Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 17 de maio de 2021
O primeiro campeão estadual do ano é distrital



Com todos os méritos, o Brasiliense tornou-se o primeiro dos 27 campeões locais deste 2021 ao ganhar do Ceilândia por 1 x 0. Pela 10ª vez no topo do Distrito Federal e voltando a atingi-lo depois de quatro anos, teve uma campanha praticamente perfeita de 15 vitórias e um único empate. Como não achar justo um campeão desses?

As finais iniciadas e seus panoramas para as voltas

Rio de Janeiro Fla-Flu muito fraco, 1 x 1 no fim. No dia do aniversário do Adílio e do 500º tento da carreira de Zico, Gabriel guardou o seu. Mas o Flamengo iludiu quem achava que o domínio viria. Bobeou, dançou. No dia do nascimento do "Super" Ézio, Abel Hernández deixou tudo igual para o Fluminense, que mesmo invicto há 12 partidas foi vazado ao menos uma vez nas últimas oito. O destaque negativo ficou para a malandragem da FERJ de colocar 300 convidados no Maracanã (metade de cada clube) depois que a prefeitura melou sua tentativa esdrúxula e sanitariamente criminosa de botar público nas arquibancadas, pelo que os administradores do estádio foram multados em mais de 14 mil mangos. Sábado que vem, novo empate levará aos pênaltis. O Fla quer o tri e o Flu quer cessar nove anos de seca. Os tricolores jogarão de luto pois ontem morreu aos 92 anos o ex-beque Nestor, campeão da Copa Rio de 1952.

Minas Gerais América e Atlético empataram sem gols, o que foi bom pro Galo de nove partidas seguidas de invencibilidade pois nova igualdade lhe dará o bicampeonato devido à melhor campanha, restando ao Coelho a obrigatoriedade da vitória para ser campeão cinco anos depois. Os atleticanos tiveram Allan expulso pela quarta vez desde que chegou ao clube. Vale observar que a decisão será no sábado porque na terça seguinte o Atlético terminará a fase de grupos da Libertadores ao receber o La Guaira ("amistoso" por classificado que já está).

Rio Grande do Sul I O Internacional foi melhor no 1º tempo e Thiago Galhardo fez a 1ª vantagem de intervalo do time em Grenais desde o 1 x 1 do Brasileiro de 2019 (o Grenal não tinha gol em 1º tempo desde o do Geromel nos 2 x 0 tricolores do mesmo BR-19). Mas o Grêmio foi superior na 2ª etapa e virou para 2 x 1 com Diego Souza, com o 7º tento em 11 clássicos, e Ricardinho, que emocionou ao atravessar o gramado de joelhos para dedicar o êxito ao pai e ao avô, vitimados pela Covid entre o fim de março e o começo de abril. Primeira virada gremista desde os 3 x 2 também no Beira-Rio na primeira decisiva de 2011, fim da invencibilidade de Miguel Ángel Ramírez em casa após seis vitórias e um empate. Aliás: segunda derrota seguida de virada dos vermelhos, logo depois da entregada de rapadura pro Táchira na Libertadores. Oito Grenais de invencibilidade azul no estadual desde os 2 x 0 vermelhos de 2018.

Rio Grande do Sul II (novo parágrafo pois um só não bastou, o primeiro estouraria o limite de oito que "me imponho-me a mim mesmo e vice-versa") No 123º clássico no Gigante - que igualou o Olímpico como estádio a mais vezes receber o jogo maior dos gaúchos - e na 32ª vitória visitante contra 48 mandantes, Tiago Nunes igualou uma marca de 42 anos: sete vitórias seguidas nos sete primeiros jogos. O último treinador tricolor a conseguir isso fora Orlando Fantoni, que seria campeão estadual naquele 1979 - diferença básica: Tiago conseguiu isso em jogos oficiais entre Gauchão e Sul-Americana, enquanto Fantoni foi em amistosos. A 15ª final Grenal (empate nas anteriores) leva para domingo que vem o Inter precisando vencer por um gol de diferença para pênaltis ou dois ou mais para um título que não vem desde 2016, enquanto o Grêmio joga pelo empate para alcançar um tetra obtido pela vez última em 1988.

