Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 4 de maio de 2021
200 jogos do Palmeiras em Libertadores

A Libertadores tem quatro brasileiros em campo nesta terça. O Palmeiras completa 200 jogos na história da competição ao visitar o Defensa y Justicia pelo Grupo A, o qual lidera com 6 pontos, dois acima dos argentinos. Em 199 partidas, são 110 vitórias, 36 empates e 53 derrotas, com dois títulos (1999 e 2020), 21 participações e 371 gols marcados. Líder do Grupo G com 6 pontos, o Flamengo joga fora de casa contra a LDU, que soma 4. Mais cedo, tem Unión La Calera x Vélez Sarsfield. No duelo dos zerados do Grupo C, o Santos recebe o The Strongest, ainda acontecendo Barcelona x Boca Juniors no encontro dos dois que somam 6 pontos. E o Atlético Mineiro recebe o Cerro Porteño no Grupo H, ambos tendo 4 pontos.

Na Copa Sul-Americana, a 3ª rodada terá Bahia x Independiente no Grupo B. Os argentinos lideram com 6 pontos e os baianos tem 4. A partida chegou a ser suspensa devido a inúmeros problemas com o Rey de Copas na chegada a Salvador devido a jogadores que testaram positivo para coronavírus, especulando-se até uma realização em Assunção, mas na manhã desta terça confirmaram a partida para Salvador mesmo Já o Athletico Paranaense visita o Melgar pelo Grupo D, que tem ambos com 6 pontos, tendo ainda Metropolitanos x Aucas. Por fim, Palestino x Newell's Old Boys movimenta o Grupo F, do Atlético Goianiense.

Os destaques de sábado para cá

Campeonato Paulista A 10ª rodada teve Corinthians 2 x 2 São Paulo (o Timão nunca perdeu para o Tricolor em 14 clássicos na Neo Química Arena desde 2014 e Luan fez um golaço, seu primeiro em clássicos), Santo André 0 x 1 Palmeiras, Red Bull Bragantino 1 x 1 Santos, Guarani 2 x 1 Novorizontino (os bugrinos Bidu e Rodrigo Andrade foram expulsos ao brigarem no fim do jogo) e Ituano 2 x 1 Ponte Preta. Destaques da classificação: no Grupo A, o Corinthians lidera com 22 pontos em 11 jogos; no B, o São Paulo lidera com 26 em 11 e a Ponte é 3ª com 10 em 10, atrás da Ferroviária com 12 em nove; no C, o Bragantino lidera com 22 em 11 e o Palmeiras é 3º com 15 em 10, atrás do Novorizontino com 18 em 10; e no D, o Guarani é 2º com 14 em 10 e o Santos é 3º com 10 em 10, liderando o Mirassol com 17 em 9. Os quatro líderes já estão nas quartas.

Campeonato Carioca A ida da semifinal teve Portuguesa 1 x 1 Fluminense e Volta Redonda 0 x 3 Flamengo (todos os gols do Pedro). Na volta, o Flu joga por novo empate e o Fla pode tomar até três de diferença. Na Taça Rio (torneio consolação do 5º ao 8º colocados), a ida da semifinal teve Madureira 1 x 0 Vasco e Botafogo 0 x 0 Nova Iguaçu. Na volta, o Cruzmaltino só precisa ganhar e o Nova Iguaçu joga por novo empate.

Campeonato Mineiro A ida da semifinal teve Cruzeiro 1 x 2 América (confusão generalizada na ida pros vestiários após o fim do clássico) e Tombense 0 x 3 Atlético. Na volta, o Coelho joga por um novo empate e o Galo pode tomar até três de diferença.

Campeonato Gaúcho A ida da semifinal teve Caxias 1 x 2 Grêmio (Tiago Nunes tem 3 vitórias em 3 partidas) e Juventude 1 x 0 Internacional (os alviverdes não derrotavam desde 2017 os vermelhos, que tiveram um fim-de-semana turbulento com o pedido de rescisão do Guerrero). Na volta, Tricolor e Papo jogam pelo empate, enquanto Bepe e Colorado precisam ganhar por dois ou mais de diferença, enquanto vitória por um gol leva aos pênaltis.

Campeonato Catarinense A ida da semifinal teve Avaí 0 x 0 Brusque. O Quadricolor joga por novo empate e o Leão precisa ganhar.

Campeonato Paranaense A 8ª rodada teve Coritiba 2 x 3 FC Cascavel, Azuriz 1 x 0 Athletico, Cascavel CR 0 x 4 Londrina e Toledo 1 x 0 Operário. Destaques da classificação: o Fantasma lidera com 14 pontos, o Coxa é 2º com 13 em sete, o Furacão é 7º com 9 em sete e o Tubarão é 8º com nove.

