Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 15 e 16 de maio de 2021
Fim-de-semana de 13 finais domésticas

No Rio de Janeiro, Fluminense e Flamengo começam neste sábado à noite a decisão. Os rubro-negros querem o 3º título consecutivo e o 4º nos últimos cinco anos. Já os tricolores não são campeões desde 2012.

Em Minas Gerais, começa neste domingo a final América x Atlético. O Coelho não é campeão desde 2016, justamente contra os alvinegros, e Lisca busca seu 1º título estadual como treinador depois dos vices por Náutico em 2014 e Ceará em 2019. Já o Galo é finalista pela 15ª vez seguida, tendo faturado sete de 14 decisões.

Aqui no Rio Grande do Sul, domingo de Grenal iniciado no Beira-Rio. O Colorado não é campeão desde o hexa de 2016 e o Tricolor quer o 4º caneco seguido, o que seria sua melhor sequência de títulos desde o hexa obtido em 1990. Nas últimas nove edições contando a atual, é apenas a 4ª final Grenal - clássico cuja disputa em Campeonatos Gaúchos, faz 60 anos neste 2021. Os gremistas paparam a de 2019 e os colorados obtiveram as finais de 2014 e 2015.

Em Pernambuco, Sport x Náutico é arrancado neste domingo não na Ilha do Retiro e sim na Arena Pernambuco, em mais uma mudança causada nos últimos dias pelas fortes chuvas em Recife - isso também afetou a semifinal nos Aflitos no fim-de-semana passado. A última decisão de ambos foi a de 2019, vencida pelos rubro-negros, que não perdem uma decisão para os alvirrubros desde 1968, depois disso se dando melhor nas 10 posteriores. São 18 finais entre eles, 12 vencidas pelo Leão e seis pelo Timbu. O treinador alvirrubro Hélio dos Anjos busca o 4º êxito consecutivo em decisão estadual, depois do Paraense de 2020 pelo Paysandu e do bi do Goiás em 2015 e 2018.

Na Bahia, a primeira final toda interiorana da história largará neste domingo. Atlético x Bahia de Feira é a 1ª decisão sem a dupla Ba-Vi desde 1968, quando o soteropolitano Galícia bateu o Fluminense. Frente a frente estarão os dois últimos vices, o Bahia (de Salvador) passou pelo xará de Feira em 2019 e pelo clube de Alagoinhas em 2020.

Em Alagoas, sábado de CSA x CRB começando mais uma final, a 6ª consecutiva entre eles. O Galo da Pajuçara é o atual campeão e se deu bem também em 2016 e 2017, enquanto o Azulão do Mutange foi bi em 2018 e 2019.

Em Sergipe, o desfecho inicia no sábado para Sergipe x Lagarto. O Vermelhinho não é campeão desde 2018 e o Verdão chega à 1ª final, querendo reprisar o topo obtido pelo Lagartense em 1998.

No Maranhão, manhã de domingo com Sampaio Corrêa x Moto Club em ação. O Bolívia Querida quer o bi na reedição da decisão do ano passado e o Papão do Norte quer evitar o tri-vice em sua 4ª final seguida.

Em Goiás, domingo de final inédita: Grêmio Anápolis x Vila Nova. Os interioranos nunca chegaram nesta condição e o Tigre não decide o torneio desde 2017, sendo o jejum de títulos bem longo: vem de 2005.

Em Mato Grosso, Operário x Cuiabá arrancará no domingo de manhã. O CEOV não é campeão desde 2002 e o Dourado quer vencer a 7ª final consecutiva. Duas das anteriores foram justamente contra este oponente.

No Distrito Federal, sábado de jogo único entre Brasiliense e Ceilândia. O Jacaré é finalista pela 5ª vez seguida e não quer ser tetra-vice, enquanto o Ceilândia não é campeão desde 2012 e não é finalista desde 2017, quando foi batido justamente pelo Brasiliense. Teremos, portanto, um campeão distrital - o primeiro "estadual" deste ano.

No Pará, mais uma decisão no domingo de manhã: Tuna Luso x Paysandu. A Tuna não é finalista desde 2007 e não conquista o troféu desde 1988, enquanto o Papão é o atual campeão e quer o bi.