Pernambuco Dentro de campo, deu empate: 1 x 1. Poderia ser 2 x 1 pro Náutico, mas um gol do Kieza foi anulado acho que corretamente, me pareceu ser mínimo e existente o impedimento. Domingo que vem, o ganhador será campeão e pênaltis teremos com novo empate. Na 19ª final entre eles, é apenas a 2ª empatada no primeiro jogo (a outra foi em 1954, quando deu Timbu). Fora das quatro linhas, o Sport foi o grande vencedor ao "dar nos dedos" dos homofóbicos, como o tal conselheiro que só pediu desculpas agora porque viu seu nome ficar mais sujo que porco no chiqueiro - pedindo mil perdões ao porco pela comparação indevida. Os jogadores foram a campo com "do Vigor" após seus nomes e abaixo do número nas costas, uma homenagem ao torcedor rubro-negro e ex-confinado global Gilberto Nogueira, e o gol foi comemorado com a dança que ele fez enquanto esteve no "Big Brother Brasil".

Bahia A primeira decisão só entre interioranos teve uma segunda etapa surreal: o Atlético saiu na frente, mas o gol foi anulado após revisão no VAR; o Bahia de Feira saiu na frente pra valer aos 30 minutos, o Atlético empatou aos 42, deram 12 minutos de acréscimo, o clube de Feira de Santana desempatou aos 56 e a agremiação de Alagoinhas igualou aos 57. Gente!!! Bom, domingo que vem teremos pênaltis com novo empate e ou título inédito para o Atlético ou segundo caneco para o Bahia de Feira - o primeiro, aliás, completou 10 anos anteontem.

Alagoas A 6ª decisão seguida entre CSA e CRB começou zerada. Sábado, novo empate gerará penalidades.

Sergipe Não adiantou o apoio presencial do investidor maior Diego Costa para o Lagarto pois deu Sergipe por 3 x 1 na primeira decisiva. Sábado que vem, o Lagarto precisa vencer por dois ou mais de diferença para título.

Maranhão Iniciada com 1 x 0 do Sampaio Corrêa sobre o Moto Club a final clássica a ser concluída no próximo domingo. O Sampaio quer o bi, mas vitória do Moto por um gol de diferença resultará em pênaltis.

Goiás Grêmio Anápolis e Vila Nova ficaram no 1 x 1 na primeira final da história dos interioranos e na primeira do Tigre desde 2007. Quem ganhar domingo que vem, ficará com o caneco - que, no caso do Vila, não vem há 16 anos. Se der empate, é o mesmo que em praticamente todas as outras finais já destacadas: pênaltis.

Mato Grosso O Cuiabá saiu na frente do Operário por 2 x 1. Domingo que vem, o clube de Várzea Grande precisará não só ganhar por um de diferença para pênaltis, mas quebrar a invencibilidade dourada.

Pará Uma das histórias mais sensacionais do fim-de-semana: retornada à final após 14 anos e querendo o primeiro troféu em 33 anos, a Tuna Luso abriu expressiva vantagem de 4 x 2 sobre o Paysandu, que tenta o bicampeonato e precisará no próximo domingo de dois ou mais gols de diferença para pênaltis. Resta saber quem treinará os bicolores na volta. Itamar Schulle não será pois foi demitido após a derrota. O estrago que a Tuna fez!

Amazonas Com 250 convidados dos clubes na Arena da Amazônia, o São Raimundo ganhou do Manaus por 2 x 1 e só precisa empatar para voltar a ser campeão depois de 15 anos. Já o tricampeão de 2017 até 2019 necessita da vitória simples para igualar o placar total e retomar o comando estadual devido à melhor campanha.

Outros destaques pelo Brasil

São Paulo I Final em "Choque-Rei". O Palmeiras ganhou do Corinthians por 2 x 0 e foi pouco pois poderia ser bem mais, mesmo que Luan perdesse um pênalti aos 42 do 2º ao mandar no travessão. Luiz Adriano deixou o seu e fez o 5º em seis dérbis, igualando Romarinho como maiores goleadores do Dérbi neste século 21. Invicto em 12 visitas nesta temporada (nove vencidas), o Verdão - que em breve terá o retorno de Dudu pois acabou o empréstimo e o Al Duhail não o comprou - volta a fazer duas finais seguidas depois de 28 anos e não perde há seis dérbis, quatro deles em Itaquera. Semifinalista pela 7ª vez, o Timão não chegou à 5ª final consecutiva e mandou embora Vagner Mancini após 20 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Após o jogo, teve treta entre alvinegros e polícia do lado de fora.