Copa do Nordeste A final começou com Bahia 0 x 1 Ceará. Na volta, o Vozão joga por empate e o Tricolor precisa vencer por dois ou mais de diferença, enquanto êxito por um gol levará aos pênaltis.

Campeonato Pernambucano A 9ª e última rodada teve Sport 3 x 0 Náutico (fim da invencibilidade alvirrubra). Líder com 22 pontos, o Timbu está diretamente na semifinal e esperará por Santa Cruz ou Afogados. 2º com 20, o Leão aguarda na semi por Salgueiro ou Vera Cruz.

Campeonato Baiano A 4ª rodada teve Vitória 1 x 2 Jacuipense, deixando o Leão em 6º, com 10 pontos em oito jogos.

Campeonato Cearense A 2ª rodada teve Fortaleza 4 x 1 Caucaia (Tricolor com 6 pontos em dois jogos) e Ceará 1 x 1 Pacajus (Vozão com 1 em dois).

Campeonato Alagoano A 8ª rodada teve CSA 1 x 0 CRB (o Azulão lidera com 15 pontos e o Galo é 2º com 13, ambos com sete jogos; 1ª vitória vermelha sobre os azuis após quatro clássicos).

Campeonato Potiguar Globo campeão do 1º turno ao vencer o América por 2 x 0.

Campeonato Sergipano A 10ª e última rodada teve Sergipe 1 x 1 Confiança (o Dragão liderou o Grupo B com 23 pontos). Semifinais: Confiança x Sergipe e Itabaiana x Lagarto.

Campeonato Maranhense A semifinal começou com Pinheiro 0 x 0 Sampaio Corrêa e Juventude 1 x 1 Moto Club. Nas duas voltas, quem ganhar se classifica e novo empate leva aos pênaltis.

Campeonato Goiano A volta das quartas teve Atlético 0 x 0 Goiás (3 x 0 totais), Vila Nova 3 x 1 Anápolis (6 x 1 totais), Aparecidense 2 x 1 Jataiense (5 x 1 totais) e Grêmio Anápolis 2 x 1 Iporá (2 x 1 totais). Semifinais: Atlético x Grêmio Anápolis (ida hoje no interior) e Aparecidense x Vila Nova.

Campeonato Mato-Grossense A semifinal começou com Ação 0 x 2 Cuiabá (o Dourado será finalista até com derrota por um gol na volta) e terá hoje Nova Mutum x Operário.

Campeonato Paraense A ida das quartas teve Águia 1 x 3 Remo, Bragantino 0 x 0 Paysandu, Itupiranga 0 x 3 Tuna Luso e Castanhal 1 x 1 Independente. Hoje tem Remo x Águia.

Brasileirão Feminino A 5ª rodada teve Palmeiras 4 x 1 Grêmio, Botafogo 2 x 0 Napoli, Santos 2 x 1 Corinthians, São José 0 x 1 Real Brasília, Bahia 0 x 1 Flamengo, Minas Icesp 1 x 3 Cruzeiro, Internacional 3 x 1 Ferroviária e Avaí/Kindermann 1 x 1 São Paulo. Classificação: em 1º, Palmeiras com 13; em 2º, Corinthians com 12; em 3º, Santos com 11; em 4º, Grêmio, Internacional e Real Brasília com 10; em 7º, São Paulo com 7; em 8º, Ferroviária com 7; em 9º, São José com 6; em 10º, Flamengo com 5; em 11º, Cruzeiro, Avaí/Kindermann e Botafogo com 4; e em 14º, Bahia, Minas Icesp e Napoli com 2.

Campeonato Espanhol A 34ª rodada teve Elche 0 x 1 Atlético de Madrid, Real Madrid 2 x 0 Osasuna, Valladolid 2 x 3 Barcelona e Sevilla 0 x 1 Athletic Bilbao. Classificação: em 1º, Atlético com 76; em 2º, Real e Barça com 74; e em 4º, Sevilla com 70.

Campeonato Italiano A 34ª rodada teve Crotone 0 x 2 Internazionale, Sassuolo 1 x 1 Atalanta, Udinese 1 x 2 Juventus e Milan 2 x 0 Benevento. Classificação: em 1º, Inter campeã depois de 10 edições e 11 anos com 82; e em 2º, Atalanta, Juventus e Milan todos com 69.

Campeonato Inglês A 34ª rodada teve Crystal Palace 0 x 2 Manchester City e não teve Manchester United x Liverpool, adiado depois que o gramado do Old Trafford foi invadido a horas do início da partida por torcedores dos Diabos Vermelhos, que protestaram contra os donos do clube (os irmãos Glazer) e querem a saída deles. Classificação: em 1º, City com 80 e um jogo a mais; e em 2º, United com 67.

Copa da Alemanha A semifinal teve Borussia Dortmund 5 x 0 Holstein Kiel e Werder Bremen 1 x 2 RB Leipzig. Dia 13, Dortmund e Leipzig decidem o título.

