Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 4 de junho de 2021
Uma 3ª fase de predominância dos visitantes



É a da Copa do Brasil, que teve 15 das 16 idas já realizadas - faltou apenas Coritiba x Flamengo, que iniciará na próxima quinta-feira. Nas 15 já feitas, sete tiveram o visitante vencedor, dentre elas duas de ontem. O Palmeiras ganhou do CRB por 1 x 0, mas poderiam ter sido 2 se um gol não fosse incorretamente não validado - a bola não saiu inteira na linha de fundo antes do cruzamento, um pouco dela ainda estava sobre a linha. 1 x 0 também é a vantagem do Internacional sobre o Vitória, pênalti acertado pelo Thiago Galhardo. Assim, Verdão e Colorado reprisaram o Bahia contra o Vila Nova e o Vasco diante do Boavista, ambos também por 1 x 0, e o Santos versus o Cianorte, o Atlético Mineiro contra o Remo e o Atlético Goianiense diante do Corinthians, estes três por 2 x 0.



Cinco mandantes saíram na frente nesta 3ª fase, o último deles o Cruzeiro contra o Juazeirense por 1 x 0 com tento do Bruno José na segunda etapa. A Raposa fez o mesmo que Grêmio versus o Brasiliense e Fluminense contra o Red Bull Bragantino ambos por 2 x 0, a Chapecoense diante do ABC por 3 x 1 e o 4 de Julho sobre o São Paulo por 3 x 2. Ainda tivemos três igualdades, a última delas entre Avaí e Athletico Paranaense por 1 x 1, destacando-se o gol de bunda do Renato Kayzer pros rubro-negros numa confusão desgraçada daquelas. O mesmo escore é o da igualdade entre Fortaleza e Ceará, enquanto o outro empate foi o sem gols entre América Mineiro e Criciúma.

Outros destaques de ontem, de hoje e de amanhã até a tarde

Campeonato Brasileiro Série B A 2ª rodada prossegue no fim da tarde desta sexta com Goiás x Confiança, tendo amanhã de manhã Londrina x Brusque e à tarde CSA x Sampaio Corrêa.

Campeonato Brasileiro Série C O Grupo B terá amanhã o matinal Ituano x Novorizontino e o vespertino Figueirense x Oeste, vespertindo também sendo Ferroviário x Altos pelo Grupo A.

Campeonato Roraimense São Raimundo hexacampeão ao derrotar o Náutico por 2 x 1.

Amistoso Amanhã tem o Brasil Sub-23 do André Jardine enfrentando Cabo Verde.

Campeonato Brasileiro Feminino A 12ª rodada teve São Paulo 1 x 2 Corinthians, Internacional 2 x 3 Palmeiras, Santos 1 x 2 Ferroviária e Real Brasília 1 x 1 Minas Icesp. Classificação: em 1º, Corinthians com 31; em 2º, Palmeiras com 30; em 3º, Santos com 24; em 4º, Ferroviária com 23 (os quatro primeiros já assegurados quadrifinalistas); em 5º, São Paulo com 22; em 6º, Grêmio e Internacional com 21; em 8º, Avaí/Kindermann com 17; em 9º, Flamengo e Real Brasília com 14; em 11º, Cruzeiro, Botafogo e São José do Vale do Paraíba com 9; em 14º, Minas Icesp com 8; em 15º, Napoli com 6; e em 16º, Bahia com 4. Amanhã, a 13ª rodada começará com Flamengo x Botafogo.

Retomadas as Eliminatórias Sul-Americanas

Com a 5ª e 6ª rodadas adiadas para ninguém faz a menor ideia, a 7ª rodada é a 5ª disputada. A Bolívia tocou 3 x 1 na Venezuela com dobra do Marcelo Moreno, enquanto a Colômbia aplicou 3 x 0 no Peru na estreia de Reinaldo Rueda pelos colombianos e no retorno de Guerrero aos peruanos após um ano e meio. A Colômbia, aliás, voltará a ter futebol com 25% da capacidade a partir da semana que vem em cidades onde as UTIs tenham menos de 85% de ocupação, o que valerá para Barranquilla, palco do jogo contra a Argentina na próxima terça.



