Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 20 de maio de 2021
De segunda-feira para cá, tivemos isso

Sim, vocês não devem mais estar aguentando isso, mas tenham certeza que também não estou. Uma hora a situação vai normalizar, não haverá de durar muito mais assim. Esse mês danado de maio haverá de melhorar.

Semana difícil para o Brasil na Libertadores

Até esta quinta, a 5ª rodada teve apenas uma vitória de seis brasileiros atuantes: a do Atlético Mineiro - que, lamentavelmente, topou recebeu a vacina da vergonha da Conmebol, sendo tão condenável na Libertadores quanto foi o Atlético Goianiense na Sul-Americana. Com 1 x 0 sobre o Cerro Porteño nos acréscimos da segunda etapa, foi aos 13 pontos no Grupo H e confirmou o 1º lugar dele e a sua como a melhor campanha geral até o momento. Voltando a ganhar duas visitas no torneio depois de oito anos, teve Cuca igualando Levir Culpi em 17 partidas pelo Galo, treinadores mais longevos dele.

Fora isso, o melhorzinho foi o Flamengo, que passou apuros quando William Arão foi expulso por chutar o rosto de um adversário bem na noite em que completou 300 partidas pelo clube. Mesmo assim, o time do Rogério Ceni saiu na frente, mas tomou a virada da LDU. Numa dessas coisas improváveis da vida, Gustavo Henrique assinou o 2 x 2 e o clube garantiu-se na próxima fase junto do Vélez Sarsfield, que fez 2 x 1 no Unión La Calera. Os cariocas somam 11 pontos e os argentinos têm 9 no Grupo G.

No mais, só derrotas entre terça e quarta. Na 100ª partida de Libertadores da história do Maracanã desde 1963, o Fluminense do Roger Machado tomou 2 x 1 do Junior e se complicou no Grupo D ao parar nos 8 pontos contra 6 do seu algoz, caindo pro 2º lugar pois incrivelmente o River Plate tornou-se líder com 9 ao marcar 2 x 1 no Independiente Santa Fe, mesmo com um time todo arrebentadíssimo devido aos 25 casos de coronavírus e com Enzo Pérez tendo que ser goleiro por não sobrar um só para jogar.

O São Paulo sofreu 1 x 0 do Racing, nesta que foi sua primeira derrota para argentinos na competição como mandante após 10 vitórias e dois empates (numa dessas ironias da vida, com os são-paulinos treinados pelo argentino Hernán Crespo), findando 14 partidas de invencibilidade na temporada. Sua sorte foi que o Sporting Cristal derrotou o Rentistas por 2 x 0 e, com isso, argentinos e paulistas passaram de fase no Grupo E, o Racing com 11 pontos e o Tricolor com 8.

Já o Palmeiras, dirigido pela 50ª vez por Abel Ferreira, marcou três vezes, mas ainda assim perdeu pois o Defensa y Justicia fez 4 x 3. Primeira vez que o time sofreu quatrilho no Allianz Parque, os palestrinos não sofriam quatro no mesmo jogo desde os 4 x 1 do Água Santa no Paulista de 2016. O Grupo A está definido depois dos 3 x 2 do Universitario sobre o Independiente del Valle, são 12 pontos para o Verdão e 8 para os argentinos.

Enquanto isso, o Santos tomou 2 x 1 do Strongest e manteve sua escrita de 14 anos sem vitórias sobre bolivianos fora de casa em Libertadores, desde o 1 x 0 no Blooming, após isso empatando uma e perdendo quatro. O time do Fernando Diniz foi alcançado pelo Strongest em 6 pontos, mesma marca do Boca Juniors, que nesta quinta receberá o Barcelona, líder do Grupo C com 9.

Nesta noite, o Internacional precisa pontuar contra o Olimpia para não se complicar no Grupo B. O Deportivo Táchira massacrou o Always Ready por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 2 e foi aos 9 pontos, três acima de todos os demais. Sofrendo sete gols nas últimas cinco partidas depois de tomar sete nas 10 anteriores, a esquadra de Miguel Ángel Ramirez não vence como visitante há um mês e, se perder, correrá o risco de perder mesmo que ganhe por "3 mil a zero" pois o Olimpia iria aos 9 pontos e isso permitiria um "jogo de compadres" entre ele e o Táchira na última rodada para ambos irem às oitavas.

