Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 28 de abril de 2021
Quatro de cinco cumpriram seu dever na terça

Cinco brasileiros foram a campo nesta terça pela Libertadores e o aproveitamento foi altíssimo. O Palmeiras aplicou uma quina, o Internacional quatrilhou sem ser vazado, o Flamengo quatrilhou sendo vazado e o Atlético Mineiro ganhou bem, embora com sufoco no fim. Como para toda regra há uma exceção, o Santos segue afundando.



Contestado por muitos nos últimos dias por causa das perdas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além da instabilidade no Paulistão (desconsiderando-se que é o atual campeão da Libertadores e que seu calendário está estúpido com "ES" maiúsculo, como diriam em Marataízes, Iúna e Brejetuba), o Palmeiras deu um belíssimo "cala a boca" nos críticos ao tocar um sonoro 1, 2, 3, 4, 5 x 0 no Independiente del Valle. Rony fez dois, Danilo Barbosa guardou um, Luiz Adriano voltou a marcar após mais de três meses e Patrick de Paula entrou para a história do clube por seu tento ser o de nº 12.000 em quase 107 anos de história. O Verdão não vencia por cinco gols de diferença desde 2 de dezembro, os 5 x 0 no Delfín pela volta das oitavas. Com 6 pontos no Grupo A, os comandados de Abel Ferreira reviverão a Recopa ao visitar na próxima terça o Defensa y Justicia, que hoje receberá o Universitario.



27 de abril de 2021 teve cara de 27 de abril de 1980. Nestas duas datas, o Internacional recebeu o Táchira no Beira-Rio pela Libertadores e goleou por 4 x 0 com direito ao adversário ter Tolisano - o de 1980 sendo o meia Angel Tolisano e o de 2021 sendo o treinador (e sobrinho do Angel) Juan Domingo Tolisano. Em quatro minutos, o jogo foi de 0 x 0 para 2 x 0 graças a Cuesta e Patrick, sendo o escore ampliado antes do intervalo por Thiago Galhardo. Houve complicação com a expulsão do Palacios, mas Yuri Alberto fechou a conta e passou a régua. Foi a 3ª vez que o Colorado recebeu os aurinegros pela competição, ganhando todas (a outra foi por 3 x 1 em 1989). Ele não encarava um venezuelano havia 15 anos, curiosamente o escore sobre o Maracaibo sendo o mesmo: 4 x 0. Com 3 pontos no Grupo B, a esquadra de Miguel Angel Ramirez receberá na próxima quarta o Olimpia, hoje mandante contra o Always Ready.



Passando para o Grupo G, o Flamengo foi de 0 x 0 para 2 x 0 em três minutos com Gabriel e Arrascaeta. Era o tipo de jogo que, se pusessem o pé no acelerador e assim ficassem até o último apito, daria para render algo próximo dos 8 x 2 sobre o Minerven em 1993. Mas nem de longe foi assim. Numa bobeadaça, Saez diminuiu na metade final para o Unión La Calera e colocou tensão desnecessária, tendo em dado momento um lance no qual a defesa rubro-negra brincou de flertar com o perigo na área e dando graças aos deuses da bola pelo empate não acontecer. Precisou Gabriel salvar a lavoura carioca aos 34 do segundo. Apesar de sua dobra, o tento mais lindão veio do Pedro, que tinha apenas dois minutos na relva e fez uma pintura primorosa. Com 6 pontos após estes 4 x 1, a equipe de Rogério Ceni visitará na próxima terça a LDU, que ontem tocou 3 x 1 no Vélez Sarsfield, que vai ficando para trás.



Por sua vez, o Atlético Mineiro evoluiu seu desempenho e criou muito, porém precisando melhorar a pontaria - das 21 finalizações, somente um terço foi na direção do gol. Depois da desavença pública com Cuca, Hulk respondeu no campo com dois gols em quatro minutos, um deles de pênalti. Só que não dava para ter vida tranquila, tinha que ter emoção. O América de Cali diminuiu o marcador e os minutos finais foram um parto: Nathan foi expulso aos 48 e uma falta passou rente ao poste canhoto no lance derradeiro aos 51. O Galo teve mais sorte que juízo para chegar aos 4 pontos no Grupo H. Na próxima terça ele receberá o Cerro Porteño, nesta noite mandante contra o La Guaira.



