Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 1º de junho de 2021
As oitavas da Libertadores e da Sul-Americana



A Libertadores terá estas oitavas: Flamengo x Defensa y Justicia, Internacional x Olimpia, Barcelona x Vélez Sarsfield, Fluminense x Cerro Porteño, Atlético Mineiro x Boca Juniors, Argentinos Juniors x River Plate, Racing x São Paulo e Palmeiras x Universidad Católica. As quartas ficarão assim: Flamengo ou Defensa x Inter ou Olimpia, Barcelona ou Vélez x Fluminense ou Cerro, Atlético ou Boca x Argentinos ou River e Racing ou São Paulo x Palmeiras ou Católica. Na semifinal, eis: Flamengo ou Defensa ou Inter ou Olimpia x Barcelona ou Vélez ou Fluminense ou Cerro de um lado; e Atlético ou Boca ou Argentinos ou River x Racing ou São Paulo ou Palmeiras ou Católica do outro.

Já a Sul-Americana tem nas oitavas: Peñarol x Nacional, Arsenal x Sporting Cristal, Grêmio x LDU, Athletico Paranaense x América de Cali, Red Bull Bragantino x Independiente del Valle, Rosario Central x Deportivo Táchira, Libertad x Junior e Independiente x Santos. Nas quartas, iremos para: Peñarol ou Nacional x Arsenal ou Cristal, Grêmio ou LDU x Athletico ou América, BragaBull ou Del Valle x Central ou Táchira e Libertad ou Junior x Independiente ou Santos. Por fim, a semifinal: Peñarol ou Nacional ou Arsenal ou Cristal x Grêmio ou LDU ou Athletico ou América de um lado; e BragaBull ou Del Valle ou Central ou Táchira x Libertad ou Junior ou Independiente ou Santos do outro.

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã à tarde

Copa do Brasil A 3ª fase começa a ida hoje com Vila Nova x Bahia, Cianorte x Santos, 4 de Julho x São Paulo e Boavista x Vasco, tendo amanhã à tarde Grêmio x Brasiliense e Chapecoense x ABC.

Campeonato Brasileiro Série B A 1ª rodada acabou com Sampaio Corrêa 0 x 0 Goiás e a 2ª rodada começa nesta terça com Operário x Guarani, tendo na sexta Goiás x Confiança e um sábado que traz Londrina x Brusque, CSA x Sampaio Corrêa, Remo x Brasil e Botafogo x Coritiba, ficando para domingo Ponte Preta x Vasco, Cruzeiro x CRB e Avaí x Vila Nova, com desfecho na próxima segunda em Vitória x Náutico.

Campeonato Brasileiro Série C A 1ª rodada terminou com Ypiranga 2 x 0 Paraná no Grupo B (o que fez dos canarinhos os únicos gaúchos a vencerem na abertura das três séries).

Campeonato Paulista Série A2 São Bernardo campeão com 4 x 3 nos pênaltis sobre o Água Santa após 2 x 2 no tempo normal. Os dois clubes jogarão a divisão principal no ano que vem em substituição a São Caetano e São Bento, sendo este agora o principal título do Bernô, vice da A3 em 2020.

Campeonato Brasileiro Feminino A 11ª rodada terminou com Santos 3 x 0 Real Brasília. Classificação: em 1º, Corinthians com 28; em 2º, Palmeiras com 27; em 3º, Santos com 24; em 4º, São Paulo com 22; em 5º, Internacional com 21; em 6º, Ferroviária com 20; em 7º, Grêmio com 18; em 8º, Avaí/Kindermann com 14; em 9º, Real Brasília com 13; em 10º, Flamengo com 11; em 11º, Cruzeiro com 9; em 12º, Botafogo e São José com 8; em 14º, Minas Icesp com 7; em 15º, Napoli com 6; e em 16º, Bahia com 4.

Copa da Liga Argentina Racing e Colón decidirão o título nesta sexta. O primeiro eliminou o Boca Juniors por 4 x 2 nos pênaltis após 0 x 0 no tempo normal, enquanto o segundo marcou 2 x 0 no Independiente.

