Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 27 de abril de 2021
De sexta-feira para cá, tivemos (e teremos) isso

Copa Libertadores A 2ª rodada terá nesta terça Atlético Mineiro x América de Cáli, Flamengo x Unión La Calera, Internacional x Deportivo Táchira, Palmeiras x Independiente del Valle e Boca Juniors x Santos.

Copa Sul-Americana A 2ª rodada terá nesta terça Bahia x Guabirá e Arsenal x Ceará.

Campeonato Paulista I A 6ª rodada teve São Paulo 2 x 0 Santo André, Guarani 1 x 2 Palmeiras e Novorizontino 1 x 2 Santos, e a 8ª rodada teve Santos 0 x 2 Corinthians (a 1ª vitória corintiana na Vila Belmiro após sete jogos desde 2014 no geral e 12 anos especificamente neste torneio significou a saída de Ariel Holan - não apenas isso, mas também horrores criminosos como tocarem rojões na sua residência - após 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas do Peixe, que vendeu Soteldo para o Toronto FC), Ituano 0 x 3 São Paulo (7ª vitória seguida do Tricolor, melhor marca desde as 11 consecutivas de 2012), Palmeiras 1 x 2 Mirassol (1ª derrota do Verdão pro Mirassol após quatro jogos desde os 6 x 2 de 2013), Red Bull Bragantino 0 x 0 Ferroviária, Ponte Preta 0 x 1 Internacional (tocaram pedradas no ônibus da Macaca após o jogo) e Santo André 0 x 1 Guarani.

Campeonato Paulista II Classificação dos representantes do estado nas Séries A e B do Brasileirão: no Grupo A, Corinthians em 1º com 21 pontos em 10 jogos e quadrifinalista; no Grupo B, São Paulo em 1º com 25 em 10 e quadrifinalista, e Ponte Preta em 3º com 10 em oito; no Grupo C, Bragantino em 1º com 21 em 10 e Palmeiras em 3º com 12 em oito; e no Grupo D, Guarani em 2º com 11 em nove e Santos em 3º com 9 em nove.

Campeonato Carioca A 11ª e última rodada teve Flamengo 2 x 1 Volta Redonda (Mengão campeão da Taça Guanabara), Fluminense 4 x 1 Madureira (todos os gols tricolores depois dos 15 minutos do 2º tempo - com Roger Machado, só um dos 20 gols feitos pelo Flu saiu na 1ª etapa; a partir do ano que vem, Kayky trocará o Fluminense pelo Manchester City por cinco anos), Botafogo 4 x 0 Macaé e Resende 1 x 3 Vasco (cruzmaltinos invictos com Marcelo Cabo: cinco vitórias e seis empates no geral). Classificação: em 1º, Flamengo com 23; em 2º, Fluminense com 22; em 3º, Portuguesa e Volta Redonda com 21; em 5º, Vasco com 17; e em 6º, Nova Iguaçu, Botafogo e Madureira com 15. Semifinais do campeonato: Flamengo x Volta Redonda e Fluminense x Portuguesa. Semifinais da Taça Rio (torneio consolação do 5º ao 8º): Vasco x Madureira e Nova Iguaçu x Botafogo.

Campeonato Mineiro A 11ª e última rodada teve Cruzeiro 4 x 0 Patrocinense (1ª vitória azul por quatro de diferença desde os 4 x 0 sobre o Huracán na Libertadores de 2019), Athletic 0 x 1 Atlético e URT 0 x 5 América. Classificação: em 1º, Atlético com 27; em 2º, América com 22; e em 3º, Cruzeiro e Tombense com 20. Semifinais: Atlético x Tombense e América x Cruzeiro.

Campeonato Gaúcho A 11ª e última rodada teve Internacional 5 x 0 Esportivo (realizado no Beira-Rio que receberá Brasil x Equador, pelas Eliminatórias, em 4 de junho), Ypiranga 2 x 3 Grêmio (Tiago Nunes estreando na casamata tricolor e Alisson fora deste e dos jogos dos próximos dois meses devido a uma ruptura no tornozelo) e Juventude 2 x 1 Brasil. Classificação: em 1º, Grêmio com 24; em 2º, Internacional com 23; e em 3º, Juventude e Caxias com 17. Rebaixados: Esportivo e Pelotas com 9 (mesma pontuação do Novo Hamburgo, que escapou por dois gols a menos de saldo negativo). Semifinais: Grêmio x Caxias e Internacional x Juventude.