E no Amazonas, sábado de São Raimundo x Manaus. O São Raimundo não é campeão desde 2006 e o Manaus é finalista pela 5ª vez consecutiva, querendo repetir não o vice de 2020 e sim os três títulos anteriores.

Outros destaques dos últimos e dos próximos dias

Campeonato Paulista As quartas terminaram com Red Bull Bragantino 0 x 1 Palmeiras e São Paulo 4 x 2 Ferroviária (fim da "empatite" tricolor e 13º jogo de invencibilidade). Semifinais neste domingo: Corinthians x Palmeiras (quatro dérbis de invencibilidade alviverde em Itaquera) e São Paulo x Mirassol (primeiro interiorano semifinalista duas vezes seguida desde o Braga em 1989 e 1990). Já o Troféu do Interior teve Ponte Preta 0 x 0 Botafogo + 14 x 13, que igualou a disputa mais longa de pênaltis do certame com as mesmas 30 cobranças do Guarani x Ituano do ano passado - mas agora tivemos 27 acertos contra 21 em 2020. Semifinais: BragaBull x Ponte e Novorizontino x Ituano.

Campeonato Carioca A Taça Rio começa a ser decidida neste domingo em Botafogo x Vasco.

Campeonato Catarinense Agora sim não tem escapatória: neste domingo largará a semifinal Marcílio Dias x Chapecoense.

Campeonato Paranaense Sábado de 11ª e última rodada, destacando-se Toledo x Athletico, Rio Branco x Coritiba, Paraná x Operário e Londrina x FC Cascavel.

Campeonato Cearense 6ª rodada tendo no sábado Ceará x Fortaleza.

Campeonato Paraense O sábado aponta o 3º lugar em jogo único para Remo x Castanhal.

Brasileirão Feminino A 7ª rodada terminou com São José 2 x 8 Corinthians (Rodrigo Iglesias treinou as corintianas pois Arthur Elias ficou quatro dias internado devido a problemas gástricos), Flamengo 2 x 0 Santos, Palmeiras 4 x 0 Real Brasília, Grêmio 4 x 2 Bahia e Napoli 1 x 2 Internacional. Classificação: em 1º, Palmeiras com 17; em 2º, Corinthians com 16; em 3º, São Paulo e Santos com 14; em 5º, Grêmio e Internacional com 13; em 7º, Real Brasília com 11; em 8º, Ferroviária com 10; em 9º, Flamengo com 9; em 10º, Avaí/Kindermann e São José com 7; em 12º, Minas Icesp com 6; em 13º, Cruzeiro e Botafogo com 5; e em 15º, Bahia e Napoli com 3. Sábado só com Botafogo x Minas Icesp e domingo de Bahia x São José, Cruzeiro x Napoli, Santos x Palmeiras e Ferroviária x São Paulo.

Copa Libertadores A 4ª rodada terminou com o Atlético Mineiro classificado por antecipação após os 3 x 1 diante do América de Cali, indo aos 10 pontos no Grupo H contra 7 do Cerro Porteño e 3 do La Guaira. Apesar de mais um tento do Hulk, de um chutaço do Guilherme Arana e de uma indecência lindíssima do Vargas, o que ficou mesmo para a posteridade foi a indecência canalhamente horrorossíssima da Conmebol de forçar na marra a realização da partida enquanto do lado de fora a polícia descia o braço no povo que protestava contra a reforma tributária na Colômbia. Pior que isso, só Cuca "parabenizar" o árbitro Andres Cunha por levar o jogo até o fim. De revirar o estômago. Bem, no Grupo B tivemos Always Ready 1 x 2 Olimpia, ambos com 6 pontos tal qual o Táchira e o líder Internacional. E no Grupo G, o Vélez Sarsfield fez 3 x 1 na LDU e deixou ela com 4 pontos para ir aos 6, a quatro do Flamengo.