Agora, o lado negativo da noite brasileira veio no Grupo C: outra derrota do Santos, que até estava jogando bem no primeiro tempo, só que a coisa degringolou no segundo. Se na semifinal não deu para assim ser, desta vez Tevez foi carrasco dos alvinegros praianos tal qual fora em 2003, tanto marcando um no inicinho da metade complementar quanto dando passe para outro - aliás, essa eu soube pela especialista em futebol tangueiro Milena Portella: o Boca tornou-se o primeiro clube a derrotar equipes brasileiras em 40 oportunidades por torneios Conmebol. O Peixe pós-Ariel Holan, ontem comandado por Marcelo Fernandes, chegou à quarta derrota seguida e ao quarto jogo sem estufar as redes, com cinco derrotas nas últimas seis apresentações gerais e uma vitória nas últimas oito partidas. Calendário horrível à parte, é forte isso. Terça que vem ele receberá o Strongest, que hoje visitará o Barcelona.

Nesta noite, um brasileiro em campo: o Fluminense de estreia empatada visitará o Independiente Santa Fe pelo Grupo D não em Bogotá, onde o futebol foi proibido temporariamente em tentativa de combater o avanço do coronavírus, mas sim em Armênia, a 290 quilômetros da capital. Será o primeiro jogo oficial entre eles e seu reencontro após 57 anos - nos três amistosos que fizeram entre 1957 e 1964, os cariocas venceram dois e os colombianos um, todos no El Campín. Este quadrangular também será movimentado nesta quarta por River Plate x Junior.

Sucesso e meio termo dos finalistas nordestinos na Sul-Americana



Com muitos reservas, o Bahia estraçalhou o Guabirá por 1, 2, 3, 4, 5 x 0 pelo Grupo B, com direito a um pênalti defendido pelo Matheus Teixeira, herói na semifinal regional contra o Fortaleza. Com 4 pontos, o time do Dado Cavalcanti receberá na próxima terça o Independiente, mandante hoje contra o Montevideo City. Já o Ceará, em noite para a história, fez sua estreia fora do Brasil em competições oficiais e, apesar de ter tido bons momentos, ficou no 0 x 0 com o Arsenal pelo Grupo C e foi aos 4 pontos. Na próxima quarta, Guto Ferreira e cia. visitarão o Bolívar.

Hoje, dois brasileiros em campo: o Athletico Paranaense recebe o Metropolitanos pelo Grupo D, que terá ainda Melgar x Aucas; e o Red Bull Bragantino visitará o Emelec no Grupo G, movimentado também por Tolima x Talleres.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Catarinense A volta das quartas terá Chapecoense x Hercílio Luz (0 x 0 na ida), Avaí x Próspera (1 x 0 na ida), Brusque x Joinville (2 x 2 na ida) e Juventus x Marcílio Dias (0 x 1 na ida). Saldo simples, sem vantagens.

Campeonato Mato-Grossense A volta das quartas terá Cuiabá x Dom Bosco (2 x 0 na ida), Nova Mutum x Luverdense (0 x 1 na ida), União Rondonópolis x Ação (1 x 3 na ida) e Operário x Sorriso (2 x 2 na ida). Saldo simples, sem vantagens.

Outros destaques desta quarta Baiano pela 2ª rodada, Vitória x Vitória da Conquista; Sergipano pela 9ª rodada, Confiança x Freipaulistano; e Paraense pela 8ª rodada, Paragominas x Remo.

Brasileirão Feminino A 4ª rodada terá Internacional x Corinthians, São Paulo x Flamengo, Cruzeiro x São José, Bahia x Ferroviária e Real Brasília x Avaí/Kindermann.

Liga dos Campeões da UEFA Semifinal aberta por Real Madrid 1 x 1 Chelsea e continuada hoje com Paris Saint Germain x Manchester City (primeiro jogo de semi da Champions League no Parque dos Príncipes desde PSG 0 x 1 Milan em 1995).

Curtinhas Esportivas

Punição no Campeonato Paranaense Por relacionar um jogador amador na derrota para o Paraná, o FC Cascavel perdeu seis pontos e caiu de 14 para 8 na classificação, agora liderada pelo Coritiba com 13.

