Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 3 de junho de 2021
Coringão freguês do Dragão em Sampa City



Não há outra definição: é freguesia que chama. O Atlético Goianiense tornou o Corinthians seu freguês quando o visita em São Paulo. Assim é no Brasileirão e assim é também na Copa do Brasil. Ganhou por 2 x 0 com tentos no tempo primeiro e leva uma ótima vantagem para semana que vem. Sabendo bem administrá-la, os comandados de Eduardo Barroca não perderão a vaga, enquanto ficou feia a parada pro Sylvinho, que mal estreou e já tomou duas pauladas do mesmo adversário. Mas vamos à explicação da freguesia paulistana: desde a primeira vez entre ambos em 2010 até ontem à noite, são sete duelos na capital bandeirante e quatro vitórias atleticanas, uma corintiana e dois empates. Em Itaquera, é ainda mais significativo: três vitórias e um empate, quatro gols goianos e nenhum paulista.

Se na terça-feira tivemos três visitantes vitoriosos em quatro partidas, nesta quarta foram apenas dois visitantes ganhadores em sete jogos, justamente os dois Atléticos e ambos por 2 x 0 com gols marcados na etapa inicial. O Mineiro ficou muito bem na foto contra o Remo, a quem não encontrava desde que tomou 2 x 1 no Mangueirão pela Série B de 2006 e a quem agora superou no Baenão. Cuca chegou aos 172 compromissos pelo Galo e dele passou a ser isoladamente o 5º treinador com mais atuações, desempatando com Ricardo Díez. Agora ele fica atrás apenas dos 227 de Barbatana, dos 320 de Levir Culpi, dos 328 de Procópio Cardozo e dos 434 de Telê Santana.

No dia em que completou 30 anos seu maior título, o Criciúma "resolveu homenageá-lo" empatando pelo mesmo placar que lhe dera a CB diante do Grêmio. O 0 x 0 teve como lance mais capital justamente o primeiríssimo ainda no minuto inicial, quando outra vez o América Mineiro sofreu com um pênalti perdido por Rodolfo, que desta vez nem o poste acertou. São quatro partidas consecutivas sem um mísero golzinho do Coelho. Explica essa, Lisca!

O Clássico-Rei foi menor do que o esperado pois, embora brigadíssimo (tanto que Felipe Alves "brigou com a grama" ao arrancar dois tufaços dela no primeiro tempo), não teve tanta emoção quanto poderia. Cléber abriu o marcador para o aniversariante Ceará do Guto Ferreira, mas Richard cedeu o empate pro Fortaleza em gol contra - pra mim ao menos foi gol contra porque a cabeçada do Wellington Paulista parou na trave, ricocheteou nas costas do Richard e aí entrou. E como para mim o gol deve ser de quem faz a bola parar lá dentro, e como não foi o Wellington a fazê-lo e sim o goleiro... Bom, tudo igual e invencibilidade mantidapelo treinador tricolor Juan Pablo Vojvoda.

Com direito a Fred deixando sua marca para chegar aos 35 gols no histórico do torneio e ficar a apenas um de Romário, o Fluminense abriu 2 x 0 de vantagem sobre o Red Bull Bragantino, mesmo marcador do esfacelado Grêmio (10 casos ativos de coronavírus entre time e comissão técnica depois de confirmadas as infecções do Darlan e do auxiliar Evandro Fornari, o que fez o time ser comandado pelo analista de desempenho Pedro Sotero) contra o Brasiliense do arqueiro Edmar Sucuri, que até falhou no 2º gol por seu erro começar a jogada dele, mas que praticou boas defesas para impedir outros mais. Aliás: um que ele não impediria foi inacreditavelmente perdido pelo Ricardinho, na pequena área e sem ninguém por perto, ao mandar no travessão. O maior gol perdido da história da Arena.

Enquanto isso, um dos pênaltis mais absurdos dos últimos tempos permitiu ao ABC perder não por três e sim por dois de diferença pra Chapecoense, que ainda ficou bem na foto com 3 x 1 e que oficializou nesta quinta a chegada à casamata do Jair Ventura, que assistiu o futuro time presencialmente. Mas voltando ao pênalti - e lembrando que não há arbitragem de vídeo nesta fase da Copa do Brasil (e que certamente ela corrigiria uma patetada dessas): desde quando desvio na cabeça do becão é infração, Leandro Marinho??? É como diria o icônico avaiano maior Miguel Livramento: se isso é pênalti, a minha avó é uma bicicleta! Ah: hoje é Dia Mundial da Bicicleta. Sério.

Quatro embates dão sequência hoje à ida da 3ª fase: Cruzeiro x Juazeirense, Avaí x Athletico Paranaense, Vitória x Internacional e CRB x Palmeiras, este um reencontro pois faz 19 anos que se enfrentaram da última vez.

Outros destaques de ontem e de hoje

Campeonato Roraimense Sairá hoje mais um campeão estadual: São Raimundo ou Náutico.