São Paulo II 4 x 0 foi pouco, o Mirassol não viu a cor da bola. O gol de Arboleda foi o primeiro do São Paulo numa semifinal estadual desde o do Nenê na ida contra o Corinthians em 2018, já que perdeu a volta por 1 x 0 para cair nos pênaltis e os dois clássicos contra o Palmeiras em 2019 foram zerados com queda tricolor nos pênaltis. Chegando às 14 partidas de invencibilidade (10 vitoriosas), o Tricolor tentará seu primeiro Paulistão em 16 anos e fará a 1ª decisão estadual no Morumbi desde a diante do Corinthians em 2003, já que a conquista de dois anos depois veio em Mogi Mirim. Dê ele ou dê o Palestra que tenta o primeiro bicampeonato após 27 anos, certo é que teremos a 1ª final paulista com dois treinadores estrangeiros, o argentino Hernán Crespo e o português Abel Ferreira. Um deles será o primeiro técnico não brasileiro campeão bandeirante desde o uruguaio José Poy pelos são-paulinos em 1975.

São Paulo III O calendário da apenas e tão somente segunda finalíssima "Choque Rei" (finalíssima em si, sem contar decisões de turno ou pontos corridos nos quais um foi campeão e outro vice) será bem espremido: amanhã, ambos vão a campo pela Libertadores, o Palmeiras contra o Defensa y Justicia às 19h15 e o São Paulo diante do Racing às 21h30; na quinta, ida estadual no Allianz Parque; e no domingo, volta definitiva no Morumbi.

São Paulo IV No Troféu do Interior, Red Bull Bragantino e Ponte Preta ficaram no 1 x 1 e deu Macaca nos pênaltis por 4 x 2 - por isso, aliás, o seguidor twitteiro Mate sugeriu que mudem o nome da alvinegra para Ponte Pênalti por causa das 30 cobranças totais contra o Botafogo, eh, eh... Hoje sai o outro finalista em Novorizontino x Ituano.

Rio de Janeiro Consolação para os eliminados de 5º a 8º lugares da 1ª fase, a Taça Rio (ou "Taça Milhão", já que vale uma milha de dinheiros ao vencedor) começou a decisão com Botafogo 0 x 1 Vasco. Cano foi pras redes e tornou-se o argentino com mais gols pelo Cruzmaltino: 31, um acima de Alfredo González entre 1940 e 1941.

Espírito Santo A capital se deu mal ao dobrado e Rio Branco e Vitória foram eliminados respectivamente por Rio Branco de Venda Nova e Real Noroeste, que farão a primeira decisão só do interior em sete anos, desde que deu Estrela do Norte diante do Linhares. O Rio Branco quer o bi e o Noroeste nunca foi campeão.

Santa Catarina Chapecoense praticamente finalista pois fez 4 x 1 no Marcílio Dias e, depois de amanhã, só cairá fora se tomar quatro ou mais de diferença pois até derrota por três gols serve pela melhor campanha.

Paraná A 11ª e última rodada teve como destaques Paraná 0 x 1 Operário, Londrina 0 x 0 FC Cascavel, Toledo 0 x 1 Athletico e Rio Branco 2 x 1 Coritiba, que resultou na primeira eliminação alviverde na 1ª fase em 33 anos. Quartas-de-final começando nesta segunda com Azuriz x Operário, Londrina x Cianorte, Maringá x FC Cascavel e... só isso. Também teria Paraná x Athletico, mas o rubro-negro conseguiu um mandado de garantia para o clássico ser adiado e serem respeitadas as 66 horas mínimas entre uma partida e outra. Como a rodada de sábado acabou às 13h30, a diferença que permitiria Paraná x Athletico acabaria às 7h30 de amanhã - mas tem um porém: quarta à noite, o Furacão tem jogo fundamental contra o Melgar pela Sul-Americana. Que abacaxi a descascar, hein, Hélio Cury!

