Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 21 de abril de 2021
Dos auspiciosos aos nebulosos

Auspiciosos Flamengo e São Paulo com grandes vitórias, nebulosos Santos e Internacional com retumbantes derrotas. Assim começou nesta terça a fase de grupos da Libertadores. A quais deles alinhados estarão hoje Atlético Mineiro visitando o La Guaira pelo Grupo H e o atual campeão Palmeiras visitando o Universitario pelo A?



Flamengo e vida fácil não foram sinônimos na Argentina. Por duas vezes o Vélez Sarsfield esteve na frente no placar, por duas vezes o time do Rogério Ceni teve que buscar o empate com William Arão, em bolão do Gerson, e Gabriel, convertendo pênalti. O 3 x 2 rubro-negro veio num baita gol do Arrascaeta, pancada de longe no alvo disparada por aquele que foi alvo de falatório na última semana devido à lesão que não seria bem lesão e sim discórdia referente a negociações para permanência, vide ausência contra o Vasco. Nem precisaria ser tão apertado o resultado final, o Mengão teve ótimas chances para fazer 4 ou até mesmo 5 - a virada poderia ter chegado no próprio primeiro tempo, o que foi aquela indecência de chance desperdiçada pelo Everton Ribeiro na pequena área?

Além de arrancar bem no Grupo G, o atual campeão e supercampeão brasileiro voltou a fazer algo que fizera apenas e tão somente uma única vez e algo que não fazia havia quase 20 anos, mais precisamente 19 anos e 9 meses: é apenas a segunda vitória dos cariocas sobre um argentino na Argentina em Copas Libertadores, reprisando os 3 x 0 diante do River Plate no triangular semifinal de 1982; e foi a primeira vitória sobre um argentino na Argentina por qualquer competição desde os 2 x 1 sobre o San Lorenzo na 1ª fase da Mercosul de 2001. Na próxima terça, os flamenguistas receberão o Union La Calera, que hoje completará a rodada inaugural diante do LDU.



Enquanto isso, o "Crespismo" está à toda no São Paulo. Um 3 x 0 com autoridade sobre o Sporting Cristal no Peru, começo excelente de Grupo E. Benitez fez o gol mais bonito, o dele depois do Luan e antes do Éder. Cinco vitórias em 10 dias, primeira vitória fora de casa em Libertadores desde os 2 x 1 diante do Danubio no Uruguai em 2015, primeira vez que ganha fora de casa neste certame desde os 3 x 1 no Táchira em 2004 e fim da invencibilidade de 21 partidas do adversário. Hernán Crespo e associados engataram a 5ª marcha e foram simbora. Na próxima quinta, os tricolores receberão o Rentistas, que nesta noite fechará a primeira rodada recebendo o Racing.



Já o Grupo C começou com o Barcelona se impondo numa Vila Belmiro bem molhada no 1º tempo (embora não mais empapadaça que Ulrico Mursa no Juventus 1 x 2 Taubaté da retomada da A2 de SP), 2 x 0 para deixar o Santos do Ariel Holán bem preocupado. Os equatorianos estão muito bem na temporada atual, seis vitórias em 10 partidas e apenas uma perdida. O Peixe visitará na próxima terça o Boca Juniors, que hoje visitará o Strongest. Ah: será que o banho de sal grosso no Pará conseguiu limpá-lo da "zica zicada"? Erro no 1º gol e fez o outro na própria rede.



Já o Internacional no Grupo B, bom... Altitude à parte - e se sabe que ela complica sempre, ainda mais uma absurda de 3 mil e tantos metros -, mesmo assim daria para fazer algo a mais, não render tão pouquinho. O Always Ready voltou à Libertadores depois de 53 anos de sua primeira e última presença e marcou 2 x 0, abrindo os trabalhos num pancadaço do Saucedo na melhor base do "quem não chuta não marca". Primeiros três pontos dos bolivianos no torneio, já que o obtido num empate com o Jorge Wilstermann em 1968 foi cassado por escalação irregular. A esquadra de Miguel Ángel Ramirez receberá na próxima terça o Táchira, que ontem abotoou o Olimpia por 3 x 2.

Um ganhou e outro empatou na Sul-Americana



Dois dos sete brasileiros estrearam ontem na inédita fase de grupos. O Athletico Paranaense foi positivíssimo, 1 x 0 fora de casa sobre o Aucas pelo Grupo D. Quarta que vem receberá o Metropolitanos, que ontem sofreu 3 x 2 do Melgar. Já o Atlético Goianiense ficou no meio termo. Tentou muito, mas não saiu do 0 x 0 pelo Grupo F diante do Newell's Old Boys. Na próxima quinta, o Dragão visitará o Palestino, que amanhã visitará o Libertad. Hoje, começam para os nossos o Grupo C, com Ceará x Jorge Wilstermann, e o Grupo B, com Montevideo City x Bahia.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 5ª rodada teve Ferroviária 1 x 2 Guarani, deixando o Bugre em 3º no Grupo D, com 8 pontos em sete jogos.

