Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 21 de maio de 2021
De perigadíssimo a confortabilíssimo



Yuri Alberto foi herói e vilão na vitória que reabilitou plenamente o Internacional no Grupo B da Libertadores: fez o 1 x 0 diante do Olimpia, tirou a camisa para comemorar e tomou amarelo, depois fez uma falta para amarelo e foi expulso corretamente. Apesar disso, Miguel Ángel Ramírez e associados escaparam para voltar a vencer fora de casa depois de mais de um mês e ir aos mesmos 9 pontos do Deportivo Táchira, contra 6 dos paraguaios e do Always Ready. Na última rodada, o Colorado receberá os bolivianos e um simples empate bastará para a classificação.

Quem a obteve foi o Barcelona no 0 x 0 com o Boca Juniors, equatorianos com 10 pontos e argentinos com 7 contra 6 do Santos e do Strongest no Grupo C, que será emoção pura na última rodada com Barcelona x Santos e Boca x Strongest. O Peixe terá que ganhar e torcer por no máximo empate na outra partida. Batata quente, heinhô?

Terminou a 5ª rodada da Sul-Americana



Oito jogos, oito vitórias. É Tiago Nunes na arrancada no Grêmio, que mesmo com reservão aplicou 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 2 no Aragua para ir aos 15 pontos no Grupo H e estar classificadíssimo com uma rodada de antecipação. Enquanto isso, o Ceará fez 2 x 0 no Bolívar e foi aos 9 pontos no Grupo C, acima dos 8 do Arsenal e dos 6 dos bolivianos. No Grupo C, o Vozão do Guto Ferreira dependerá das próprias forças ao visitar o Jorge Wilstermann, nem precisando vencer. Empate dele e empate entre Arsenal e Bolívar, um abraço e nos vemos na fase seguinte.

No Grupo F, o Newell's Old Boys tocou 3 x 1 no Palestino e foi aos 7 pontos, atrás dos 9 do Atlético Goianiense e dos 10 do Libertad. Na última rodada, o Dragão precisa ganhar dos argentinos e torcer por no máximo empate dos paraguaios, ou então empatar desde que o Libertad perca por uma diferença que permita superação seja no saldo (hoje 4 a 2) ou seja nos gols pró (hoje 7 a 3). Há boas possibilidades, mas emoção não faltará.

Já o Bahia, infelizmente, acho que está eliminado do Grupo B, que teve o Montevideo City tocando 1, 2, 3, 4 x 0 no "saco de pancadas" Guabirá. Os uruguaios igualaram os baianos em 8 pontos e o Independiente tem 11. Na última rodada, o Esquadrão precisa derrotar o Montevideo e torcer pros argentinos perderem. Esquece... Esquece que começa com E, grupo no qual foi absolutamente irrelevante Corinthians 1, 2, 3, 4, 5 x 0 Sport Huancayo.

Outros destaques do futebol

Campeonato Paulista Início sem vergonha de final entre Palmeiras x São Paulo, 3º ano seguido de 0 x 0 no jogo de ida da finalíssima - o último gol em primeira partida decisiva do torneio foi o do Borja no Corinthians 0 x 1 Palmeiras de 2018. No Troféu do Interior, Novorizontino campeão ao marcar 2 x 0 na Ponte Preta.

Campeonato Capixaba Real Noroeste e Rio Branco de Venda Nova empataram sem gols na ida decisiva. A volta no domingo terá título para o ganhador e pênaltis em caso de novo empate.

Campeonato Paranaense A volta das quartas teve Operário 1 x 0 Azuriz (1 x 1 totais) + 4 x 3, Cianorte 0 x 3 Londrina (1 x 4 totais) e FC Cascavel 1 x 1 Maringá (3 x 2 totais). Semifinais: Operário x Londrina e FC Cascavel x Athletico ou Paraná. O clássico curitibano começará apenas na próxima segunda à tarde.