Ceará A 6ª rodada teve Ceará 0 x 2 Fortaleza, tricolores vitoriosos no primeiro Clássico-Rei do treinador Juan Pablo Vojvoda. Hoje, a última rodada antes das semifinais destaca Fortaleza x Icasa e Ceará x Atlético. O Tricolor lidera com os mesmos 14 pontos do Ferroviário, ambos já garantidos. O Vozão é 4º com 10 e tá na briga com o próprio Atlético, 3º com 11, e o Pacajus, 5º com 9 e que receberá o já classificado Ferrim. Só fazer sua parte e pronto.

Piauí Definida a finalíssima em dois jogos: Fluminense x Altos.

Pará Remo 3º colocado e garantido na Copa do Brasil de 2022 ao fazer 3 x 0 no Castanhal.

Brasileirão Feminino 8ª rodada marcada pelo luto especialmente para os representantes catarinenses pois Salézio Kindermann, presidente do Avaí/Kindermann e gestor do Napoli, morreu anteontem aos 77 anos devido a complicações decorrentes do coronavírus, por causa das quais passou 37 dias internado em Caçador. Resultados: Ferroviária 0 x 0 São Paulo, Santos 0 x 0 Palmeiras, Cruzeiro 3 x 0 Napoli, Bahia 1 x 1 São José e Botafogo 2 x 0 Minas Icesp. Nesta segunda, teremos Internacional x Avaí/Kindermann, Real Brasília x Flamengo e Corinthians x Grêmio.

Destaques estrangeiros

Campeonato Inglês O campeão Manchester City foi aos 83 pontos ao derrotar o Newcastle por 4 x 3 de revirada (de 0 x 1 para 2 x 1 para 2 x 3 e para 4 x 3), mas nenhuma história foi melhor que a de West Bromwich 1 x 2 Liverpool com a virada vermelha aos 49 minutos do 2º tempo em improvável e eletrizante gol de cabeça do Alisson, primeiro goleiro da história dos Reds a marcar um tento e apenas o sexto na história da Premier League. Gol emocionante não só pelas circunstâncias futebolísticas devido ao Liverpool seguir na briga por vaga na próxima Liga dos Campeões a duas rodadas do fim, mas pela circunstância emocional, dedicado que foi ao pai falecido há quase três meses.

Copa da Inglaterra Com 21 mil fãs em Wembley, pela 1ª vez o Leicester conquistou a taça após cinco vices ao fazer 1 x 0 no Chelsea, que teve um fim-de-semaninha bem chumbregamen, como completarei mais abaixo.

Campeonato Espanhol Emoção não faltou na 37ª rodada. O Atlético de Madrid ganhou de virada do Osasuna por 2 x 1, Renan Lodi e Suárez assinando esta vitória eletrizante e necessária devido ao 1 x 0 do Real Madrid sobre o Athletic Bilbao. Agora são só eles na parada pois o Barcelona caiu fora ao sofrer 2 x 1 do Celta e parar nos 76 pontos. O Atlético tem 83 e o Real foi aos 81. Próximo sábado, teremos Valladolid x Atlético e Real x Villarreal. Importante: o 1º critério de desempate é confronto direto. Assim, só teremos Real campeão se vencer e ou o Atlético perder ou no máximo empatar, já que nos clássicos madrilenhos um os merengues venceram por 2 x 0 e o outro ficou 1 x 1.

Campeonato Francês A 37ª rodada teve Lille 0 x 0 Saint-Étienne, Paris Saint Germain 4 x 0 Reims e Monaco 2 x 1 Rennes. Classificação: em 1º, Lille com 80 pontos e 40 de saldo; em 2º, PSG com 79 e 56; e em 3º, Monaco com 77 e 34. A última rodada terá Angers x Lille, Lens x Monaco e Stade Brestois x Paris. O primeiro critério de desempate é saldo e o segundo é confronto direto. Se precisarmos dele, estes são os marcadores dos dois embates entre cada jogo deste "triangular": Lille 2 x 1 Monaco, Lille 1 x 0 PSG e Monaco 5 x 2 PSG. Vai no saldo, Paris...