Curtinhas Esportivas

Copa América no Brasil Depois da Conmebol anunciá-la para cá e inclusive citar em suas redes sociais os presidentes do país, Jair Bolsonaro, e da CBF, Rogério Caboclo, foi afirmado pelo ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, que não houve pedido oficial nem da Conmebol e muito menos da CBF para tanto. Ué?

Aguero no Barcelona Contratado o ex-atacante do Manchester City, dois anos de contrato.

Há 95 anos nascia Marilyn Monroe



Há 95 anos, nascia a loira das loiras. A protagonista de filmes como "Os Homens Preferem as Loiras", "O Pecado Mora ao Lado", "Nunca Fui Santa", "Quanto Mais Quente Melhor", "Adorável Pecadora" e "Os Desajustados". Ano que vem sua prematura morte completará 60 anos. Décadas passam e Marilyn continua vivíssima para nós, com uma história tão memorável nas telonas quanto intensa amorosamente e triste em sua existência fora delas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Xicão Tofani voltou ao "Atualidades Pampa" Depois de oito meses ausente e uma difícil recuperação da Covid-19, o comunicador "fashion" retornou nesta segunda ao programa noturno da afiliada da RedeTV!.

Apresentadores de férias na Rede Globo Pela manhã, Rodrigo Bocardi pegou folga nesta semana e é Michelle Barros que tem feito o "Bom Dia São Paulo" e o "Bom Dia Brasil" - já no fim de tarde, Nadedja Calado forma dupla com Carolina Morand no "Ponto Final" da Rádio CBN. Já César Tralli passa a fazer o "Jornal Hoje" a partir desta terça pois Maria Júlia Coutinho retornará no dia 21. No lugar dele no "SPTV - 1ª Edição" fica Fábio Turci.

Estreias na GloboNews Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que foram confirmadas para dia 14 a estreia da Aline Midlej no "Jornal das 10" (a definir a duração dele) e para 5 de julho a estreia do "Conexão GloboNews", jornal que substituirá de segunda a sexta o "Edição das 10" (daí pra frente só nos finais de semana) e que terá José Roberto Burnier em São Paulo, Leilane Neubarth no Rio de Janeiro e Camila Bomfim em Brasília.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 1º de junho, são estas:

Bela do Dia: Maria Caltabiano

Maria Caltabiano, produtora da Rádio Bandeirantes de SP. Não demora muito e começará a brilhar na reportagem não só no AM e FM, mas também na telinha televisiva. Só cuidar.

*100 anos do nascimento de Nelson Riddle, líder de banda falecido em 1985 e compositor que trabalhou com lendas da música, de Nat King Cole e Ella Fitzgerald até Frank Sinatra e Tom Jobim, passando por Linda Ronstadt, Shirley Bassey e Dean Martin.

*95 anos do nascimento de Andy Griffith, ator falecido em 2012 e que estrelou a série "Matlock" de 1986 até 1995.

*90 anos de Zuenir Ventura, escritor de livros como "1968: o Ano que Não Terminou", imortal da Academia Brasileira de Letras e colunista do jornal O Globo.

*55 anos do fim do "Dick van Dyke Show", série estrelada por ele e por Mary Tyler Moore em 158 episódios e cinco temporadas.

*50 anos de Sangaletti, ex-futebolista campeão por Corinthians (um Paulista), Sport (uma Nordeste e um tri do Pernambucano), Náutico (um bi do Pernambucano) e Internacional (um tri do Gaúcho).

*40 anos de "Somewhere in England", disco de George Harrison que tem como grande destaque "All Those Years Ago", uma homenagem a John Lennon.

*35 anos da estreia do Brasil na Copa do Mundo disputada no México, vencendo a 1 x 0 Espanha com direito ao Hino à Bandeira tocado por engano antes da bola rolar.

*30 anos da morte de David Ruffin, cantor nascido em 1941 e vocalista dos Temptations em sucessos como "My Girl".

*25 anos de Tom Holland, ator que interpreta o Homem-Aranha nos filmes do Universo Marvel.

*20 anos da estreia de "Os Normais", série da Globo escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado, estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães em 71 episódios e três temporadas, que geraram dois filmes.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 463 mil dos mais de 16 milhões e 500 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.