Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 23 de abril de 2021
Sorteada a 3ª fase da Copa do Brasil

Realizados em junho, foram sorteados hoje e são estes: Santos x Cianorte, Bahia x Vila Nova, Palmeiras x CRB, São Paulo x 4 de Julho, Fluminense x Red Bull Bragantino, Grêmio x Brasiliense, América Mineiro x Criciúma, Athletico Paranaense x Avaí, Atlético Mineiro x Remo, Corinthians x Atlético Goianiense, Internacional x Vitória, Cruzeiro x Juazeirense, Chapecoense x ABC, Flamengo x Coritiba, Vasco x Boavista e um que deixei propositalmente para o final: Ceará x Fortaleza, que amanhã saberemos se renderá também a final da Copa do Nordeste, caso derrotem respectivamente Vitória e Bahia. Se isso acontecer, imagina o climão em território alencarino por dias!

Empate do Flu com Fred brilhando



Oito anos depois, o Fluminense voltou a jogar a Libertadores. E oito anos depois, Fred voltou a marcar para o Fluminense em uma Libertadores. Antes de encarar o River Plate, seu último tento pelo clube no torneio tinha sido o que abriu os 2 x 0 sobre o Emelec em São Januário. Ontem, os argentinos venciam até os 21 do 2º, quando o artilheiro recebeu um bolão precioso do Cazares e fuzilou ao seu estilo: de primeira, impossível de defender. Considerando-se que o oponente é sempre um dos favoritos, não foi dos piores resultados, longe disso. Aliás: neste Grupo D, ninguém começou na frente de ninguém, já que no outro jogo Junior e Independiente Santa Fe também foi 1 x 1.

O Brasil acabou a primeira rodada da Libertadores com três vitórias (Palmeiras, Fla e São Paulo), dois empates (Flu e Galo) e duas derrotas (Inter e Santos). Na próxima semana, teremos estes confrontos: na terça, Flamengo x Unión La Calera, Atlético Mineiro x América de Cáli, Palmeiras x Independiente del Valle, Internacional x Deportivo Táchira e Boca Juniors x Santos; na quarta, Independiente Santa Fe x Fluminense; e na quinta, São Paulo x Rentistas.

Regressos positivos de Grêmio e Red Bull Bragantino



Um não jogava a Sul-Americana desde 2012, o outro não atuava num torneio continental desde a Copa Conmebol de 1996. Sob olhares do hoje apresentado Tiago Nunes, o Grêmio ganhou do La Equidad por 2 x 1 pelo Grupo H, chegando a ter algum sufoco na segunda etapa pois Rodrigues foi expulso, mas logo em seguida Diego Souza não dobrou, mas passou para Paulo Miranda aumentar. Só quando o placar foi diminuído que Brenno, de mais uma atuação elogiável, foi superado. Na mesma chave, o Lanús derrotou fora de casa o Aragua por 1 x 0.



Já o Bragantino "ganhou" um gol contra do Tolima, aumentou com Ytalo e segurou os dois gols de frente até os acréscimos da etapa final, quando o escore foi diminuído. Mas isso não impediu os paulistas de triunfarem pelo Grupo G com os mesmos 2 x 1 do êxito do Emelec diante do Talleres. Aliás: o BragaBull foi o bom paulista desta 1ª rodada, já que o Corinthians, mesmo empatando em 0 x 0 pelo Grupo E com um River Plate que é lanterna no Paraguaio e estreou seu 3º treinador na temporada, foi mal demais das pernas - como já vem há tempos, aliás.

Neste quadrangular, quem arrancou com altíssimo positivismo foi o Peñarol, que não teve a mínima misericórdia do Sport Huancayo e enfiou 5 x 1. Também ontem, destaques para Bolívar 2 x 1 Arsenal no Grupo C do Ceará e Libertad 2 x 0 Palestino no Grupo F do Atlético Goianiense, assim concluindo a semana inicial.