Felipe volta a ser técnico após quatro anos Com uma única experiência na casamata em 2017 no Tigres, o ex-jogador de Vasco, Flamengo e Fluminense liderará o Bangu na Série D do Brasileirão.

Libertadores de Futsal Iniciada em 15 de maio no Uruguai, terá dois brasileiros que já sabem seus adversários: a ACBF entrou no Grupo A com Universitario do Peru, San Lorenzo e Bocca do Equador; e o Corinthians foi para o Grupo B contra Peñarol, Delta Te Quiero da Venezuela e Projecto Latín da Bolívia. O outro quadrangular é o C, no qual estão Alianza Platanera da Colômbia, Cerro Porteño, Nacional do Uruguai e Universidad de Chile.

Há 80 anos nascia Eliakim Araújo



Locutor que tinha uma das vozes mais bonitas e fortes do noticiarismo brasileiro, ele iniciou na antiga Rádio Continental do Rio de Janeiro em 1961. Pouco depois, foi para a Rádio Jornal do Brasil e ali permaneceu por quase duas décadas. Consagrado no AM, chegou ao VHF através da TV Globo em 1983, marcando presença no "Jornal da Globo", no "Globo Repórter" e no "Jornal Nacional". Em 1989, ele e Leila Cordeiro (com quem foi casado de 1984 até deixá-la e nos deixar em 2016) se transferiram para a TV Manchete, onde fizeram o "Jornal da Manchete" - e ele foi o mediador dela no pool que transmitiu os debates presidenciais entre Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva. A seguir, o "Casal 20" foi para o SBT em 1992, primeiro à frente do "Aqui Agora" e depois do "Jornal do SBT". De 1997 até 2000, já nos EUA, foram para a CBS Telenotícias Brasil. Por fim, de 2007 até 2010 ele apresentou o "Câmera Record News".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Cultura Brasil também vai para o FM estendido A AM 1200 divulgou em seu site que entrará em 77,9 a partir da quarta-feira da semana que vem. É a segunda AM paulistana que confirma isso nos últimos dias, a primeira sendo a Capital 1040, que entrará em 77,5 também na próxima quarta-feira.

Record regional na Sky a partir de sexta-feira Duas filiais passarão a ter suas programações regionais transmitidas de depois de amanhã em diante nos canais 7 SD e 407 HD: a do Rio de Janeiro e a de Porto Alegre. Assinantes desta operadora nas duas capitais não ficarão mais desprovidos do jornal local e nem assistirão mais os noticiários regionais de São Paulo. A cuidar se isso acontecerá com outras emissoras da rede e quando.

"Vem pra Cá" mudando de horário Até que demorou mais do que o imaginado: um mês e cinco dias depois, o programa apresentado por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano tem seu horário trocado pelo SBT, saindo das 9h (sendo que havia estreado às 9h30) e passando para das 13h50 às 15h20. Êlaiá!

Reencontro imperdível terça que vem no Universal TV Às 22h da próxima terça, que Flamengo, Palmeiras e Athletico Paranaense me perdoem, mas acho que perderei parte dos seus jogos pois, mesmo que eles sejam ao vivo e aqui eu fale de algo que dá para assistir em qualquer horário, não conseguirei resistir a ver "ao vivo", na exibição de estreia, um dos mais aguardados episódios de "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais": o 9º do 22º ano, já divulgado nos intervalos e que recolocará frente a frente Olivia Benson (Mariska Hargitay) e seu parceiro original dos primeiros 12 anos da série, Elliot Stabler (Christopher Meloni). Nos EUA, a exibição aconteceu em 1º de abril. E um detalhe muito legal notado na chamada: Marco Antônio Costa volta a dublar Stabler 10 anos depois.