Campeonato Catarinense Hoje tem toda a 11ª e última rodada: Criciúma x Avaí, Figueirense x Marcílio Dias, Chapecoense x Metropolitano, Brusque x Próspera, Hercílio Luz x Joinville e Juventus x Concórdia. Garantidos nas quartas estão: Chapecoense com 23, Brusque com 19, Avaí com 18, Juventus com 15 e Próspera e Marcílio com 14. Restam dois lugares entre Joinville com 13, Figueirense e Concórdia com 10, Hercílio com 9 e Criciúma com 8. Com exceção do JEC, todos os outros lutam contra dois descensos, tal qual o Metropolitano com 6.

Campeonato Gaúcho Depois de Caxias 2 x 2 Ypiranga, finalmente todos os clubes ficaram alinhados com 10 jogos. Dois semifinalistas estão assegurados: Grêmio com 21 e Internacional com 20, ambos com 6 vitórias. São quatro por dois lugares na semi: Ypiranga e Caxias com 16 pontos e 4 vitórias, Juventude com 14 e 4 e Aimoré com 13 e 4. Dois descensos entre seis times: Brasil, São José e São Luiz com 12, Esportivo e Novo Hamburgo com 9 e Pelotas com 8. Última rodada toda confirmada para sábado às 21h: Ypiranga x Grêmio, Pelotas x Caxias, Juventude x Brasil, São Luiz x Aimoré, Internacional x Esportivo e o confronto direto Novo Hamburgo x São José.

Campeonato Paranaense Hoje tem Coritiba x Azuriz pela 4ª rodada e Londrina x Toledo pela 6ª rodada.

Campeonato Alagoano A 7ª rodada teve ontem Aliança 0 x 0 CSA (que está em 2º, com 12 pontos em seis partidas) e hoje terá CRB x CSE.

Outros jogos desta quarta Baiano pela 8ª rodada, Juazeirense x Vitória; Maranhense pela 7ª rodada, Sampaio Corrêa x Iape; Sergipano pela 7ª rodada, Confiança x América; e Paraense pela 7ª rodada, Remo x Castanhal.

Brasileirão Feminino A 2ª rodada começa hoje com Ferroviária x Corinthians, Santos x São Paulo, Avaí/Kindermann x Palmeiras, Real Brasília x Botafogo, Grêmio x Cruzeiro e Bahia x Internacional.

Campeonato Alemão A 30ª rodada começou com Bayern de Munique 2 x 0 Bayer Leverkusen, que deixou os bávaros com 71 pontos, 10 acima do RB Leipzig, que sofreu 2 x 1 do Colônia. Pintou o primeiro "ponto do campeonato", como diriam no vôlei e no tênis: é ganhar do Mainz 05 no sábado, mesmo que o Leipzig derrote o Stuttgart, e o caneco será obtido por mantidos os 10 de distância depois faltando 9 por jogar. Também destaque-se o rebaixamento com quatro rodadas de antecedência do Schalke 04 após 33 anos na Série A, 1 x 0 para o Arminia Bielefeld.

Curtinhas Esportivas



Tiago Nunes é o novo técnico do Grêmio De volta após comandar seu sub-15 campeão gaúcho de 2013, ele estava inativo desde que saiu do Corinthians no ano passado. Sucessor de Renato Portaluppi, destacou-se eminentemente no Athletico Paranaense campeão da Sul-Americana de 2018 e nas Copas do Brasil e ex-Suruga de 2019 (o "ex-Suruga" é por ser Copa Levain o novo nome daquele jogo entre os campeões da Sul-A e da Copa da Liga Japonesa). Contratado até o fim do ano que vem, assistirá o jogo de amanhã contra o La Equidad na Arena. Um dos auxiliares do Tiago também retorna ao Grêmio: Kelly, ex-jogador de curta passagem (é o mesmo ex-Furacão).

