Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 28 de maio de 2021
Mega-sena palmeirense 21 anos e meio depois



1, 2, 3! 4, 5, 6! 1, 2, 3! 4, 5, 6! Onde você estava e o que fazia em 6 de novembro de 1999? Naquele sábado, acontecia a última vitória do Palmeiras por seis gols de diferença... até ontem à noite, quando aplicados 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 no Universitario, fechando a fase de grupos da Libertadores, em cujo Grupo A o time do Abel Ferreira já estava garantido na liderança. Quem a confirmou foi o Flamengo no Grupo G, só que não do jeito que se imaginava pois num 0 x 0 com o Vélez Sarsfield. Por um lado, a equipe do Rogério Ceni voltou a não ser vazada desde os 3 x 0 sobre o Volta Redonda no dia 1º deste mês, na semifinal do Carioca. Por outro lado, não ficava sem ir às redes desde 14 de março, Fluminense 1 x 0 também no estadual. Sua sorte é que neste caso o "oxo" simples era mais que suficiente.

Na próxima terça, teremos o sorteio das oitavas-de-final. Primeiros colocados no Pote 1, segundos no Pote 2. Mas e se tivermos nas quartas e/ou nas semifinais duelos entre clubes do mesmo pote? Por isso, assim eis:

Pote 1 (líderes de chave)
Atlético Mineiro: 16 pontos no H
Palmeiras: 15 pontos no A
Racing: 14 pontos no E
Barcelona: 13 pontos no C
Argentinos Juniors: 12 pontos e 4 vitórias no F
Flamengo: 12 pontos e 3 vitórias no G
Fluminense: 11 pontos no D
Internacional: 10 pontos no B

Pote 2 (segundos colocados)
São Paulo: 11 pontos no E
Boca Juniors: 10 pontos, 3 vitórias e 4 de saldo no C
Vélez Sarsfield: 10 pontos, 3 vitórias e 2 de saldo no G
Cerro Porteño: 10 pontos, 3 vitórias e menos 1 de saldo no H
Universidad Católica: 9 pontos, 3 vitórias e 0 de saldo no F
Olimpia: 9 pontos, 3 vitórias e menos 1 de saldo no B
Defensa y Justicia: 9 pontos, 2 vitórias e 3 de saldo no A
River Plate: 2 vitórias e 0 de saldo no D

Temos aí seis brasileiros, seis argentinos, dois paraguaios, um equatoriano e um chileno - o que, convenhamos, não poderia deixar de ser diferente com o aumento descomunal de vagas para Brasil e Argentina, que é claro e é lógico que são os dois principais países da América do Sul, mas que o torneio fica "menos sul-americano" assim, fica. Ainda assim, aceito foi este regulamento e competentes não foram os clubes dos outros países. Enfim... O grande destaque aí creio ser o River Plate, já que nunca fará a volta como mandante. Ô Junior... ô Junior!!!

Porra, Ceará!!! Mas vai te catar!!!

Não tem como não ficar brabo, não tem como não ficar mais pistola que o canarinho. A esquadra do Guto Ferreira dependia apenas de si para passar de fase na Sul-Americana e enfrentava um adversário já eliminado, ainda que na casa dele. No entanto, tomou fumo ao sofrer 1 x 0 do Jorge Wilstermann e ver o Arsenal tocar 3 x 1 no Bolívar para liderar o Grupo C. Terceira paulada que o alvinegro de Porangabuçu dá na sua torcida nesta temporada depois dos vice-campeonatos tanto nordestino quanto estadual. Restam a Copa do Brasil e o Brasileirão. Enquanto isso, o grupo de transição do Grêmio empatou sem gols fora de casa com o La Equidad.