Argentina, que teve Messi indo às redes no 1 x 1 com o Chile, Sánchez marcando. Já Uruguai e Paraguai ficaram sem gols por um erraço da arbitragem, já que foi marcado impedimento erradamente num gol uruguaio - de fato Jonathan Rodríguez estava impedido no primeiro momento, só que a bola foi em Bentancur em condição legal. Quando Bentancur toca para trás, Jonathan Rodriguez está em condição legal pois um novo lance é iniciado. A Celeste não contou com Arrascaeta, que está mesmo com coronavírus pois o novo teste deu positivo.

Esta noite, Brasil x Equador acontecerá aqui em Porto Alegre num clima de enorme incerteza em relação à presença brasileira na Copa América - até a publicação desta coluna, não havia nada confirmado nem para isso e muito menos para aquilo. Neymar jogará depois de quase ser "atropelado" por um fã que furou o bloqueio da segurança quando da chegada da Seleção ao Hotel Sheraton, no Moinhos de Vento, e "deu um carrinho" que chegou a pegá-lo e fez com que mancasse um pouco, mas menos mal pro seu lado que não a ponto de ferrá-lo.

Será a 20ª partida da Seleção Brasileira aqui em Porto Alegre e a 13ª no Gigante da Beira-Rio, a primeira delas sendo 2 x 1 sobre o Peru, num amistoso de inauguração do estádio em 7 de abril de 1969, e a última sendo um 7 x 0 diante de Honduras, num amistoso em 9 de junho de 2019. Em Eliminatórias, será a 3ª peleja canarinha no estádio colorado, as outras sendo um 4 x 1 sobre o Paraguai, em 5 de junho de 2005, e um 3 x 0 diante do Peru, em 1º de abril de 2009. As demais sete foram divididas entre quatro no Olímpico Monumental e três na Arena do Grêmio.

Curtinhas Esportivas

Rafael Moura no Botafogo Contratado até o fim do ano o atacante, livre no mercado após sair do Goiás.

Agora? Perícia agora no Morumbi??? Depois tem quem não goste quando se diz que a Justiça é lenta para muitas coisas... Foi marcada para o próximo dia 16 uma perícia no Morumbi no local onde houve feridos após o rompimento de grade que levou 30 torcedores a cair no fosso durante São Paulo x Atlético Mineiro, pelas quartas da Libertadores de... 2016. Só uma coisa: o local em questão hoje nem recebe mais torcedores e sim um restaurante.

Botafogo de Ribeirão Preto de luto: morreu Antoninho Maior artilheiro do clube, com 148 gols ao longo de 11 anos nas décadas de 1950 e 1960, ele tinha 82 anos e teve complicações decorrentes do coronavírus.

Um ano de suspensão por incitação à violência Técnico do Tiradentes no último Campeonato Piauiense, Paulo Júnior recebeu 360 dias de gancho do TJD estadual pois, na derrota para o Picos pela 10ª rodada, pediu para seu time dar "porrada e pontapé" no adversário, conforme relatado na súmula do árbitro.

Gomes desaposentou-se O goleiro ex-Cruzeiro defenderá o Democrata de Sete Lagoas no Módulo II mineiro.

Recuperadas as chuteiras premiadas do Jardel A Polícia Civil do Ceará encontrou as duas chuteiras de ouro, a de prata e a de bronze do ex-atacante, furtadas de sua casa. Uma das douradas já estava em início de desmanche.

Movimentos nas casamatas europeias Enquanto a Internazionale terá Simone Inzaghi, ex-Lazio, como substituto de Antonio Conte, o campeão europeu Thomas Tuchel renovou com o Chelsea até 2024.

David Luiz deixou o Arsenal Nele atuante nos dois últimos anos, não terá seu contrato renovado.

