Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 22 de abril de 2021
Com o Palmeiras, o jogo só acaba quando termina



Sua estreia no Grupo A da Libertadores que o diga. Parecia que navegaria em mares tranquilos quando Danilo e Raphael Veiga (este num golaço) consumaram uma frente sólida... mas nem tão sólida assim pois, em quatro minutos, Alan Empereur foi expulso, o Universitario primeiro diminuiu e depois empatou de pênalti. O que era seguro ficou tenso pra dedéu, em dado momento a bola chegou a "driblar por cima" Weverton e a sorte foi que o adversário não pôde concluir bem. Mas o fim foi doido demais: quase teve um lindo gol contra de cabeça para os atuais campeões - e veio aí o escanteio que Renan concluiu no lance derradeiro. Um 3 x 2 arrancado na bacia das almas. Assim como foi na decisão contra o Santos, uma vez mais o jogo só acabou para Abel Ferreira e cia. quando terminou. Terça que vem o embate será contra o Independiente del Valle, que ontem ficou no 1 x 1 com o Defensa y Justicia.



Enquanto isso, o Atlético Mineiro segue dando margem a contestações. Prometia bastante até pelos investimentos volumosos, mas tem cumprido pouco. Limitado de recursos, o time do suspenso Cuca e do presente Cuquinha usou e abusou de cruzamentos, mas não saiu de um 1 x 1 com o La Guaira, que saiu na frente num golaço inadmissível do Martinez - inadmissível porque ele saiu driblando tudo, até mesmo o Rubens Menin e o Galo de Prata em tamanho humano, para anotar. Zaracho igualou e Everson salvou a pátria com fundamentais intervenções. Primeira vez que o Galo empatou com um venezuelano em Libertadores, antes vencera os seis encontros com times de lá. No Grupo H, seu próximo compromisso será na terça que vem, recebendo o América de Cáli.

Adversários de brasileiros na 2ª rodada também atuaram ontem: no Grupo C, o Strongest tomou 1 x 0 do Boca Juniors, que visitará o Santos (primeira vitória xeneize em La Paz no torneio após oito jogos - quatro perdidos - desde 1970; no Grupo E, o Racing ficou no 1 x 1 com o Rentistas, que encarará o São Paulo; e no Grupo G, a LDU ficou nos 2 x 2 com o Unión La Calera, que visitará o Flamengo. Nesta noite, grande destaque para Fluminense x River Plate no Grupo D. É o retorno tricolor à Libertadores depois de oito anos e contra um adversário que só encarou em amistosos, de quatro ganhando apenas um: 1972, General Severiano, 2 x 0 com direito a nove expulsos e batalha campal no fim. Escrita a ser mantida por Roger Machado e associados: jamais o Flu estreou com derrota no torneio.

Arrancada importantíssima do Ceará



Num quadrangular onde só o líder se dá bem, toda oportunidade de pontuar deve ser aproveitada. Sendo em casa, ganhar torna-se imperioso. Assim fez a esquadra do Guto Ferreira, que tocou 3 x 1 no Jorge Wilstermann pelo Grupo C da Sul-Americana. Pedro Naressi e Mendoza deixaram uma boa frente para os alvinegros, houve preocupação quando Osorio diminuiu, mas ela cessou quando Vina ("Ei, ei, ei! O Vina é o nosso reeeeeiiii!!!!") mandou pro alvo a menos de 10 minutos do encerramento. Na terça que vem, o Vozão visitará o Arsenal. Também ontem, o Bahia estreou no Grupo B num 1 x 1 com o Montevideo City, saindo na frente com Rodriguinho, mas cedendo a igualdade. Na próxima terça, o time do Dado Cavalcanti encarará o Guabirá, que estreou ontem tomando 3 x 1 do Independiente.

Mais três brasileiros estrearão nesta noite: Grêmio no Grupo H contra o La Equidad, pós-eliminação na pré-grupos da Libertadores e no aguardo do Tiago Nunes; Red Bull Bragantino no Grupo G diante do Deportes Tolima, retornando a um certame continental depois de 25 anos; e Corinthians no Grupo E versus o River Plate do Paraguai.

Criciúma rebaixado para a segundona de SC



A foto acima, do jornalista Carlos Rauen, simboliza os tempos sombrios que o Tigre está vivendo. Pela vez primeira em sua história, um dos clubes mais tradicionais do estado e único a conquistar um título nacional de primeiro porte está rebaixado. Quem não fez nada que prestasse nas dez partidas anteriores não seria agora que reagiria. Quando o jogo estava empatado, o resultado paralelo estava ajudando: o Hercílio Luz não ganhava do Joinville. Só que o Criciúma precisava vencer. Aí, o Avaí marcou 1 x 0 a 10 minutos do fim, convertendo um pênalti.

