Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 5 e 6 de junho de 2021
Seleção jogando e batata do presidente da CBF assando



A vitória por 2 x 0 sobre o Equador, pela 7ª rodada das Eliminatórias, foi o que de menos importou em relação à Seleção Brasileira pois, além do diz-que-me-diz sobre ela disputar ou não a Copa América em casa, veio uma denúncia explosivíssima com "EX" maiúsculo por parte da Gabriela Moreira e do Martin Fernandez no GloboEsporte, revelando que o presidente da CBF foi acusado formalmente de assédio moral e sexual. O caso é tão escabroso quando detalhes dele se sabe que Rogério Caboclo não tinha nem que ser banido do futebol, mas preso mesmo. Só a parte da comida de cachorro e do "cadela" é de revirar o estômago como uma nojeira indimensionável.

Bom, nas Eliminatórias estamos assim depois de cinco rodadas disputadas (pois sempre lembro que pularam a 5ª e a 6ª, que acontecerão sabe lá Deus quando): em 1º, Brasil com 15; em 2º, Argentina com 11; em 3º, Equador com 9; em 4º, Paraguai, Uruguai e Colômbia com 7; em 7º, Chile com 5; em 8º, Bolívia com 4; em 9º, Venezuela com 3; e em 10º, Bolívia com 1. A próxima rodada é a 8ª e será toda na próxima terça-feira: Equador x Peru, Venezuela x Uruguai, Colômbia x Argentina, Paraguai x Brasil e Chile x Bolívia. Reina a grande expectativa sobre o que Tite e jogadores brasileiros falarão após a partida em Assunção. Se rebelarão ou jogarão a contragosto?

Enquanto isso, o sábado tem o amistoso do Brasil Sub-23 do André Jardine contra Cabo Verde.

Outros destaques de sexta, do fim-de-semana e da tarde de segunda

Campeonato Brasileiro A 2ª rodada tem três jogos neste sábado: Atlético Goianiense x São Paulo (com os são-paulinos liderados na casamata pelo auxiliar Juan Branda porque, mesmo com teste negativo para coronavírus, Hernán Crespo não viajou devido a sintomas de gripe), Santos x Ceará e Red Bull Bragantino x Bahia. Outros seis serão no domingo: Fluminense x Cuiabá, América Mineiro x Corinthians, Fortaleza x Internacional, Palmeiras x Chapecoense (estreia de Jair Ventura na Chape), Juventude x Athletico Paranaense e Sport x Atlético Mineiro. Faltou apenas Grêmio x Flamengo, adiado para sabe lá Deus quando a pedido rubro-negro devido aos muitos convocados. Os tricolores não ficarão sem jogo neste fim-de-semana por disputarem no domingo a Recopa Gaúcha contra o Santa Cruz.



Campeonato Brasileiro Série B A 2ª rodada continuou com Goiás 2 x 0 Confiança, que teve um gol inacreditável quando Rafael Santos quis chutar pra bem longe e aí Bruno Mezenga foi esperto ao esticar a perna pra mandar no alvo. Sábado de quatro jogos: Londrina x Brusque, CSA x Sampaio Corrêa, Remo x Brasil e Botafogo x Coritiba. Domingo de mais três: Ponte Preta x Vasco (Gilson Kleina reestreando na Macaca), Cruzeiro x CRB e Avaí x Vila Nova.

Campeonato Brasileiro Série C 2ª rodada com esta agenda no Grupo A: sábado com Ferroviário x Altos e Santa Cruz x Floresta e domingo com Jacuipense x Tombense e Volta Redonda x Manaus. A do Grupo B é esta: sábado com Ituano x Novorizontino, Figueirense x Oeste, Mirassol x Ypiranga e Paraná x Botafogo de Ribeirão Preto, isoladamente no domingo São José de Porto Alegre x Criciúma.