Depois de quatro vitórias e três empates, os brasileiros terão estes compromissos pela 2ª rodada: na terça, Bahia x Guabirá e Arsenal x Ceará; na quarta, Athletico Paranaense x Metropolitanos e Emelec x Red Bull Bragantino; e na quinta, Corinthians x Peñarol, Lanús x Grêmio e Palestino x Atlético Goianiense.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 7ª rodada teve São Caetano 1 x 2 Ponte Preta (virando depois da meia-noite, a Macaca foi para 3º no Grupo B, com 10 pontos). Hoje, a 6ª rodada terá São Paulo x Santo André, Guarani x Palmeiras e Novorizontino x Santos.

Campeonato Paranaense A 4ª rodada teve Athletico 3 x 1 Cascavel CR (o Furacão é 10º, com 3 pontos em quatro jogos). O episódio deplorável desta partida foi que a Federação atestou que quatro jogadores do Cascavel tiveram testes de coronavírus falsificados, por isso sendo afastados antes de disputarem o jogo - três deles chegaram a se aquecer em campo. Absurdo inaceitável, afrontoso, criminoso, desgraçado, sujo, canalha... Responsáveis por uma safadeza imunda dessas, nestes tempos tenebrosamente terríveis que todos temos vivido há mais de um ano, têm que ser expulsos do futebol e, se houvesse alguma brecha, até responsabilizados criminalmente.

Campeonato Goiano A 10ª e última rodada teve Goiás 0 x 2 Iporá (o Esmeraldino ficou em 4º no Grupo B, com 12 pontos), Jaraguá 2 x 0 Vila Nova (o Tigre ficou em 2º no B, com 17) e Jataiense 1 x 2 Atlético (o Dragão liderou o A, com 28). Quartas-de-final: Atlético x Goiás, Vila Nova x Anápolis, Grêmio Anápolis x Iporá e Aparecidense x Jataiense.

Brasileirão Feminino A 2ª rodada terminou com Napoli 0 x 0 Flamengo e Minas Brasília 0 x 1 São José. À classificação: em 1º, Corinthians com 6; em 2º, Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio e Real Brasília com 4; em 7º, São José e Avaí/Kindermann com 3; em 9º, Flamengo com 2; e em 10º, São Paulo, Ferroviária, Cruzeiro, Minas Brasília, Botafogo, Bahia e Napoli com 1. Próxima rodada: amanhã, Avaí/Kindermann x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro; depois de amanhã, Napoli x Bahia, Flamengo x Internacional, São José x São Paulo, Corinthians x Botafogo e Ferroviária x Brasília; e na segunda, Minas Brasília x Santos.

Campeonato Espanhol A 31ª rodada teve Atlético de Madrid 2 x 0 Huesca e Barcelona 5 x 2 Getafe. Classificação após 32 rodadas: Atlético com 73, Real Madrid com 70 e Barcelona com 68 e um jogo a menos.

Campeonato Português A 28ª rodada teve Porto 1 x 0 Vitória de Guimarães. Classificação: Sporting com 70 e Porto com 66.

Curtinhas Esportivas

Filho do pai no Campeonato Piauiense Um "Caso de Família", como diria Christina Rocha: o presidente licenciado do Parnahyba, Batista Filho, demitiu o treinador Dejair Ferreira na véspera do jogo de ontem contra o Flamengo, assumiu interinamente o comando do time e escalou o filho Jânio Daniel no ataque. Saldo final da brincadeira: o Parnahyba ganhou por 3 x 1 e, acredite, todos os três gols foram do filho do presidente.

Sedes alteradas na Eurocopa A UEFA trocou uma das 12 cidades da competição deste ano, saindo Bilbao e entrando Sevilha. Aliás, corrijo: 12 não e sim 11 sedes pois Dublin está fora, não será substituída e as quatro partidas que ela receberia foram distribuídas entre São Petersburgo (três do Grupo E) e Londres (uma oitava). A saída da metrópole irlandesa se deu por não oferecerem garantias de presença de público.

