Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 20 de abril de 2021
Um salto importante para a Copa Sul-Americana



Realizada exclusivamente em formato mata-mata desde que iniciada em 2002 no geral e em 2003 para nós do Brasil, a competição inicia nesta terça-feira um novo momento ao ter regulamento igual ao da Libertadores: fases prévias, grupos e o mata-mata em si. Nos oito quadrangulares há seis nossos garantidos previamente e mais um que ninguém imaginava que chegaria ali. Dois brasileiros vão a campo nesta terça: o Atlético Goianiense, que recebe o argentino Newell's Old Boys pelo Grupo F, e o Athletico Paranaense, que visita o equatoriano Aucas pelo Grupo D.

Por falar em Libertadores: também hoje iniciam os grupos dela, quatro brasileiros em ação nesta noite dos sete presentes, seis garantidos e mais um que entrou. Só o Santos é mandante, diante do equatoriano Barcelona no Grupo C. Os demais vão às canchas oponentes: Flamengo diante do argentino Vélez Sarsfield pelo Grupo G; São Paulo contra o peruano Sporting Cristal pelo Grupo E; e Internacional versus o boliviano Always Ready pelo Grupo B.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 11ª rodada teve Red Bull Bragantino 2 x 0 Ponte Preta, deixando o Massa Bruta em 1º no Grupo C, com 20 pontos em nove jogos, e a Macaca em 3º no B, com 7 em seis. Também registro São Bento 1 x 1 São Caetano pois o Azulão estreou Walter, ex-Vitória e Athletico. Hoje, tem Ferroviária x Guarani.

Campeonato Gaúcho A 10ª rodada teve um show da arbitragem (show de horrores, deixando bem claro) em Esportivo 2 x 2 Juventude, que deixou os juventudistas em 5º, com 14 pontos.

Campeonato Alagoano A 7ª rodada terá hoje Aliança x CSA.

Curtinhas Esportivas

Outro incêndio no Castelão Não é notícia velha, não. Teve aquele de janeiro no setor destinado às emissoras de rádio e li no GE que teve outro agora, sem grandes proporções, em um dos vestiários do estádio, que amanhã receberá Ceará x Jorge Wilstermann pela Sul-Americana e no sábado as duas semifinais da Copa do Nordeste.

Não anularam América Mineiro x Ferroviário O STJD manteve o resultado favorável ao Coelho, mesmo com aquele pênalti que entrou e não deram gol pro Ferrim, que agora tentará um Recurso Voluntário.

O que fizeram da Liga dos Campeões, Senhor? Novo regulamento a partir de 24/25: não mais 32 e sim 36 clubes, cada um jogando 10 vezes (cinco mandos e cinco visitas) contra adversários diferentes em sistema de pontos corridos, passando os oito melhores diretamente para as oitavas e os outros oito sendo definidos em mata-matas entre os que terminarem do 9º ao 24º lugar. Com todo o respeito, mas que gosma melequenta e fedorenta!

Juiz de Fora campeão da Superliga B Os mineiros ganharam a final do Brasília por 3 x 2 (25/14, 25/21, 18/25, 23/25 e 15/13). As duas equipes disputarão a divisão principal masculina em 2021/22.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Record Rio retomou os jornais locais Retomados nesta terça os noticiários regionais, quatro dias após a queda do teto na redação da emissora, que danificou equipamentos, causou prejuízos em estúdios e deixou alguns funcionários feridos. Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que os dois "Balanço Geral" e o "Cidade Alerta" são feitos no "estúdio de vidro" que era usado pelo extinto matinal "RJ no Ar". Não houve explicações mais detalhadas no ar dos apresentadores Wagner Montes Filho e Tino Júnior sobre o que aconteceu. Ontem, por tentarem ver o que era possível fazer, retransmitiram a matriz de São Paulo - até se imaginava que isso durasse mais dias.

Suspensa a Record da África O governo de Angola interromperá a partir da 0h local de amanhã as transmissões da emissora, decisão do Ministério das Telecomunicações devido a inconformidades com a legislação nacional. O grande porém é que o diretor executivo não é um nativo e sim o brasileiro Fernando Henrique Teixeira.

Força, Reginaldo Primo! Já faz duas semanas que Guilherme Briggs registrou isso nas redes sociais, mas eu não tinha visto e só fui saber hoje por dica do amigo William Castro: o excepcional dublador de personagens como Dean de "Sobrenatural" e Mac Taylor de "CSI: NY" teve diagnosticado um TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), que causa constante preocupação ou angústia e dificuldade de lidar com isso, o que é de difícil controle e perdura por ao menos seis meses, sendo tratado com psicoterapia e farmacoterapia. É por isso que ele se afastou por algum tempo das dublagens, a pedido dos médicos e dele próprio - e isso explica, portanto, desde meados do 8º ano de "Chicago Fire - Heróis Contra o Fogo" o Kelly Severide passar a ser dublado por Fabrício Villa Verde.

