendo ainda o bastidor conturbado dos últimos dias. Esperar um manifesto relevante dos jogadores após o jogo desta noite eu não espero, não depois das informações de bastidores dando conta de que atuarão normalmente na Copa América após a saída do Rogério Caboclo, que jurou inocência em entrevista ao Rodrigo Bueno, da ESPN. E eu acredito na inocência do Caboclo. Também acredito em coelhinho da Páscoa, em Papai Noel, que o governo sempre foi a favor da vacina e não da cloroquina...

Aliás: Caboclo chegou a demitir o secretário geral Walter Feldman mesmo já deposto da presidência da CBF e enviou uma portaria à direção da entidade colocando a data de sábado, mas o Coronel Nunes revogou esta decisão ao ser empossado, disso sei pelo Igor Siqueira no UOL. A política interna da Confederação é grave, claro, mas nada sendo mais grave do que o assédio sexual e moral cometido pelo Rogério com a secretária, por causa do qual reforço o que falei na coluna de ontem: um tipo desse precisa ser retirado do convívio com a sociedade geral. O Ministério Público do Trabalho abriu ontem um procedimento para analisar as denúncias dela. Essa história é forte demais e não pode ser nem esquecida e muito menos colocada para debaixo dos panos. Precisa ter consequências.

Bem... além de Paraguai x Brasil (confronto que teve cinco empates nas últimas seis realizações e no qual a vitória não só manteria o Brasil 100%, como faria ele chegar às seis vitórias consecutivas em Eliminatórias pela vez primeira desde 1969, quando treinada a seleção por João Saldanha - que, só para lembrar, caiu por não se curvar ao ditador Médici para convocar Dadá Maravilha), teremos hoje Equador x Peru, Chile x Bolívia, Venezuela x Uruguai e o enfrentamento dos países que sediariam a Copa América com adicional fundamental: Colômbia x Argentina terá público pois liberado isso a partir de hoje em cidades colombianas com 85% ou menos de ocupação das UTIs. Desta maneira, até 10 mil torcedores serão esperados no Metropolitano de Barranquilla nesta noite.

Outros destaques de ontem, hoje e amanhã à tarde

Copa do Brasil A volta da 3ª fase tem hoje Santos x Cianorte (2 x 0 na ida - Peixe, que renovou com Carlos Sánchez até julho de 2023) e São Paulo x 4 de Julho (2 x 3 na ida), com Hernán Crespo de volta aos tricolores. Amanhã à tarde, tem ABC x Chapecoense (1 x 3 na ida) e Vasco x Boavista (1 x 0 na ida).



Campeonato Brasileiro Série B A 2ª rodada acabou com Vitória 0 x 1 Náutico, que resultou na primeira demissão de treinador: Rodrigo Chagas caiu fora do Leão, mas continuará em novo cargo. Ramon Menezes, por último treinador do CRB, já estreará depois de amanhã, contra o Internacional, pela Copa do Brasil. Já o Timbu não perde para o Leão há seis partidas desde 2013. Classificação: em 1º, Brusque e Náutico com 6; em 3º, Guarani, Botafogo, Goiás, CRB e Remo com 4; em 8º, Confiança, Coritiba e Operário com 3; em 11º, Vila Nova e Sampaio Corrêa com 2; em 13º, Ponte Preta, Vitória, Brasil, CSA, Londrina, Vasco e Avaí com 1; e em 20º, Cruzeiro com 0. Eis a 3ª rodada: na sexta, Sampaio x Ponte e Guarani x Náutico; no sábado, Cruzeiro x Goiás, CRB x Confiança, Brasil x Vasco e Vila x CSA; e no domingo, Avaí x Brusque, Botafogo x Remo, Coritiba x Londrina e Vitória x Operário.

Campeonato Brasileiro Série C A 2ª rodada do Grupo A terminou com Paysandu 0 x 2 Botafogo da Paraíba. Classificação: em 1º, Floresta, Botafogo e Ferroviário com 4; em 4º, Volta Redonda, Altos e Manaus com 3; em 7º, Tombense com 2; e em 8º, Paysandu, Jacuipense e Santa Cruz com 1.

Campeonato Paranaense Começa amanhã a semifinal com Londrina x Operário.

