Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 27 de maio de 2021
Sim, classificou... mas o 0 x 0 não pegou bem

Talvez nem o mais pessimista dos torcedores (tipo aquele que aguentou no osso todo aquele período danadíssimo dos anos 1980 e 1990) imaginasse algo assim: Internacional classificado para as oitavas da Libertadores em 1º no Grupo B... com 10 pontos por empatar em 0 x 0 com o Always Ready. Incrível, mas aconteceu. Houve chances, mas o goleiro Lampe fez importantes intervenções para tudo acabar como começou. A equipe do Miguel Ángel Ramirez conseguiu um feito: num grupo que teve 47 gols marcados, nenhum ser dos vermelhos diante dos bolivianos, que foram vazados pelos outros dois clubes. Aliás: o Olimpia eliminou o Deportivo Táchira em jornada surreal por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2, indo aos 9 pontos com saldo menos 1 contra 9 pontos e saldo menos 3 do derrotado, que vai pra Sul-Americana. Conste em ata: o treinador merece críticas por erros cometidos, mas não é o maior dos problemas, nem de longe.

Bem ou mal, o Colorado ainda está na próxima fase. Contra um Barcelona já classificado no Grupo C, o Santos do ausente Fernando Diniz (suspenso por duas partidas, uma cumprida anteriormente) dependia de um resultado paralelo para avançar. Claro, não veio. O Boca Juniors tocou 3 x 0 no Strongest e foi aos 10 pontos, daí não adiantaria o Peixe ganhar pois só chegaria aos 9. Mesmo assim, ao menos uma despedida digna poderia ter vindo. Nem isso. Tomou 3 x 1 na maior e foi eliminado pela vez segunda nos grupos, reprisando 1984. Além disso, para sua sorte a derrota não foi associada a um empate dos bolivianos, que acabaram com 6 pontos e saldo menos 10, contra 6 pontos e saldo menos 1 dos paulistas. Defesa que vaza feito cano furaco: 33 gols sofridos em 22 jogos na temporada.

Nesta noite, dois brasileiros já classificados fecharão esta fase. Líder assegurado do Grupo A com 12 pontos e mandante no torneio pela 100ª vez, o Palmeiras receberá o Universitario - e Defensa y Justicia x Independiente del Valle terá a 1ª arbitragem feminina do certame, Edina Batista no comando. Já o Flamengo fará um confronto direto do Grupo G, que lidera com 11 pontos, ao receber o Vélez Sarsfield, que tem 9. Um simples empate e pronto. Com isso, já dá para vislumbrar possibilidades de oitavas-de-final no sorteio da próxima terça, pois clubes do Pote 1 encararão os do Pote 2: o pote dos primeiros tem Palmeiras, Internacional, Barcelona, Fluminense, Racing, Argentinos Juniors, Flamengo ou Vélez Sarsfield e Atlético Mineiro; e o pote dos segundos traz Defensa y Justicia, Olimpia, Boca Juniors, River Plate, São Paulo, Universidad Católica, Flamengo ou Vélez e Cerro Porteño. Apostariam em algo?

Porra, Bahia, bora pra fora!

Mesma situação a dele na Sul-Americana que a do Santos na Libertadores: não ia adiantar de nada ganhar porque o adversário direto fez sua parte, neste caso o Independiente líder do Grupo B com 14 pontos, mas ao menos uma despedida positiva animaria para o restante da temporada. Nem isso. Pra começo de conversa: não rolou a 150ª apresentação do Gilberto, incômodo na coxa direita. Aí, os tricolores saíram na frente, tomaram o empate, tiveram um expulso, sofreram a virada, empataram, perderam outro expulso, daí os uruguaios ficaram com um a menos e desempataram para finalizar tudo em 4 x 2. O Esquadrão parou nos 8 pontos contra 11 do Montevideo. Também ontem, Cássio completou 200 jogos em Itaquera e o Corinthians se despediu do Grupo E ao marcar 10 pontos, três abaixo do classificado Peñarol, com mais uma goleada inútil: 1, 2, 3, 4 x 0 no River Plate do Paraguai.

Hoje, teremos os últimos três brasileiros em ação. O Ceará só depende de si para passar de fase no Grupo C, pois tem 9 pontos e visitará o Jorge Wilstermann, enquanto o Arsenal soma 8 e receberá o Bolívar. Ganhando, charada desfeita. Se empatar, só cairá fora se os argentinos vencerem. No Grupo D, um pontinho bastará para o Athletico Paranaense finalizar a disputa do Grupo D, pelo qual receberá o Aucas. Com 12 pontos e saldo 3, disputa a vaga com o Melgar, que será mandante contra o Metropolitanos e tem 9 com saldo 2. Por fim, o Grêmio com a gurizada da Transição fechará o Grupo H querendo os 100% contra o La Equidad, o que resultaria na melhor campanha geral.