Campeonato Sul-Mato-Grossense Costa Rica campeão pela 1ª vez em 17 anos de existência ao tocar 1, 2, 3, 4 x 1 no Comercial a uma rodada do fim do hexagonal decisivo. São 22 pontos, cinco acima de Operário e Dourados. Destaque absoluto para o gol que começou a virada dos campeões, convertido por Joãozinho e no qual o goleiro Martins resolveu sair do sério como eu jamais vira um guarda-metas fazer em mais de três décadas acompanhando futebol e correr em direção à bola e, mesmo caindo a centímetros do cobrador, não detê-lo. Bem feito! (rs)

Curtinhas Esportivas

Troca em Belo Horizonte Sem espaço no Cruzeiro, Alan Ruschel foi emprestado ao América até o fim do ano.

Léo deixando o Cruzeiro O zagueiro sairá do clube após 11 anos, 401 partidas, um bicampeonato brasileiro em 2013 e 2014, um bi da Copa do Brasil em 2017 e 2018, quatro títulos mineiros e 22 gols marcados.

Brigões suspensos Mendoza, do Ceará, e Nino Paraíba, do Bahia, tomaram 30 dias e máximo de quatro partidas de gancho pelo "fura-tripas" misturado com "quebra-costelas" ao término da final da Copa do Nordeste.

Colômbia fora da Copa América A convulsão social tornou impossível a realização da competição, marcada para começar em 13 de junho. Então, deve ser tudo só na Argentina - a não ser que arranjem outra co-sede.

Luto no futebol: morreu o árbitro do nosso tetra O húngaro Sándor Puhl, que dirigiu Brasil x Itália em 1994, morreu ontem aos 65 anos. Ele também apitou a final europeia vencida pelo Borussia Dortmund em 1997.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 21 de maio, são estas:

*115 anos do nascimento de Kanela, esportista falecido em 1992 e treinador campeão mundial de basquete pelo Brasil em 1959 e 1963, além de seis títulos sul-americanos, fora canecos em clubes como Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Vila Nova (quem sempre fala sobre ele é seu sobrinho Jô Soares).

*105 anos do nascimento de Harold Robbins, popular autor de best-sellers falecido em 1997.

Bela do Dia: Bre Blair

Bre Blair, atriz. Na série "S.W.A.T.", ela interpreta a personagem recorrente Annie Kay, esposa do sargento Deacon Kay.

*80 anos de Ronald Isley, vocalista e fundador dos The Isley Brothers.

*70 anos ao dobrado: de Al Franken, ator que fez em duas oportunidades o "Saturday Night Live" nas décadas de 1970 e 1980; e do nascimento de Zezinho Corrêa, cantor falecido em fevereiro deste ano e vocalista da banda Carrapicho.

*55 anos de Lisa Edelstein, atriz que fez a Dra. Cuddy na série "House".

*50 anos ao dobrado: do Chelsea campeão da Recopa Europeia com 2 x 1 sobre o Real Madrid; e de "What's Going On", disco clássico de Marvin Gaye que inclui a faixa-título e "Mercy Mercy Me".

*35 anos de Mandzukic, futebolista do Milan e campeão por Dinamo Zagreb (três Croatas e duas Copas da Croácia), Bayern de Munique (Mundial, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa tudo em 2013, dois Alemães, duas Copas e uma Supercopa da Alemanha), Atlético de Madrid (uma Supercopa da Espanha) e Juventus (quatro Italianos, três Copas e duas Supercopas da Itália), além de vice-campeão mundial pela Croácia em 2018.

*30 anos do primeiro "Plantão da Globo" do qual se tem conhecimento, apresentado por Marcos Hummel num intervalo da "Sessão da Tarde" ("Ases Indomáveis") e que noticiou o assassinato do ex-primeiro-ministro indiano Rajiv Gandhi.

*15 anos do fim de "Jovens Bruxas", série estrelada por Shannen Doherty, Alyssa Milano e Holly Marie Combs em 178 episódios e oito temporadas (Shannen só participou das três primeiras).

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 444 mil dos quase 15 milhões e 900 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.