Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 26 de maio de 2021
Monumental Fluminense em Núñez



A terça-feira foi dos 120 anos do River Plate, mas quem mereceu os parabéns foi o Fluminense. Monumental em Núñez, obteve um 3 x 1 histórico - problemas do time do Marcelo Gallardo à parte (aliás: o River dele nunca derrotou brasileiros em casa, o que seria bom se não fossem os tufos nas voltas aqui feitas, rs) - e não só se classificou, como terminou o Grupo D da Libertadores na liderança com 11 pontos, dois acima dos próprios argentinos, que tiveram sua pele salva pelo Junior, que só empatou sem gols com o Independiente Santa Fe e vai pras oitavas da Sul-Americana.

Roger Machado faz história ao ser o primeiro treinador brasileiro em Libertadores a ganhar do River em Núñez e do Boca Juniors na Bombonera (2 x 0 pelo Palmeiras em 2018). Autor de um gol, Nenê é o segundo atleta a demorar mais tempo a voltar a marcar na competição: 18 anos, igualando Roque Santa Cruz de 1999 até 2017 - o último tento de Nenê em Libertadores tinha sido o do 1 x 0 do Santos sobre o Independiente Medellín na semifinal de 2003.

Além disso, o Fluminense tornou-se o 2º brasileiro a vencer tanto o River no Monumental quanto o Boca na Bombonera especificamente neste certame, igualando o Cruzeiro ao derrotar os platenses por 1 x 0 em 2015 e os boquenses por 2 x 1 em 1994. (a vitória do Palmeiras sobre o River em 2020 foi no estádio do Independiente) O feito já havia acontecido, mas misturado com outras copas, como Sul-Americana e Supercopa. Antes dos tricolores, brasileiros algozes do River em sua casa foram o Flamengo em 1982, o São Paulo em 2005 e o Grêmio em 2002 e 2018.



Enquanto isso, o Atlético Mineiro confirmou a melhor campanha geral desta fase de grupos ao tocar 1, 2, 3, 4 x 0 no La Guaira e acabar o Grupo H com 16 pontos, seis acima do Cerro Porteño, que fez 1 x 0 no América de Cali, findado com 4 pontos e que vai pras oitavas da Sul-Americana. Cuca tornou-se o treinador com mais jogos de Libertadores pelo clube: 18. E pela vez primeira desde 2017, a melhor campanha não terá sido do Palmeiras.



Já os reservas do São Paulo fizeram sua parte no Grupo E ao aplicar 3 x 0 no Sporting Cristal, mas claro que não dava mesmo para liderança porque o Racing precisava perder e tocou o mesmo escore no Rentistas. 14 pontos para os argentinos e 11 para os paulistas, que chegaram aos 300 tentos em Libertadores no inaugural da peleja com Bruno Alves, suspenso para as oitavas. Os peruanos ficaram com 4 pontos e vão pra Sul-Americana.

Nesta noite, o Grupo B findará com Internacional x Always Ready e Olimpia x Deportivo Táchira. O Colorado e os venezuelanos têm 9 pontos, três acima de bolivianos e paraguaios. Dois empates e os dois na frente matam essa charada. Já o Grupo C promete emoção em Barcelona x Santos e Boca Juniors x Strongest. O Peixe é obrigado a ganhar e não perdeu os jogos oficiais contra os equatorianos nas Libertadores de 2004 e 2017, só que ganhou apenas uma das últimas 15 visitas. O Barcelona tem 10 pontos, o Boca 7 e Santos e Strongest 6. Êlaiá...

Red Bull Bragantino classificado na Sul-Americana



O difícil não é impossível e o Massa Bruta mostrou isso ao não só fazer sua parte, como ter a sorte a seu favor. Ganhou do Tolima fora de casa por 2 x 1, mas para liderar o Grupo G e se classificar pras oitavas precisava que o Emelec tomasse fumo em seus domínios. E não é que tomou? 1, 2, 3, 4 x 1 pro Talleres e o BragaBull terminou com 12 pontos, dois acima dos equatorianos. Uma reviravolta que enche o time do Maurício Barbieri de moral. Já o Atlético Goianiense se deu mal. Ficou no 1 x 1 com o Newell's Old Boys e precisava que o Libertad perdesse por três ou mais de diferença. Nem de longe foi assim. Ganhou do Palestino por 2 x 1 e ficou com 13 pontos, três acima do Dragão.

Hoje, o Bahia terá Gilberto completando 150 jogos, mas gols dele não bastarão para a classificação ser conseguida no Grupo B. Com 8 pontos, terá que ganhar e torcer pro Independiente, líder com 11, perder em casa para o Guabirá. E é mais fácil eu chegar aos 50 anos casado com a loira dos meus sonhos e tendo dois filhos com ela do que o Guabirá sequer empatar. Já no Grupo E, o eliminado Corinthians se despedirá contra o River Plate do Paraguai.

