Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 29 de abril de 2021
Fred para a história e Marcos Felipe fundamental



O Fluminense viveu perigosamente em Armênia, por pouco não parou "na chón", mas conseguiu ganhar por 2 x 1 do Independiente Santa Fe pela 2ª rodada do Grupo D da Libertadores. Fred entrou para a história ao marcar duas vezes e chegar aos 185 gols pelos tricolores, desprendendo-se de Orlando Pingo de Ouro para ser o 2º maior artilheiro deles - só perde para o imbatível Waldo, com 319. São 21 gols dele em Libertadores, empatado com Jairzinho e Célio, atrás apenas dos 25 do Palhinha e dos 29 do Luizão. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas aí os colombianos diminuíram, Egídio foi expulso e o fim do jogo foi um inferno. Aí entrou o guarda-metas Marcos Felipe com defesas providenciais, uma delas à queima-roupa nos acréscimos. O Flu foi aos mesmos 4 pontos do River Plate, que fez 2 x 1 no Junior, próximo adversário dos cariocas e que tem o mesmo único ponto do Santa Fe.

Quatro grupos de brasileiros foram movimentados na quarta-feira: o A teve Defensa y Justicia, próximo adversário do Palmeiras, fazendo 3 x 0 no Universitario (o Verdão tem 6 e o Defensa soma 4); o B apresentou o Olimpia, próximo adversário do Internacional, marcando três vezes para ganhar do Always Ready por 2 x 1 - sacaram, né? (todos têm 3 pontos e o Colorado lidera nos critérios); o C mostrou o Barcelona golear o próximo adversário do Santos, o Strongest, por 4 x 0 (Barcelona e Boca Juniors têm 6 pontos e Santos e Strongest estão zerados); e o H registrou o Cerro Porteño, próximo adversário do Atlético Mineiro, no 0 x 0 com o La Guaira (Cerro e Galo têm 4). Nesta noite, um único nosso em campo: o São Paulo contra o Rentistas pelo Grupo E, que terá ainda Racing x Sporting Cristal.

O mínimo do Athletico Paranaense é o máximo



Dois jogos no Grupo D da Sul-Americana, duas vitórias por 1 x 0. Desta vez, o Metropolitanos foi superado. São 6 pontos do Furacão e do Melgar, próximo oponente na terça que vem e que fez 2 x 0 no Aucas. Já o Red Bull Bragantino entregou geral a paçoca na segunda etapa. Quando ela começou, tudo zerado. Término do jogo: Emelec 3 x 0 com direito ao Massa Bruta com um jogador a menos. Os equatorianos têm 6 pontos no Grupo G, contra 3 do BragaBull e 1 de Tolima e Talleres, este o próximo adversário dos paulistas na quarta que vem. Já o Grupo B teve o Independiente, próximo adversário do Bahia na terça que vem, fazendo 3 x 1 no Montevideo City para ir aos 6 pontos, dois acima dos tricolores, o que torna este embate um confronto direto e para lá de decisivo.

Quinta-feira de três brasileiros em campo: Corinthians x Peñarol no Grupo E, Palestino x Atlético Goianiense no Grupo F e Lanús x Grêmio em "revival" da final da Libertadores de 2017 no Grupo H. Estes quadrangulares também terão hoje, respectivamente, Sport Huancayo x River Plate do Paraguai, Newell's Old Boys x Libertad e La Equidad x Aragua. Ainda nesta noite, Ceará atento ao Grupo C pois tem Jorge Wilstermann x Bolívar.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Catarinense A volta das quartas teve Chapecoense 1 x 0 Hercílio Luz (ontem e no total), Juventus 0 x 1 Marcílio Dias (0 x 2 totais levando o Marinheiro à sua primeira semi em 21 anos), Brusque 1 x 0 Joinville (3 x 2) e Avaí 2 x 1 Próspera (3 x 1 totais e fim da maior invencibilidade histórica da defesa avaiana: 8 jogos sem tomar gol). Semifinais: Chapecoense x Marcílio Dias e Brusque x Avaí.

Campeonato Paranaense A 7ª rodada terá hoje Operário x Londrina.

Campeonato Baiano A 2ª rodada teve Vitória 2 x 0 Vitória da Conquista (o Leão é 5º colocado com 10 pontos em sete jogos).

Campeonato Sergipano A 9ª rodada teve Confiança 1, 2,3, 4, 5, 6, 7, 8 x 0 Freipaulistano, quatro só do Bruninho (o Dragão lidera o Grupo B com 22 pontos).

Campeonato Mato-Grossense A volta das quartas teve Cuiabá 3 x 1 Dom Bosco (5 x 1 totais), União Rondonópolis 1 x 1 Ação (2 x 4), Operário 0 x 0 Sorriso (2 x 2) + 3 x 0 e Nova Murum 1 x 0 Luverdense (1 x 1) + 4 x 1. Semifinais: Cuiabá x Ação e Operário x Nova Mutum.