Também aqui é possível vislumbrar um panorama das oitavas a ser sorteadas também na próxima terça: o pote dos primeiros com Rosario Central, Independiente, Ceará ou Arsenal, Athletico Paranaense ou Melgar, Peñarol, Libertad, Red Bull Bragantino e Grêmio; e o pote dos terceiros da Libertadores com Independiente del Valle ou Universitario, Deportivo Táchira, Santos, Junior, Sporting Cristal, Nacional, LDU ou Unión La Calera e América de Cali.

Temos mais um campeão estadual: Avaí no Catarinense



O empate por 1 x 1, fora de casa (com gol decisivo de Giovanni aos 25 minutos do 2º tempo e empate obtido apenas a vinte segundos do último apito), devolveu o topo estadual ao Leão da Ilha depois de dois anos, quando derrotara justamente a Chapecoense naquela que fora a revanche de 2017. Esta estava trancada na goela do treinador Claudinei Oliveira, que agora se sentiu vingado. Na 6ª final consecutiva, o Verdão do Oeste perdeu a 3ª. Agora, o Avaí tem as mesmas 18 conquistas catarinenses do arquirival Figueirense, ambos os maiores vencedores.

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã à tarde

Campeonato Brasileiro Série B Começa nesta sexta à tarde com Brasil x Londrina. Na próxima edição, um destaque maior e melhor para a abertura do que promete ser a Bêzona mais peleadíssima da história.

Brasileirão Feminino A 10ª rodada teve Cruzeiro 2 x 2 São Paulo, São José 1 x 4 Palmeiras, Napoli 1 x 3 Ferroviária, Botafogo 0 x 2 Internacional e Minas Icesp 2 x 3 Avaí/Kindermann, acontecendo hoje Real Brasília x Grêmio, Bahia x Santos e Flamengo x Corinthians.

O submarino amarelo espanhol no comando!



Depois de 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação, uma disputa por pênaltis que só não poderia ser 100% perfeita pois alguém teria que perder. E numa dessas coisas da vida, a decisão entre Villarreal e Manchester United veio nas batidas de goleiro contra goleiro pois todos os 20 atletas de linha converteram as suas - disputa mais longa em finais de torneios UEFA. Rulli chutou e venceu De Gea (que sei pelo Alexis MisterChip que não defende um pênalti em jogo oficial há 40 cobranças - 25 no tempo normal - desde 2016), daí De Gea arrematou e Rulli caiu no canto canhoto para dar ao Villarreal seu primeiro título não apenas da Liga Europa, mas primeiro de elite em 98 anos de existência.

O avalista desta conquista é o treinador Unai Emery, que disputou a 5ª final do segundo torneio europeu de clubes e ganhou a 4ª, antes faturando as de 2014 até 2016 pelo Sevilla para perder pela vez única em 2019, compreensível isso pois foi pelo "Arsenada"... digo, Arsenal. (risos) O espanhol tornou-se um dos três técnicos com quatro títulos europeus, igualando Alex Ferguson, com duas Ligas dos Campeões e duas Recopas, e José Mourinho, com duas Champions League e duas Ligas Europa - o maior vencedor é Giovanni Trapattoni, com uma Liga dos Campeões, uma Recopa e três Copas da UEFA. O Villarreal está na próxima Champions, o United já estava via Inglês.

Contando Liga Europa e a antiga Copa da UEFA, a primeira decisão por pênaltis desde Sevilla 0 x 0 Benfica + 4 x 2 em 2014 foi a 7ª no geral. É a 11ª conquista do futebol espanhol, somada esta do Villarreal às seis do Sevilla (2006, 2007, 2014 até 2016 e 2020), às três do Atlético de Madrid (2010, 2012 e 2018) e à do Valencia em 2004. Já o futebol inglês foi vice pela 7ª vez, os outros sendo de Arsenal em 2019 e 2000, Liverpool pro 2016, Fulham em 2010, Middlesbrough em 2006 e Tottenham em 1974 - detalhe: 5ª vez que um inglês perdeu uma final para um espanhol.

Curtinhas Esportivas

Treinadores saindo Zinedine Zidane deixou o Real Madrid, pelo qual faturou um Espanhol e uma Supercopa da Espanha em segunda passagem, e Antonio Conte saiu da Internazionale, pela qual foi campeão italiano.