Copa Sul-Americana A 4ª rodada teve o Corinthians eliminado do Grupo E ao tomar 1, 2, 3, 4 x 0 do Peñarol em sua pior derrota em jogos internacionais, superando os 4 x 1 que sofrera do San Lorenzo em 2001. São apenas 4 pontos contra 7 do River Plate do Paraguai, que fez 2 x 1 no Sport Huancayo, e 12 do praticamente classificado Peñarol. Já o Grêmio está com uma mão e quatro dedos da outra na próxima fase após os 3 x 1 no Lanús, que lhe deixaram com 12 pontos, o dobro dos argentinos e do La Equidad, que ganhou do Aragua por 2 x 1. Tiago Nunes chegou às seis vitórias consecutivas em seus seis primeiros jogos, marca que o Tricolor não obtinha desde Evaristo de Macedo em 1997. Já o Bahia fez 1 x 0 no Guabirá e lidera o Grupo B com os mesmos 8 pontos do Independiente, mas com dois gols a mais de saldo. E o Melgar tomou 2 x 1 do Aucas e parou nos mesmos 9 pontos do Athletico Paranaense no Grupo D.

Campeonato Espanhol A 36ª rodada terminou com Granada 1 x 4 Real Madrid. Classificação: Atlético de Madrid com 80, Real com 78 e Barcelona com 76. Neste domingo, tem Atlético x Osasuna, Athletic Bilbao x Real e Barça x Celta. Se o Atlético vencer e o Real no máximo empatar, será taça no armário, faixa no peito e bicho no bolso.

Campeonato Inglês A 36ª rodada teve o campeão Manchester City fazendo 4 x 3 no Newcastle e a 34ª rodada finalmente teve o Manchester United x Liverpool adiado devido à invasão do Old Trafford por muitos adeptos dos Diabos Vermelhos que protestavam contra seus donos. O Liverpool ganhou por 4 x 2.

Copa da Alemanha Borussia Dortmund campeão atropelando o RB Leipzig por 4 x 1.

Copa da França Monaco na final contra o Paris Saint Germain após esmagar o Rumily Vallieres por 1, 2, 3, 4, 5 x 1.

Curtinhas Esportivas

Tite convocou a Seleção Brasileira Para jogos das Eliminatórias contra Equador, dia 4 aqui em Porto Alegre, e Paraguai, dia 8 em Assunção: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os laterais Daniel Alves (São Paulo), Danilo, Alex Sandro (ambos Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid); os zagueiros Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (Paris Saint Germain) e Thiago Silva (Chelsea); os meias Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon); e os atacantes Everton (Benfica), Firmino (Liverpool), Gabriel (Flamengo), Gabriel Jesus (City), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

André Jardine convocou a Seleção Olímpica Para meros treinamentos de 31 de maio a 8 de junho, jogo mesmo não tem: os goleiros Cleiton (Red Bull Bragantino), Brenno (Grêmio) e Brazão (Oviedo); os laterais Gabriel Menino (Palmeiras), Emerson (Bétis), Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e Abner (Athletico); os zagueiros Gabriel (Arsenal), Luiz Felipe (Lazio), Ibañez (Roma) e Nino (Fluminense); os meias Bruno Guimarães (Lyon), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Borussia Dortmund), Liziero (São Paulo), Gerson (Flamengo) e Claudinho (Bragantino); e os atacantes Antony (Ajax), Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Evanilson (Porto), Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid).

Expulse esse canalha da Idade da Pedra, Sport!!! Impõe-se da parte rubro-negra a sumária exclusão de seus quadros do conselheiro Flávio Koury, que cagou boca afora um vômito nojentamente repugnante de ofensas aos homossexuais através do Gilberto, ex-"Big Brother Brasil". Esse horrendo também precisava ser excluído do jornal Diário de Pernambuco, do qual é conselheiro jurídico. O mundo não comporta mais gente retrógrada assim.

Sedes das finais Conmebol Neste ano, tanto a Sul-Americana quanto a Libertadores serão decididas no Centenário de Montevidéu. Já em 2022, Sul-Americana no Mané Garrincha e Libertadores em Guayaquil.

Esquece aquilo de São Silvestre em julho A organização confirmou a corrida para 31 de dezembro mesmo. Resta saber se a situação no Brasil ficará menos grave a ponto disso poder acontecer. Duvido demais.

Mudanças na Fórmula 1 As restrições na Turquia devido à pandemia levaram ao cancelamento do GP que ali aconteceria em 13 de junho. Então, o GP da França foi antecipado para 20 de junho e a Áustria receberá duas corridas consecutivas: uma o Grande Prêmio da Estíria em 27 de junho e outra a do país em si em 4 de julho.