Mais luto na dublagem: perdemos Iara Riça Triste mais essa dura paulada nos fãs do ofício. Aos 56 anos, ela teve morte cerebral confirmada ontem devido a um aneurisma, confirmou nas redes sociais Guilherme Briggs, pelo qual soubemos da péssima nova. Aposentada do ramo no fim do ano retrasado, dublou atrizes como Lucy Liu em vários filmes e na série "Minha Vida de Solteira", Amanda Righetti como Grace van Pelt em "O Mentalista" e Emily Procter como Calleigh Duquesne em "CSI: Miami" e no filme "Vovó... Zona 2", além de personagens como Arlequina em animações da DC Comics, Silvermist em "Tinker Bell", Florzinha em "As Meninas Superpoderosas" e Laa-laa em "Teletubbies", além de diversas atrizes em novelas mexicanas. Desolador demais.

Abril horrível para a dublagem brasileira Só neste mês, perdemos Dário de Castro (do qual lembrei ontem ainda ao assistir no Discovery Home & Health um pedaço do "MasterChef EUA", no qual dubla o chef Joe Bastianich), Carlos Marques, Ana Lúcia Menezes... e agora, Iara Riça. Muitas e enormes perdas. Chega, né?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Há 90 anos nascia Nair Bello



Era vê-la e começar a rir na hora graças à sua enorme graça, à voz rouca que deixava sua fala mais divertida, ao jeitão irreverente... Da Santinha no "Grande Show União" da Record e na "Zorra Total" da Globo à Dona Santa, à Irene da casa e à Vesúvia de "Bronco" na Bandeirantes, passando pela Dona Pazza na "Escolinha do Golias" no SBT - isso sem contar as novelas globais, como "Perigosas Peruas" com a Dona Gema, "Kubanacan" com a Dolores Calderón e as atualmente pelo Viva reprisadas "A Viagem" com a Cininha e "Era uma Vez..." com a Santa Zanella -, esta atriz deixou sua marca e deixa saudades enormes desde 2007, quando deixou o plano físico, até os dias de hoje.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 28 de abril, são estas:

*110 anos do nascimento de Lee Falk, escritor e quadrinista falecido em 1999 e criador dos personagens Fantasma e Mandrake.

*105 anos do nascimento de Ferruccio Lamborghini, industrial falecido em 1993 e fundador da marca de veículos de luxo que leva seu sobrenome.

*95 anos do nascimento de Harper Lee, escritora falecida em 2016 e autora do livro "O Sol é Para Todos".

Bela do Dia: Giovana Cordeiro

Giovana Cordeiro, atriz que vem aí no novo filme da Netflix, "Carnaval", de trailer divulgado nesta semana. Quem vê esta preciosidade formosa de guria e não se apaixona, bom da cuca não é.

*90 anos de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, ex-diretor-presidente da Rádio Jovem Pan de 1973 até 2014 (e nela atuante quando Panamericana de 1949 até 1953) e ex-diretor da TV Record de 1953 até 1973.

*80 anos de Ann-Margret, atriz de filmes como "Amor a Toda Velocidade", "Ânsia de Amar", "Tommy", "Cactus Jack, o Vilão" e "Dois Velhos Rabugentos".

*50 anos de Simbi Khali, atriz que fez a secretária Nina Campbell na série "Uma Família do Outro Mundo".

*40 anos ao dobrado: de Jessica Alba, atriz da série "Gangues da Noite" e de filmes como "A Cidade do Pecado" e "Quarteto Fantástico"; e de Ilary Blasi, modelo e apresentadora televisiva na Itália.

*35 anos ao dobrado: de Jumar, ex-futebolista campeão por Palmeiras (Paulista de 2008), Vasco (Copa do Brasil de 2011) e Londrina (Primeira Liga de 2017); e da estreia de "Sinhá Moça", novela das seis na Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa e que teve Lucélia Santos como a personagem-título.

*30 anos da última de três vitórias de Ayrton Senna no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1.

*25 anos do Universo Online (hoje UOL), um dos maiores e mais antigos portais da internet brasileira.

*15 anos do fim de "A Casa é Sua", programa da RedeTV! estreado junto de seu surgimento em 1999 e que teve apresentadores como Valéria Monteiro, Sônia Abrão, Castrinho, Clodovil Hernandes e Marisa Carnicelli.

*10 anos de Fluminense 3 x 1 Libertad, pelas oitavas da Libertadores, marcado para 21h50 e iniciado às 22h55 devido a um apagão no Estádio Engenhão.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 395 mil dos mais de 14 milhões e 400 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.