Três anos ainda são pouco Um torcedor do Manchester City tomou três anos de banimento dos estádios ingleses pois, no ano retrasado, foi flagrado pela TV fazendo gestos racistas para Fred, Lingard e Martial, do United.

Menos clubes no Campeonato Francês A partir de 2023/2024, a competição baixará de 20 para 18 clubes.

Três sets que mais pareceram quase seis Devido às pontuações da vitória da França sobre o Brasil por 3 x 0, pela Liga Masculina das Nações. O primeiro teve uma parcial extraordinariamente espetacular de 39/37, o segundo foi mais normalzinho ao terminar 25/18 e o terceiro também foi longo pra chuchu: 30/28.

LeBron James eliminado já de cara Pela vez primeira, um time defendido pelo craque está fora da NBA já na 1ª rodada dos play-offs. O campeão Los Angeles Lakers caiu pro Phoenix Suns por 4 x 2 na melhor-de-sete. Ao longo de 14 temporadas, LeBron e associados sempre chegaram ao menos até a 2ª rodada de mata-mata.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Bah, Renata Afonso, te larguei depois dessa Manchete da prévia de uma entrevista que Daniel Castro e Gabriel Perline fizeram com a nova executiva-chefe da CNN, a ser publicada neste domingo pelo Notícias da TV: "Para CEO da CNN, Alexandre Garcia e Caio Coppolla constroem debate de alto nível". Nada mais a declarar.



Lívia Raick deixou o "Vem pra Cá" A versão oficial do SBT, da qual sei pelo Perline no NTV, é que ela estava emprestada para o programa matinal e voltou a ser exclusivamente do jornalismo pois a atração consolidou-se e passou a ter uma apresentadora própria das notícias do dia, sendo ela Marcela Munhoz. Mas a versão de bastidor trazida pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop dá conta da Lívia ter saído por ordens da Patrícia Abravanel, que tanto não teria gostado que os momentos de maior audiência do programa fossem os jornalísticos feitos pela repórter na meia hora inicial quanto teria se incomodado pelo manifesto contrário da jornalista à sua declaração homofóbica recente - aliás: única postura possível a da Lívia e coerente daquilo que dela acompanho há muito tempo.

Semanais regionais garantidos amanhã na Rede Globo A eles sendo reservado costumeiramente o espaço das 14h às 15h15 (que na matriz tem a série "Toma Lá Dá Cá" até 14h45 e a meia hora inicial do "Se Joga"), transmitidos normalmente serão neste sábado mesmo que mostrado seja às 14h o futebol amistoso Brasil sub-23 x Cabo Verde. Os semanais regionais irão ao ar das 16h às 16h45, o que fará em boa parte do país o "Caldeirão do Huck" ter 45 minutos a menos, que vistos serão em Rio de Janeiro, São Paulo e regiões em rede com elas.

Elizabeth Jhin não é mais contratada do Plim-Plim Não foi renovado depois de 30 anos o contrato da novelista, que fez tramas como "Eterna Magia", "Além do Tempo" e "Espelho da Vida". Muita gente se prende nessas demissões que a Globo faz como "sinal de falência" ou coisas do tipo, mas não acho isso problemático, sinceramente. Muitos dos contratados recebiam mesmo ficando longos períodos sem trabalhar, apenas e tão somente para não serem usados pelas emissoras concorrentes. Nos tempos atuais, isso é quase como jogar dinheiro fora, pois estás pagando a alguém para não utilizá-lo. Nada impede que os tantos artistas dispensados recentemente atuem novamente em novelas, séries e outras produções, apenas serão contratados por obra específica. Tá certo isso, não vejo problema.



