Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 2 de junho de 2021
Há 18 anos começava o PAPO DE BOLA - O SITE



18 anos. É tempo!!! Hoje é o dia da maioridade, maioridade que nunca e jamais imaginei que atingiria quando, com absoluta despretensão, comecei a fazê-lo em 2 de junho de 2003, necessário aquilo porque o blog que iniciei em 28 de janeiro começou a ter tanto e tanto assunto que o espaço dele não comportava mais tudo. Nunca quis tornar este espaço algo grandioso, campeão de audiência, referência, pautador de outros veículos, nada, nada.

Simplesmente é um lugar onde escrevo de assuntos que me interessam no segmento esportivo: os jogos, os jogadores, as competições, os cronistas esportivos - e aí creio ser esta a grande diferenciação e um pioneirismo que este PB tem, que é destacar há dezoito anos as coisas da imprensa esportiva num espaço exclusivo. Com ela e com os torneios esportivos, tento sempre ser o mais nacional possível. Nem sempre consigo, mas sempre tento.

Não foram 18 anos fáceis, muito longe disso. Em grande parte desse tempo tive perrengues seríssimos, que não desejaria nem para as piores pessoas possíveis. Pausas forçadas foram inúmeras, desde uma de três meses e meio em 2009 por minha família e eu termos ficado sem energia elétrica em casa até a maior do começo de 2018 até a virada para 2020, quando fiquei mais voltado a cuidados da minha avó Cristina, que partiu em agosto de 2019.

Perrengues financeiros também foram muitos nesse período, hoje a coisa está bem mais calma nesse sentido por mais que não exatamente ideal - mas site fora do ar por não conseguir pagar a conta, como inúmeras vezes ocorreu, graças a Deus já há alguns anos não mais ocorreu. E em alguns momentos há um, dois ou três dias sem atualização pelo simples fato de que, como faço tudo sozinho sem ajuda de ninguém, tem horas que "a máquina quase pifa".

Mas são 18 anos que, ora bolas, também me renderam momentos positivíssimos e que guardarei para todo o sempre. Primeiro de tudo, claro, o apoio total que minha mãe Mara e minha avó Cristina sempre me deram nesse tempo todo. Depois, a audiência de muitos e muitos leitores ao longo destes anos, inclusive gostando a ponto de reclamar a falta de atualizações nas minhas ausências. E ainda, inúmeros cronistas esportivos na audiência.

Isso foi algo, aliás, que fugiu completamente do meu alcance: a repercussão que o PAPO DE BOLA - O SITE ganharia na imprensa de variadas maneiras. Foi por causa dela, aliás, que escolhi este nome em 2003. Alguns anos antes, li uma edição Curitiba do Lance! que comprei numa banca daqui. Num espaço de programas esportivos na TV, constava um local chamado "Papo de Bola na Band". Gostei e adotei. Já o "o Site" é porque inicialmente era um blog.

Conforme os anos passaram, conheci muitos cronistas esportivos de televisão, rádio, jornal e internet, não só daqui da aldeia pampeana, mas também de grande parte das regiões brasileiras, predominantemente de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também da Região Sul, de Minas Gerais, um pouco menos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte... Gente que vejo, ouço e leio praticamente desde sempre. Jamais imaginei isso, que viveria isso.

Também por causa do PB, pude acompanhar vários eventos do segmento jornalístico e até mesmo ser convidado para entrevistas em alguns programas de rádio e, pasmem, virar matéria na TV por causa do meu hábito notívago, que de alguns anos para cá comecei a perder gradualmente. O ápice foi poder cobrir presencialmente duas partidas da Seleção Brasileira, uma na Arena e outra no Beira-Rio. Eu, que tenho nula vivência em estádios.

Então, é basicamente isso: este é um agradecimento pelos 18 anos que este PAPO DE BOLA - O SITE completa nesta quarta-feira. Um agradecimento a quem me dá apoio nesse tempo todo, seja diretamente de alguma maneira (e aí preciso, pelo amor de Nossa Senhora do Esquecimento Brutal, incluir os colunistas da extinta "Academia Esportiva", que teve uma pá de gente ótima colaborando por muitos anos) ou simplesmente estando na leitura.