Por fim, o Athletico Paranaense precisava apenas do empate, mas até se perdesse teria se dado bem pois o Melgar conseguiu a proeza de empatar sem gols com o Metropolitanos. Melhor, claro, terminar os grupos vencendo de novo, ainda mais goleando como nos 1, 2, 3, 4 x 0 diante do Aucas. O ponto alto da noite dos comandados do Antonio de Oliveira ficou para Lucho González, que se despediu dos gramados ao atuar nos primeiros cinco minutos, quando foi substituído. Esse é um dos lamentos que a pandemia causa: se tivesse a gente rubro-negra na Arena da Baixada, justamente e esfuziantemente aplaudidíssimo ele seria. Segundo argentino com mais canecos na carreira (29, atrás apenas dos 37 de Messi), Lucho agora terá um cargo na comissão técnica do Furacão, pelo qual ganhou uma Sul-Americana, uma Copa do Brasil, uma J. League x Conmebol e um Paranaense.

Nas oitavas-de-final, a "Sul-A Miranda" (este PB lançou o apelido lá pelos idos de 2003 ou 2004, eh, eh, eh) terá os primeiros colocados de cada chave e mais os terceiros dos grupos da Libertadores. O sorteio acontecerá na próxima terça e a próxima fase terá todos os líderes de quadrangulares mandando as voltas. Mas e se nas quartas e/ou nas semifinais tivemos duelos entre clubes do mesmo pote? Quem mandaria a volta? Só ver aí:

Pote 1 (líderes de chave)
Grêmio - 16 pontos no H
Athletico Paranaense - 15 pontos no D
Independiente - 14 pontos no B
Peñarol - 13 pontos, 4 vitórias e 12 de saldo no E
Libertad - 13 pontos, 4 vitórias e 5de saldo no F
Red Bull Bragantino - 12 pontos no G
Rosario Central - 11 pontos, 3 vitórias e 7 de saldo no A
Arsenal - 11 pontos, 3 vitórias e 5 de saldo no C

Pote 2 (terceiros da Libertadores)
Sporting Cristal - 11 pontos no E
Deportivo Táchira - 9 pontos no B
LDU - 8 pontos, 2 vitórias e 2 de saldo no G
Nacional - 8 pontos, 2 vitórias e menos 1 de saldo no F
Junior - 7 pontos no D
Santos - 6 pontos no C
Independiente del Valle - 5 pontos no A
América de Cali - 4 pontos no H

Temos quatro brasileiros, três argentinos, dois uruguaios, dois colombianos, dois equatorianos, um paraguaio, um peruano e um venezuelano. Logo: o único país já 100% eliminado dos torneios Conmebol é a Bolívia.

Vai começar a Série B mais peleadíssima de todos os tempos

Pela primeira vez, teremos cinco campeões brasileiros reunidos - logo, no mínimo um terá que permanecer na Bêzona em 2022. Quatro destes campeões da elite também venceram a segunda divisão (imaginava-se que o quinto também assim acabaria, mas a gosma foi tão melequenta que não cair pra terceirona foi o maior dos lucros). Temos ainda mais três campeões deste torneio em si. Há grandes torcidas envolvidas, ainda que todas devendo permanecer em casa nestes tempos pandêmicos que tão cedo não cessarão. Torço demais para não quebrar a cara e não termos uma chatice de aporrinhar, pois a promessa é da temporada mais pegada da história do certame.

Destaco a seguir a primeira rodada, como cada clube foi em 2020 e como foi ou tem estado neste 2021:

Hoje, 16h, Brasil x Londrina 12º no ano passado, o Xavante foi eliminado na 1ª fase do Gaúcho, onde lutou contra o rebaixamento. Campeão em 1980 e semifinalista na C em 2020, o Tubarão está na semifinal do Paranaense contra o Operário.

Hoje, 19h, Guarani x Vitória Campeão em 1981 e 13º no ano passado, o Bugre foi quadrifinalista do Paulista, sendo eliminado pelo Mirassol. 14º em 2020, o Leão foi eliminado na 1ª fase do Baiano (pela 3ª edição consecutiva) e semifinalista no Nordeste, estando na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Internacional.