A virada era necessária. Bom, aí nem se baixasse nos caras o "espírito de Jairo Lenzi", o "espírito de Paulo Baier" e "o espírito de Zé Carlos". E tanto não adiantou que perdeu e caiu. Neste 2021, a Copa do Brasil vencida sobre o Grêmio completa 30 anos. Era para ser um ano de celebração. Virou um ano de consternação. Em 2022, teremos 30 anos da histórica participação da Libertadores com duelos épicos diante do São Paulo, 20 anos do título da Série B em finalíssima contra o Fortaleza e 10 anos da Série B com as várias vitórias eletrizantes nos instantes finais. Era para ser um ano cheio apenas de ótimas recordações. Virou um ano de sombras e futuro terrível.

As outras partidas tiveram Hercílio Luz 4 x 3 Joinville (detalhe: o Hercílio virou no finalzinho e tendo dois jogadores a menos, um a mais que o JEC), Chapecoense 5 x 0 Metropolitano, Brusque 3 x 1 Próspera, Figueirense 0 x 0 Marcílio Dias e Juventus 2 x 1 Concórdia. As quartas terão: Chapecoense (1ª com 26) x Hercílio Luz (8º com 12), Brusque (2º com 22) x Joinville (7º com 13), Avaí (3º com 21) x Próspera (6º com 14) e Juventus (4º com 18) x Marcílio Dias (5º com 15). Caíram Criciúma, com 8, e Metropolitano, com 6. O Figueirense somou 11 e o Concórdia 10.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 7ª rodada terá hoje São Caetano x Ponte Preta.

Campeonato Paranaense A 6ª rodada teve Londrina 0 x 0 Toledo (Tubarão em 7º, com 6 pontos em seis jogos - todos empatados, tá louco!), enquanto a 4ª rodada teve Coritiba 1 x 1 Azuriz (Coxa em 4º, com 10 em cinco) e hoje terá Athletico x Cascavel CR.

Campeonato Baiano A 8ª rodada teve Juazeirense 1 x 1 Vitória (o Leão é 9º, com 7 pontos em seis partidas).

Campeonato Alagoano A 7ª rodada teve CRB 1 x 1 CSE (o Galo lidera com 13 pontos em cinco jogos).

Campeonato Sergipano A 7ª rodada teve Confiança 3 x 0 América (o Dragão é 2º, com 16).

Campeonato Maranhense A 7ª rodada teve Sampaio Corrêa 0 x 1 Iape (o Bolívia é 2º, com 13).

Campeonato Goiano A 10ª e última rodada terá hoje Jataiense x Atlético, Goiás x Iporá e Jaraguá x Vila Nova. Dragão e Tigre já são quadrifinalistas e o Esmeraldino só precisa de um empate.

Campeonato Paraense A 7ª rodada teve Remo 2 x 1 Castanhal (o Leão lidera o Grupo B, com 17 pontos).



Brasileirão Feminino A 2ª rodada teve Ferroviária 0 x 1 Corinthians (Gabi Zanotti decidindo para as campeãs nacionais contra as campeãs sul-americanas), Santos 2 x 1 São Paulo, Avaí/Kindermann 0 x 3 Palmeiras, Real Brasília 1 x 0 Botafogo, Grêmio 2 x 1 Cruzeiro e Bahia 0 x 2 Internacional, e hoje terá Napoli x Flamengo e Minas Icesp x São José.

Campeonato Espanhol A 31ª rodada teve Cádiz 0 x 3 Real Madrid (os merengues chegaram ao 1º lugar com os mesmos 70 pontos do Atlético de Madrid, que joga hoje).

Campeonato Italiano A 32ª rodada teve Spezia 1 x 1 Internazionale e Milan 1 x 2 Sassuolo. Interistas liderando com 76 pontos, dez acima dos milanistas.

Campeonato Português A 28ª rodada teve Sporting 2 x 2 Belenenses (lisboetas líderes com 70 pontos).

Copa da França Paris Saint Germain semifinalista com 5 x 0 no Angers, trinca só do Icardi.

Curtinhas Esportivas

Árbitros brasileiros no futebol olímpico em Tóquio A árbitra central Edina Alves Batista, a bandeirinha Neuza Back e o árbitro de vídeo Wagner Reway foram selecionados para os torneios futebolísticos dos Jogos.

Árbitros tanto importados quanto exportados UEFA e Conmebol promoverão um intercâmbio de árbitros em suas copas continentais deste ano. Enquanto a Copa América terá três árbitros de campo e dois de vídeo todos da Espanha (um deles sendo Jesus Gil Manzano), a Eurocopa terá um trio de argentinos.

Luto no futebol: morreu Carlos Alberto Batata Vitimado ontem pelo coronavírus aos 65 anos, o ex-lateral de clubes como Palmeiras, Botafogo e Figueirense é filho do ídolo corintiano Baltazar "Cabecinha de Ouro".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Marina Maimone, a "cigana da notícia" No futebol, o termo "cigano da bola" designa aquele jogador de inúmeros clubes - Loco Abreu, por exemplo, é um clássico "cigano da bola". Adaptando para a TV jornalística, assim denomino aquela que sei pelo já citado Gabriel de Oliveira no TV Pop que será, a partir da próxima segunda, a nova apresentadora do "Band Cidade" na TV Bandeirantes Triângulo, sediada em Uberlândia. Desde novembro ela estava na TV Tropical (Record Rio Grande do Norte), onde era repórter e apresentadora substituta do "RN no Ar" e do "Jornal da Tropical". Antes disso, foi da TV Jovem (Record Tocantins), da TV Anhanguera (Globo Tocantins), da Record Belém, da TV Jornal de Limeira e da TV e Rádio Mix de Limeira. Cinco estados diferentes nos últimos anos.