Campeonato Brasileiro Série D Fase de grupos aberta neste fim-de-semana, oito octogonais e os quatro melhores de cada passam de fase. Destaques nesta 1ª rodada para as partidas que envolvem os clubes que estão na Copa do Brasil: Brasiliense x Goianésia, Juventude x 4 de Julho, Portuguesa x Cianorte, Treze x ABC, Itabaiana x Juazeirense e Boavista x São Bento.

Campeonato Brasileiro Feminino A 13ª rodada começa no sábado com Flamengo x Botafogo, prosseguindo no domingo com Palmeiras x São Paulo, Ferroviária x Grêmio, Avaí/Kindermann x Santos, Minas Icesp x Bahia, São José do Vale do Paraíba x Internacional e Corinthians x Cruzeiro, terminando na segunda à tarde com Napoli x Real Brasília.

Copa da Liga Argentina Colón campeão com 3 x 0 sobre o Racing. Primeiro título de elite do clube de Santa Fé em 116 anos de existência, o único relevante até agora sendo a segundona de 1965.

Francês Feminino Paris Saint Germain campeão pela 1ª vez ao ganhar do Dijon por 3 x 0 e ficar com 62 pontos, um acima do Lyon, que tocou 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 x 0 no Fleury 91 e era campeão consecutivo desde 2007 (!!!). Conforme notícia desta sexta-feira das Dibradoras, foi o último jogo da "Highlander" Formiga pelo PSG pois ela retornará ao Brasil e jogará novamente pelo São Paulo depois de 21 anos.

Curtinhas Esportivas

Semifinais do Campeonato Paranaense Mudadas as datas dos dois jogos entre Operário e Londrina, com a ida passando desta segunda para a próxima quarta-feira, em Londrina, e a volta saindo da quinta-feira que vem para apenas e tão somente o dia 6 de julho, em Ponta Grossa. Enquanto isso, nada das quartas-de-final acabarem pois não surgiu uma datinha livre para Athletico x Paraná. E o FC Cascavel só esperando pacientemente...

Suspensos por um senhor erraço O bandeirinha Nicolás Gallo e o operador de vídeo Miguel Roldán tomaram um gancho da Conmebol por tempo indeterminado por conseguirem a proeza de, com revisão e tudo, anularem um gol legalíssimo do Uruguai contra o Paraguai na última quinta. E tempo indeterminado ainda é pouco.

Você gostaria de Tevez no seu time? O atacante deixou o Boca Juniors. Qual será seu próximo destino?

Retrato do descaso com o esporte brasileiro Pan-Americano de Ginástica Artística disputado no Rio de Janeiro, pré-olímpico das Américas. A mesa de salto estava solta, tentaram por 10 minutos parafusá-la no chão e não conseguiram. Usaram sacos de areia como solução. É por coisas que o nosso esporte não vai para a frente.

Grande Prêmio cancelado É o de Singapura de Fórmula 1, a pandemia tá forte por lá com a variante indiana.

Pole de novo e desta vez poderá correr (assim espero...) É Charles Lecrerc no GP do Azerbaijão, 1ª posição assegurada numa classificação caótica de quatro bandeiras vermelhas e acidentes que fizeram sua conclusão demorar quase 20 minutos além do previsto. Lewis Hamilton começa em 2º, Max Verstappen em 3º e Pierre Gasly em 4º.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Carolina Aguaidas de volta à TV de Porto Alegre Após nove anos em São Paulo pelo SBT, ela passará a apresentar a partir da próxima segunda o "Portal RDC", exibido às 14h e no qual fará dupla com Cláudio Andrade, ex-colega de Bandeirantes local. Recentemente, ela fez alguns frilas como repórter da CNN por aqui.

Geraldo Luís nas manhãs paulistas da Record A partir desta segunda, ele voltará a apresentar o "Balanço Geral Manhã" das 6h às 8h30, tendo a companhia do comentarista de segurança pública Diógenes Lucca, ex-Globo. O jornal continuará começando às 5h e apenas em sua primeira hora será ancorado por Bruno de Abreu.

