Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 13 de maio de 2021
O que tivemos entre terça e quarta

A 4ª rodada da Copa Libertadores

No Grupo A, o atual campeão Palmeiras venceu o Independiente del Valle por 1 x 0 e, com 12 pontos, garantiu-se antecipadamente nas oitavas, tendo sete pontos acima do Defensa y Justicia, que ficou no 1 x 1 longe de seus domínios com o Universitario. A 5ª vitória seguida dos comandados de Abel Ferreira foi assinada por Raphael Veiga, que converteu o 13º de 13 pênaltis cobrados pelo clube, sendo 11 no tempo normal. Primeiro algoz dos equatorianos como mandantes em 30 jogos internacionais desde 2013, o Verdão não vencia em Quito desde um 4 x 1 amistoso na LDU em 1962. São 12 visitas de invencibilidade no torneio, igualando a marca do River Plate entre 2018 e 2019.

No Grupo E, o São Paulo teve um reservão no 1 x 1 com o Rentistas, empatando seu 4º jogo tanto geral quanto fora de casa. Orejuela estreou e fez o gol do time do Hernán Crespo, que poderia ter vencido se Vitor Bueno não errasse uma penalidade máxima. São 8 pontos a exemplo do Racing, que aplicou 2 x 0 no Sporting Cristal.

No Grupo C, o Santos se reabilitou na estreia do Fernando Diniz (expulso a exemplo do adversário Miguel Ángel Russo) e ganhou do Boca Juniors por 1 x 0, ambos tendo agora 6 pontos, abaixo dos 9 do Barcelona e acima dos 3 do Strongest, que derrotou o líder por 2 x 0 em casa. O alvinegro praiano está de volta à parada.

No Grupo G, o Flamengo marcou três vezes, mas ficou nos 2 x 2 com o Unión La Calera pois um dos gols foi contra do William Arão. Os chilenos tiveram dois tentos de frente, mas a esquadra do Rogério Ceni diminuiu com Gabriel, que chegou aos 17 gols no torneio, sendo um pelo Santos e os demais pelos rubro-negros, dos quais tornou-se o maior goleador com uma proeza acima de Zico. Gabriel superou Pelé em gols por um mesmo clube, atrás apenas dos 20 de Palhinha pelo Cruzeiro entre 1975 e 1976 e dos 21 de Célio pelo Nacional do Uruguai de 1967 até 1970. E Arão acabou não sendo vilão, mas herói pois marcou a igualdade a menos de 15 minutos do fim do tempo regulamentar. O Mengão lidera com 10 pontos contra 4 da LDU e 3 do Vélez Sarsfield, estes dois duelados nesta quinta.

No Grupo D, o Fluminense não baixa a guarda e comanda as picapes após virar por 2 x 1 sobre o Independiente Santa Fe no Maracanã. Fred marcou o gol de empate e tornou-se o 3º brasileiro a mais vezes estufar a rede no certame com 22 no alvo, igualando o já citado Célio Taveira e tendo três abaixo de Palhinha e sete a menos que Luizão. Conseguirá ao menos a 2ª posição? Os comandados do Roger Machado somam 8 pontos na liderança, acima dos 6 do River Plate e dos 3 do Junior, ontem empatados em 1 x 1 na Colômbia em partida interrompida por alguns minutos devido ao gás lacrimogênio sentido no estádio pelos atletas - os confrontos entre povo e Polícia são fortíssimos.

No Grupo B, o Internacional não repete fora do Beira-Rio o que faz nele. Miguel Ángel Ramirez e cia. saíram na frente, mas erros bizarros resultaram numa inacreditável virada de 2 x 1 do Táchira, que quebrou uma sequência de 32 jogos sem vitória de um venezuelano sobre um brasileiro - por coincidência, também um porto-alegrense superado de virada como visitante: Caracas 2 x 1 Grêmio em 2013. O Colorado tem os mesmos 6 pontos do Táchira e do Always Ready, nesta quinta mandante contra o Olimpia, que se ganhar deixará tudo empatadíssimo outra vez.

Nesta quinta, América de Cali x Atlético Mineiro é a atração do Grupo H, que teve La Guaira 0 x 1 Cerro Porteño. O onze do Cuca foi alcançado em 7 pontos pelos paraguaios e os colombianos só somaram unzinho.