TV A Crítica expandindo horizontes nacionalmente Independente desde que desfiliada da Rede Record no ano retrasado, a emissora do Amazonas já estava presente em estados como Pará, Mato Grosso e Tocantins, incluindo capitais como Belém e Cuiabá. Desde ontem, também está em Minas Gerais através do canal 31.1 aberto diigital de Belo Horizonte. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que em breve ela chegará a Pernambuco e Brasília.

Elisabete Pacheco voltou ao trabalho após ter Covid-19 A repórter e apresentadora da GloboNews em São Paulo ficou algumas semanas fora do ar por ter sido infectada, mas graças a Deus recuperou-se.



A mesma praça, mas não o mesmo banco Não para Carlos Alberto de Nóbrega e para aquele com quem contracena a cada esquete de "A Praça é Nossa", que retomará às 23h15 desta quinta os episódios inéditos, gravados depois que o comandante recebeu as duas doses da vacina contra o coronavírus. O detalhe é que o SBT teve que suspender os trabalhos depois de apenas dois dias depois de um integrante do elenco ser infectado e ter tido contato com membros da produção - aliás: conforme o próprio Carlos Alberto disse em entrevista ao NaTelinha, vários dos mais tradicionais integrantes da retaguarda do humorístico não puderam voltar aos trabalhos, seja por pertencerem ao grupo de risco, seja por estarem infectados. Nem preciso dizer que claro está ter havido precipitação no retorno.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 22 de abril, são estas:

*405 anos da morte de Miguel de Cervantes, romancista nascido em 1547 e autor de "Dom Quixote".

*120 anos do nascimento de Ademar de Barros, político falecido em 1969, ex-prefeito de São Paulo e segundo proprietário da Rádio Bandeirantes, a qual vendeu para seu genro, João Jorge Saad.

*115 anos do nascimento de Eddie Albert, ator falecido em 2005 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "A Princesa e o Plebeu" e "O Rapaz que Partia Corações".

*95 anos do nascimento de Charlotte Rae, atriz falecida em 2018 e que fez a Sra. Garrett nas séries "Arnold" e "Vivendo e Aprendendo".

*85 anos do nascimento de Glen Campbell, cantor falecido em 2017 e que tem sucessos como "Wichita Lineman", "By The Time I Get To Phoenix" e "Southern Nights".

*80 anos da Federação Paulista de Futebol, que substituía a Liga de Futebol do Estado de São Paulo.

Bela do Dia: Juliana D'Agostini

Juliana D'Agostini, pianista e solista. A partir da próxima segunda, ela apresentará "O Piano Mágico da Ju" na TV Cultura, às 11h e às 16h, convidando as crianças a contatarem a música clássica através de bonecos "só" de Mozart, Tchaikovsky e Beethoven. Não é aquela novela "Tchan", da Tupi, mas é uma grande sacada.

*75 anos de John Waters, diretor de filmes como "Pink Flamingos", "E Éramos Todos Jovens" e "Mamãe é de Morte".

*55 anos de Dana Barron, atriz que fez a Audrey Griswold em "Férias Frustradas".

*40 anos ao dobrado: do nascimento de Rafael Sperafico, automobilista falecido em 2007, em grave acidente durante prova da Stock Light em Interlagos; e de Adriano Barbiero, comunicador da Rádio 9 de Julho de São Paulo.

*35 anos de Amber Heard, atriz que fez a Princesa Mera em filmes da "Liga da Justiça" e do "Aquaman".

*30 anos ao dobrado: da morte de Sylvio Pirillo, ex-futebolista nascido em 1916 e campeão por Internacional (Citadino Porto-Alegrense de 1936), Flamengo (Cariocas de 1942 até 1944) e Botafogo (Carioca de 1948), campeão como técnico por Fluminense (RJ/SP de 1957), Palmeiras (Paulista de 1963) e Brasil (Copa Roca de 1957); e do Ji-Paraná, nove vezes campeão rondoniense (a última em 2012).

*25 anos da fundação da WNBA, a liga feminina de basquete dos Estados Unidos.

*15 anos do milésimo programa de Hebe Camargo no SBT.

*5 anos ao dobrado: da morte de Madeleine Sherwood, atriz nascida em 1922 e que fez a Madre Superiora da série "A Noviça Voadora"; e do fim da banda Kid Abelha, surgida em 1981.

Clipe do Dia: Paul Carrack

Cantor de bela e marcante voz, o vocalista da Mike + The Mechanics completa 70 anos nesta quinta-feira. Um dos grandes momentos da banda do Mike Rutherford (do Genesis) esteve na trilha internacional da novela global "Cara & Coroa" em 1995 e foi tema da Kika interpretada por Natália Lage: "Over My Shoulder".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 382 mil dos mais de 14 milhões e 100 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.