Temos o futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio Quadrangulares sorteados hoje. No torneio feminino, o Brasil ficou no Grupo F e enfrentará China no dia 21 às 5h, Holanda no dia 24 às 8h e Zâmbia no dia 27 às 8h30, com os outros grupos sendo o E, com Canadá, Chile, Grã-Bretanha e Japão, e o G, com Austrália, EUA, Nova Zelândia e Suécia. Já na disputa masculina, o atual campeão Brasil entrou no Grupo D e pegará Alemanha no dia 22 às 5h30 (revival da final da Rio 2016), Costa do Marfim no dia 25 às 5h30 e Arábia Saudita no dia 28 às 5h. Outros grupos: A com África do Sul, França, Japão e México; B com Coreia do Sul, Honduras, Nova Zelândia e Romênia; e C com Argentina, Austrália, Egito e Espanha. A finalíssima delas acontecerá às 23h DF da quinta, 5 de agosto, e a decisão deles às 8h30 DF de sábado, 7 de agosto. Todos os duelos acontecerão em julho e todos os horários são de Brasília.

Super Liga Europeia é que nem a Viúva Porcina Primeiro, que virou Super Ruína com esse monte de dissidentes, até a publicação desta coluna restando somente Barcelona e o Real Madrid do (pra dizer o mínimo) bocó Florentino Perez. E segundo, que "viúva Porcina" é proque a Super Liga é aquela que foi sem nunca ter sido.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Recurso não suspendeu a suspensão da Record África A emissora divulgou que entrou com recurso contra a decisão do governo de Angola para evitar a interrupção das atividades de sua filial a partir da meia-noite de ontem para hoje, a qual citei na coluna de ontem. Só que sei pelo Notícias da TV que a operadora Multichoice, que disponibiliza a Record África em Angola, resolveu suspender a transmissão dela para seus assinantes. Iiiihhh...

Bela do Dia: Juliana Leal

Juliana Leal, repórter da TV Paranaíba (Record Triângulo Mineiro). Aí ela surge bonitona, plena e reluzente. Mas ontem, foi comentado nas redes um vídeo trazido pelo perfil "Virei Jornalista" no Instagram, que mostrou ela errando o fim de uma gravação nas ruas e, antes de recomeçá-la, um imprevisto daqueles: um pombo fez cocô na sua cabeça. Claro, ela se assustou, falou palavrão, foi ajudada pelo cinegrafista... Coitada!

O que "cabia" lá atrás não cabe hoje, daí tais alertas O retorno de "Da Cor do Pecado" fez o Viva mostrar um aviso ao término de seu primeiro capítulo, agora mostrado no fim de todos os capítulos das demais novelas antigas ("O Salvador da Pátria", "A Viagem" e "Era uma Vez"): "Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada". Tem sentido. Nesta obra específica de 2004, o título já é um problema pela conotação racista (a cor escura "é pecado" e a cor clara "não é pecado") e a trama tem o comportamento racista da vilã e de parentes do mocinho com a protagonista, além de homofobia em outro núcleo. O mundo tem mudado, muita coisa está evoluindo e o que antes "podia" - na verdade não podia, mas acontecia e era normalizado - hoje já não pode mais. Por isso, é o que falei outro dia: são retratos de tempos específicos, com malefícios e benefícios. A evolução cessa os malefícios.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 21 de abril, são estas:

*100 anos do Estádio Aldo Dapuzzo, pertencente ao São Paulo de Rio Grande.

*70 anos de Tony Danza, ator que fez Tony Banta na série "Taxi" de 1978 até 1983 e Tony Micelli na série "Quem é o Chefe?" de 1984 até 1992.

*50 anos do "Jornal Hoje", da TV Globo no horário do almoço, que mereceu homenagem especial em tópico da seção "Raridade Rara" com algumas lembranças de diversos dos seus apresentadores.

*15 anos ao triplicado: da morte de Telê Santana, ex-futebolista campeão por Fluminense (Cariocas de 1951 e 1959 e RJ/SP de 1957 e 1960) e ex-treinador campeão por Flu (Carioca de 1969), Atlético (Brasileiro de 1971 e Mineiros de 1970 e 1988), Grêmio (Gaúcho de 1977) e São Paulo (Mundiais e Libertadores de 1992 e 1993, Supercopa de 1993, Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, Brasileiro de 1991 e Paulistas de 1991 e 1992), também ele sendo homenageado em tópico da seção "Raridade Rara"; da estreia de "Fim de Expediente", programa da Rádio CBN apresentado por Dan Stulbach, Luiz Gustavo Medina e José Godoy às sextas-feiras; e do término de "Bang Bang", novela das sete na Globo, escrita primeiro por Mário Prata e depois por Carlos Lombardi, estrelada por Bruno Garcia e Fernanda Lima.

Clipe do Dia: 5 anos sem Prince

Performático e nada discreto, o artista nascido em 1958 nos deu sucessos como "1999", "When Doves Cry", "Purple Rain", "Raspberry Beret", "Batdance", "Money Don't Matter 2 Night"... Fiquem com "Kiss", de 1986.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 378 mil dos mais de 14 milhões de infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.