Este mês de junho terá conteúdos especiais por ocasião da maioridade que o site atinge. De amanhã até sábado, elaborarei listas especiais do tipo "os 18 mais" em variados segmentos, tanto na "24 Horas" quanto no "Papo de Mídia". E a partir da semana que vem, vou ver o que bolo pois sempre é em cima da hora que me vem certas ideias à cabeça - e ainda pretendo deslanchar de vez algumas seções constadas no menu e até agora não estreadas.

Enfim, são 18 anos de PAPO DE BOLA - O SITE. 18 anos duros, batalhados, com muitas tristezas, com diversas alegrias, que aproveitei bastante e espero continuar aproveitando bastante. Obrigado, gente!

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã à tarde

Copa do Brasil A ida da 3ª fase teve 4 de Julho 3 x 2 São Paulo (com erros capitais de arbitragem, a vitória histórica do Gavião Colorado marcou o retorno do Tricolor ao Piauí depois de 19 anos, desde um 5 x 0 sobre o Flamengo neste mesmo torneio), Cianorte 0 x 2 Santos, Boavista 0 x 1 Vasco e Vila Nova 0 x 1 Bahia. Curiosamente, o resultado mais inesperado representou a única vitória de mandante nos prélios desta terça-feira. Hoje, tem Grêmio x Brasiliense (Imortal treinado pelo analista de desempenho Pedro Sotero devido à infecção de Tiago Nunes pelo coronavírus e à suspeita de infecção dos auxiliares Kelly e Evandro Fornari, este o comandante da casamata domingo passado contra o Ceará), Chapecoense x ABC, Remo x Atlético Mineiro, América Mineiro x Criciúma, Fluminense x Red Bull Bragantino e Corinthians x Atlético Goianiense, amanhã acontecendo Cruzeiro x Juazeirense.

Campeonato Brasileiro Série B A 2ª rodada começou com Operário 2 x 5 Guarani, com direito ao primeiro tento do Lucão do Break pelos bugrinos (o Fantasma mandou a partida no Couto Pereira pois fazem um tratamento de plantio da grama de inverno no Germano Kruger e voltou a perder após 15 partidas como mandante).

Campeonato Brasileiro Feminino A 12ª rodada tem hoje Botafogo x São José, Bahia x Avaí/Kindermann, Grêmio x Napoli e Cruzeiro x Flamengo, amanhã as vespertinas sendo Internacional x Palmeiras, Santos x Ferroviária e Real Brasília x Minas Icesp.

Curtinhas Esportivas

Copa América confirmada no Brasil O que eu tinha pra falar no sentido de não ver a menor necessidade dela vir para cá, já falei. Não consigo dizer mais nada porque, infelizmente, quanto gente ruim se une por algo em comum é difícil de derrubá-la. Então, jogo a toalha - mas não será um campeonato que acompanharei com muito entusiasmo, como a bem da verdade não seria diferente se realizado na Colômbia e na Argentina por completamente desnecessária em termos esportivos, movida apenas pela ganância financeira dos envolvidos. Bom, a Conmebol confirmou que as quatro sedes serão Rio de Janeiro, Goiânia, Cuiabá e Brasília, sem a presença de público.

Luto no futebol: morreu o ex-zagueiro Ailton Vitimado ontem por um infarto aos 65 anos completados na última semana, foi tricampeão sergipano pelo Itabaiana de 1978 até 1980, depois ganhou pelo Sport o bi pernambucano em 1981 e 1982, faturou pelo Cruzeiro o Mineiro de 1983 e, retornado ao Sport, a Série B do Campeonato Brasileiro em 1990 e mais três pernambucanos em 1988, 1991 e 1992, colocando seu nome na história do clube.

Bicho tá pegando no Cuiabá Áudio trazido pela Gabriela Moreira no GloboEsporte mostra o vice-presidente Cristiano Dresch ameaçando e assediando o zagueiro Luiz Gustavo, que cobra na Justiça de Mato Grosso R$ 2,5 milhões referentes a verbas trabalhistas e outras obrigações. O áudio tem ofensas e ameaças que vão de "jogadorzinho de m..." e "vagabundo" até "você tá na minha terra" e "eu sei onde mora". Senhor amado, a truculência.

