Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 30 de abril de 2021
O São Paulo do Crespo não se cansa de vencer



Mesmo enfrentando um estúpido calendário devido à remarcação de inúmeros jogos do Paulistão num curtíssimo espaço de tempo e com a fundamentalíssima Libertadores em disputa, o time do Hernán tem navegado em mares muito tranquilos mesmo quando o jogo não é exatamente tranquilo, como foi esse diante do Rentistas. Isto é: intranquilo não, mas difícil sim porque o adversário exigiu bastante. Os 2 x 0 assinados por Pablo e Reinaldo confirmaram a liderança do Grupo E, com 6 pontos, e um aproveitamento sensacional: o Tricolor chegou às oito vitórias consecutivas (melhor aproveitamento desde 2012) e às cinco atuações sem sofrer um gol sequer (melhor índice desde 2007). Próxima quarta tem visita diante do Racing, que ontem fez 2 x 1 no Sporting Cristal e foi aos 4.

"Revival" com o mesmo fim, mas não o mesmo caminho



Assim como acontecera na final da Libertadores de 2017, deu Grêmio sobre o Lanús por 2 x 1 na Fortaleza argentina em um dia 29. O fim da história foi igual na Sul-Americana deste ano, mas o caminho não se repetiu. Se lá os gremistas abriram dois gols de frente e foram vazados, desta vez saíram na frente, tomaram o empate e conseguiram o êxito a poucos minutos do término, com Ferreira sendo o dono da noite. São 6 pontos para a equipe do Tiago Nunes, que na próxima quinta receberá pelo Grupo H o Aragua, ontem derrotado por 2 x 1 pelo La Equidad.



Enquanto isso, o Atlético Goianiense do Jorginho fez história ao derrotar o Palestino por 1 x 0 para ser 2º colocado do Grupo F com 4 pontos, dois abaixo do próximo adversário, o Libertad, que ontem visitou o Newell's Old Boys e aplicou 3 x 1. É a primeira vitória internacional do Dragão, que está invicto há 19 partidas gerais. Notável!

Já o Corinthians, bom... Tomou 2 x 0 do Peñarol com direito a um "gol de pinto" do Terans para não só reforçar que toda vez que os Manyas enfrentam o Timão em Sampa City sempre vão às redes (tal qual fora nos 2 x 1 sofridos em 1952 e nos 2 x 2 em 1955 e no 1 x 1 em 1998), como significaram sua primeira vitória em solo paulistano desde o 1 x 0 diante do São Paulo na Libertadores em 14 de setembro de 1982 (antevéspera do meu 1º aniversário, mas isso não vem ao caso). Com um ponto no Grupo E, o time do Vagner Mancini voltou a perder em Itaquera após sete jogos e visitará na próxima quinta o zerado Sport Huancayo, ontem batido por 2 x 1 pelo River Plate do Paraguai.

Por fim, o próximo adversário do Ceará no Grupo C ficou no 0 x 0 com o Jorge Wilstermann, fora de casa. O Bolívar tem os mesmos 4 pontos do Vozão, que está em primeiro por ter um gol a mais de saldo.

Os destaques de ontem, de hoje e da tarde de amanhã

Campeonato Paulista A 9ª rodada teve Ponte Preta 1 x 2 Mirassol, que deixou a Macaca em 3º no Grupo B, com 10 pontos em nove jogos, e especialmente Palmeiras 0 x 1 Internacional. A vitória aos 48 minutos do 2º tempo coroou o time de Limeira no ano em que a conquista estadual justamente sobre os alviverdes completará 35 anos em setembro. Desde então, nunca mais ela derrotara o Verdão, que ficou em maus lençóis no Grupo C, tendo 12 pontos em nove jogos, atrás dos 18 em nove do Novorizontino e dos 21 em 10 do Red Bull Bragantino.

Campeonato Carioca A semifinal da Taça Rio começa amanhã com Madureira x Vasco.

Campeonato Mineiro A ida da semifinal começa amanhã com Tombense x Atlético.

Campeonato Paranaense A 7ª rodada teve Operário 1 x 0 Londrina, que deixou o Fantasma em 1º (devido à perda de pontos do FC Cascavel por escalação irregular), com 14 pontos, e o Tubarão de "empatite aguda" ontem cessada com 6 pontos em 9º. Hoje, tem clássico Paraná x Athletico com treta antes ainda da bola rolar: Anderson Iraci Guimarães será o árbitro no lugar de Daniel Dantas Canário de Melo, substituído por pedido tricolor depois de surgirem denúncias de que Daniel seria athleticano, conforme indicado em perfis achados nas redes sociais por internautas.