Hoje, 21h30, Náutico x CSA (peleja que a CBF havia mandado pra Arena Pernambuco e que voltou para os Aflitos pois os alvirrubros comprovaram ter um laudo da vigilância sanitária de Recife) 16º no ano passado, o Timbu foi campeão pernambucano. 5º em 2020, o Azulão foi campeão alagoano e quadrifinalista no Nordeste, mas eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil para o Remo.

Hoje, 21h30, Vila Nova x Botafogo Campeão da C no ano passado, o Tigre foi vice goiano e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Bahia. Campeão em 2015 e último da A em 2020, o Fogão foi vice da Taça Rio e foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo ABC.

Amanhã, 11h, Vasco x Operário Campeão em 2009 e 17º da A no ano passado, o Cruzmaltino foi campeão da Taça Rio e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Boavista. 8º em 2020, o Fantasma está na semifinal do Paranaense contra o Londrina e foi eliminado na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Coritiba.

Amanhã, 16h, CRB x Remo 10º no ano passado, o Galo foi vice alagoano e quadrifinalista no Nordeste, e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Vice da C em 2020, o Leão foi 3º no Paraense e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro.

Amanhã, 16h30, Confiança x Cruzeiro 15º no ano passado, o Dragão foi semifinalista no Sergipano e eliminado na 1ª fase do Nordeste e na 1ª fase da Copa do Brasil, nesta pelo 4 de Julho. 11ª em 2020, a Raposa foi semifinalista no Mineiro e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Juazeirense.

Amanhã, 18h15, Coritiba x Avaí Campeão em 2007 e 2010 e penúltimo da A em 2020, o Coxa foi eliminado na 1ª fase do Paranaense e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Flamengo. 9º em 2020, o Leão foi campeão catarinense e está na 3ª fase da Copa do Brasil contra o Athletico Paranaense.

Domingo, 11h, Brusque x Ponte Preta Semifinalista da C no ano passado, o Bruscão foi semifinalista do Catarinense e foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Retrô. 7ª em 2020, a Macaca foi vice do interior paulista e foi eliminada na 2ª fase da Copa do Brasil pelo Criciúma.

Segunda, 20h, Sampaio Corrêa x Goiás Campeã em 1972 e 6ª no ano passado, a Bolívia Querida foi campeã maranhense e quadrifinalista no Nordeste, mas eliminada na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Rio Branco de Vitória. Campeão em 1999 e 2012 e penúltimo da A em 2020, o Verdão foi quadrifinalista no Goiano e foi eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil pelo Boavista.

Outros destaques de ontem e de amanhã à tarde

Campeonato Paulista Série A2 São Bernardo e Água Santa decidirão a competição e jogarão a elite em 2022, substituindo São Bento e São Caetano.

Brasileirão Feminino A 10ª rodada terminou com Flamengo 0 x 3 Corinthians, Bahia 0 x 2 Santos e Real Brasília 0 x 0 Grêmio. Classificação: em 1º, Corinthians com 25; em 2º, Palmeiras com 24; em 3º, Santos com 21; em 4º, São Paulo com 19; em 5º, Internacional com 18; em 6º, Ferroviária com 17; em 7º, Grêmio com 15; em 8º, Avaí/Kindermann com 14; em 9º, Real Brasília com 13; em 10º, Flamengo com 11; em 11º, Cruzeiro com 9; em 12º, Botafogo e São José com 8; em 14º, Minas Icesp com 7; em 15º, Bahia com 4; e em 16º, Napoli com 3. A 11ª rodada começará amanhã São Paulo x Minas Icesp e Internacional x Cruzeiro.

Liga dos Campeões da UEFA Amanhã tem a final Manchester City x Chelsea. Na coluna de amanhã, mais sobre ela.

Curtinhas Esportivas

Diego Tardelli deixou o Atlético Mineiro Era o caminho natural pois estava inviável tê-lo atualmente. Praticamente um ano sem poder jogar devido à lesão no tornozelo direito e dificuldade para voltar ao melhor futebol. Mas não é isto que negativará a brilhante história do artilheiro no Galo, 15º maior anotador com 112 proezas e vencedor da Libertadores de 2013, da Copa do Brasil e da Recopa Sul-Americana ambas de 2014 e de quatro Mineiros.