Os destaques de ontem, de hoje e de amanhã à tarde

Campeonato Catarinense Chapecoense e Avaí decidem o título. O Leão da Ilha tem vantagem por 2 x 1 e joga pelo empate, enquanto o Verdão do Oeste precisa da vitória simples devido à melhor campanha.

Brasileirão Feminino A 10ª rodada começa hoje com Minas Icesp x Avaí/Kindermann, Botafogo x Internacional, Napoli x Ferroviária, São José x Palmeiras e Cruzeiro x São Paulo, amanhã acontecendo Real Brasília x Grêmio, Bahia x Santos e Flamengo x Corinthians.

Liga Europa Hoje tem a final Villarreal x Manchester United.

Curtinhas Esportivas

Tite fez uma mudança na Seleção Brasileira Lesionado, Daniel Alves está fora dos jogos contra Equador e Paraguai. Emerson, do Betis, o substitui. Ele estava na Olímpica, pra qual foi chamado Guga, do Atlético Mineiro.

Marcada a Recopa Gaúcha Falta apenas o horário para Grêmio x Santa Cruz, que acontecerá no dia 6 e terá os tricolores campeões do Gauchão de 2020 e o Galo campeão da Copa FGF.

Leandro Damião completou 500 jogos como profissional E celebrou a marca anotando de bicicleta no 1 x 1 do Frontale Kawasaki contra o Shonan Bellmare, pelo Campeonato Japonês.

Bela do Dia: Carol Peixinho

Carol Peixinho, empresária e atual participante da competição de sobrevivência "No Limite", da Globo. No limite estou eu com meus suspiros por esse 1,57 metro de formosura.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luciano Faccioli na TV Thathi Litoral Sei pelo Jorge Cardoso no TV Pop que o apresentador estreará em breve na afiliada da Bandeirantes na Baixada Santista, na qual apresentará o "Litoral Urgente", variante regional do "Brasil Urgente" e que passará das 12h30 às 13h30. Ainda que indireto via afiliada, é uma espécie de retorno do Faccioli à Rede Bandeirantes, de cuja matriz fez parte de 2010 até 2014, especialmente no "Primeiro Jornal", mas chegando a passar pelo "Brasil Urgente" naqueles famosos 43 dias do José Luiz Datena no "Cidade Alerta" da Record.

Record Goiás demitiu Mariana Martins A apresentadora estava na emissora havia dois anos e fazia o "Balanço Geral GO Manhã". Ontem, ela postou no Instagram um vídeo no qual afirmou ter sido assediada e pressionada por motivos variados e absurdos, como implicarem com fotos dela tanto de biquíni quanto em viagens nas redes sociais, tomando isso como uma razão para o jornal estar em má fase de audiência. Mariana contou que teve até uma diretora que falou que ela "sensualizaria um pouco" na hora de falar, reclamando que sofreu constrangimento, preconceito e machismo. Ela tentou argumentar que o problema estava mais na linha editorial, voltada basicamente para ocorrências policiais e contrapontos bonitinhos e fofinhos, mas não levaram isso em consideração. Péssimo, péssimo isso. Tomara que a Mariana, que notabilizou-se pela TV Anhanguera (Globo), consiga melhores novidades logo, logo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 26 de maio, são estas:

*95 anos do nascimento de Miles Davis, trompetista falecido em 1991 e um dos maiores jazzistas de todos os tempos.

*55 anos de Helena Bonham Carter, atriz da série "The Crown" e indicada ao Oscar por "Asas do Amor" e "O Discurso do Rei".

*40 anos de Graziella Schmitt, atriz que fez a novela "Malhação" (2004 e 2005).

*35 anos da morte de Flávio Cavalcanti, comunicador nascido em 1923 e que foi apresentador das rádios Tupi, Mayrink Veiga e Mulher, além das TVs Excelsior, Tupi, Bandeirantes e SBT, imortalizando programas como "Um Instante, Maestro!" e bordões como o "nossos comerciais, por favor!".

*30 anos do Paysandu campeão da Série B com 2 x 0 sobre o Guarani na finalíssima.

*20 anos ao dobrado: da morte de Vittorio Brambilla, ex-automobilista nascido em 1937; e da morte de Murilo Néri, ator nascido em 1923 e que fez algumas novelas na TV Globo, como "O Primeiro Amor" e "Dancin' Days", além de apresentar programas como "O Rio é Nosso" na TV Corcovado e "Show Sem Limite" no SBT após o retorno de Sérgio Chapelin à Globo.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 452 mil dos quase 16 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.