Campeonato Francês A 35ª rodada teve Lille 2 x 0 Nice e Paris Saint Germain 2 x 1 Lens. Classificação: em 1º, Lille com 76; e em 2º, PSG com 75.

Campeonato Português A 30ª rodada teve Sporting 2 x 0 Nacional e Porto 3 x 2 Famalicão. Classificação: em 1º, Sporting com 76; e em 2º, Porto com 70.

Campeonato Holandês Ajax campeão com 4 x 0 diante do Emmen, conquista com três rodadas de antecipação.

Campeonato Russo Zenit campeão com 6 x 1 sobre o Lokomotiv Moscou. O 3º título seguido veio com duas rodadas de antecedência.

Liga Masculina dos Campeões da UEFA A volta da semifinal tem hoje Manchester City x Paris Saint Germain (ida: 2 x 1 City).

Liga Feminina dos Campeões da UEFA A final terá Barcelona, que ganhou do Paris Saint Germain por 2 x 1, contra Chelsea, que detonou o Bayern de Munique por 4 x 1 (primeira decisão sem um clube francês desde Wolfsburg 4 x 3 Tyresö em 2014).

Curtinhas Esportivas

Robson liberado para voltar ao Brasil Ex-motorista de Fernando, jogador do Beijing Guoan, Robson Nascimento de Oliveira poderá retornar ao Brasil após mais de dois anos preso na Rússia. Ele estava detido por levar caixas de um medicamento legalizado aqui e proibido por lá, que seriam para o sogro do futebolista então do Spartak Moscou. Fernando e família nem aí pro Robson, que sofreu desde então.

Liga Europa A final do dia 26, em Gdansk, terá até 9,5 mil torcedores.

Roland Garros Terá até 5 mil torcedores nos principais estádios a partir das quartas-de-final. Antes, até mil fãs estarão liberados.

Novo Basquete Brasil Se no futebol a escrita recente do Majestoso favorece os alvinegros, no basquete é totalmente favorável aos tricolores. Ao ganhar por 79 x 68, o São Paulo eliminou o Corinthians nas quartas-de-final e completou sete vitórias em sete confrontos desde que estreou no torneio.

Luto na velocidade Morreu no domingo Bobby Unser, aos 87 anos. Irmão de Al e tio de Al Júnior, venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1968, 1975 e 1981.

Fórmula Indy O Texas teve rodada dupla. Na 1ª corrida, Scott Dixon venceu, Scott McLaughlin foi o 2º e Pato O'Ward terminou em 3º, com Tony Kanaan em 11º e Pietro Fittipaldi em 15º. Já na 2ª corrida, Pato foi o ganhador, Josef Newgarden foi o 2º e Graham Rahal terminou em 3º (Dixon foi o 4º), com Tony findando a duas voltas do líder e Pietro abandonando.

Fórmula 1 Lewis Hamilton ganhou o GP de Portugal, com Max Verstappen em 2º e Valtteri Bottas em 3º. Hamilton tem 69 pontos e Verstappen 61. Próximo domingo, GP da Espanha.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

CNN Brasil mudou o "CNN 360º" outra vez Já perdi as contas de quantas trocas teve esse jornal desde a estreia da emissora. A última: Glória Vanique saiu para fazer um novo projeto ainda incerto e não sabido, ficando Daniela Lima sozinha na apresentação.

Record reprisará "Prova de Amor" e "Os Dez Mandamentos" As duas novelas serão mostradas outra vez à tarde, em breve. O detalhe é que a trama bíblica já está passando na TV Brasil, então, passará em dois canais abertos ao mesmo tempo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 4 de maio, são estas:

*75 anos ao dobrado: de John Watson, ex-piloto da Fórmula 1 de 1973 até 1983 e em 1985; e do nascimento de Rogério Sganzerla, cineasta falecido em 2004 e que dirigiu "O Bandido da Luz Vermelha".

*70 anos de Jackie Jackson, cantor e fundador do Jackson Five.

*65 anos do nascimento de Sharon Jones, cantora falecida em 2016.

*60 anos de Herbert Vianna, cantor, guitarrista e compositor líder d'Os Paralamas do Sucesso.

*45 anos do El País, jornal espanhol com sede em Madrid.

*35 anos do Atlético campeão mineiro com 6 x 0 sobre o Esportivo.

*25 anos ao dobrado: do fim de "Sangue do Meu Sangue", novela do SBT, escrita por Vicente Sesso e estrelada por Jayme Periard e Tarcísio Filho; e do fim de "Sisters", série que durou 128 episódios em seis temporadas e foi estrelada por Swoosie Kurtz e Sela Ward.

*15 anos de Corinthians 1 x 3 River Plate, jogo da Copa Libertadores marcado por um quebra-quebra dos torcedores alvinegros com direito a fortíssima ação policial no Pacaembu, o que levou ao encerramento antes dos 45 minutos.