Minas Gerais de luto: morreu Ilton Chaves Vitimado ontem aos 84 anos de causa não confirmada até a publicação desta coluna, o treinador e ex-jogador passou pelos três grandes de Belo Horizonte. Do Cruzeiro, foi histórico ainda como jogador na Taça Brasil de 1966 e no tetra estadual de 1965 até 1968. Da casamata, foi seu maior ocupante com 389 atuações e mais um tetra estadual de 1972 até 1975, além de ser ele o responsável pela chegada de Nelinho, do Remo. Já no Atlético, fez história tanto dentro de campo ao ser três vezes campeão mineiro (1955, 1956 e 1958) quanto fora ao ter mais um estadual (1986). Antes ainda de defender a Raposa, Ilton jogou no América.

Chapecoense demitiu Mozart Vice catarinense, o treinador teve 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

Eduardo Barroca é do Atlético Goianiense Atuante no fim da B de 2019 e com retrospecto exitoso para acesso com 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota, ele substituirá Jorginho a partir de domingo, contra o Corinthians.

Marcos Guilherme no Santos O atacante foi emprestado pelo Internacionalaté a metade do ano que vem.

Irresponsabilidade de jogadores em festa clandestina Arboleda, do São Paulo (que vai multá-lo e converter a punição administrativa em cestas básicas doadas ao G10 Favelas, além de mantê-lo isolado nos próximos dias até que haja a certeza de não-infecção), e David Neres, do Ajax e ex-São Paulo, estavam numa dessas em um beco na zona leste de Sampa City nesta madrugada. Tinha 124 pessoas e a maior parte estava sem máscara. Detalhe: um dos comandantes da operação policial foi o deputado federal Alexandre Frota, do PSDB, que coordena a Força Tarefa no Combate a Festas Clandestinas e que já tinha derrubado aquela com o flamenguista Gabriel.

Neymar, Nike e denúncia de assédio sexual Reportagem de ontem do Wall Street Journal afirma que a empresa rompeu contrato com o atacante devido a uma denúncia de assédio sexual em 2016, com cuja investigação ele não teria colaborado, conforme dito pela conselheira geral Hillary Krane. O vínculo terminou em setembro do ano passado e teria mais oito anos de duração. Desde então, Neymar tem contrato com a Puma. À GloboNews, o pai do jogador reagiu afirmando que o contrato da Nike foi rompido unilateralmente por falta de pagamento.

Troca de treinador na Juventus Pirlo saiu após conquistar a Copa e a Supercopa da Itália e seu substituto é Massimiliano Allegri, que não treinava desde que deixara a Velha Senhora após por ela faturar cinco Italianos consecutivos de 2015 até 2019, quatro Copas da Itália seguidas de 2015 até 2018 e mais duas Supercopas.

Lado fortíssimo em Roland Garros Sorteados os confrontos do torneio que começará neste domingo, o masculino ficou no mesmo lado da chave "só" com Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer.



Flamengo campeoníssimo e inderrubável no Novo Basquete Brasil 34 vitórias consecutivas, as três últimas na decisão contra o São Paulo, a derradeira ontem à noite por 93 x 85. É a 7ª conquista rubro-negra no torneio, existente desde 2009 e que completou a 12ª edição - é soberania que chama, né? Tivemos ainda um ineditismo: primeira final em melhor-de-cinco com um 3 x 0, ainda que os cariocas tivessem feito algo parecido em 2015 contra o Bauru, pois era melhor-de-três e matou a charada na 2ª partida. Foram as duas conquistas mais fáceis dos flamenguistas, aliás, pois duas foram em partida única com placares apertados e as outras terminaram em 3 x 2.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Carlos Magno de volta ao estúdio da Record Goiás A partir da próxima segunda, ele voltará a apresentar o jornal noturno "Goiás Record" após 14 meses deteletrabalho, chegando a ficar três dias na UTI há dois meses por causa do coronavírus. Neste período, Paulo Henrique Santos fez a dupla principal com Fernanda Arcanjo.