Campeonato Paraibano Definida a finalíssima: Campinense x Sousa, algozes respectivos de Botafogo e São Paulo Crystal. Duas partidas, volta com mando do Sousa e datas a ser confirmadas.

Eliminatórias da Copa do Mundo A 7ª rodada da sul-americana terá hoje, sequencialmente das 5 da tarde à 1 da madrugada, Bolívia x Venezuela, Uruguai x Paraguai, Argentina x Chile e Peru x Colômbia. "Espera! Mas esse Edu Cesar está ficando velho, burro, esquecido, bêbado e maluco. Como assim sétima rodada se só jogaram quatro???" Simples: a 5ª e a 6ª foram adiadas e ainda não remarcadas. Bom, recapitulo a classificação após quatro rodadas realizadas: em 1º, Brasil com 12; em 2º, Argentina com 10; em 3º, Equador com 9; em 4º, Paraguai e Uruguai com 6; em 6º, Chile e Colômbia com 4; em 8º, Venezuela com 3; e em 9º, Peru e Bolívia com 1.

Brasileirão Feminino A 12ª rodada começou ontem com Cruzeiro 1 x 2 Flamengo, Grêmio 5 x 1 Napoli, Botafogo 1 x 1 São José do Vale do Paraíba e Bahia 0 x 2 Avaí/Kindermann, continuando hoje com Internacional x Palmeiras, Real Brasília x Minas Icesp, Santos x Ferroviária e São Paulo x Corinthians.

Amistoso europeu A vitória por 3 x 0 sobre País de Gales marcou o retorno de Benzema à campeã mundial França depois de seis anos. Ele acertou a trave em um ataque e perdeu uma penalidade máxima.

Curtinhas Esportivas

Brigões nordestinos punidos Três dos tretados ao término da final da Copa do Nordeste foram castigados pelo STJD: da parte do campeão Bahia, Nino Paraíba pegou sete jogos de suspensão e Daniel e Juninho seis para cada; e da parte do vice Ceará, Steven Mendoza tomou oito partidas de gancho, Jael sete e Gabriel Dias seis. As penas terão que ser cumpridas em outros torneios da CBF, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Dois dos "valentões" terão jogos debitados de seus ganchos por cumpridos preventivamente: um do Mendoza e dois do Nino.

Rodinei de volta ao Flamengo Retornado devido ao Internacional não ter tutu para exercer o direito de compra, o lateral direito está novamente à disposição de Rogério Ceni para os próximos compromissos.

Furtaram preciosidades de Jardel Ladrões invadiram a casa dele em Fortaleza e levaram as duas chuteiras de ouro, a de prata e a de bronze que ganhou da UEFA pelos tempos em que defendeu Sporting, Porto e Galatasaray. Chinelagem máxima. Tomara que consigam recuperar, é como ele disse: valor sentimental máximo.

A Itália é o Brasil na Eurocopa Título sensacionalista, sei. (rs) Mas é fato: três brasileiros naturalizados foram convocados por Roberto Mancini. Boa sorte para Rafael Tolói, Emerson Palmieri e Jorginho.

Teremos Copa Flórida este ano Será de 25 a 28 de julho, tendo Arsenal, Everton, Internazionale e Millonarios.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Play FM no AM não mais da agora só FM Bandeirantes de Porto Alegre É muita informação junta, então melhor organizá-las: desde esta quarta-feira, o prefixo AM 640 passou a transmitir a Play FM de São Paulo, que a Band lançou no ano passado em 92,1 no lugar da Rádio Trânsito e que é eminentemente musical, mas tendo algumas atrações faladas, como o "Café com Bobagem" na hora do almoço, o esportivo "Os Tops da Bola" no fim de tarde e o semanal "Reclame". É a primeira presença da nova estação fora de SP, onde além da capital também é acompanhada em 90,1 na região de Araçatuba. Com isso, a programação da Rádio Bandeirantes agora é escutada apenas e tão somente no FM 94,9, onde está desde que substituiu a clássica Ipanema em 2015. Conforme o TudoRádio, isso acontece já pensando no FM estendido - ou seja: o prefixo AM 640 migrará em breve para ele já levando a Play.

Novidade na Baixada Santista Esta semana marca o começo de Luciana Moledas na TV Tribuna (Globo) como sua repórter. Até dias atrás, ela era apresentadora do noturno "Jornal da VTV" na afiliada do SBT.

Cobertura especial de um fato tristíssimo na Globo RJ O "Mais Você" desta quinta não foi transmitido pela matriz da rede devido à cobertura espichada de um acontecimento sempre doloroso quando acontece: o desabamento de um prédio em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ocorrido nesta madrugada. Muitos profissionais foram mobilizados por terra e no ar via helicóptero para levar informações sobre esta trágica ocorrência - com direito doloroso não só a vários feridos, mas à morte de uma criança. A transmissão diferenciada foi até 10h45.