*10 anos das eliminações de Internacional, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro em um mesmo dia da Libertadores (respectivamente para Peñarol por 2 x 1, Universidad Católica por 1 x 0, Libertad por 3 x 0 e Once Caldas por 2 x 0).

As desta quarta, 5 de maio, são estas:

*75 anos do nascimento de Beth Carvalho, sambista e compositora falecida em 2019.

*70 anos de Liminha, ex-baixista dos Mutantes e um dos principais produtores musicais brasileiros.

*65 anos de Lisa Eilbacher, atriz de filmes como "Um Tira da Pesada".

*50 anos de Roberto Fernandes, técnico do CRB e campeão por Primavera (Paulista B2 de 2001), Brasiliense (Brasiliense de 2007), América (Potiguares de 2012 e 2015), Remo (Paraense de 2014) e Náutico (Pernambucano de 2018).

*45 anos de Juan Pablo Sorín, ex-futebolista campeão por Juventus (Liga dos Campeões de 1996), River Plate (Libertadores de 1996, Supercopa de 1997 e quatro Argentinos, sendo três Apertura e um Clausura), Cruzeiro (Copa do Brasil de 2000, Sul/Minas de 2001 e 2002, Super Mineiro de 2002 e Mineiro de 2009), Paris Saint Germain (uma Copa da França) e Argentina (Mundial Sub-20 e Pan-Americano ambos de 1995).

*35 anos da estreia de "Anos Dourados", minissérie da Globo, escrita por Gilberto Braga e estrelada por Malu Mader e Felipe Camargo.

*30 anos ao triplicado: de Flamengo 2 x 3 Corinthians, jogo do Campeonato Brasileiro no Maracanã eternizado pelo mais lindo gol de falta da carreira de Neto; da estreia do "Bem Brasil", programa musical da TV Cultura exibido até 2008 e apresentado por Wandi Doratiotto; e da estreia do "Topa Tudo por Dinheiro", exibido pelo SBT até 2001 e um dos maiores sucessos da carreira de Silvio Santos.

*10 anos de Coritiba 6 x 0 Palmeiras, famosa goleada pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

As desta quinta, 6 de maio, são estas:

*105 anos do nascimento de Zezé Macedo, atriz falecida em 1999 e que participou de mais de uma centena de filmes, além dos humorísticos "Chico City", "Chico Anysio Show", "Escolinha do Professor Raimundo", "Estados Anysios de Chico City", "Chico Total" e "Zorra Total", todos na Globo e especialmente como Dona Bela e Biscoito.

*90 anos de Willie Mays, um dos maiores craques do beisebol em todos os tempos, especialmente nos Giants.

*85 anos de Walter Galvani, escritor e por muitos anos jornalista da Caldas Júnior, tanto na Rádio Guaíba quanto nos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde.

*60 anos de George Clooney, vencedor do Oscar de coadjuvante por "A Indústria do Petróleo" e de melhor filme por "Argo", além de atuante em filmes como "Onze Homens e um Segredo" e "Boa Noite e Boa Sorte", sem contar as séries "Vivendo e Aprendendo" e "Plantão Médico".

Bela do Dia: Helena Rizzo

Helena Rizzo, chef gastronômica. Em breve, ela será a nova integrante do "MasterChef" na TV Bandeirantes, sucedendo Paola Carosella.

*45 anos de Cristina Vieira, repórter e apresentadora do "Globo Rural", ex-produtora da Rádio Gaúcha e ex-apresentadora da RBS TV e da TVCOM em Porto Alegre e da TV TEM em Sorocaba (ia dizer também que ela é a "musa-mor" deste PB, mas não há qualquer novidade nisso... rs).

*25 anos ao quadruplicado: da estreia de "O Fim do Mundo", mininovela das oito na Globo, escrita por Dias Gomes e estrelada por Paulo Betti, José Wilker e Bruna Lombardi; e das estreias de "Colégio Brasil", "Antônio Alves, Taxista" e "Razão de Viver", todas do SBT - sim, Silvio Santos decidiu estrear três novelas num mesmo dia ("Colégio" era escrita por Yoya Wursch e estrelada por Taumaturgo Ferreira e Maria Padilha; "Antônio" foi escrita por Ronaldo Ciambroni e estrelada por Fábio Júnior e Elaine Cristina; e "Razão" era escrita por Regina Braga e estrelada por Irene Ravache e Adriana Esteves, esta em seu único trabalho não-global na TV).

*5 anos da morte de Miguel Rosenberg, ator nascido em 1926 e dublador de personagens como Zé Colmeia, Cornélio Fudge na saga "Harry Potter" e Sr. Burns em "Os Simpsons".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 408 mil dos quase 14 milhões e 800 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.