Mal chegou e Odilon Araújo já deixou a Centro América Um mês e meio, foi o tempo dele como apresentador do "Bom Dia Mato Grosso". Mas agora ele já foi dispensado, conforme notícia de Jacques Gosch no blog de Romilson Dourado, confirmada ao Notícias da TV por uma fonte dentro da afiliada da Globo. Ninguém entendeu.

Surto de coronavírus na TV TEM O Sindicato dos Jornalistas de SP informou que seis funcionários da emissora de Itapetininga testaram positivo e, como esta é a menor das quatro redações da afiliada da Globo em boa parte do interior, tiveram que fechar o escritório para realizar uma descontaminação do local. No mês passado, outros três jornalistas já haviam sido infectados. É simplesmente inacreditável terem dado um mole desgraçado assim.

Especial da Globo na Região Nordeste Neste sábado, depois de "Império" (às 22h30), passará nos estados nordestinos o especial "Piseiro - Tarcísio do Acordeon". Grade da rede de volta às 23h50, com atraso.

Acabou o "Poder em Foco" no SBT Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o programa era sustentado por um patrocinador estatal, que passou a anunciar em outros programas. Assim, terminaram com o semanal de entrevistas políticas exibido nas viradas de domingo para segunda-feira desde outubro de 2019 - e sem uma despedida, apenas acabaram e pronto. A apresentadora Roseann Kennedy e a equipe serão transferidos para os telejornais diários, enquanto a faixa será preenchida por mais episódios da série documental "O Crime Não Compensa".

Dony de Nuccio versão Irmãos à Obra SBT estreando às 22h30 deste sábado "Te Devo Essa Brasil", com o ex-apresentador jornalístico da Globo e da GloboNews unindo-se ao arquiteto Renato Mendonça para reformarem uma casa que presenteada novinha em folha para uma pessoa especial na vida da celebridade convidada. Este é um dos formatos dos Irmãos à Obra, já mostrado no Discovery Home & Health e que, na versão original, teve convidados como Brad Pitt, Melissa McCarthy e Michael Bublé. O canal por assinatura também exibirá o programa.

"Programa Silvio Santos" com mais clássicos O das 20h deste domingo resgatará momentos como Roberto Carlos no "Em Nome do Amor", Angélica no "Show de Calouros", Carlos Alberto de Nóbrega e Ronald Golias no "Topa Tudo por Dinheiro", Ivete Sangalo e Sérgio Mallandro no "Qual é a Música?" e um "Show do Milhão" com famosos que foram de Paulo Henrique Amorim e Luciana Gimenez até José Luiz Datena, Luciano do Valle e Flávio Prado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 5 de junho, são estas:

*100 anos do nascimento de Zuzu Angel, estilista falecida em 1976 e que lutou permanentemente para encontrar seu filho Stuart Angel, que seria assassinado pela ditadura militar e transformado em desaparecido político.

*75 anos de Patrick Head, co-fundador da escuderia Williams.

*70 anos de O Dia, um dos principais jornais do Rio de Janeiro.

*50 anos de Mark Wahlberg, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Os Infiltrados" e que antes foi o cantor chamado Marky Mark.

*40 anos ao dobrado: de Gabriel, ex-futebolista campeão por São Paulo (um RJ/SP e um Paulista), Fluminense (um Carioca) e Internacional (um Gaúcho).; e de "Somewhere in England", disco de George Harrison que traz "All Those Years Ago", homenagem póstuma dele para John Lennon.

*35 anos da morte de Lilian Lemmertz, atriz nascida em 1937 e que atuou em novelas da Globo como "Baila Comigo".