Athletico Paranaense quase lá na Sul-Americana

O Furacão ganhou por 1 x 0 do Melgar e chegou à 4ª vitória em cinco partidas no Grupo D, todas pelo marcador mínimo. Com 12 pontos, ficou três acima dos peruanos e está a um empate contra o Aucas para se classificar. Enquanto isso, o Red Bull Bragantino se reabilitou ao marcar 2 x 0 no Talleres e ir aos 9 pontos no Grupo G, um abaixo do Emelec, que fez 2 x 0 no Tolima. Devido a quatro gols a menos de saldo, na última rodada os paulistas têm que ganhar dos colombianos e torcer por no máximo empate dos equatorianos com os argentinos.

Com o interino Eduardo Souza, o Atlético Goianiense outra vez empatou sem gols como mandante, desta vez diante do Libertad. São 10 pontos para os paraguaios e 9 para os goianos no Grupo F. Devido a dois gols a menos de saldo, na última rodada o Dragão precisará derrotar o Newell's Old Boys e torcer por no máximo empate do Libertad contra o Palestino. Enquanto isso, o Bahia se complicou ao estacionar nos 8 pontos por sofrer 1 x 0 do Independiente, líder do Grupo B com 11. Na última rodada, os baianos têm que ganhar do Montevideo City e os argentinos perder para o "saco de pancadas" Guabirá.

Nesta quinta, o Ceará receberá o Bolívar no Grupo C, ambos tendo 6 pontos, dois abaixo do Arsenal após marcar 2 x 1 no Jorge Wilstermann. No Grupo H, um simples empate bastará para o Grêmio confirmar a vaga diante do Aragua. Já o Corinthians simplesmente cumprirá tabela no Grupo E contra o Sport Huancayo.

Outros destaques desta semana

Campeonato Paulista Começa nesta quinta a final entre Palmeiras e São Paulo, primeira entre eles desde a única em 1992. No geral de mata-matas, retrospecto bem melhor para os são-paulinos: 13 êxitos contra três dos palmeirenses. O último encontro direto de ambos foi na semifinal de 2019, vencida pelos tricolores nos pênaltis. Já o Troféu do Interior terá a decisão entre Novorizontino (que chegou nela após 4 x 0 sobre o Ituano) e Ponte Preta.

Campeonato Capixaba Começando nesta quinta a final Real Noroeste x Rio Branco de Venda Nova.

Campeonato Catarinense Chapecoense finalista num 1 x 1 com o Marcílio Dias para 5 x 2 totais e 6ª final consecutiva. Avaí também finalista ao derrotar o Brusque por 1 x 0, negativo sendo um fato impensável para uma partida sem público: um copo de água foi arremessado na cabeça do bandeirinha Helton Nunes no finalzinho do jogo, é mole? 13 partidas de invencibilidade dos avaianos.

Campeonato Paranaense Quartas terminando nesta quinta para Operário x Azuriz (0 x 1 na ida), Cianorte x Londrina (1 x 1 na ida) e FC Cascavel x Maringá (2 x 1 na ida). Resta saber quando acontecerão os dois Athletico x Paraná, já que o Furacão conseguiu o adiamento da ida, marcada inicialmente para a última segunda, já que desrespeitado seria o intervalo mínimo de 66 horas entre uma e outra apresentação.

Campeonato Cearense Fortaleza finalista após 6 x 0 tanto sobre o Icasa nas quartas quanto diante do Atlético na semifinal (quatro jogos sob o comando de Juan Vojvoda e 20 gols marcados com um sofrido), enquanto Ceará finalista após 5 x 2 no Atlético nas quartas e 3 x 0 diante do Ferroviário na semifinal.

Campeonato Piauiense A final começou com Fluminense 1 x 2 Altos.

Campeonato Brasileiro Feminino A 8ª rodada acabou com Corinthians 3 x 2 Grêmio, Real Brasília 1 x 1 Flamengo e Internacional 1 x 1 Avaí/Kindermann. Classificação: em 1º, Corinthians com 19; em 2º, Palmeiras com 18; em 3º, São Paulo e Santos com 15; em 5º, Internacional com 14; em 6º, Grêmio com 13; em 7º, Real Brasília com 12; em 8º, Ferroviária com 11; em 9º, Flamengo com 10; em 10º, Cruzeiro, Avaí/Kindermann, Botafogo e São José com 8; em 14º, Minas Icesp com 6; em 15º, Bahia com 4; e em 16º, Napoli com 3.