Campeonato Catarinense A ida das quartas teve Hercílio Luz 0 x 0 Chapecoense, Próspera 0 x 1 Avaí (treta forte entre o técnico mandante Paulo Baier e o zagueiro visitante Alemão ao término do jogo), Joinville 2 x 2 Brusque e Marcílio Dias 1 x 0 Juventus.

Campeonato Paranaense A 6ª rodada teve Coritiba 5 x 0 Paraná (maior goleada coxa-branca sobre os tricolores na história), Athletico 2 x 0 Rio Branco e Maringá 0 x 0 Operário. Classificação dos representantes estaduais nas Séries A e B do Brasileirão: Coritiba em 2º com 13, Operário em 4º com 11 e Athletico em 6º e Londrina em 8º ambos com 6.

Copa do Nordeste As semifinais tiveram Ceará 2 x 0 Vitória (Vozão invicto no torneio há 22 jogos) e Fortaleza 0 x 0 Bahia + 2 x 4 (o Leão do Pici demitiu Enderson Moreira após nove vitórias, três empates e uma derrota). Reprisada será a final do ano passado entre Ceará e Bahia.

Campeonato Pernambucano A 8ª rodada teve Retrô 0 x 1 Sport (o Leão do técnico estreante Umberto Louzer é 2º, com 17 pontos) e Náutico 2 x 2 Afogados (o Timbu lidera com 22, mas não engatou a 8ª vitória seguida e sua arrancada igualou a de 2002 como melhores da história).

Campeonato Alagoano A 4ª rodada teve Murici 1 x 0 CRB (alvirrubros líderes com 13 pontos em seis jogos).

Campeonato Sergipano A 8ª rodada teve Itabaiana 1 x 4 Confiança (Dragão líder do Grupo B, com 19 pontos).

Campeonato Goiano A ida das quartas teve Goiás 0 x 3 Atlético (os esmeraldinos decidiram não dar mais entrevistas até o começo do Brasileirão), Anápolis 0 x 3 Vila Nova, Iporá 0 x 0 Grêmio Anápolis e Jataiense 0 x 3 Aparecidense.

Campeonato Mato-Grossense A ida das quartas teve Dom Bosco 0 x 2 Cuiabá, Ação 3 x 1 União Rondonópolis, Luverdense 1 x 0 Nova Mutum e Sorriso 2 x 2 Operário.

Brasileirão Feminino A 3ª rodada teve Avaí/Kindermann 2 x 3 Grêmio, Palmeiras 4 x 2 Cruzeiro, Napoli 2 x 2 Bahia, Flamengo 0 x 1 Internacional, Ferroviária 3 x 1 Real Brasília, Corinthians 3 x 1 Botafogo, São José 2 x 3 São Paulo e Minas Icesp 2 x 2 Santos. Classificação: em 1º, Corinthians com 9; em 2º, Palmeiras, Internacional e Grêmio com 7; em 5º, Santos com 5; em 6º, Ferroviária, São Paulo e Real Brasília com 4; em 9º, São José e Avaí/Kindermann com 3; em 11º, Minas Brasília, Flamengo, Bahia e Napoli com 2; e em 15º, Cruzeiro e Botafogo com 1.

Campeonato Espanhol A 32ª rodada teve Athletic Bilbao 2 x 1 Atlético de Madrid, Real Madrid 0 x 0 Betis, Villarreal 1 x 2 Barcelona e Sevilla 2 x 1 Granada. Classificação: em 1º, Atlético com 73; em 2º, Real com 71; em 3º, Barça com 71 e um jogo a menos; e em 4º, Sevilla com 70.

Campeonato Italiano A 33ª rodada teve Internazionale 1 x 0 Verona (interistas invictos há 17 jogos e a duas vitórias do scudetto) e Atalanta 5 x 0 Bologna. Classificação: em 1º, Inter com 79; e em 2º, Atalanta com 68.

Copa da Liga Inglesa Manchester City tetracampeão com 1 x 0 sobre o Tottenham (8 mil torcedores em Wembley assistiram o 30º título de Josep Guardiola, 3º técnico mais vencedor da história, atrás apenas dos 33 de Mircea Lucescu e dos 48 de Alex Ferguson).