A 4ª rodada da Copa Sul-Americana

No Grupo C, o Ceará ficou no 0 x 0 com o Arsenal, reprisando o marcador do duelo na Argentina, que resultou na perda de 15 mil doletas em multa aplicada pela Conmebol ao time do Guto Ferreira pois funcionários e jogadores alvinegros visitaram a Bombonera, descumprindo o protocolo da Covid. No outro duelo, Bolívar e Jorge Wilstermann ficaram nos 2 x 2. Cearenses e bolivianos têm 6 pontos, os argentinos somam 5 e os bolivianos só obtiveram 2.

No Grupo F, o Atlético Goianiense ficou no 0 x 0 com o Palestino. O Dragão tem 8 pontos e perderá a liderança se o Libertad ganhar nesta quinta-feira do Newell's Old Boys, indo dos 6 aos 9 pontos. A esquadra do Jorginho só continuará na frente se os paraguaios empatarem ou os argentinos surpreenderem e vencerem.

No Grupo E, o Athletico Paranaense venceu o Metropolitanos por 1 x 0 e alcançou os 9 pontos do Melgar, que nesta quinta visitará o Aucas. Os comandados do António Oliveira torcem por vitória dos equatorianos ou ao menos um empate... se bem que, estando o Aucas zerado, difícil imaginar que logo agora a coisa mude.

No Grupo G, o Red Bull Bragantino se reabilitou ao derrotar o Emelec por 2 x 0, indo aos 6 pontos e travando os equatorianos nos 7. Talleres e Deportes Tolima zeraram e têm respectivamente 5 e 4 pontos.

Nesta quinta, o Grupo E é movimentado por Peñarol x Corinthians e River Plate do Paraguai x Sport Huancayo (os uruguaios somam 9 pontos, paulistas e paraguaios 4 e peruanos 0). Já o Grupo H apresentará Grêmio x Lanús e Aragua x La Equidad (gaúchos com 9 pontos, argentinos com 6, colombianos com 3 e venezuelanos com 0). Por fim, Guabirá x Bahia completará a rodada aberta por Montevideo City 1 x 1 Independiente (argentinos com 8 pontos, baianos e uruguaios com 5 e bolivianos, bem... não direi o que pensei pois vai que zicarei o Esquadrão).

Campeonatos Estaduais

Campeonato Paulista As quartas tiveram Corinthians 4 x 1 Internacional (semifinalista pela 7ª vez consecutiva, o Coringão teve Fagner em campo pela 400ª vez) e Mirassol 0 x 0 Guarani + 4 x 3 (Alex Muralha defendeu dois pênaltis para levar os interioranos à 2ª semi seguida). Nesta quinta, tem Ponte Preta x Botafogo no Troféu do Interior.

Campeonato Catarinense A reedição das quartas acabou com Chapecoense 2 x 0 Figueirense (3 x 3 totais e a melhor campanha classificou de novo os alviverdes). Semifinal confirmada outra vez: Chape x Marcílio Dias.

Campeonato Paranaense A 10ª rodada teve Athletico 1 x 2 Londrina (o Furacão é 7º com 13 e o Tubarão, que jamais havia vencido na Arena da Baixada em 22 anos de existência, é o 4º com 15), Coritiba 1 x 1 Cianorte (o Coxa é 6º com 14) e Operário 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0 Cascavel CR (o Fantasma lidera com 20).

Campeonato Baiano A volta da semifinal teve Bahia de Feira de Santana 3 x 0 Bahia de Salvador (3 x 1 totais) e Juazeirense 1 x 0 Atlético (2 x 2 totais) + 2 x 3. Final: Bahia de Feira x Atlético, primeira somente entre interioranos da história de 117 anos da competição e primeira sem a dupla Ba-Vi desde 1968, quando o soteropolitano Galícia derrotou o Fluminense. A decisão terá os dois últimos vices, o Bahia de Feira em 2019 e o Atlético em 2020.

Campeonato Cearense A 5ª rodada teve Icasa 0 x 1 Ceará (alvinegros em 4º com 10) e Crato 1 x 6 Fortaleza (tricolores em 2º com 11). Este jogo ficou parado na metade complementar devido a uma oscilação de energia elétrica na capital e na região metropolitana, que fez a luz voltar aos poucos.