Inglaterra com mini-corrida no lugar da classificação Confirmada pela F-1 esta etapa, em 18 de julho, como uma das três a receber este sistema diferenciado. A sexta-feira terá uma classificação para a mini-corrida, que acontecerá no sábado e cujos resultados definirão o grid para a prova em si no domingo. Nesta mini-corrida, o 1º colocado ganhará 3 pontos, o 2º receberá 2 e o 3º faturará 1. A vitória nela contará como pole position para o ganhador.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

José Luiz Datena escutadíssimo por São Paulo Leio no Flávio Ricco que o "Manhã Bandeirantes" tem sido o pico de audiência da Rádio Bandeirantes, com mais de 100 mil ouvintes por minuto das 10h às 12h diariamente.

Ataque cibernético afetou a Rede Bahia Sei pelo NaTelinha que a afiliada da Globo está prejudicadíssima desde a última terça, quando consta que dados pessoais de funcionários e ex-funcionários do conglomerado vazaram. Com isso, eles estão proibidos de usar redes sociais neste momento até que todo o sistema seja recuperado para impedir outro estrago de hackers. Na TV Bahia, os apresentadores receberam informações dos editores-chefes pelo ponto eletrônico e nenhum documento pode ser imprimido direto pela rede, assim como e-mails não têm sido acessados. A bronca afetou também o jornal Correio da Bahia, que não circula desde quarta-feira.

Semana do "baralho" na TV Liberal Na quinta, o letreiro "comeu" a letra V do sobrenome do repórter Mário Carvalho ao creditá-lo durante o "Jornal Liberal - 2ª Edição". Já na sexta, a repórter Tatiane Lobato encerrou seu vivo sobre a vacinação em Belém anunciando que se despedia e agradecia pela oportunidade, finalizando ali seu trabalho na afiliada da Globo, o que deixou a apresentadora Priscilla Castro desconcertada por pega de surpresa.

Repórteres finalmente desprovidos de máscaras... nos EUA A América vacinou em duas doses mais de 115 milhões de pessoas, equivalendo a praticamente 35% de sua população, e com isso as pessoas foram autorizadas a dispensar a máscara protetiva nos ambientes ao ar livre - ao menos em regiões como Nova York e Washington. A primeira repórter a fazer o que todos queremos fazer (e que temo demais que no Brasil só consigamos, se Deus quiser e aqueles que dizem que são a favor d'Ele e que agem mais alinhadamente ao coisa ruim fazerem o que deve ser feito e não o que não têm feito, lá por meados de 2023, talvez no fim daquele ano) foi Raquel Krahenbuhl na "Edição das 16h" da GloboNews na última quinta. A apresentadora Cecília Flesch se emocionou e todo mundo também.

Rodrigo Bocardi no ar o dia inteiro Aconteceu na quinta-feira pois ele apresentou normalmente os matinais "Bom Dia SP" e "Bom Dia Brasil" na TV Globo e o "Ponto Final" no fim de tarde e começo de noite da Rádio CBN... e ainda o "Jornal da Globo" no início da madrugada, constando dos autos ter havido um problema pessoal de última hora que justificou a ausência da nesta sexta para sábado regressada Renata Lo Prete. Nesta sexta, Bocardi apresentou apenas o jornal da Central Brasileira de Notícias, que neste dia da semana tem apenas a metade da duração habitual pois a outra metade é destinada ao semanal "Fim de Expediente". Pela manhã, pôde "dormir até acordar", parafraseando a si mesmo, pois Michelle Barros o substituiu na apresentação dos noticiários televisivos.

Mudanças no jornalismo da Globo Começarão a valer nas próximas semanas e foram oficializadas nesta sexta pelo nº 1 Ali Kamel: Heraldo Pereira deixa a GloboNews e retorna ao Plim-Plim para ser o apresentador de Brasília do "Bom Dia Brasil" no lugar da Giuliana Morrone, que passa a participar do "Jornal da Globo" e entrar também no "Jornal das 10" da GloboNews, que deixa a capital federal e retorna ao Rio de Janeiro para ser apresentado pela Aline Midlej, que troca as 10 da manhã pelas 10 da noite ao sair do "Edição das 10h", que será substituído pelo novo "Conexão GloboNews" das 9h às 13h, com Camila Bomfim em Brasília e os retornados aos estúdios Leilane Neubarth no Rio e José Roberto Burnier em São Paulo, o que oficializa Júlia Duailibi como âncora do "GloboNews em Ponto" e César Tralli à frente do "Edição das 18h", sendo efetivo seu turno dobrado com o "SPTV - 1ª Edição" na aberta.