Campeonato Alemão A 31ª rodada teve Mainz 05 2 x 1 Bayern de Munique e RB Leipzig 2 x 0 Stuttgart (na próxima temporada, Julian Nagelsmann deixará o Leipzig para treinar o Bayern no lugar de Hansi Flick). Classificação: em 1º, Bayern com 71; e em 2º, Leipzig com 64.

Campeonato Francês A 34ª rodada teve Lyon 2 x 3 Lille, Metz 1 x 3 Paris Saint Germain e Angers 0 x 1 Monaco. Classificação: em 1º, Lille com 73; em 2º, PSG com 72; e em 3º, Monaco com 71.

Campeonato Português A 29ª rodada teve Braga 0 x 1 Sporting e Moreirense 1 x 1 Porto. Classificação: em 1º, Sporting com 73; e em 2º, Porto com 67.

Liga dos Campeões da UEFA (homens) A semifinal começa hoje com Real Madrid x Chelsea.

Liga dos Campeões da UEFA (mulheres) A semifinal começou com Paris Saint Germain 1 x 1 Barcelona e Bayern de Munique 2 x 1 Chelsea.

Curtinhas Esportivas

3ª fase da Copa do Brasil O sorteio das ordens de mando definiu isso (time citado primeiro fará em casa o 2º jogo, se bem que no clássico alencarino isso é só na tabela mesmo): ABC x Chapecoense, Athletico Paranaense x Avaí, Atlético Goianiense x Corinthians, Atlético Mineiro x Remo, Bahia x Vila Nova, Brasiliense x Grêmio, Ceará x Fortaleza, Criciúma x América Mineiro, Flamengo x Coritiba, Internacional x Vitória, Juazeirense x Cruzeiro, Palmeiras x CRB, Red Bull Bragantino x Fluminense, Santos x Cianorte, São Paulo x 4 de Julho e Vasco x Boavista.

Campeonato Cearense retomado Um mês e meio depois, será retomado no próximo fim-de-semana destacando-se Caucaia x Fortaleza no sábado e Ceará x Pacajus no domingo.

Alexandre Gallo durou 12 dias no Santa Cruz Um empate e duas derrotas, a última pro Sete de Setembro.

Novo técnico no CSA Bruno Pivetti, ex-Vitória, substitui Mozart, que foi pra Chapecoense.

Jogadores brigaram com torcedores Os do River tocaram pedras em torcedores que cercaram o ônibus do time após a derrota pro Flamengo no domingo e atiraram rojões quando ele chegava no CT.

Luiz Carlos Cruz confirmou a falsidade no Cascavel CR O treinador confirmou que não houve testes de Covid-19 nos jogadores antes da partida contra o Athletico. O clube é acusado de apresentar laudos falsos à Federação.

Luto no futebol: morreu Vander Luiz O ex-futebolista de 58 anos sofreu um acidente de carro no domingo, em Juiz de Fora. Ele defendeu clubes como Atlético Mineiro, Fluminense, Guarani e São Caetano nos anos 80 e 90.

Ryan Giggs deixou o País de Gales Ele, que responde a uma acusação de danos corporais em duas mulheres - uma delas sua namorada -, não treina mais a seleção.

Nadador flagrado em exame antidopagem André Calvelo não teve seu nome divulgado, mas veículos jornalísticos confirmaram ser ele, que havia obtido índice olímpico para os Jogos de Tóquio nos 100 metros livre durante a seletiva brasileira, o suspenso pela CBDA.

Definidas as quartas-de-final do Novo Basquete Brasil Confrontos: Flamengo x Mogi das Cruzes, Minas x Franca, São Paulo x Corinthians e Paulistano x Bauru.

Fórmula Indy Colton Herta venceu a etapa de São Petersburgo, com Josef Newgarden e Simon Pagenaud completando o pódio. Próxima corrida - próximas corridas, é rodada dupla - em 1º e 2, no Texas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Capital de São Paulo no FM estendido A AM 1040 passará transmitir em FM 77,5 a partir de 5 de maio.

Odilon Araújo trocou a CNT pela TV Centro América Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o apresentador do "CNT Jornal" passará a apresentar o "Bom Dia Mato Grosso". Odilon já foi de afiliada da Globo, 16 anos de RPC.

Menos tempo para Dudu Camargo no SBT Depois de parar na delegacia após dirigir sem habilitação e bater sua caranga, o apresentador perdeu espaço no "Primeiro Impacto", desde esta segunda ficando no ar das 4h às 5h40, quando passa para Darlisson Dutra, que entrega às 7h20 para Marcão do Povo, que vai até 9h.