Filmes dos Trapalhões no SBT Chamou a atenção, quando divulgada a programação da próxima semana, constar esta obra para a "Tela de Sucessos" da sexta-feira da semana que vem: "Os Saltimbancos Trapalhões". Sim, é aquele mesmo, com Didi Mocó, Dedé Santana, Mussum, Zacarias e Chico Buarque cantando "uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo". Depois, foi melhor compreendido isso: a emissora comprou 35 filmes com todos, com algum ou alguns integrantes do quarteto, que exibidos a fio foram por anos especialmente nas tardes da Globo.

Acabou o canal Loading Foram apenas seis meses de transmissão do canal de entretenimento e cultura pop dedicado a gamers e aos nerds, que transmitia nas frequências abertas da extinta MTV Brasil (a da Abril). Quase seis dezenas de pessoas perderam seus empregos. Sei pelo NaTelinha que o executivo Anderson Abraços justificou em reunião que a principal patrocinadora, a Kalunga, desistiu do investimento. Enquanto isso, leio no Flávio Ricco que Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho (mas pode chamá-lo de Tutinha que dá no mesmo) iniciou negociações para utilizar o canal 32 UHF de São Paulo e nele recolocar depois de 26 anos a TV Jovem Pan.

Morreu o cantor pra valer do Milli Vanilli John Davis foi vitimado pela Covid-19 aos 66 anos. Ele era um dos cantores verdadeiros do grupo, que tornou-se a maior farsa da música pop quando trazido à tona que os artistas que se apresentavam em shows e gravavam videoclipes na verdade eram dançarinos que dublavam as canções.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 28 de maio, são estas:

Bela do Dia: Raíssa Câmara

Raíssa Câmara, apresentadora do "Bom Dia Ceará" na Verdes Mares (Globo). Com ela, nenhum dia deixa de ser bom pois assim o deixa.

*80 anos do nascimento de Zózimo do Amaral, jornalista falecido em 1997 e que foi colunista do Jornal do Brasil de 1964 até 1993 e d'O Globo de 1993 até a morte (foi no Globo que começou em 1959, inicialmente colaborando na coluna de Carlos Swann).

*65 anos de Augusto Licks, guitarrista dos Engenheiros do Hawaii de 1987 até 1994.

*60 anos de Roland Gift, cantor que foi vocalista do Fine Young Cannibals de 1985 até 1992 e em 1996.

*50 anos da morte de Audie Murphy, ator nascido em 1925 e astro de faroestes de segunda linha.

*35 anos do fim de "Carro Comando", série estrelada por William Shatner em 91 episódios e cinco temporadas.

*25 anos da morte de Buck, cachorro nascido em 1983 e que atuou por nove temporadas na série "Um Amor de Família".

*15 anos do Colo Colo campeão baiano com 4 x 2 sobre o Vitória (era o primeiro interiorano campeão estadual desde o Fluminense de Feira de Santana em 1969).

*10 anos do Barcelona campeão europeu com 3 x 1 sobre o Manchester United.

*5 anos do Real Madrid campeão europeu com 5 x 3 nos pênaltis sobre o Atlético de Madrid após 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação.

Clipe do Dia: Rod Stewart

Há 50 anos completados nesta sexta, era lançado "Every Picture Tells a Story", disco que teve Ronnie Wood tocando guitarra e no qual está um dos maiores clássicos do cantor: "Maggie May", escrita por Rod a partir de uma experiência própria com a primeira mulher com quem fez sexo, dez anos antes - mas a moça em questão não se chamava Maggie May, o nome foi tirado de uma velha canção de Liverpool sobre uma prostituta.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 457 mil dos mais de 16 milhões e 300 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.