Tchaikovsky tocará para medalhas de ouro russas na Olimpíada O COI aceitou o pedido para que um trecho de "Concerto Para Piano e Orquestra nº 1" toque no lugar do hino da Rússia durante os Jogos de Tóquio. O país em si está impedido de disputá-los devido aos inúmeros escândalos de dopagem, mas atletas nacionais enquadrados em critérios de lisura poderão participar como esportistas neutros. A música é conhecida dos brasileiros, especialmente dos cariocas, por ter sido tema por décadas do programa de Haroldo de Andrade na Rádio Globo.

Começa hoje a Liga Futsal De hoje até dezembro, 23 clubes esquentam quadras de todo o país com jogões.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Arquivo Guaíba" recordará "2001" Não, não será o clássico de Stanley Kubrick que o sempre imperdível programa de memórias da Rádio Guaíba, apresentado pelo narrador esportivo Luís Magno, recordará neste fim-de-semana - mas não está distante dele, já que a atração "2001: uma Odisseia no Seu Rádio", veiculada entre o fim dos anos 60 e o começo dos 70 com apresentação de Flávio Alcaraz Gomes, tem seu título nitidamente inspirado no filme de 1968. O episódio resgatado recordará a máfia. Veiculação no sábado, às 15h, e no domingo, "sabe-se lá quando" - assim foi dito pelo próprio Magno em chamada rodada ontem ao término da transmissão de Grêmio x La Equidad, eh, eh... (é que havia dúvida se mudariam a última rodada do Gauchão para domingo, às 16h, depois que o governo do RS liberou o futebol para todos os horários, mas a Federação manteve as partidas para amanhã, às 21h)

Guilherme Macalossi na Rádio Bandeirantes de Porto Alegre Sei pelo Coletiva que o comunicador deixou a RDC TV, na qual apresentava desde 2019 o programa de debates políticos "Cruzando as Conversas" e onde mediou debates entre os candidatos à prefeitura da capital no ano passado, para estrear na primeira semana de maio na RB, tanto na apresentação da versão local dos "Bastidores do Poder" (atualmente apresentada por Milton Cardoso, que seguirá somente à noite no "Repórter Bandeirantes") quanto como integrante do "Jornal Gente", formando um trio com Oziris Marins e Sérgio Stock. Guilherme também é colunista político do portal Gazeta do Povo e tem oito anos de experiência no rádio como apresentador do programa "Confronto", da Sonora FM de Farroupilha.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 23 de abril, são estas:

*405 anos da morte de William Shakespeare, dramaturgo nascido em 1564 e autor de obras como "Romeu e Julieta", "Sonho de uma Noite de Verão", "A Megera Domada", "Hamlet", "Rei Lear" e "Macbeth".

*110 anos do Lajeadense, campeão da Recopa Gaúcha de 2015 e de três Copas FGF.

Bela do Dia: Rashida Jones

Rashida Jones, atriz de séries como "Parks and Recreation", na qual fez Ann Perkins, além de vários filmes. Dia desses topei com ela num filme bacaninha que vi por acaso no Universal TV, "Ritmo Cubano".

*55 anos de Milagres, ex-goleiro campeão por América (Mineiro de 1993, Brasileiro da Série B de 1997 e Sul/Minas de 2000) e Uberaba (Mineiro Módulo II de 2003).

*50 anos de Gilmar, ex-futebolista campeão por São Paulo (Paulistas de 1989, 1991 e 1992, Brasileiro de 1991, Libertadores e Intercontinental de 1992 e 1993, Supercopa de 1993 e Recopa Sul-Americana de 1993 e 1994), Cruzeiro (Copa Master da Supercopa e Copa Ouro ambas de 1995 e Mineiro e Copa do Brasil ambos de 1996), Palmeiras (Copa dos Campeões de 2000) e Flamengo (Carioca e Copa dos Campeões ambos de 2001).