Campeonato Paraense A 8ª e última rodada teve Paragominas 0 x 1 Remo (o Leão liderou o Grupo B com 20 pontos). Quartas-de-final: Remo x Águia, Paysandu x Bragantino, Tuna Luso x Itupiranga e Independente x Castanhal.

Campeonato Paulista A 9ª rodada terá hoje Palmeiras x Internacional e Ponte Preta x Mirassol. Faço um destaque especial para São Caetano 0 x 1 Ituano por bizarro demais o momento do Azulão: 18 jogos gerais sem vitória (14 perdidos) desde os 2 x 1 sobre o Joinville em 18 de outubro do ano passado, ainda pela Série D. No estadual, não ganhou nenhuma das 10 partidas que fez.

Brasileirão Feminino A 4ª rodada teve Internacional 0 x 4 Corinthians, São Paulo 3 x 0 Flamengo, Bahia 0 x 1 Ferroviária, Cruzeiro 1 x 2 São José e Real Brasília 1 x 0 Avaí/Kindermann, tendo hoje Botafogo x Palmeiras, Santos x Napoli e Grêmio x Minas Brasília.

Liga dos Campeões da UEFA A outra semifinal começou com Paris Saint Germain 1 x 2 Manchester City (vitória de virada com De Bruyne no comando das picapes). Ingleses com vantagem nesta largada. Será que...?

Liga Europa Semifinais começando hoje com Manchester United x Roma e Villarreal x Arsenal.

Curtinhas Esportivas

Porra, Federação Paulista!!!! Sabe aqueles 10 respiradores que ela doou à cidade de Volta Redonda para que duas partidas do Campeonato Paulista acontecessem ali no mês passado? Sei pela Marília Ruiz no UOL que eles apresentaram defeitos e terão que ser trocados sem ter sido utilizados. Sinceramente? Não surpreende. Dessa gente, más notícias são rotina. Surpresa surpreendentemente surpreendente é quando vem algo de bom.

Pintado no Goiás Saído da Ferroviária nesta semana, ele substituirá Augusto César na casamata esmeraldina. Claro que não é para tentar reviravoltar os 3 x 0 do Atlético no estadual e sim pensar na Série B.

Clássico sem os técnicos infectados Sábado tem CRB x CSA pelo Alagoano, mas os dois treinadores estão de fora pois pegaram o coronavírus, tanto o alvirrubro Roberto Fernandes quanto o recém chegado azul Bruno Pivetti.

Futebol gaúcho de luto: morreu Dirceu de Castro Presidente do Cruzeiro não mais de Porto Alegre e sim de Cachoeirinha, que foi reerguido em sua administração, ele foi vitimado pela Covid-19 aos 66 anos.

Troca de corrida na Fórmula 1 Dia 13 de junho, sai o Canadá e entra a Turquia, pista que desperta sorrisos em Lewis Hamilton por ali acontecer no ano passado a consumação do heptacampeonato.

Utah Jazz fazendo história na NBA Maior pontuação de sua história nos 154 x 105 sobre o Sacramento Kings.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Vem aí Denis Luciano na NSC Criciúma Confirmada para a próxima segunda a estreia do conterrâneo como comentarista da retomada versão local do "Jornal do Almoço" na afiliada da Globo, comentando os assuntos do cotidiano no sul de Santa Catarina. Torço muito pelo sucesso do Denis, grande cronista esportivo não apenas criciumense em rádios como Som Maior e Eldorado, mas aqui nas rádios Guaíba e Bandeirantes.

"CETV" de Fortaleza também pro Cariri Sei pelo Lauriberto Braga que assim está acontecendo na Verdes Mares porque os apresentadores do jornal das 12h em Juazeiro do Norte, Biana Alencar e Fabiano Rodrigues, foram infectados pelo coronavírus. Estão bem, recuperando-se em suas casas, mas por precaução afastaram temporariamente toda a equipe que trabalha no noticiário, ficando apenas um pessoal de reportagem de externas. Sem "CETV" local do Cariri, a afiliada da Globo plugou na matriz da capital, que tem Nádia Barros e Luiz Esteves no horário.

Igor Gadelha saiu da CNN Brasil Flávio Ricco afirma que o comentarista foi dispensado por "cobrança política". Efetivamente sendo esse o motivo da saída, é uma mancha negativa demitir na base do "pedir a cabeça".

Diogo Mainardi mandou um convidado "tomar no c..." Foi no fim do "Manhattan Connection" de ontem na Cultura, que teve como entrevistado o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro. O comentarista não fez a menor questão de ser simpático com ele, explicitou a antipatia que tem por ele e fez o que fez ao término.