Arrascaeta fora das rodadas das Eliminatórias O jogador do Flamengo apresentou-se à seleção do Uruguai após enfrentar o Palmeiras, mas está fora dos jogos contra Paraguai e Venezuela pois testou positivo para a Covid-19, ainda que médicos do clube e da seleção desconfiem de um falso positivo. Convenhamos: depois que ele apareceu aglomerado e sem máscara na Rocinha no dia 24 do mês passado, qual a surpresa?

Emerson Royal no Barcelona Comprado o lateral direito, que nas últimas duas temporadas foi cedido ao Betis.

Carlo Ancelotti de volta ao Real Madrid Campeão europeu em 2014, o treinador estava no Everton.

Mundial de Futsal Realizado de 12 de setembro a 3 de outubro na Lituânia, reunirá 24 seleções e teve os grupos sorteados ontem. O Brasil jogará contra República Tcheca, Panamá e Vietnã no D. Passarão de fase os dois melhores de cada um dos seis quadrangulares e mais os dois melhores terceiros colocados.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Super Rádio Tupi mudando de sede, demitindo e encerrando o prefixo AM O portal Grande Tijuca trouxe um monte de informações sobre a emissora carioca. As mais importantes: sede dela há sete anos, o prédio em São Cristóvão será trocada por um imóvel na região do Castelo, no Centro do Rio de Janeiro, ficando incógnito o futuro do local atual (quase teve mudança para um imóvel na Barra da Tijuca, o que favoreceria diversos dos principais comunicadores residentes nos arredores, mas testes técnicos mostraram uma inviabilidade disso devido à qualidade do som FM não ter agradado e não serem possíveis melhorias técnicas); cerca de 100 funcionários foram dispensados em todos os setores, à frente e fora dos microfones; e a transmissão do prefixo AM 1280 terminará de vez em até três meses, ainda mais depois que foram demitidos todos os técnicos que ficavam em São Gonçalo, no Grande Rio.

Apenas metade de "Bom Dia TO" nesta quarta Apresentado nesta semana pelo mesmo Thiago Rogeh que segue no "Jornal Anhanguera - 1ª Edição" na hora do almoço, o matinal da afiliada da Globo começou apenas e tão somente às 7h20 devido a problemas técnicos não especificados - mas que, para a coisa chegar nesse ponto, pouca coisa com certeza não foram. Até lá, a TV Anhanguera preencheu tempo reprisando o "Hora 1".

Surpresa: Tatiana Nascimento de saída da Rede Globo Sei dessa pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop: a conterrânea gaúcha deixou a emissora após mais de duas décadas como repórter e apresentadora, não porque se transfira para outra emissora e sim porque ela e a família pretendem morar em Portugal em breve. Recentemente, Tatiana era apresentadora substituta dos dois "RJTV" e do "Brasil TV", jornal das parabólicas às 19h10.

Matando Eve no GNT Começou ontem a exibição da série "Dupla Obsessão", estrelada por Sandra Oh e mostrada de terça a sexta às 23h30 em suas duas primeiras temporadas (16 episódios totais), com reprise dos quatro da semana todos em sequência no mesmo horário aos sábados. "Killing Eve" tem 24 episódios em três temporadas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 2 de junho, são estas:

*95 anos do nascimento de Milo O'Shea, ator falecido em 2013 e que atuou em filmes como "Romeu e Julieta" e "Barbarella", neste último interpretando o vilão Durand Durand, cujo nome inspiraria a banda Duran Duran.

*80 anos de Stacy Keach, ator da minissérie "Jesus de Nazaré" e de filmes como "Cavalgada dos Proscritos" e "A Outra História Americana", além de protagonista da série "Mike Hammer".

*75 anos de Lasse Hallström, cineasta indicado ao Oscar por "Minha Vida de Cachorro" e "Regras da Vida", além de realizador de "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador" e diretor de praticamente todos os videoclipes do Abba nas décadas de 1970 e 1980.

*50 anos ao dobrado: do Ajax campeão europeu com 2 x 0 sobre o Panathinaikos; e de Sônia Blota, repórter da TV Bandeirantes e apresentadora do "Bandeirantes Acontece" na Rádio Bandeirantes de São Paulo.

*45 anos ao triplicado: de Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, irmãos gêmeos e lutadores de artes marciais mistas; e de Tim Rice-Oxley, pianista da banda Keane.

*40 anos de João Derly, ex-judoca campeão mundial em 2005 e 2007, ex-deputado federal.