Carla Cecato saiu e Paloma Poeta entrou (pensar que uns dois ou três meses atrás eu cruzei com a Paloma na frente de uma lanchonete que fica a duas quadras da minha casa, o carro da TV estava ali e ela fazia um lanche do lado de fora) Gabriel Perline revelou no Notícias da TV a demissão da Carla após 16 anos de Record São Paulo, à qual chegou depois de um ano na Record do Rio de Janeiro, da qual a conterrânea faz parte há um mês e meio. O que deixou muita gente espantada foi que a ex-titular do "Fala Brasil" de 2009 até 2020 foi dispensada por e-mail. Já a entrada da irmã da Patrícia na edição de sábado, antecipada nesta semana pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop, começou exatamente neste fim-de-semana em dupla com Fabiana Oliveira, já que Thalita Oliveira foi afastada do jornal. Hmmm... Aliás: sábado de Poeta vs. Poeta com Paloma no "Fala Brasil" e Patrícia no "É de Casa" da Globo, eh, eh, eh...

Márcio Gomes fora do ar por alguns dias O apresentador da CNN Brasil está fora do vídeo tanto por ter tirado três dentes sisos quanto por aproveitar a licença médica para que sinais da pele sejam removidos. Melhoras! Enquanto Márcio não regressa, o "Prime Time" tem sido apresentado pela Luciana Barreto.

Dois semanais com o mesmo entrevistado "Raridade rara" que acontecerá neste domingo para segunda com o governador do Piauí, Wellington Dias, convidado tanto do "Poder em Foco" da Roseann Kennedy no SBT, da meia-noite à 1h, quanto no "Canal Livre" do Rodolfo Schneider na Bandeirantes, da 1h30 às 2h30.

Domingo de Miss Universo A TNT transmite às 22h e a conterrânea Júlia Gama representará o Brasil.

Universal TV campeão de audiência O canal divulgou ter obtido entre janeiro e abril o 3º lugar geral entre os canais por assinatura no Painel Nacional de Televisão, com seis das 10 séries mais assistidas sendo por ele mostradas - e basta citá-las para entender perfeitamente o sucesso: a trilogia das "Segundas de Chicago", com "Atendimento de Emergência", "Heróis Contra o Fogo" e "Distrito 21" das 21h30 à meia-noite; "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais" às 22h10 das terças; e "FBI" e "FBI: os Mais Procurados" das 22h10 às 23h50 das quintas. Nem sei se o que assisto é levado em conta nessas medições, mas sou telespectador cativo destas sessões.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 14 de maio, foram estas:

*75 anos da Rádio Eldorado de Criciúma.

*45 anos do SBT do Rio de Janeiro, inaugurado TVS e assim chamado até 1990, primeira emissora televisiva de Silvio Santos e embrião da rede liderada por São Paulo desde 1981.

*40 anos de "Breaking All the Rules", álbum de Peter Frampton que tem a faixa-título.

*30 anos do fim de "Brasileiras e Brasileiros", novela do SBT, escrita por Carlos Alberto Soffredini e estrelada por Edson Celulari e Lucélia Santos.

As deste sábado, 15 de maio, são estas:

*65 anos de Adílio, ex-futebolista campeão pelo Flamengo (Libertadores e Intercontinental ambas em 1981, Brasileiro em 1980, 1982 e 1983, além de cinco Cariocas).

*55 anos do nascimento de Ézio, ex-futebolista falecido em 2011 e campeão pelo Fluminense (Carioca de 1995).