Copa do Nordeste A ida da final começa amanhã com Bahia x Ceará. 3ª final entre eles, as duas anteriores vencidas pelo Vozão em 2015 e no ano passado. 5ª decisão disputada pelo Esquadrão nas últimas sete edições, campeão apenas em 2017.

Campeonato Alagoano A 8ª rodada terá amanhã CSA x CRB.

Campeonato Sergipano A 10ª rodada terá amanhã Sergipe x Confiança.

Campeonato Maranhense Semifinais definidas: Sampaio Corrêa (que terá como novo treinador o português Daniel Neri, ex-Salgueiro) x Pinheiro e Moto Club x Juventude.

Campeonato Goiano A volta das quartas terá hoje Vila Nova x Anápolis (3 x 0 Vila na ida).

Campeonato Paraense A ida das quartas terá amanhã Águia x Remo.

Brasileirão Feminino A 4ª rodada terminou com Botafogo 0 x 4 Palmeiras, Santos 5 x 1 Napoli e Grêmio 2 x 0 Minas Brasília. Classificação: em 1º, Corinthians com 12; em 2º, Palmeiras e Grêmio com 10; em 4º, Santos com 8; em 5º, São Paulo, Ferroviária, Real Brasília e Internacional com 7; em 9º, São José com 6; em 10º, Avaí/Kindermann com 3; em 11º, Minas Brasília, Bahia, Flamengo e Napoli com 2; e em 15º, Cruzeiro e Botafogo com 1.

Liga Europa Semifinal aberta por Manchester United 6 x 2 Roma (duas viradas) e Villarreal 2 x 1 Arsenal.

Campeonato Espanhol A 33ª rodada teve Barcelona 1 x 2 Granada. Salvo pelo gongo o Atlético de Madrid, ainda líder com 73 pontos pois o Barça seguiu em 3º com os mesmos 71 do 2º Real Madrid - e correndo por fora, tem o Sevilla em 4º com 70.

Curtinhas Esportivas

Tapetão no Campeonato Catarinense? Pode ser. A semifinal entre Marcílio Dias e Chapecoense foi suspensa pois surgiu uma denúncia de escalação irregular no Hercílio Luz, o que pode levar a uma retirada de pontos que, em acontecendo, mudaria a composição das quartas-de-final e colocaria o Figueirense no caminho do Chape, o que faria as duas partidas contra o clube de Itajaí "não terem existido". Êlaiá...

Atlético Mineiro "derrubou" o técnico do América de Cali A derrota por 2 x 1 na terça foi o fim de linha para Juan Cruz Real, mesmo sendo ele o treinador do atual campeão colombiano.

Público na Copa da Itália A final Juventus x Atalanta, em 19 de maio, pode ter até 4,7 mil fãs no estádio do Sassuolo.

Só 10? Não faltou um zero aí pro Metzelder, não? O ex-zagueiro foi condenado pela Justiça da Alemanha por envio de pornografia infantil. Réu confesso, ficará preso por 10 meses. Não está faltando um zero aí? Algo horrível, nojento e criminoso assim não merece só 10 meses de punição. 100 meses ficaria mais justo.

Morre o presidente da Confederação Sul-Americana de Vôlei Vitimado pela Covid-19 Rafael Currea, 69 anos.

Das quadras para o comando técnico do vôlei do Cruzeiro O agora ex-ponteiro Filipe, atuante na equipe por 11 anos e ganhador de 39 títulos, substituirá Marcelo Méndez, saído após a eliminação na Superliga.

Amanhã tem classificação do GP de Portugal Fórmula 1 definindo neste sábado o grid da 3ª etapa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Arquivo Guaíba" recordará a própria Rádio Guaíba O sempre imperdível programa apresentado pelo narrador esportivo Luís Magno destacará neste fim-de-semana comemorações de aniversário da emissora, que celebra nesta sexta 64 anos. Claro, os preciosos registros da inauguração estarão em destaque. Devido à semifinal do Gauchão no domingo com Juventude x Internacional às 16h e Caxias x Grêmio às 19h, excepcionalmente desta vez o "Arquivo" irá ao ar apenas e tão somente neste sábado, às 18h, com duas horas de duração.

"Posso Entrar?" estreia nova temporada na RBS TV O programa de histórias de vida apresentado pela Cristiane Silva ganhará mais 10 exibições na afiliada gaúcha da Globo a partir deste sábado, às 14h.