Campeonato Alemão A 33ª rodada teve Lewandowski fazendo história nos 2 x 2 do Bayern de Munique, campeão com 75 pontos, contra o Freiburg. Um gol e chegou aos mesmos 40 que Gerd Müller anotou em 1971/1972. Unzinho a mais que faça diante do Augsburg no próximo sábado e será o maior artilheiro de uma só Bundesliga.

Campeonato Português Campeão, mas não invicto. O Sporting parou nos 82 pontos em 33 rodadas ao tomar 4 x 3 do Benfica no clássico com direito ao selecionável Lucas Veríssimo anotando - chegou a estar 4 x 1.

Campeonato Turco Epílogo asfixiante: Besiktas campeão na 42ª e última rodada ao marcar 2 x 1 no Goztepe e somar 84 pontos a exemplo do Galatasaray, que anotou 3 x 1 no Malatyaspor. O primeiro critério de desempate era confronto direto. 3 x 3 totais, saldo simples para este fim, então bora pro saldo. Aí veio o aspecto sufocante deste desfecho: saldo 45 do Besiktas contra saldo 44 do Galatasaray! Um gol de saldo definindo o obtedor do caneco!!!

Campeonato Escocês Na 38ª e última rodada, o campeão com seis rodadas e mais de dois meses de antecipação Rangers tocou 4 x 0 no Aberdeen e fechou a campanha invicta com 32 vitórias.

Liga Feminina dos Campeões da UEFA Desse quem desse, teríamos um ineditismo. Poderia ser o do Chelsea com a possibilidade de primeiro clube campeão europeu tanto delas quanto deles numa mesma temporada. Mas o banho de bola do 1º tempo com 4 x 0 bastou pro Barcelona ser o primeiro campeão europeu de ambos os sexos no geral. Aliás: bem mais no fim da coluna, citarei nas "Datas em 0 ou 5" uma que ajuda a ilustrar isso que falei.

Copa da Liga Argentina O grande destaque das quartas-de-final ficou para Boca Juniors 1 x 1 River Plate e 4 x 2 pros xeneizes nos pênaltis. Até aí nada de mais... não fosse o fato de que os platenses tiveram nada mais e nada menos que não um, não dois e não cinco, mas 15 (q-u-i-n-z-e!!!) desfalques causados pelo coronavírus. Tiveram que ir para o superclássico com o 5º goleiro do grupo! Semifinais: Boca x Racing e Independiente x Colón.

Curtinhas Esportivas

Atlético Goianiense sem treinador Jorginho pediu as contas após 8 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

Luto no futebol: morreu Rildo Craque do Santos campeão da Taça Brasil e das Recopas Sul-Americana e Mundial todas em 1968, além de tri paulista de 1967 até 1969, tinha 79 anos e faleceu neste domingo. Antes do Peixe, ele marcou no Botafogo bicampeão carioca em 1961 e 1962 e campeão do RJ/SP em 1962 e 1966.

Coreia do Norte fora das Eliminatórias de 2022 Deduz-se que seja por receio com a pandemia do coronavírus, até por ser o motivo que também tirará os atletas do país dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Rafael Nadal recordista em Masters 1000 O 36º veio ontem com a 10ª conquista em Roma, 2 x 1 sobre Novak Djokovic (7/5, 1/6 e 6/3) - aliás: o espanhol igualou o sérvio, fiquemos agora pelo desempate.

Brasil de volta ao topo no UFC Charles do Bronx campeão dos leves ao nocautear Michael Chandler no 2º assalto.

Grêmio campeão no futebol 7 Venceu a Liga das Américas com 5 x 1 sobre o Sporting Guatemala, decisão realizada anteontem aqui em Porto Alegre com direito à primeira união de Falcão e Douglas.

Supercopa Feminina de Futsal Taboão da Serra campeão diante das Leoas da Serra por 3 x 2.

Libertadores Masculina de Futsal A atual campeã ACBF estreou marcando 3 x 1 no Universitario e o Corinthians arrancou fazendo 1 x 0 no Peñarol. A competição é disputada em Florida - não aquela e sim a do Uruguai.