Campeonato Brasileiro Feminino A 13ª e penúltima rodada terminou com Napoli 1 x 1 Real Brasília. Vamos à classificação: em 1º, Corinthians com 34; em 2º, Palmeiras com 31; em 3º, Santos, Grêmio e Internacional com 24; em 6º, Ferroviária e São Paulo com 23 (todos até aqui já classificados); em 8º, Avaí/Kindermann com 20; em 9º, Flamengo e Real Brasília com 15; em 11º, Minas Icesp com 11; em 12º, Botafogo com 10; em 13º, Cruzeiro e São José do Vale do Paraíba com 9; em 15º, Napoli com 7; e em 16º, Bahia (rebaixado) com 4. A próxima rodada é a penúltima: no sábado, São José x Ferroviária, Flamengo x Avaí/Kindermann, Botafogo x Santos e Corinthians x Minas Icesp; e no domingo, São Paulo x Real Brasília, Palmeiras x Napoli, Cruzeiro x Bahia e Internacional x Grêmio.

Curtinhas Esportivas

Não acredite na mentira de Marcelo Queiroga Em depoimento nesta terça à CPI da Covid, o ministro da saúde afirmou que o Campeonato Brasileiro de 2020 teve "um caso positivo em mais de 100 partidas". Não poderia ser mais inverídico do que isto. Foram 320 casos ao longo de 380 jogos. Tem gente que adora passar vergonha.



Maurine pendura as chuteiras Ao encerrar seu vínculo com o Famalicão, a jogadora de 35 anos anunciou o fim da carreira. Pelo Brasil, conquistou o ouro pan-americano em 2015, a prata olímpica em 2008, a Copa América de 2014, três Libertadores (2009 e 2010 pelo Santos e 2015 pela Ferroviária), além de Copa do Brasil, Brasileiro, Paulista e Carioca. Importante nos times que defendeu e "perseguidora" de conquistas. Está na história.



Oficial: Formiga de volta ao São Paulo após 21 anos A "Highlander" do futebol mundial, sete vezes mundialista e que será pela vez sétima olímpica, foi recontratada até o fim do ano que vem. Um tremendo, enorme, gigantesco ganho para o futebol brasileiro de clubes, até porque aos 43 anos ela continua nos trinques e mandando ver.

Rogério Ceni com coronavírus O Flamengo não terá o treinador nem contra o Coritiba depois de amanhã e nem diante do América Mineiro no próximo domingo, ocupada que será a casamata pelo técnico do sub-20, Maurício Souza, e por seu auxiliar Márcio Torres. É o 5º membro da comissão técnica a ser infectado, assim como também pegaram a Covid-19, dentro de campo, Arrascaeta e o jogador dos juniores Max.

Coritiba tentará impugnar a derrota pro Botafogo A alegação é um erro de direito no lance do gol de falta, anotado quando Dewson Freitas autorizou a cobrança, mas depois "se desautorizou-se a si mesmo e vice-versa".

Goleiro faz história no São José de Porto Alegre No 0 x 0 com o Criciúma, Fábio Rampi completou 250 jogos.

Goleiro faz história na seleção alemã Nos 7 x 1 sobre a Letônia, Neuer tornou-se o 1º a chegar aos 100 jogos.

Bela do Dia: Fernanda Pedrosa

Fernanda Pedrosa, modelo. As fotos dela no Instagram (boa parte delas desfilando modelos de lingerie de marcas diversas) são um legítimo convite ao suspiro infinito.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 8 de junho, são estas:

*55 anos de Julianna Margulies, atriz que venceu um Emmy pela Carol Hathaway da série "Plantão Médico" e dois Emmy e um Globo de Ouro pela Alicia Florrick da série "Pelo Direito de Recomeçar".

*45 anos de Lindsay Davenport, ex-tenista vencedora de três Grand Slam (EUA em 1998, Wimbledon em 1999 e Austrália em 2000) e de um WTA Finals em 1999.

*40 anos de Alex Band, cantor da banda The Calling.

*35 anos de Ivan Lendl campeão de Roland Garros (3 x 0 sobre Mikael Pernfors)

*30 anos de Monica Seles campeã de Roland Garros (2 x 0 sobre Arantxa Sánchez)

*25 anos de Steffi Graf campeã de Roland Garros (2 x 1 sobre Arantxa Sánchez)

*10 anos do Vasco campeão da Copa do Brasil mesmo sofrendo 3 x 2 do Coritiba pois, com 3 x 3 totais, os gols fora de casa valeram desempate.

*5 anos de Brasil 7 x 1 Haiti, pela Copa América Centenário (desta vez o 7 x 1 foi nosso... risos).

Clipe do Dia: Bonnie Tyler

A cantora de sucessos como "It's a Heartache" e "Holding Out For a Hero" completa 70 anos nesta terça. É cair no óbvio, sei, mas não há como fugir do óbvio: eis de 1983 a classicona "Total Eclipse of the Heart".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 473 mil dos mais de 16 milhões e 900 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.