*30 anos ao dobrado: do Colo-Colo campeão da Libertadores com 3 x 0 sobre o Olimpia; e de Ricardo Goulart, futebolista do Guangzhou Evergrande (três Chineses, uma Copa da China, duas Supercopas da China e uma Liga dos Campeões da Ásia) e campeão por Internacional (Recopa Sul-Americana de 2011 e um Gaúcho), Goiás (Brasileiro Série B de 2012 e um Goiano) e Cruzeiro (Brasileiros de 2013 e 2014 e um Mineiro).

*25 anos da morte de Júlio de Mesquita Neto, jornalista nascido em 1922 e ex-diretor responsável pel'O Estado de S.Paulo.

Bela do Dia: Lenny Leone

Lenny Leone, apresentadora do BandNews TV. Não nesta imagem, que também transparece plenamente seu visual oponente, mas em vários momentos ela me lembra Anitta.

*15 anos da estreia do "Cultura Meio-Dia", noticiário apresentado até outubro de 2007 e que teve entre seus apresentadores Maria Júlia Coutinho, Rodrigo Rodrigues e Márcia Dutra.

*10 anos ao dobrado: da última partida de Petkovic (Flamengo 1 x 1 Corinthians pelo Brasileiro); e de Rafael Nadal campeão de Roland Garros pela 6ª vez com 3 x 1 sobre Roger Federer.

*5 anos ao dobrado: de Novak Djokovic campeão de Roland Garros pela 1ª vez com 3 x 1 sobre Andy Murray; e do "João Kléber Show", programa de variedades da RedeTV!.

As deste domingo, 6 de junho, são estas:

*85 anos do nascimento de Maysa, cantora falecida em 1977 e que foi biografada em 2009 na minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", da Globo.

*75 anos ao dobrado: da NBA, surgida como BAA (Basketball Association of America) e que adotou o nome atual quando fundida em 1949 com a rival National Basketball League; e do Boston Celtics, 17 vezes campeão da NBA (a última em 2008).

*65 anos ao triplicado: do nascimento de Lula Pereira, ex-treinador de futebol falecido em 2021 e campeão por Ceará (três estaduais), Figueirense (um Catarinense), União São João (Brasileiro Série B de 1996), Botafogo (um Paulista A2), América (um Mineiro) e Brasiliense (um distrital); de Bjorn Borg, ex-tenista campeão de seis Roland Garros e cinco Wimbledon, além de dois Tour Finals; e de Patrick Dimon, cantor grego radicado no Brasil.

*30 anos ao dobrado: do anúncio da NBC de que Jay Leno sucederia Johnny Carson no "Tonight Show" a partir de 25 de maio de 1992; e da morte de Stan Getz, músico nascido em 1927.

*15 anos da morte de Billy Preston, cantor nascido em 1946 e que tocou muito com os Beatles.

Clipe do Dia: Kenny G

O saxofonista completa 65 anos neste sábado. Um de seus maiores momentos veio em 1987: "Songbird".



Clipe do Dia: Wanderléa

A dama maior da Jovem Guarda celebra 75 anos neste sábado. "Pare o Casamento", de 1966, é classicaça.



Clipe do Dia: Erasmo Carlos

Sábado dos 80 anos do "Tremendão", ícone da Jovem Guarda no histórico trio com a acima citada Wanderléa e com Roberto Carlos, seu amigo de fé e irmão camarada. Inúmeros momentos máximos Erasmo nos deu, tanto ao lado do "Rei" quanto solo. Um dos mais maravilhosos é esse de 1967: "Vem Quente que Eu Estou Fervendo".



Clipe do Dia: Berenice Azambuja

Gaiteira máxima da música nativista gaúcha, ela morreu no fim da quinta-feira aos 69 anos, depois de sofrer de um câncer no pâncreas e sofrer uma parada cardíaca. Por descuido imperdoável meu, não registrei isso na coluna da sexta-feira, pelo que peço mil perdões. Deixo de 2006 seu clássico "É Disso que o Velho Gosta" ao vivo.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 471 mil dos quase 16 milhões e 900 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.