Definido o mata-mata da NBA Cada conferência tem dois confrontos definidos e outros dois com um classificado à espera de um vindo da repescagem. Leste: definidos New York Knicks x Atlanta Hawks e Milwaukee Bucks x Miami Heat, enquanto Indiana Pacers x Charlotte Hornets definirá o adversário do Philadelphia 76ers e Boston Celtics x Washington Wizards e o do Brooklyn Nets. Oeste: confirmados Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks e Denver Nuggets x Portland Trail Blazers, com Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs confirmando o oponente do Utah Jazz e Los Angeles Lakers x Golden State Warriors (LeBron James vs. Stephen Curry) o do Phoenix Suns.

Novo Basquete Brasil Semifinais melhor-de-cinco terminadas em 3 x 0 com Flamengo 69 x 58 Paulistano (31ª vitória consecutiva dos rubro-negros) e São Paulo 80 x 79 Minas. A finalíssima começa no sábado.

História feita na Stock Car Substituto do atual campeão Ricardo Maurício devido a ele estar com a Covid-19, o português Antônio Félix da Costa (atual campeão da Fórmula E) fez história ao ser o primeiro estrangeiro a vencer uma prova da categoria na 2ª corrida de São Paulo - a 1ª de ontem quem faturou foi Gabriel Casagrande.

Teve Fórmula Indy no sábado Rinus VeeKay ganhou o GP de Indianápolis, com Alex Palou em segundo e Romain Grosjean em terceiro para seu 1º pódio. A próxima etapa também é lá: as 500 Milhas no dia 30.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

A morte do prefeito paulistano Bruno Covas Anunciada às 9h55 deste domingo, foi destacada assim em algumas emissoras de TV: na Globo, houve plantão interrompendo o "Auto Esporte" com apresentação de Bárbara Coelho direto do estúdio do "Esporte Espetacular" e reportagem de Cristina Mayumi; na Record, um plantão interrompeu o "Pica-Pau" (exibido em São Paulo e emissoras sem grade local) para boletim do repórter Romeu Piccoli; na Bandeirantes, o "Show do Esporte" mal começou e Elia Júnior acionou o repórter Mark Figueiredo; na CNN Brasil, o "Breaking News" teve Daniela Lima chamando o repórter Anthony Wells; e na GloboNews, o "Urgente" dentro do "Edição das 8" - ontem apresentada de Brasília - teve Fred Ferreira chamando o repórter Guilherme Balza.

Poliana Abritta de luto: morreu seu pai José Martins Ferreira sofria de leucemia e tinha 76 anos completados no dia 9, três dias antes da partida - que a apresentadora da Globo comunicou no Instagram neste domingo.

Dramaturgia de luto: perdemos Eva Wilma Perda gigantesca na noite de sábado, um câncer a vitimou aos 87 anos. Perdemos a Ruth e a Raquel originais de "Mulheres de Areia", a Diná original de "A Viagem", a Maria Altiva de "A Indomada", a Tia Íris de "Fina Estampa"... Depois desta novela, aliás, aconteceu um dos episódios mais inesperados e inesquecíveis da minha vida: a foto que tirei com ela em novembro de 2012, no coquetel de lançamento da exposição "60 Anos da Telenovela Brasileira" aqui em Porto Alegre, convidado pelo excelso Elmo Francfort, um dos tantos muito sentidos e abalados pela partida da Vivinha, como era chamada pelos mais chegados. Vivinha partiu, mas continuará vivíssima para sempre nos corações dos telespectadores apaixonados pela excelência dela.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

Bela do Dia: Andrea Meza

Andrea Meza, mexicana que venceu neste domingo o Miss Universo, deixando a nossa brasileira e minha conterrânea porto-alegrense Júlia Gama em 2º lugar. Desta vez, não vi uma injustiça tão flagrante como foi em 2007 com a Natália Guimarães (jamais superarei aquilo). Ao contrário: quando botei o olho nesta muy guapa pela vez primeira, caidinho fiquei. Se não era pra nossa ganhar, tinha que ser ela.

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 17 de maio, são estas:

*110 anos do nascimento de Maureen O'Sullivan, falecida em 1998 e atriz de filmes como "Tarzan, o Filho da Selva" e "Hannah e Suas Irmãs".

*85 anos do nascimento de Dennis Hopper, ator falecido em 2010 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "Momentos Decisivos" e de roteiro pelo clássico maior "Sem Destino".