Tatiana Nascimento trocando o Plim-Plim por Portugal Dez horas depois da bomba ser disparada pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop, Fábia Oliveira acrescentou em O Dia o e-mail de despedida da repórter de seus colegas, anunciando que se mudará para o país lusitano no fim do mês que vem. Tatiana ficou 26 anos na firma.

O apoio de Monalisa Perrone a Daniela Lima Preciso e certeiro o manifesto da apresentadora do "Expresso CNN" ontem à noite em solidariedade à colega âncora do "CNN 360º", chamada estupidamente de "quadrúpede" pelo presidente Jair Bolsonaro. Quem nunca cometeu um ato falho na vida que receba uma pedrada na cabeça - e ninguém será atingido por uma porque nunca ninguém passou a vida inteira sem isso. Tudo bem, ela disse aquele dia o "infelizmente" ao falar que daria uma "notícia boa, mas com valores não tão expressivos". Mas o todo da frase explica bem: "notícia boa, mas infelizmente com valores não tão expressivos". Só que aí, canalhas virtuais recortaram a frase para detoná-la nas redes, havendo o ápice nesta grosseria do presidente da república.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 3 de junho, são estas:

*120 anos do nascimento de José Lins do Rego, escritor falecido em 1957 e autor de livros como "O Menino do Engenho" e "Fogo Morto", além de escritor em jornais como O Globo.

*115 anos do nascimento de Josephine Baker, cantora e dançarina falecida em 1975, conhecida como "Vênus Negra".

*95 anos do nascimento de Ipojucã, ex-futebolista falecido em 1978 e campeão por Brasil (Pan-Americano de 1952) e Vasco (Sul-Americano em 1948, RJ/SP em 1958 e cinco Cariocas), sendo o 5º maior goleador cruzmaltino com 225 gols.

*80 anos ao dobrado: do nascimento de Marcial, ex-goleiro falecido em 2018 e campeão por Atlético (um Mineiro), Flamengo (um Carioca), Corinthians (RJ/SP em 1966) e Minas Gerais (Brasileiro de Seleções Estaduais em 1963); e de Carlos Campanile, um dos maiores dubladores paulistas da história, voz de atores como Robert De Niro, Robert Redford, Clint Eastwood e Paul Newman em diversos filmes, além de John Lithgow na série "Uma Família do Outro Mundo" e Pernell Roberts na série "Bonanza".

*70 anos de Renato Marsiglia, ex-árbitro que esteve na Copa do Mundo de 1994 e que foi filiado às Federações Gaúcha e Paulista, depois sendo comentarista das rádios Gaúcha e Pampa, do SporTV e da Rede Globo.

*65 anos de Danny Wilde, cantor e baixista do The Rembrandts (os do tema de abertura de "Friends").

Bela do Dia: Nadedja Calado

Nadedja Calado, apresentadora e repórter da Rádio CBN, substituta em parte desta semana no "Ponto Final" durante a folga de Rodrigo Bocardi. Prestes a completar três anos na emissora, esta falante guria surgiu no Rio de Janeiro e hoje dá expediente em SP.

*40 anos de Chicão, ex-futebolista campeão por Figueirense (um Catarinense), Corinthians (Mundial e Libertadores em 2012, Brasileiro em 2011, Recopa Sul-Americana em 2013, Copa do Brasil em 2009, Série B em 2008 e dois Paulistas), Flamengo (Copa do Brasil em 2013 e um Carioca) e Bahia (um Baiano).

*35 anos de Rafael Nadal, um dos maiores tenistas não apenas da atualidade, mas de todos os tempos, rei do saibro e vencedor de 20 Grand Slam (um na Austrália, dois em Wimbledon, quatro nos EUA e 13 em Roland Garros, do qual é o atual tetracampeão), além de dois ATP Finals.

*30 anos ao dobrado: de Larissa Calderari, apresentadora da CNN Rádio na Transamérica FM e ex-CBN e SulAmérica Trânsito; e da estreia de "Salomé", novela das seis na Globo, escrita por Sérgio Marques e estrelada por Patrícia Pillar e Petrônio Gontijo.

*20 anos ao quadruplicado: do Joinville campeão catarinense com 2 x 0 sobre o Criciúma; do Atlético campeão paranaense num 2 x 2 com o Paraná em final que teve três jogos empatados; da morte de Anthony Quinn, ator nascido em 1915 e vencedor do Oscar por "Viva Zapata!" e "Sede de Viver"; e da estreia de "A Sete Palmos", série estrelada por Peter Krause e Michael C. Hall em 63 episódios e cinco temporadas.

*10 anos da morte de Andrew Gold, cantor nascido em 1951 e componente da dupla Wax.

*5 anos ao dobrado: da morte de Muhammad Ali, nascido em 1942 e um dos mais icônicos boxeadores de todos os tempos, protagonista de lutas extraordinárias e inesquecíveis contra Joe Frazier e George Foreman; e da Copa América Centenário, realizada nos EUA e aberta por Estados Unidos 0 x 2 Colômbia.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 468 mil dos mais de 16 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.