*45 anos de Valeska, ex-voleibolista campeã olímpica pelo Brasil em 2008 e vencedora de quatro Grand Prix e uma Copa dos Campeões.

*35 anos da morte de Otto Preminger, cineasta nascido em 1905 e indicado ao Oscar de filme por "Anatomia de um Crime" e de diretor por "Laura" e "O Cardeal".

As deste sábado, 24 de abril, são estas:

*85 anos do nascimento de Jill Ireland, atriz falecida em 1990 e que fez mais de uma dezena de filmes com o marido Charles Bronson, entre eles "Desejo de Matar 2".

*75 anos de Esther Góes (ou ela os completou em fevereiro? Há divergências nas fontes disponíveis nas redes), atriz de filmes como "Eternamente Pagu" e "Stelinha", além de diversas novelas em Globo e Record, na qual está no ar em "Gênesis".

*70 anos de Nigel Harrison, baixista do Blondie de 1978 até 1982 e em 1997.

*55 anos de Costacurta, ex-futebolista italiano campeoníssimo pelo Milan (Intercontinental em 1989 e 1990, europeu nestes dois anos e mais 1994, 2003 e 2007, além de uma Copa da Itália, cinco Supercopas da Itália e sete Italianos).

*40 anos da estreia de "Obrigado, Doutor", série da Globo estrelada por Francisco Cuoco somente naquele 1981.

*25 anos de Ashleigh Barty, tenista atualmente nº 1 na WTA e campeã de Roland Garros em 2019.

*20 anos da gravação (em dois dias) de "Só pra Contrariar - Acústico", disco que marcou o fim da passagem de Alexandre Pires como vocalista do grupo - exceção a um breve retorno entre 2013 e 2015.

*15 anos da estreia de "Cobras & Lagartos", novela das sete da Globo, escrita por João Emanuel Carneiro e estrelada por Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira.

*10 anos ao dobrado: do Coritiba campeão paranaense com 3 x 0 sobre o Atlético; e do Cuiabá campeão mato-grossense no 1 x 1 com o Barra do Garças.

5 anos da morte de Billy Paul, cantor nascido em 1934 e que tem sucessos como "Me and Mrs. Jones", "Your Song", "July, July, July", "Only the Strong Survive" e "Thanks For Saving My Life".

As deste domingo, 25 de abril, são estas:

*80 anos ao dobrado: do nascimento Umberto Magnani, ator falecido em 2016 e que fez novelas da Globo como "Felicidade", "Por Amor", "Mulheres Apaixonadas" e "Velho Chico", durante a qual sofreu um AVC exatamente no dia do aniversário e que o vitimaria dois dias depois; e do nascimento de Bertrand Tavernier, cineasta falecido em março e que fez filmes como "Um Sonho de Domingo".

*75 anos de Talia Shire, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "O Poderoso Chefão 2" e ao principal por "Rocky, um Lutador", primeiro dos cinco filmes nos quais interpretou Adrian.

*70 anos ao dobrado: de João Soares, ex-tenista; e de Sandra Barsotti, atriz de várias pornochanchadas das décadas de 70 e 80, além de novelas da Globo, a última delas "Morde & Assopra".

*55 anos de Rubén Sosa, ex-futebolista campeão por Zaragoza (uma Copa do Rei), Internazionale (uma Copa da UEFA), Borussia Dortmund (um Alemão), Nacional (três Uruguaios) e Uruguai (Copas América de 1987 e 1995).