*65 anos ao dobrado: de Sugar Ray Leonard, ex-boxeador campeão olímpico em Montreal 1976 e campeão mundial dos meio-médios, dos médio-ligeiros, dos médios, dos supermédios e dos meio pesados ("fraquinho" esse currículo, né?); e de Bob Saget, ator que fez o Danny Tanner da série "Três é Demais".

*60 anos de Enya, cantora de sons repousantes e que nos transportam para uma outra e belíssima dimensão.

*55 anos de Hill Harper, ator que faz o Dr. Marcus Andrews da série "O Bom Doutor" desde 2017 e que fez o Dr. Sheldon Hawks de "CSI: NY".

*50 anos de "Ram", disco de Paul McCartneyque tem como destaque "Uncle Albert / Admiral Halsey".

*30 anos do fim de "Meu Bem, Meu Mal", novela das oito na Globo, escrita por Cassiano Gabus Mendes e estrelada por Sílvia Pfeiffer, José Mayer e Lima Duarte.

*15 anos do Barcelona campeão europeu com 2 x 1 sobre o Arsenal, gol do título marcado pelo Belletti.

As de terça, 18 de maio, são estas:

*85 anos de Moacir, ex-futebolista campeão por Brasil (Copa do Mundo de 1958), Flamengo (RJ/SP de 1961), Peñarol (um Uruguaio) e Barcelona (um Equatoriano).

*75 anos ao dobrado: de Mila Moreira, atriz atualmente revista na Globo em "Ti Ti Ti" e que fez novelas desde "Marron Glacê" até "A Lei do Amor", passando por "A Próxima Vítima"; e do nascimento de Andreas Katsulas, ator falecido em 2006 e que interpretou o G'Kar na série "Babylon 5".

*70 anos do nascimento de Angela Voigt, ex-atleta falecida em 2013 e campeã olímpica do salto em distância nos Jogos de Montreal 1976.

*50 anos de Friedel, ex-goleiro campeão por Galatasaray (um Turco) e Blackburn (uma Copa da Liga Inglesa), convocado pelos EUA para as Copas do Mundo de 1994 até 2002.

*40 anos ao dobrado: de Edu Dracena, assessor técnico do Palmeiras (campeão brasileiro de 2016 e 2018) e campeão também por Corinthians (Brasileiro de 2015), Santos (Copa do Brasil de 2010, Libertadores de 2011, Recopa Sul-Americana de 2012 e tri paulista nos referidos anos), Cruzeiro (Copa do Brasil e Brasileiro ambos em 2003 e Mineiro em 2003, 2004 e 2006), Fenerbahce (um Turco, uma Copa e uma Supercopa da Turquia), Olympiacos (um Grego) e Brasil (Sul-Americano Sub-20 de 2001); e da estreia de "Ciranda de Pedra", novela das seis da Globo, escrita por Teixeira Filho e estrelada por Eva Wilma e Armando Bógus.

*25 anos da morte de Pompeia, ex-goleiro nascido em 1934 e campeão por America (Carioca de 1960) e Deportivo Português (um Venezuelano).

*20 anos de "Shrek", animação da DreamWorks.

As de quarta, 19 de maio, são estas:

*80 anos do nascimento de Nora Ephron, cineasta falecida em 2012 e que dirigiu filmes como "Sintonia de Amor" e "Mensagem para Você", além de ser roteirista de "Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro".

*70 anos do nascimento de Joey Ramone, cantor falecido em 2001 e vocalista dos Ramones.

*65 anos de Jayme Monjardim, diretor de telenovelas como "Pantanal" na Manchete, "O Clone" na Globo e tantas mais.

*55 anos de Polly Walker, atriz que fez a Atia dos Julii na série "Roma".

*45 anos de Kevin Garnett, ex-basquetebolista campeão da NBA pelo Boston Celtics em 2008 e campeão olímpico pelos EUA nos Jogos de Sydney 2000.

*30 anos do Grêmio rebaixado para a Série B do Brasileirão ao perder para o Botafogo por 3 x 1.

*25 anos da estreia do goleiro Marcos no Palmeiras, num 4 x 0 sobre o Botafogo pelo Paulistão.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 436 mil dos quase 15 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.