Campeonato Alagoano A volta da semifinal teve CSA 3 x 0 CSE (4 x 1 totais) e CRB 2 x 1 Aliança (3 x 1 totais). Final: CSA x CRB pelo 6º ano consecutivo, vermelhos campeões em 2016, 2017 e 2020, azuis na frente em 2018 e 2019.

Campeonato Paraense A volta da semifinal teve Remo 1 x 1 Tuna Luso (2 x 2 totais) + 5 x 6 (primeira final da Tuna desde 2007) e Paysandu 1 x 1 Castanhal + 4 x 2 (rompida a invencibilidade defensiva bicolor de sete jogos, melhor desde os 10 de 1992). Final: Tuna Luso x Paysandu.

Campeonato Brasiliense Final confirmada em jogo único: Brasiliense x Ceilândia.

Brasileirão Feminino A 7ª rodada teve São Paulo 1 x 0 Botafogo, Avaí/Kindermann 3 x 1 Cruzeiro e Minas Icesp 1 x 0 Ferroviária. Nesta quinta, tem Napoli x Internacional, Palmeiras x Real Brasília, Grêmio x Bahia, Flamengo x Santos e São José x Corinthians.

Campeonatos e copas da Europa

Campeonato Inglês A 36ª rodada teve Manchester United 1 x 2 Leicester. Com 70 pontos, os Diabos Vermelhos ficaram a 10 dos Cidadãos com nove por disputar. Oficial: Manchester City campeão.

Campeonato Português Sporting campeão na 32ª rodada com 1 x 0 sobre o Boavista, 82 pontos contra 74 do Porto e oito de diferença com seis por jogar. Primeiro caneco dos lisboetas depois de 19 anos.

Campeonato Espanhol A 36ª rodada teve Atlético de Madrid 2 x 1 Real Sociedad e Levante 3 x 3 Barcelona, tendo nesta quinta Granada x Real Madrid. Classificação: em 1º, Atlético com 80; em 2º, Barça com 76; e em 3º, Real com 75.

Campeonato Italiano A 36ª rodada teve Internazionale 3 x 1 Roma (a campeã foi aos 88 pontos), Sassuolo 1 x 3 Juventus (Cristiano Ronaldo marcou um e chegou aos 100 pela Velha Senhora, igualando Romário como únicos com mais de uma centena de tentos por três clubes diferentes - o português a obteve também por Manchester United e Real Madrid, enquanto o brasileiro a atingiu por Vasco, PSV Eindhoven e Flamengo) e Torino 0 x 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Milan (três só do Rebic).

Copa da França Paris Saint Germain finalista com 6 x 5 nos pênaltis sobre o Montpellier após 2 x 2 no tempo normal.

Curtinhas Esportivas

Convocação da Seleção Brasileira Será feita por Tite nesta sexta para os próximos dois jogos das Eliminatórias em junho, contra Equador aqui em Porto Alegre no dia 4 e Paraguai em Assunção no dia 8.

Novo treinador no Confiança Atuante por último no Coritiba, Rodrigo Santana sucede o demitido Daniel Paulista.

Público nos Campeonatos Espanhol e Português Indefinido, o primeiro terá 30% da capacidade nas duas últimas rodadas, com limite de 5 mil fãs. Definido, o segundo terá no máximo 10% da capacidade na última rodada.

Trocado o local da final inglesa da Liga dos Campeões A UEFA tirou o Manchester City x Chelsea do próximo dia 29 de Istambul e levou para Porto, onde não há restrição para o ingresso de britânicos. Cada clube receberá 6 mil bilhetes para a partida que será apitada pelo espanhol Antonio Miguel Mateu Lahoz.

Troféu derretido - mas não é uma "nova Jules Rimet" O Ajax derreteu intencionalmente o troféu de campeão holandês, que pesava 2 quilos e 750 gramas e foi feito de estanho, transformando ele em 42 mil estrelas de 3,45 gramas, que sócios-torcedores receberão pelo correio. Não deixa de ser criativo.