Novas noites na CNN Brasil Terão programas semanais a partir do dia 3, às 22h30: às segundas, "Realidade CNN"; às terças, séries especiais de reportagens; às quartas, "CNN Sinais Vitais" (apresentado pelo dr. Roberto Kalil); às quintas, "CNN Séries Originais"; e às sextas, "CNN Nosso Mundo". Às 23h20, entra o "CNN Tonight".

O capítulo perdido de "Roda de Fogo" Publicada nesta segunda pelo GloboPlay, não inclui o capítulo 90.

Maria Beltrão completou 15 anos da estreia no Oscar Não são 15 anos consecutivos de cobertura pois a Globo não transmitiu os eventos de 2009, 2014 e 2017, que coincidiram com o desfile das escolas de samba.

Coisas do Oscar que não deu para entender Duas, mais precisamente: imagem em 21:9, barras pretas em cima e embaixo; e a estatueta de melhor filme não foi a última e sim a antepenúltima. Mas que diachos???

Os principais ganhadores "Nomadland" venceu em filme, atriz (Frances McDormand) e direção (Chloé Zhao foi a segunda mulher a ganhar a categoria, reprisando Kathryn Bigelow por "Guerra ao Terror" em 2010). "Meu Pai" ganhou em ator (Anthony Hopkins tornou-se o intérprete mais velho a ganhar o prêmio, com seus 83 anos superando os 82 de Christopher Plummer por "Toda Forma de Amor" em 2012). "Judas e o Messias Negro" faturou ator coadjuvante (Daniel Kaluuya) e canção original ("Fight For You"), "Minari" venceu em atriz coadjuvante (Youn Yuh-Jung), "Mais uma Rodada" em filme internacional, "Bela Vingança" em roteiro original e "A Voz Suprema do Blues" em figurino e maquiagem.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 27 de abril, são estas:

*95 anos do nascimento de Miguel Rosenberg, ator falecido em 2016 e dublador de personagens como Zé Colmeia, Cornélio Fudge na saga "Harry Potter" e Sr. Burns em "Os Simpsons".

Bela do Dia: Jessica Lord

Jessica Lord, atriz. Apesar de ser britânica, me chamou a atenção dias atrás quando topei com ela no Universal TV em um episódio da série "Ransom", no qual era uma bailarina russa.

*75 anos da Rádio Caxias, principal emissora de Caxias do Sul e uma das principais do interior do Brasil.

*70 anos de Ace Frehley, guitarrista do Kiss de 1973 até 1982 e de 1996 até 2002.

*45 anos ao dobrado: de Pandiani, ex-futebolista campeão por Peñarol (um Uruguaio), La Coruña (uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha), Mallorca e Espanyol (uma Copa do Rei por cada um); e da TV Liberal, afiliada da Rede Globo em Belém e que abrange todo o Pará (menos a região de Santarém, coberta pela TV Tapajós, à parte desta rede estadual).

*40 anos ao dobrado: da estreia de "O Amor é Nosso", novela das sete na Globo, escrita por Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho (depois trocados por Walther Negrão) e estrelada por Fábio Júnior e Myrian Rios (é considerada o maior fiasco da história das novelas globais e foi toda apagada, restando apenas a abertura e algumas chamadas, além de alguma coisinha na internet a partir de gravações de telespectadores, como uma participação especial de Roberto Carlos); e da estreia de "Os Imigrantes", novela da Bandeirantes escrita por Benedito Ruy Barbosa e estrelada por Rubens de Falco, Othon Bastos e Altair Lima (seus 459 capítulos fizeram a produção ficar no ar até novembro de 1982).

*25 anos da morte de Thaís de Andrade, atriz nascida em 1957 e que fez novelas da Globo como "Pai Herói" e "Chega Mais", além dos humorísticos "A Praça é Nossa" e "A Escolinha do Golias" no SBT.

*5 anos do falecimento de Umberto Magnani, ator nascido em 1941 e que fez novelas da Globo como "Felicidade", "Por Amor", "Mulheres Apaixonadas" e "Velho Chico", durante a qual sofreu um AVC exatamente no dia do aniversário e que o vitimaria dois dias depois.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 392 mil dos quase 14 milhões e 400 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.