Campeonato Inglês A 37ª rodada teve Brighton 3 x 2 o campeão Manchester City e Chelsea 2 x 1 Leicester ("revival" da final da Copa da Inglaterra).

Campeonato Português A 34ª e última rodada teve Sporting 5 x 1 Marítimo e Porto 4 x 0 Belenenses. O campeão Sporting terminou com 85 pontos, cinco acima do Porto.

Copa da Itália Juventus campeã com 2 x 1 sobre a Atalanta.

Copa da França Paris Saint Germain campeão com 2 x 0 diante do Monaco.

Curtinhas Esportivas

Talles Magno deixa o Vasco Vendido o avante de 18 anos para o New York City até 2026.

André de volta ao Sport O centroavante jogará pela 3ª vez no clube, um ano de vínculo.

Saída de treinador no Guarani Allan Aal saiu após quatro vitórias, três empates e seis derrotas.

Roger pendurou as chuteiras O atacante ex-São Paulo (campeão da Libertadores de 2005), Sport (campeão da Copa do Brasil), Ponte Preta (maior goleador dela no século 21, com 67 gols em cinco passagens) e "trocentos" outros clubes será gerente de futebol da Inter de Limeira.

Júnior Baiano técnico Será na Série D pelo Central, rebaixado pra segundona de Pernambuco.

Morreu Edmilson "Cenoura" Um infarto vitimou o ex-atacante na terça aos 49 anos. Ele defendeu clubes como Caldense, Atlético Mineiro, Bahia, Guarani, Ponte Preta, Vila Nova, Figueirense e outros mais. O apelido originou-se de um clássico de 1998 entre Galo e Coelho, quando marcou para os atleticanos e festejou comendo uma cenoura em referência ao Coelho.

Vem aí a terceirona feminina Confirmada pela CBF a Série A3 do Brasileirão a partir de 2022, com 32 clubes. A1 com 16 e A2 com 16.

Racismo e homofobia merecerão punição no Paraná Sancionada pelo governador Ratinho Jr. uma lei que prevê isso para torcedores, dirigentes e clubes. O projeto inicial foi do deputado estadual Paulo Litro, do PSDB.

Roberto Mancini renovou com a Itália Ele seguirá treinando a seleção até a metade de 2026.

Benzema de volta à França Seis anos depois, o atacante foi convocado por Didier Deschamps para a França que jogará a Eurocopa.

Khedira aposentou-se aos 34 anos Campeão mundial pela Alemanha em 2014, ele fará no sábado seu último jogo da carreira quando o Hertha Berlim encarar o Hoffenheim.

Maratona de Nova York voltará em 2021 Confirmada para 7 de novembro e com 33 mil participantes, 20 mil a menos que em 2019.

Lando Norris renovou com a McLaren O piloto está na equipe desde 2017 e ficará ao menos até 2023.

Povo do vôlei na mira da Polícia Confederação Brasileira, dirigentes e um ex-prefeito de Saquarema todos investigados pela Operação Desmico sob acusação de fraude tributária milionária em Saquarema, cidade-sede da CBV. Entre os investigados está Ary Graça, presidente da FIVB.

Libertadores de Futsal Após derrotar San Lorenzo por 1 x 0, Sportivo Bocca por 9 x 0 e Peñarol por 3 x 0, a tricampeã ACBF pegará o Delta Te Quiero na semifinal. Já o Corinthians, que fez 9 x 1 no Projecto Latín, ficou no 1 x 1 com o Delta e marcou 3 x 0 no Universitario, enfrentará o San Lorenzo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo apresentador na RDC TV Desde terça-feira, o debate político "Cruzando as Conversas" passou a ser apresentado pelo narrador esportivo Thiago Suman em substituição a Guilherme Macalossi, que foi para a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

Joslei Cardinot deixou a TV Jornal A informação inicial de Magno Martins deu conta disso acontecer devido à baixa audiência do programa "Por Dentro", ao meio-dia, superado no Ibope de Recife pelo jornalismo da TV Clube (Record). Ele é substituído interinamente por Suelen Brainer.

Geraldo Luís voltando ao "Balanço Geral Manhã" na Record A partir de 7 de junho, ele retornará à versão paulistana do jornal a partir das 6h30, não significando isso a saída de Bruno de Abreu por ele continuar a partir das 5h.

Força, Ana Paula Mendes!!! Dois meses após anunciar que estava grávida, a apresentadora do "RJTV - 1ª Edição" na InterTV de Cabo Frio informou que perdeu o bebê.

