Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 25 de maio de 2021
River Plate completa 120 anos



Campeão intercontinental em 1986, da Suruga Bank em 2015, das Libertadores de 1986, 1996, 2015 e 2018, da Sul-Americana de 2014, da Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1997, das Recopas Sul-Americanas de 2015, 2016 e 2019 e de 36 Argentinos. Um dos maiores clubes da América Latina está de aniversário.

Começa a última rodada da Libertadores

E o principal em termos de Brasil envolve justamente o aniversariante acima destacado. O River Plate lidera o Grupo D com 9 pontos e, como somente as competições nacionais foram paralisadas pela AFA até o fim deste mês, será na Argentina mesmo que ele receberá o Fluminense, que soma 8 pontos e vem do vice carioca. Fica a curiosidade sobre quantos atletas ausentes na semana passada devido ao surto de coronavírus poderão ir a campo. Confronto direto, portanto, para definir o 1º colocado. Além disso, os tricolores jogam pela classificação em si porque o Junior está com 6 e visitará o Independiente Santa Fe. Numa dessas, periga o time do Roger Machado parar até na Sul-Americana. Ah, aquela derrota da semana passada justamente pro time de Barranquilla em pleno Maracanã...

No já resolvido Grupo E, o finalmente novamente campeão São Paulo receberá o Sporting Cristal, enquanto também na Argentina o Racing pegará o Rentistas. Para acabar na liderança, a esquadra do Hernán Crespo terá que vencer e torcer por derrota do clube de Avellaneda. Enquanto isso, o também campeão Atlético Mineiro cumprirá tabela no Grupo H ao receber o La Guaira. Cuca fará história ao tornar-se o treinador com mais partidas de Libertadores pelos alvinegros: 18, uma acima de Levir Culpi. Com a classificação garantida, ao menos mais duas estão asseguradas. Com 13 pontos, o Galo confirmará a liderança geral com uma vitória simples pois ninguém o alcançaria - abaixo dele vêm os 12 pontos do Palmeiras no A e do Argentinos Juniors no F, além dos 11 do Racing no E e do Flamengo no G.

Começa a última rodada da Sul-Americana

Dois brasileiros tentarão passar para as oitavas-de-final. No Grupo F, o Atlético Goianiense visitará o Newell's Old Boys. O Dragão tem 9 pontos contra 10 do Libertad, que visitará o Palestino, e precisa ou ganhar e torcer por no máximo empate dos paraguaios ou então empatar e torcer por derrotar do Libertad por três ou mais gols de diferença. Já no Grupo G, o Red Bull Bragantino jogará fora de casa contra o Deportes Tolima. São 9 pontos do Massa Bruta contra 10 do Emelec, que receberá o Talleres, e precisa ou vencer e torcer por no máximo empate dos equatorianos ou empatar e torcer por derrota do Emelec por cinco ou mais gols de diferença. Não será uma noite fácil.

Destaques de ontem e de amanhã à tarde



Campeonato Paranaense A ida das quartas teve Paraná 0 x 2 Athletico (o que foi o 2º gol, com o Bruno Grassi querendo rebater para a frente e acertando o Léo Cittadini para ela parar no alvo????). O segundo jogo ninguém faz a menos remota ideia quando acontecerá, não há data marcada. Lembram que essa ida foi adiada ainda da semana passada por causa da distância mínima de 66 horas entre uma e outra partida? Pois é: e agora, como é que ficará? Amanhã, o Furacão vai a campo pela Sul-Americana. No próximo domingo, estreará na Série A do Brasileirão. Já na segunda que vem, o Paranito estreará na Série C. E assim a coisa vai, eh, eh, eh... Enquanto isso, o FC Cascavel sem saber quando começará sua semifinal e contra quem será, assim como Londrina e Operário também não fazem ideia de quando "se enfrentar-se-ão-se e vice-versa". A do Bruno Grassi não é a maior apatifada do lero, não...

Campeonato Catarinense Amanhã tem a finalíssima com Chapecoense x Avaí. Empate é dos avaianos devido aos 2 x 1 da ida e qualquer vitória dá o título pros alviverdes devido à melhor campanha.

Campeonato Brasileiro Série D A ida da fase pré-grupos terá amanhã à tarde com Santana x GAS, Tocantinópolis x Picos, Real Ariquemes x Brasiliense e Aquidauanense x Rio Branco de Vitória.

Liga Europa Quem vai conquistá-la amanhã na polonesa Gdansk: Villarreal ou Manchester United?

60 anos de Tite



Treinador da Seleção Brasileira desde 2016, venceu por ela a Copa América de 2019 e foi eliminado nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2018. Para chegar ao escrete verde e amarelo, o ex-jogador e ex-comentarista de rádio Adenor Bacchi consolidou-se como um dos grandes técnicos do país, campeoníssimo marcante por quatro clubes nos quais eternizado está: o Caxias do Gaúcho de 2000; o Grêmio do Gaúcho e da Copa do Brasil de 2001; o Internacional da Sul-Americana de 2008 e do Gaúcho e da Copa Suruga de 2009; e especialmente o Corinthians do Mundial e da Libertadores de 2012, do Brasileiro de 2015 e da Recopa Sul-Americana e do Paulista de 2015.

Curtinhas Esportivas

Novo contratado no São Paulo É o meia argentino Emiliano Rigoni, do Elche, adquirido até 2024.

Denílson é do Brasil de Pelotas Contratado o volante ex-São Paulo, Arsenal e Cruzeiro, entre outros.