Semifinais do Novo Basquete Brasil Com respectivamente 81 x 75 sobre o Paulistano e 90 x 85 diante do Minas, Flamengo e São Paulo estão a uma vitória da final. É ganhar no sábado e fechar a melhor-de-cinco.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mauri Grando gestor da Jovem Pan Grande Porto Alegre Sei pelo Coletiva que esta será a principal atividade na emissora do comunicador ex-rádios Universal e Cidade. Secretário de cultura e turismo da cidade de Canoas entre 2017 e 2020, ele também será consultor nos demais veículos do Grupo Rede Serrana de Comunicações.

Pan de "Pânico" também é Pan de "Pancadaria" Terça passada isso aconteceu no programa da Jovem Pan FM, quando o integrante André Marinho e o convidado Tomé Abduch (ex-participante do "Grande Debate" da CNN Brasil) saíram na porrada ao discutir política. A coisa foi ainda pior do que o triste episódio do fim de 2019, quando Augusto Nunes tentou dar um soco e acertou um tapa em Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil.

Carlos Alberto Sardenberg de volta aos estúdios Após tomar as duas doses da vacina contra o coronavírus, o apresentador do "CBN Brasil" regressou depois de um ano e três meses à sede da Rádio CBN em São Paulo nesta quarta para o jornal das 12h, que ele vinha fazendo de casa, estando Cássia Godoy no estúdio. Aliás: não foi um regresso e sim uma estreia, já que a última presença in loco tinha sido na sede anterior da emissora.

Rubens Menin comprou a Rádio Itatiaia O magnata dono da operação brasileira da CNN adquiriu a estação fundada por Januário Carneiro em 1952 e comandada por Emanuel Carneiro de 1994 até agora. O jornal Estado de Minas antecipou a informação na quarta-feira e ela foi oficializada na manhã desta quinta.

Isabela Scalabrini voltou à redação da Globo Minas Isso aconteceu nesta quarta, findando um ano e dois meses de teletrabalho. A repórter especial regressou por ter tomado as duas doses da vacina contra a Covid.

Luto em Hollywood: morreu Norman Lloyd O ator de 106 anos, que interpretou o diretor do clássico "Sociedade dos Poetas Mortos", partiu na última segunda-feira enquanto dormia. Foram mais de 80 anos de carreira.

Luto na MPB: morreu Arlindo Paixão O cantor e compositor de 64 anos, parceiro de Oswaldo Montenegro e da instrumentista Madalena Salles, foi vitimado por complicações do coronavírus.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 12 de maio, foram estas:

*100 anos do nascimento de Ruth de Souza, atriz falecida em 2019 e primeira dama negra do teatro, do cinema e da TV (na qual foi infelizmente apenas coadjuvante de "trocentas" produções da Globo, nunca protagonista do jeito que deveria e mereceria ser), vencedora do Festival de Veneza em 1954 pelo filme "Sinhá Moça".

*80 anos de Sérgio Chapelin, ex-locutor das rádios Nacional, MEC e Jornal do Brasil, além de ex-apresentador da TV Globo de 1972 até 2019 em "Jornal Nacional", "Fantástico", "Globo Repórter", "Jornal da Globo" e mais - com uma interrupção entre 1983 e 1984 para apresentar o "Show Sem Limite" no SBT.

*65 anos ao dobrado: de Homer Simpson, patriarca de "Os Simpsons" (sua data de nascimento foi confirmada pela carteira de motorista mostrada no 16º episódio da 4ª temporada); e da morte de Louis Calhern, ator nascido em 1895 e indicado ao Oscar por "Nobre e Rebelde".

*60 anos de André Jung, ex-baterista das bandas Titãs e Ira!.

*55 anos ao triplicado: de Stephen Baldwin, ator de filmes como "Os Suspeitos" e "Os Flintstones em Viva Rock Vegas"; de Deborah Kara Unger, atriz de filmes como "Gemidos de Prazer" e "Um Ponto Zero"; e da cantora Bebel Gilberto.

*40 anos de Rami Malek, ator que fez o Elliot Alderson na série "Sociedade Hacker" e que venceu o Oscar por interpretar Freddie Mercury em "Bohemian Rhapsody".