Genilson Araújo voltou, mas já saiu do ar de novo A terça-feira tinha sido festiva no "Bom Dia Rio" por marcar o retorno do principal repórter aéreo carioca após um ano e dois meses de ausência devido às duas doses de imunização com as duas doses da vacina contra o coronavírus. No entanto, no dia seguinte o Globocop voltou a ter Guilherme Peixoto, substituto neste período todo. Fábia Oliveira afirmou n'O Dia que o Plim-Plim reviu seu protocolo de funcionários do grupo de risco que foram vacinados. Ocorre que Genilson registrou nas redes sociais ter recebido a 1ª dose em 20 de abril, possivelmente sendo a Astrazeneca pois era a que tinha disponível. Então, a 2ª dose ainda não foi aplicada pois só o será em julho.

William Bonner de barba Pela 1ª vez em três décadas e meia no ar desde ainda a breve passagem na Bandeirantes, o homem surgiu assim ao regressar na segunda ao "Jornal Nacional" da Globo, causando um auê entre os telespectadores.

William Waack voltou aos estúdios Depois de mais de um ano em teletrabalho, o apresentador voltou à sede do canal nesta semana para o "Jornal da CNN".

Saída no "TV Fama" da RedeTV! Júlio Rocha mal chegou e já saiu da emissora. O programa agora tem somente Alinne Prado e Lígia Mendes na apresentação.

Começou a 3ª reprise de "Prova de Amor" A Record está mostrando a novela desde a última segunda às 15h20.

Saiu o trailer oficial do reencontro de "Friends" Divulgado pela HBO Max, que promove a reunião nos cenários originais de Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer 17 anos depois do fim da icônica série.

Luto em Hollywood: morreu Charles Grodin Um câncer na medula óssea vitimou o ator de 86 anos, que fez filmes como "Fuga à Meia-Noite", "Beethoven", "A Dama de Vermelho" e "O Céu Pode Esperar".

WarnerMedia e Discovery serão uma só empresa Anunciado isso na última segunda pela AT&T, um negócio na casa dos US$ 43 bilhões.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Stella Maeve

Stella Maeve, atriz. Nas duas primeiras temporadas de "Distrito 21", ela fez Nadia Decotis, uma prostituta que foi primeiro presa e depois reabilitada pela detetive Erin Lindsay, passando a ser assistente da divisão de Inteligência da polícia de Chicago até ser morta cruelmente pelo assassino Gregory Yates.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 20 de maio, são estas:

*85 anos de Anthony Zerbe, ator de filmes como "007 - Permissão Para Matar" e "Cegos, Surdos e Loucos".

*75 anos ao dobrado: de Fernando Sérgio, radialista ex-Tupi, Globo, Manchete, 98 FM e outras emissoras mais; e de Cher, cantora e atriz ganhadora do Oscar por "Feitiço da Lua".

*55 anos ao dobrado: do Peñarol campeão da Libertadores com 4 x 2 sobre o River Plate (edição sem clubes de Brasil e Colômbia, que não concordaram com a inclusão de vice-campeões entre os participantes); e de Mindy Cohn, atriz que fez a Natalie na série "Vivendo e Aprendendo".

*40 anos de Casillas, ex-goleiro campeão por Espanha (Copa do Mundo de 2010, Mundial Sub-20 de 1999 e Eurocopas de 2008 e 2012), Real Madrid (Intercontinental de 2002, Mundial de 2014, duas Supercopas da Europa nestes dois anos, Ligas dos Campeões em 2000, 2002 e 2014, cinco Espanhóis, duas Copas do Rei e quatro Supercopas da Espanha) e Porto (um Português e uma Supertaça Cândido de Oliveira).

*30 anos ao quadruplicado: do "Jornal do SBT", exibido até 2016; da estreia do "Aqui Agora", noticiário popular e policial do SBT exibido até 1997 e que teve reedição curta em 2008; da estreia de "O Dono do Mundo", novela das oito da Globo, escrita por Gilberto Braga e estrelada por Antônio Fagundes e Malu Mader; e da estreia no SBT de "Carrossel", novela mexicana produzida entre 1989 e 1990, estrelada por Gabriela Rivero como Professora Helena (Ximena no original).

*25 anos do fim de "Um Maluco no Pedaço", série estrelada por Will Smith em 148 episódios e seis temporadas.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 442 mil dos mais de 15 milhões e 800 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.