Vem aí Diego Sarza no UOL Recentemente saído da CNN Brasil, o jornalista também ex-GloboNews entrará no Canal UOL, que terá conteúdos em vídeo em breve - projeto pro qual chegou Fabíola Cidral da Rádio CBN.

Deplorável situação na TV Tribuna de Pernambuco Sei pelo Paulo Pacheco no Observatório da Televisão que funcionários do jornalismo não recebem salários desde fevereiro e pediram socorro ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais, que denunciou a emissora ao Ministério Público do Trabalho e à Rede Bandeirantes em São Paulo. Se nada for pago até a próxima semana, não é descartada uma greve. Convenhamos: faz-se mais que necessária diante do que é relatado num momento tão grave para todos como tem sido esse. Faça algo, Bandeirantes! Não deixe uma afiliada em praça tão importantíssima como Pernambuco e sua gente largada à própria sorte.

Record e SBT locais na Sky A partir desta sexta, três filiais da Record passaram a ser transmitidas pelos canais 7 SD e 407 HD para suas regiões de abrangência: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Já quatro filiais do SBT foram adicionadas na operadora nos canais 9 SD e 409 HD: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Belém. As demais áreas brasileiras sem a programação local continuarão assistindo as matrizes de São Paulo.



A bomba do ano na TV: Fausto Silva retornará à Bandeirantes após 33 anos Se você já achava forte apenas o fato do apresentador deixar a Globo no fim deste ano, mais forte ainda é ele fazer o caminho de volta depois desses anos todos. Flávio Ricco trouxe declarações do próprio Faustão no R7, confirmando que, assim como fizera com os irmãos Johnny e Ricardo Saad em 1988, comunicou à atual emissora (lá a Bandeirantes e agora a Globo) seis meses antes do fim do contrato seu novo destino - no caso de agora, um "velho novo" destino. Serão cinco anos de contrato a partir de 1º de janeiro de 2022, com duas possibilidades: ou um dominical à noite, na faixa das 20h, ou um diário no fim de noite, na faixa das 23h30. Na Rede Bandeirantes, ele apresentou o musical "Safenados e Safadinhos" e, sobretudo e especialmente, o "Perdidos na Noite", cujos 35 anos da estreia foram completados no último dia 19.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 30 de abril, são estas:

Bela do Dia: Camila dos Anjos

Camila dos Anjos, atriz que completa 35 anos nesta sexta e que fez personagens como Bebel na série "Sandy & Júnior", Roberta na novela "Malhação" e Alícia na novela "Cúmplices de um Resgate", além de vários filmes e incontáveis espetáculos teatrais.

*95 anos do nascimento de Cloris Leachman, atriz falecida em janeiro deste ano e que ganhou o Oscar de coadjuvante por "A Última Sessão de Cinema", além de interpretar a Phyllis na série "Mary Tyler Moore" e fazer comédias de Mel Brooks, como "O Jovem Frankenstein" e "Alta Ansiedade".

*65 anos de Lars von Trier, cineasta que dirigiu filmes como "Ondas do Destino", "Dançando no Escuro", "Dogville" e "Ninfomaníaca".

*60 anos de Isiah Thomas, ex-basquetebolista bicampeão da NBA pelo Detroit Pistons em 1989 e 1990.

*50 anos de Kuki, ex-futebolista campeão catarinense da segundona de 2000 pelo Inter de Lages e, especialmente, ídolo máximo do Náutico campeão pernambucano em 2001, 2002 e 2004.

*45 anos do término de "O Grito", novela das dez na Globo, escrita por Jorge Andrade e estrelada por Glória Menezes e Ney Latorraca.

*40 anos de Kunal Nayyar, ator que fez o Raj da série "Big Bang: a Teoria".

*35 anos ao dobrado: do amistoso Brasil 4 x 2 Iugoslávia no Arruda, marcado para sempre pelo golaço do Zico, que driblou meio time e o goleiro; e da morte de Robert Stevenson, cineasta nascido em 1905 e indicado ao Oscar por "Mary Poppins", sendo ainda diretor dos filmes "Se Meu Fusca Falasse" e "As Novas Aventuras do Fusca".

*20 anos da morte de Maria Clara Machado, dramaturga nascida em 1921 e autora de peças teatrais infantis, como "Pluft, o Fantasminha", além de escritora.

*5 anos da morte de César Macedo, humorista nascido em 1935 e que interpretou o Seu Eugênio nos humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" na Globo, "Escolinha do Barulho" na Record e "Uma Escolinha Muito Louca" na Bandeirantes.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 401 mil dos quase 14 milhões e 600 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.