*35 anos de Emily VanCamp, atriz que faz a Nicolette na série "The Resident" e que foi a Emily/Amanda de "Revenge" e a Rebecca de "Brothers & Sisters".

*20 anos da morte de Didi, ex-futebolista nascido em 1929 e campeão por Brasil (Copas do Mundo de 1958 e 1962 e Pan-Americano de 1952), Fluminense (Carioca de 1951 e Copa Rio de 1952) e Botafogo (RJ/SP de 1962 e Cariocas de 1957, 1961 e 1962).

*5 anos da morte de Julius La Rosa, cantor nascido em 1930.

As desta quinta, 13 de maio, são estas:

*140 anos do nascimento de Lima Barreto, escritor falecido em 1922 e autor de "Triste Fim de Policarpo Quaresma".

*80 anos do nascimento de Ritchie Valens, cantor que inspirou o filme "La Bamba" e que faleceu em 1959 junto de Buddy Holly e The Big Bopper, na tragédia aérea conhecida como "O Dia em que a Música Morreu".

*65 anos ao dobrado: de Arturzinho, ex-futebolista campeão por Fluminense (Carioca de 1976), Operário (Sul-Mato-Grossenses de 1978 até 1981), Vitória (Baiano de 1992) e Bahia (estadual de 1994), e como treinador por Vitória (Nordeste de 1997 e Baianos de 1997 e 2000), Vila Nova (Goiano de 2001), América de Natal (Nordeste de 1998) e Joinville (Brasileiro Série C e Copa SC ambos de 2011); e da cantora Vânia Bastos.

Bela do Dia: Jamie Luner

Jamie Luner, atriz. A intérprete da Lexi na série "Melrose" e da Rachel em "Profiler" completou 50 anos nesta quarta-feira.

*60 anos ao triplicado: de Marcelo Vilar, treinador campeão por Ceará (estadual de 1999), Roma/Barueri (Copa SP Júnior de 2001), Treze (Paraibanos de 2010 e 2011), Botafogo (Paraibanos de 2013 e 2014 e Brasileiro da Série D de 2013), Ferroviário (Brasileiro da Série D e Fares Lopes ambos em 2018) e São Caetano (Copa Paulista de 2019); de Dennis Rodman, ex-basquetebolista campeão da NBA por Detroit Pistons (1989 e 1990) e Chicago Bulls (de 1996 até 1998), além de ator ganhador do Framboesa de Ouro pelo filme "A Colônia"; e do nascimento de Gary Cooper, ator nascido em 1901 e vencedor do Oscar por "Sargento York" e "Matar ou Morrer", sendo indicado por "O Galante Sr. Deeds", "Ídolo, Amante e Herói" e "Por Quem os Sinos Dobram".

*50 anos ao dobrado: de Nonô Figueiredo, campeão brasileiro de kart (1986 e 1990), Stock Light (1994) e brasileiro de Marcas (2016); e de Geraldo Luís, apresentador da Record em programas e jornais como "Balanço Geral SP", "Geraldo Brasil", "Domingo Show" e "A Noite é Nossa".

*45 anos da morte de Roberto Batata, futebolista nascido em 1949 e campeão pelo Cruzeiro (Mineiro de 1972 até 1976, este último ano de títulos póstumos estadual da Libertadores).

*35 anos ao dobrado: de Lena Dunham, protagonista e criadora da série "Girls"; e de Robert Pattinson, ator de cinco filmes da saga "Crepúsculo".

*30 anos de Alan Patrick, futebolista do Shakhtar Donetsk (campeão de seis Ucranianos, cinco Copas da Ucrânia e uma Supercopa da Ucrânia) e campeão ainda por Brasil (Sul-Americano e Mundial Sub-20 ambos em 2011), Santos (Copa do Brasil de 2010, Libertadores de 2011 e Paulista nestes dois anos), Internacional (Gaúcho de 2014) e Palmeiras (Copa do Brasil de 2015).

*15 anos da morte de Johnnie Wilder Jr., cantor nascido em 1949 e vocalista do grupo Heatwave.

*10 anos do fim de "As Aventuras do Superboy", série estrelada por Tom Welling como Clark Kent e Super-Homem em 217 episódios e 10 temporadas.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 428 mil dos quase 15 milhões e 400 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.