Força, Iara Riça! O mesmo Guilherme Briggs informou nas redes que a dubladora da atriz Lucy Liu, da Arlequina da "Liga da Justiça", da Van Pelt de "O Mentalista" e da Calleigh de "CSI: Miami" (aliás: infelizmente ex-dubladora, pois ela se aposentou no ano passado) está em coma devido a um aneurisma. Mais uma dura paulada que o segmento sofre, esse drama da Iara, a situação muito tensa do Reginaldo, a recente perda do Dário de Castro... e tem mais.



Morreu Carlos Marques O lendário dublador de 88 anos partiu nesta segunda, de causa ainda não revelada até a publicação desta coluna. Entre seus principais trabalhos estão desenhos da Warner, como o Patolino dos anos 60 (aquelas dublagens tri antigaças que o SBT passava na minha época de criança), o Gaguinho e o Hortelino Troca-Letras dos anos 80 e 90, e fora dela também o Garfield. Em filmes, dublou Marc McClure nos dois primeiros "Superman" no trabalho original da Herbert Richers. Além da dublagem, ele teve quase três décadas no rádio, inicialmente em suas Minas Gerais na década de 1950, com breves passagens por Itatiaia, Mineira e Guarani, até chegar ao Rio de Janeiro, primeiro com um ano na Tupi e depois especialmente mais de 24 na Nacional. Acima veem ele como o padre que casa Helena (Vera Fischer) e Miguel (Tony Ramos) no último capítulo de "Laços de Família", da Globo.



Morreu Ana Lúcia Menezes Citei na coluna de ontem a situação delicadíssima da dubladora, que inicialmente citei que tinha 32 anos de vida quando tinha era de atividade - aliás: 32 não e sim 33, sendo 45 sua idade. Tristemente, hoje ela nos deixou, como avisado foi nas redes por sua filha, a também dubladora Bia Menezes. Desolador.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 20 de abril, são estas:

Bela do Dia: Luiza La-Rocca

Luiza La-Rocca, repórter da RBS TV em Caxias do Sul. Já há alguns anos, as principais notícias de lá e das demais cidades da Serra têm ela a mostrá-las para todo o Rio Grande do Sul.

*80 anos de Ryan O'Neal, ator indicado ao Globo de Ouro por "Lua de Papel" e a ele e ao Oscar por "Uma História de Amor" (aliás: sabe Carlos Marques, cuja partida lastimei mais acima? É o dublador do Ryan em "Love Story").

*70 anos do nascimento de Luther Vandross, excepcional cantor falecido em 2005 e cuja voz de veludo marcou temas tanto solo, como "Never Too Much", quanto duetos, como o de "The Closer I Get To You" com Beyoncé Knowles.

*55 anos do nascimento de José Amin Daher, tenista falecido em 2014.

*45 anos de Joey Lawrence, ator que fez o Joey Russo na série "Blossom" (uou!).

*40 anos ao triplicado: de Paulo Almeida, ex-futebolista campeão por Santos (Brasileiro de 2002), Benfica (Português de 2005), União Rondonópolis (Mato-Grossense de 2010), Rio Branco (Acreano de 2011) e Mixto (Mato-Grossense de 2012); de Fabiana Oliveira, repórter e apresentadora da TV Record de São Paulo e ex-Record Minas, Ribeirão Preto e Belém, além de ex-SBT SP e Correio Popular de Campinas; e da estreia de "Amizade Colorida", série da Globo estrelada por Antônio Fagundes e que ficou apenas dois meses no ar.

*30 anos da morte de Don Siegel, cineasta nascido em 2012 e que dirigiu filmes como "Vampiros de Almas" e vários estrelados por Clint Eastwood, como "O Estranho que Nós Amamos", "Perseguidor Implacável" (primeiro de Dirty Harry) e "Alcatraz, Fuga Impossível", além de um que toca diretamente na minha lembrança afetiva pois foi o primeiro que gravei em VHS de um canal por assinatura quando tive pela vez primeira a Net a partir de 18 de dezembro de 1996: "O Telefone", com Charles Bronson e Lee Remick, exibido pela TNT.

*5 anos ao dobrado: do Fluminense campeão da Primeira Liga ao vencer o Atlético Paranaense por 1 x 0 em Juiz de Fora; e da morte de Guy Hamilton, cineasta nascido em 1922 e que dirigiu quatro filmes de James Bond estrelados por Sean Connery e Roger Moore: "007 Contra Goldfinger", "007 - Os Diamantes São Eternos", "Com 007 Viva e Deixe Morrer" e "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 375 mil dos quase 14 milhões de infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.