*30 anos ao dobrado: do Criciúma campeão da Copa do Brasil num 0 x 0 com o Grêmio graças ao 1 x 1 da ida e do gol fora de casa valendo desempate; e da última vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1 em um Grande Prêmio do Canadá que caiu no seu colo após a caranga do Nigel Mansell pifar no finalzinho.

*25 anos ao dobrado: do Palmeiras campeão paulista com 2 x 0 sobre o Santos (era o 3º título estadual em quatro edições); e da primeira vitória de Michael Schumacher pela Ferrari no Grande Prêmio da Espanha.

*20 anos ao quadruplicado: do América campeão mineiro mesmo sofrendo 3 x 1 do Atlético (pois fizera 4 x 1 na ida); do Grêmio campeão gaúcho com 3 x 1 sobre o Juventude; do Vila Nova campeão goiano com 3 x 1 sobre o Goiás; e da morte de Imogene Coca, atriz nascido em 1908 e que fez a tia Edna no filme "Férias Frustradas".

Bela do Dia: Natália Lara

Natália Lara, narradora da Globo/SporTV e ex-ESPN/Fox, Cultura e DAZN. É um excelente referencial para mulheres que querem ser narradoras esportivas, especialmente do há tantas e tantas décadas tão machista futebol. Voz forte, locução atraente, tom certo para os lances e esse carisma simpaticão todo aí. Já é enorme o momento dela, mas ainda pequeno no todo que terá, tão grandioso o que nos próximos anos haverá de conseguir, afirmo.

Registros a mais pois, ora bolas, hoje é aniversário do PB!

Além das pessoas destacadas acima, outras mais compartilham com este site que hoje completa 18 anos o dia 2 de junho em suas existências - ou no final delas. E excepcionalmente hoje, quero registrá-las. Aos que se seguem, há ainda registros referentes à imprensa esportiva, mas esses vêm na coluna "Papo de Mídia" desta quarta-feira.

Aniversariantes ou nascidos na data: em 1904, o ator (intérprete de Tarzan) e ex-nadador cinco vezes campeão olímpico Johnny Weissmuller (falecido em 1984); em 1914, o Ceará Sporting Club; em 1944, o compositor Marvin Hamlisch (falecido em 2012); em 1948, a cantora Meire Pavão (falecida em 2008); em 1949, a atriz Sônia Clara; em 1954, o ator Dennis Haysbert; em 1955, o ator Dana Carvey; em 1960, o cantor Tony Hadley (vocalista do Spandau Ballet); em 1967, a ex-futebolista Sissi; em 1969, os ex-futebolistas Paulo Sérgio e Túlio Maravilha; em 1978, os atores Nikki Cox e Justin Long; em 1979, a atriz Morena Baccarin; em 1980, o ex-basquetebolista Guilherme Giovannoni, a ex-futebolista Abby Wambach, o ator Caio Blat e o baterista Fabrizio Moretti (dos Strokes); em 1988, o futebolista Sergio Aguero; e em ano que não sei qual é, o historiador televisivo Fernando Morgado.

Falecidos nesta data: em 1978, o ex-futebolista (e ex-presidente do Real Madrid) Santiago Bernabéu (nascido em 1895); em 1990, o ator Rex Harrison (nascido em 1908); em 2002, o jornalista Tim Lopes (nascido em 1950); em 2008, o ator Mel Ferrer (nascido em 1917) e o cantor Bo Diddley (nascido em 1928); em 2019, a atriz e cineasta Flora Diegues (nascida em 1984); e em 2020, o comunicador e apresentador televisivo Jimy Raw (nascido em 1961).

Clipe do Dia: Charlie Watts

Completa 80 anos nesta quarta o primeiro dos quatro principais Rolling Stones a tornar-se octogenário (digo "principais" porque o ex-integrante Bill Wyman está com 84) - Ron Wood é de 1947 e Mick Jagger e Keith Richards são de 1943, ainda que todos eles pareçam ter uns "dois séculos e meio" de vida, eh, eh... Charlie toca com os Stones desde 1963 e sua bateria é fundamental para os incontáveis clássicos dela ao longo de tantas e tantas décadas. Por predileção pessoal, separei um de 1989 por ser dos meus favoritos: "Mixed Emotions".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 465 mil dos mais de 16 milhões e 600 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.