Hoje começam os filmes dos Trapalhões no SBT A emissora adquiriu nos últimos dias mais de três dezenas de obras do quarteto humorístico, que estavam sem detentor depois que a Globo parou de mostrá-los, e o primeiro irá ao ar na "Tela de Sucessos" às 23h15: "Os Saltimbancos Trapalhões", de 1981, que inclui Lucinha Lins como companheira central de Didi Mocó (a.k.a. Doutor Renato), Dedé Santana, Mussum e Zacarias. Na sexta-feira que vem, conforme divulgação da assessoria de imprensa, passará "A Princesa Xuxa e os Trapalhões".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 4 de junho, são estas:

*90 anos do nascimento de Salomão Schvartzman, jornalista falecido em 2019 e ex-repórter do jornal O Globo e da Rádio Globo do Rio de Janeiro, ex-colunista da BandNews FM e ex-apresentador da TV Manchete (nos programas "Momento Econômico", "Frente a Frente" e "Clássicos em Manchete"), do Arte 1 (no programa "Arte 1 in Concert"), do BandNews TV (no programa "Salomão Dois Pontos"), da Cultura FM de São Paulo, da Scalla FM (em ambas no programa "Diário da Manhã") e da Rádio Bandeirantes (no programa "Sábado de Classe").

Bela do Dia: Aline Taricio

Aline Taricio, co-apresentadora do "Futebol Esporte Show" na TV Sorocaba (SBT). Muito bem acompanhado Marcel Capretz neste programa de sábado.

*85 anos ao dobrado: do nascimento de Oduvaldo Vianna Filho, dramaturgo de teatro falecido em 1974 e co-autor da versão original da série "A Grande Família" na Globo; e de Bruce Dern, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Amargo Regresso" e principal por "Nebraska".

*65 anos da Federação Gaúcha de Futsal.

*60 anos do primeiro jogo de final da Libertadores com um brasileiro (ida para Peñarol 1 x 0 Palmeiras).

*50 anos de Noah Wyle, ator que fez o Dr. John Carter na série "Plantão Médico" e o Flynn Carsen na série "Os Bibliotecários".

*45 anos do fim de "Pecado Capital", novela das oito na Globo, escrita por Janete Clair e estrelada por Francisco Cuoco e Betty Faria.

*30 anos de Insigne, futebolista do Napoli (campeão de duas Copas e uma Supercopa da Itália).

*20 anos da estreia do "TJ Manhã", noticiário do SBT apresentado por Patrícia Pioltini; da estreia de "Melhor da Tarde", programa da TV Bandeirantes exibido inicialmente até 2005, com apresentação de Astrid Fontenelle, Leão Lobo e Aparecida Liberato (depois com Leonor Corrêa no lugar da Astrid), e que foi retomado em 2018 com Cátia Fonseca; e da estreia de "Hora da Verdade", programa da TV Bandeirantes exibido até 2004 e apresentado por Márcia Goldschmidt.

*15 anos da Winner/Limeira campeã da primeira Nossa Liga de Basquete com 95 x 83 sobre Araraquara, em fase final disputada na praia gaúcha de Torres.

*10 anos ao dobrado: de Li Na primeira tenista chinesa a ganhar um Grand Slam de simples (campeã de Roland Garros com 2 x 0 sobre Francesca Schiavone); e da morte de Rosenery Mello do Nascimento, nascida em 1966 e famosa como "a Fogueteira do Maracanã" no Brasil 1 x 0 Chile do desfecho das Eliminatórias em 1989.

*5 anos de Garbiñe Muguruza campeã de Roland Garros pela 1ª vez (2 x 0 sobre Serena Williams).

Clipe do Dia: El DeBarge

Dono de uma melodiosa e atraente voz, que embalou temaços de "All This Love" até "Rhythm of the Night", passando por "Who's Johnny" e "Who's Holding Donna Now", o vocalista da banda DeBarge completa 60 anos nesta sexta. Por razões mais que óbvias, destaco ele com a única música possível para este PAPO DE BOLA - O SITE: "You Wear It Well", que usei tanto na vinheta de abertura da seção em podcast "Rádio PB" quanto na abertura do programa semanal na webrádio Voz do Futebol, cuja estreia completou 10 anos há duas semanas.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 470 mil dos mais de 16 milhões e 800 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.