CRB trocou de treinador Roberto Fernandes pegou seu banquinho e saiu de mansinho após o vice-campeonato alagoano. O substituto é Allan Aal, por último atuante no Guarani quadrifinalista paulista.

Frontini pendurou as chuteiras Ídolo do Vila Nova nos acessos da Série C para a B em 2013 e em 2015, o agora ex-futebolista continuará no vice-campeão goiano, mas como novo diretor de futebol.

1.700 ingressos à venda para Manchester City x Chelsea A UEFA anunciou isso hoje, mas o vivente só poderá adentrar o Dragão de Porto se apresentar um teste de Covid-19 ou certificado de vacinação.

Confirmado: Hansi Flick assumirá a Alemanha Despedido do Bayern de Munique no último sábado, o treinador sucederá Joachim Löw na seleção nacional logo após a Eurocopa deste ano e ficará até 2024.

Morreu Max Mosley, 81 anos Ele presidiu a Federação Internacional de Automobilismo de 1993 até 2009.

Flamengo a uma vitória do título do NBB 82 x 81 sobre o São Paulo, que para ser campeão terá que faturar as três partidas restantes da melhor-de-cinco na bolha do Maracanãzinho. Desfecho nesta quinta?

Bela do Dia: Bárbara Assmann

Bárbara Assmann, repórter esportiva da TV Pampa (RedeTV!). Nesta segunda, pela vez primeira ela apresentou o noturno "Jornal da Pampa", assim esplendorosa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Nonato Albuquerque voltou aos estúdios da Jangadeiro BandNews FM Antes desta segunda-feira, o apresentador do "Jornal Jangadeiro" estava em teletrabalho havia pouco mais de um ano.

Retomado o jornalismo da Verdes Mares Cariri Mas por enquanto, a afiliada da Globo em Juazeiro do Norte voltou a fazer somente a edição noturna do "CETV", apresentada por Paulo Ernesto Arrais. Ao meio-dia, segue no ar a edição de Fortaleza, que tem um boletim do interior com Fabiano Rodrigues. Os trabalhos haviam sido suspensos no fim de abril quando Fabiano e Biana, ambos apresentadores do "CETV" do meio-dia, contraíram o coronavírus.

Ananda Muller deixou a RDC TV A jornalista ficou por quase oito meses no canal por assinatura de Porto Alegre e explicou ao Coletiva que pediu para sair devido a motivos pessoais de saúde, não explicitando o que tem, mas assegurando que não sofre de algo grave. A "Alemoa" chegou à emissora na cobertura eleitoral do ano passado e foi coordenadora de produção interna e supervisora de redação. A ex-apresentadora da Rádio Guaíba espera retomar em breve seu trabalho como comissária de voo da Gol, interrompido durante a pandemia.

Renato Lombardi de volta aos estúdios da Record A segunda-feira marcou a primeira vez presencial do comentarista da versão paulistana do "Balanço Geral SP" depois de um ano e três meses de teletrabalho. Neste período, Lombardi continuou aparecendo normalmente direto de casa, em dado momento chegando a parecer que estava ao lado de Reinaldo Gottino e da "Venenosa" Fabíola Reipert ao ser projetado como holograma.

Plantão abortado na metade da vinheta (tá louca, Globo???) Quem assistia o "Encontro com Fátima Bernardes" nesta terça não deve ter entendido nada e se assustado porque, na ida para o intervalo, a vinheta de passagem ficou alguns segundos a mais no ar e eis que entra ela: a nefasta vinheta que completou 30 anos na semana passada. Mas qual notícia de impacto anunciariam? Bom, impacto tivemos, mas notícia não porque a vinheta foi cortada pela metade, eh, eh, eh... Aí, do nada entrou em andamento a chamada de "A Vida da Gente". Quem explicará essa?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 25 de maio, são estas:

*95 anos do nascimento de Claude Akins, ator falecido em 1994 e que interpretou o protagonista da série "Xerife Lobo", personagem surgido na série "As Aventuras de B.J.".

*90 anos de Irwin Winkler, produtor dos seis filmes da franquia "Rocky" (ganhador do Oscar de melhor filme em 1977) e dos dois já existentes e do terceiro em breve chegado de "Creed".

*55 anos de Darci, ex-futebolista campeão por Grêmio (Copa do Brasil de 1989 e seis Gaúchos), Atlético (um Mineiro), Palmeiras (Copa do Brasil de 1998) e Coritiba (um Paranaense).

*50 anos ao dobrado: de Stefano Baldini, ex-atleta que venceu a maratona olímpica de Atenas 2004 depois que aquele miseravelmente nefasto padre irlandês cortou o barato do nosso Vanderlei Cordeiro de Lima, que terminou na 3ª posição; e de Justin Henry, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Kramer vs. Kramer" (da série "estou ficando velho demais para isso", como diria sargento Roger Murtaugh: o molequinho loiro disputado nos tribunais por Dustin Hoffman e Meryl Streep agora é cinquentão, minha gente!!!)

*40 anos de Logan Tom, ex-voleibolista prata olímpica pelos EUA em Pequim 2008 e Londres 2012, além de quatro vezes campeã do Grand Prix.

*15 anos da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica da fusão de Sky e DirecTV, que faz com que a operadora existente atualmente seja a antiga DirecTV, mas com o nome Sky.

Arremate



Coronavírus já vitimou no Brasil 450 mil (450 mil!) dos mais de 16 milhões e 100 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.