*50 anos de Corinthians 4 x 3 Palmeiras, um dos maiores jogos não só do Campeonato Paulista, mas do futebol brasileiro em todos os tempos (o Verdão abriu o placar com César aos 35 segundos e ampliou com ele aos 9 minutos de jogo, o Timão diminuiu com Mirandinha aos 5 minutos do segundo tempo e, dos 24 aos 26 sequencialmente, Adãozinho empatou, Leivinha desempatou pros verdes e Timão empatou de novo, até que Mirandinha virou para os alvinegros aos 43 minutos).

*45 anos ao triplicado: de Gilberto, ex-futebolista campeão por Flamengo (Carioca de 1996), Cruzeiro (Mineiros de 1998 e 2011), Vasco (Mercosul de 2000 e João Havelange de 2000), São Caetano (Paulista de 2004) e Brasil (Copas das Confederações de 2005 e América de 2007); de Túlio Guerreiro, ex-futebolista campeão por Goiás (Centro-Oeste de 2000 e Goianos de 1996 até 2000 e mais 2003) e Corinthians (Paulista de 2009); e de Tim Duncan, ex-basquetebolista cinco vezes campeão da NBA pelo San Antonio Spurs.

*40 anos ao triplicado: de Felipe Massa, automobilista hoje na Stock Car e vice-campeão da Fórmula 1 em 2008; do fim de "Plumas e Paetês", novela das sete na Globo, escrita por Cassiano Gabus Mendes e estrelada por Elizabeth Savalla e Cláudio Marzo; e do fim de "O Meu Pé de Laranja Lima", novela da Bandeirantes escrita por Ivani Ribeiro e estrelada por Alexandre Raymundo, Dionísio Azevedo e Cristina Mullins.

35 anos ao dobrado: do término de "De Quina Pra Lua", novela das seis na Globo, escrita por Alcides Nogueira e estrelada por Agildo Ribeiro e Elizabeth Savalla; e da estreia de "Chico & Caetano", mensal musical da Globo que Buarque e Veloso apresentaram até o fim daquele 1986.

*25 anos da morte de Saul Bass, designer gráfico nascido em 1920 e autor de célebres aberturas de filmes como "O Homem do Braço de Ouro", "Intriga Internacional" e "Deu a Louca no Mundo".

*20 anos da morte de Michele Alboreto, ex-automobilista nascido em 1956 e que pilotou na Fórmula 1 de 1981 até 1994.

*10 anos da morte de Rui Biriva, cantor nascido em 1958 e um dos mais populares e carismáticos da música nativista gaúcha.

*5 anos da morte de Fernando Faro, produtor musical e diretor televisivo nascido em 1927, com trabalhos nas TVs Tupi, Excelsior, Globo, Bandeirantes, Record e Cultura, nesta fazendo o mais marcante dos seus trabalhos: o "Ensaio", histórica atração musical de caráter intimista e formato sem igual.

Clipe do Dia: Roy Orbison

Dono de voz suave e facilmente melódica, nasceu há 85 anos hoje completados e nos deixou em 1988. Temas como "Crying", "You Got It" e "California Blue" ajudaram a popularizá-lo, mas o principal de todos é e sempre será "Oh, Pretty Woman", original de 1964 e campeoníssima em 1990 por causa do filme com Julia Roberts.



Clipe do Dia: Rolling Stones

Há 50 anos, era lançado o disco "Sticky Fingers". O principal momento virou clássico da banda: "Brown Sugar".



Clipe do Dia: Michael Bolton

30 anos completa este disco de Michael Bolton, que regravou "When a Man Loves a Woman", tema famoso com Percy Sledge. As duas versões são ótimas, pessoalmente curto mais a do Percy, mas essa do Bolton é linda.



Clipe do Dia: Fatboy Slim

Completa 20 anos como lançamento de single o remix "Weapon of Choice", que destaco não apenas por ele em si, mas especialmente por um dos videoclipes mais legais já feitos, dirigido por Spike Jonze e que mostra Christopher Walken dançando de diversas maneiras em um hotel - até mesmo parado no ar é bom demais de vê-lo.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 384 mil dos quase 14 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.