*40 anos ao triplicado: do 500º gol da carreira de Zico, marcado no amistoso França 1 x 3 Brasil; de Patrice Evra, ex-futebolista campeão por Monaco (uma Copa da Liga Francesa), Manchester United (Liga dos Campeões e Mundial ambos em 2008, além de cinco Ingleses, três Copas da Liga Inglesa e cinco Supercopas da Inglaterra) e Juventus (dois Italianos, duas Copas e uma Supercopa da Itália), um dos dois únicos jogadores de cinco finais da UEFA Champions League por três clubes diferentes (os três já citados) - o outro atleta detentor da marca é Seedorf; e de Allam Khodair, piloto da Stock Car.

*35 anos da morte de Elio de Angelis, piloto nascido em 1958 e que disputou a Fórmula 1 de 1979 até 1986.

*30 anos do Manchester United campeão da Recopa Europeia com 2 x 1 sobre o Barcelona.

Bela do Dia: Juliana Mazza

Juliana Mazza, jornalista da WHDT-TV nos EUA. No último dia 7, ela reportou o furto de um cachorro em Cambridge e, bem nesse momento, o repórter cinematográfico que a acompanhava notou um homem que passeava com um cachorro. Quando ela o abordou para entrevistá-lo, eis que perceberam que era exatamente o animal que havia sido furtado. O homem justificou que não era sequestro, que o havia encontrado latindo em um carro sem ninguém e que decidira levá-lo para passear. Só que um dia inteiro se passou e nada do cara devolver o bichinho. Fotos dele arrombando o veículo em questão foram compartilhadas no Twitter pela polícia, daí encontraram o cara levando o cachorro para Boston. Juliana reconheceu a situação, chamou os policiais e o cão finalmente pôde ser devolvido pro dono. Que história!!!

*10 anos de diversos campeões estaduais: Santos em SP com 2 x 1 sobre o Corinthians; Cruzeiro em MG com 2 x 0 sobre o Atlético; Internacional aqui no RS com 3 x 2 sobre o Grêmio e 5 x 4 nos pênaltis (maior decisão Grenal da história dos Gauchões pois os times eram treinados pelos maiores jogadores de suas histórias, tanto o colorado Falcão quanto o gremista Renato Portaluppi, e cada um ganhou por 3 x 2 na casa do adversário, sendo este o último "jogo do título" do Olímpico Monumental - digo isso tendo dado Inter e diria o mesmíssimo se desse Grêmio); Chapecoense em SC com 1 x 0 sobre o Criciúma; Atlético em GO num 1 x 1 com o Goiás; Santa Cruz em PE mesmo sofrendo 1 x 0 do Sport (pois fez 2 x 0 na ida); e Bahia de Feira na BA com 2 x 1 sobre o Vitória

*5 anos ao dobrado: da 1ª vitória de Max Verstappen na Fórmula 1, no Grande Prêmio da Espanha; e da morte de Cauby Peixoto, cantor nascido em 1931.

As deste domingo, 16 de maio, são estas:

*65 anos da estreia de "Rastros de Ódio", clássico dirigido por John Ford e estrelado por John Wayne e Natalie Wood.

*55 anos ao dobrado: da estreia de "Redenção", novela da Excelsior que entrou para a história como a mais longa da história da nossa TV (596 capítulos), escrita por Raymundo López e estrelada por Francisco Cuoco e Miriam Mehler; e da cantora Janet Jackson.

*35 anos ao triplicado: de Megan Fox, atriz de filmes como "Transformers" e "As Tartarugas Ninja"; da estreia de "Ases Indomáveis", filme dirigido por Tony Scott e estrelado por Tom Cruise e Kelly McGillis, vencedor do Oscar de canção original para "Take My Breath Away" (imortalizada pelo Berlin); e do 31º e último episódio do 9º ano de "Dallas" (a "Temporada dos Sonhos" pois a história termina revelando que Bobby estava vivo, artimanha que levou Patrick Duffy de volta à série pois a audiência havia caído com ele ausente e, para justificar o regresso de um falecido, simplesmente todo o 9º ano virou nada mais e nada menos que um sonho - isto é: pesadelo - da Pamela, vivida por Victoria Principal).

*20 anos da morte de Roni Rios, humorista nascido em 1936 e que imortalizou na "Praça é Nossa" os sensacionais Explicadinho, Philadelpho e, sobretudo e especialmente, Velha Surda.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 433 mil dos mais de 15 milhões e 500 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.