"Vem pra Cá" perdendo praças de exibição Alterado da noite pro dia das 9h para as 13h50, o programa da Patrícia Abravanel e do Gabriel Cartolano não é mais em rede total pois várias afiliadas do SBT preferiram manter suas atrações regionais até 15h20, quando ocorre a junção 100% para o "Fofocalizando". Entre essas, destaco a Rede Massa do Paraná, o SCC de Santa Catarina, a Jornal de Pernambuco, a Aratu da Bahia e a Jangadeiro do Ceará. Certas elas. Vai que amanhã Silvio Santos resolve tirar o programa da filha desta faixa e recolocam desenhos e séries juvenis no "Bom Dia e Cia."? Do que adiantaria mexer em algo solidificado e consolidado em prol de instabilidade?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Dedé Santana completa 85 anos



Um dos maiores "escadas" da nossa TV está de aniversário. Com Renato Aragão, fez programas como "Didi e Dedé" na Excelsior entre 1964 e 1965, "Os Adoráveis Trapalhões" na Excelsior entre 1967 e 1968, "Os Insociáveis" na Record de 1972 até 1974, "Os Trapalhões" na Tupi e na Globo de 1974 até 1995, "A Turma do Didi" na Globo de 2008 até 2010 e "As Aventuras do Didi" na Globo de 2010 até 2013. Também associou-se aos Nóbrega, tanto ao Manuel na "Praça da Alegria" da Record de 1969 até 1971 quanto ao Carlos Alberto na "Praça é Nossa" do SBT de 2004 até 2006. Destaque-se ainda programas como "Maloca e Bonitão" com seu irmão Dino Santana na Tupi entre 1965 e 1966, "Escolinha do Barulho" na Record em 1999 e "Dedé e o Comando Maluco" no SBT de 2005 até 2008.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 29 de abril, são estas:

Bela do Dia: Camila Mendes

Camila Mendes, atriz que desde 2017 faz a Veronica na série "Riverdale". Nascida nos EUA, é filha de brasileiros: a mãe é daqui de Porto Alegre e o pai é de Brasília.

*85 anos de Zubin Mehta, um dos maiores maestros da música clássica em todos os tempos.

*70 anos ao dobrado: do nascimento de Dale Earnhardt, piloto falecido em acidente na última volta das 500 Milhas de Daytona em 2001 e campeão da Copa Winston (atual Nascar Cup Series) em 1980, 1986, 1987, 1990, 1991, 1993 e 1994; e de Vinícius Cantuária, cantor de temas como "Só Você" e compositor de temas como "Lua e Estrela".

*40 anos de Alex Vincent, ator que fez o menino dos dois primeiros "Brinquedo Assassino" e voltou em "A Maldição de Chucky" e "O Culto de Chucky".

*35 anos de Monique Alfradique, atriz de novelas da Globo como "Malhação" (2006 e 2007) e "Fina Estampa", além de séries como "A Segunda Vez" e "A Secretária do Presidente".

*20 anos do fim do "Megatom", humorístico comandado por Tom Cavalcante na Globo desde 2000.

*5 anos da última edição do Jornal do Commercio, periódico impresso dos Diários Associados que surgiu em 1827.

Clipe do Dia: Nana Caymmi

Uma de nossas maiores cantoras celebra 80 anos nesta quinta. A filha do Dorival e irmã do Dori tem seis décadas de carreira consistente e marcada sempre pela qualidade peculiar. Dos seus muitos grandes momentos, destaco ela ao vivo cantando um tema de Roberto e Erasmo Carlos cujo nome é óbvio demais pois é claro, é lógico e é evidente que uma artista do seu naipe jamais deixará de brilhar intensamente: "Não Se Esqueça de Mim".



Clipe do Dia: Gonzaguinha

Há exatamente 30 anos fechados hoje, a música popular brasileira sofria uma de suas mais incomensuráveis, lamentáveis e irreparáveis perdas. Não perdíamos em acidente automobilístico no retorno de um show no Paraná o filho do "Rei do Baião" Luiz Gonzaga. Não perdíamos apenas um intérprete. Perdíamos, acima de tudo, um compositor espetacular, de letras que tocavam fundo, que mexiam em feridas, que também encantavam, emocionavam. De "Comportamento Geral", "Começaria Tudo Outra Vez" e "Espere por Mim, Morena" a "Grito de Alerta", "Caminhos do Coração" e "Lindo Lago do Amor", passando por "Preto que Satisfaz", "O Que É, o Que É" e "E Vamos à Luta". Canções que atravessam gerações sem jamais perder a atualidade. A mais simbólica delas foi recentemente tema de abertura da novela "Amor de Mãe" e já era eterna por "Vale Tudo": a imbatível "É".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil 400 mil dos mais de 14 milhões e 540 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.