Terminará hoje o NBB ou não? Se o Flamengo ganhar o 3º jogo da melhor-de-cinco, sim. Se der São Paulo, não.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Ex-Globo agora na Record Sei pela Cristina Padiglione no Agora que o "Balanço Geral Manhã" da Record, que terá Geraldo Luís de volta a partir da próxima segunda das 6h30 às 8h30 (até 7h30 para parte da rede nacional), passará a contar com os comentários de segurança pública de Diógenes Lucca, que fez esta função na Globo e que por 11 anos comandou o GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Te entendo perfeitamente, Omar Aziz Ao dar entrevista à Monalisa no "Expresso CNN", o presidente da CPI da Covid no Senado quis saber se ela tinha alguma relação com a família Perrone do interior do Amazonas, o que a deixou desconcertada - a entrevista acabou logo em seguida. Vivo me perguntando isso quando vejo algum sobrenome menos comum (nunca acharei isso, por exemplo, com o meu sobrenome Oliveira, ou então com o mais comum de todos, Silva). Um exemplo: nesta noite, a "Praça é Nossa" do SBT terá o retorno de Saulo Laranjeira interpretando João Plenário. Fico me perguntando: teria Saulo algum parentesco com a repórter esportiva Lívia Laranjeira ou não?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 27 de maio, são estas:

*110 anos do nascimento de Vincent Price, ator falecido em 1993 e que fez filmes como "Os Três Mosqueteiros", "Os Dez Mandamentos", "Muralhas do Pavor" e "O Abominável Dr. Phibes", além de brilhar na canção "Thriller", do Michael Jackson (maior e melhor risada macabra que a dele não há, não houve e nunca haverá).

*85 anos de Louis Gossett Jr., ator vencedor do Oscar de coadjuvante por "A Força do Destino" e que também fez "Águia de Aço".

*65 anos de Giuseppe Tornatore, cineasta de filmes como "Cinema Paradiso" e "Malèna".

*60 anos ao quadruplicado: da Fiorentina campeã da primeira Recopa da UEFA com 2 x 1 sobre o Glasgow Rangers; de Zequinha Barbosa, ex-atleta campeão mundial dos 800 metros rasos em 1987; de Peri Gilpin, atriz que fez a Roz Doyle da série "Frasier"; e do nascimento de Renato Rocha, músico falecido em 2015 e baixista da Legião Urbana de 1984 até 1989.

*45 anos de Guga Chacra, comentarista de política internacional da GloboNews, da TV Globo, da Rádio CBN e do jornal O Globo, ex-O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Bela do Dia: Marina Granovskaia

Marina Granovskaia, diretora que é a nº 2 do Chelsea. Acima dela, apenas, tão somente, única e exclusivamente o dono Roman Abramovich. É a "Dama de Ferro" do Blues finalista da Liga dos Campeões de sábado, contra o Manchester City.

*40 anos do Liverpool campeão europeu com 1 x 0 sobre o Real Madrid.

*30 anos de Henrique Almeida, futebolista campeão por Brasil (Mundial e Sul-Americano em 2011), Botafogo (Carioca de 2013), Grêmio (Copa do Brasil de 2016) e Coritiba (Paranaense de 2017).

*20 anos ao quadruplicado: do Corinthians campeão paulista num 0 x 0 com o Botafogo pois venceu a ida por 3 x 0; do Flamengo campeão carioca com um inesquecível 3 x 1 diante do Vasco (o magistral do Petkovic é um dos gols de falta mais espetaculares de todos os tempos); da vitória de Helio Castroneves nas 500 Milhas de Indianápolis (segundo brasileiro a ganhar esta prova da Fórmula Indy e primeiro desde Emerson Fittipaldi em 1993); e do fim do "Sociedade Anônima", programa da TV Globo que era apresentado por Cazé Peçanha nos finais de domingo e que durou pouco mais de um mês.

*15 anos da morte de Dino 7 Cordas, violonista nascido em 1918 e mestre máximo do vilão de sete cordas e do choro.

*10 anos da morte de Jeff Conaway, ator nascido em 1950 e que fez filmes como "Nos Tempos da Brilhantina" e personagens como Bobby Wheeler na série "Taxi" e Zack Allan na série "Babylon 5".

Clipe do Dia: perdemos Nelson Sargento

Eu encerrava a edição desta coluna quando veio a tristíssima notícia da perda desta lenda do samba a dois meses de completar 97 anos, vitimado por complicações do coronavírus. É uma dessas ausências irreparáveis, tamanha a representatividade e a qualidade que possuía. De 2008, deixo esta apresentação dele no programa "Sarau", que Chico Pinheiro comandava na GloboNews, em um especial que homenageava o então centenário do nascimento de Cartola. A canção do vídeo: "Fiz por Você o que Pude". Ah, se quem pudesse tivesse feito o que deveria fazer... Perdas teríamos, impossível não tê-las na pior doença do mundo em um século. Mas deveria ser tão menos!



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 455 mil dos quase 16 milhões e 300 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.