Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 19 de abril de 2021
Alguns pontos sobre a tal "Superliga" Europeia



Arsenal, Atlético de Madrid, Barcelona, Chelsea, Internazionale, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Real Madrid e Tottenham são seus fundadores e aguardam mais três participantes. É uma liga baseada exclusivamente em poderio financeiro e nada mais. Teria 20 clubes (15 fixos) divididos em duas chaves, sem rebaixamento, mata-mata em ida e volta e final em partida única. Florentino Perez comandará a Superliga, que inclui Joseph Blatter e Michel Platini - figuras "honestíssimas" e de reputação "ilibada" - em seu corpo diretivo.

Lembraram ontem no Twitter de uma faixa estampada no Olímpico de Radés durante o amistoso Club Africain 0 x 3 Paris Saint Germain, em 2017, para definir o futebol e atos assim: "Criado pelos pobres, roubado pelos ricos". Esse é o maior problema: uma elitização que segregaria, que fecharia a possibilidade de surpresas vindas de médios e pequenos - tudo bem, muito raras se pegarmos os nacionais europeus como exemplo, mas não impossíveis. Tudo bem, não é sempre que um Leicester da vida será campeão inglês, mas como fechar os olhos para algo assim?

Muitos compararam essa Superliga às Copas União de 1987 e Mercosul de 1998 até 2001, torneios onde o que valia mais era a "força de camisa" do que o critério técnico - sim, a União tinha como ideia inicial tentar organizar o futebol brasileiro, dar um fim na bagunça do cacete que imperava ali, mas o mínimo que deveria ter tido era respeito ao critério técnico, a quem jogou bem em detrimento a quem jogou mal, fora que aqui no Brasil algo assim não tem mesmo como vingar por motivos diversos e variados, especialmente de ordem egocêntrica (Primeira Liga mandou abraços). E uma coisa é isso de times fixos em torneios dos EUA, é coisa específica deles ali. Caso pontual e específico.

O que digo aqui tenta ser coerente com algo que falo há tempos sobre os Estaduais, já que muitos nas redes também citaram eles ao falar dessa Superliga. No caso deles, não acho que devam encerrá-los de vez e sim reduzi-los, dar uma diminuída substancial, fazer uma fase final de um mês e meio ou dois meses com os principais e mais os egressos de uma extensa fase inicial, que mobilizasse por ano todo os demais clubes, enfim. O que sempre gosto é de critério técnico, que quem jogue bem se dê bem e quem jogue mal se dê mal, sem "carteiraço". A Liga dos Campeões, mesmo inchada há muitos anos, ainda preserva isso. Se tem grandões que não brilham, às favas com eles.

Chama ainda atenção a ausência de clubes da Alemanha desta nova Superliga, composta inicialmente por Espanha, Itália e Inglaterra. Fica no ar o que UEFA e FIFA farão com os participantes delas, tanto em punições aos clubes quanto aos jogadores deles - tipo, por exemplo, vetar Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar de Copas do Mundo. Algo a esse ponto talvez não aconteça por questões financeiras bilionárias, seria o "caos do caos" uma extremidade assim. Mas daqui a pouco mandar os clubes pra, sei lá, uma última divisão nacional aí já não sei se seria impossível.

Por fim (reforçando que não gosto dessa ideia de Superliga), alguém lembrou muito bem como esse "carteiraço da grana" só piora: quatro dos fundadores são Arsenal, Atlético de Madrid, Manchester City e Tottenham, que nunca foram campeões de torneios europeus - o City até poderá ser da atual Champions League; já Ajax, Aston Villa, Benfica, Borussia Dortmund, Celtic, Estrela Vermelha, Feyenoord, Hamburgo, Nottingham Forest, Olympique, Porto, PSV Eindhoven e Steaua Bucareste somam 19 conquistas todos juntos. Meritrocracia de verdade é isso: na bola.

Os destaques do fim-de-semana e de hoje



Campeonato Paulista A 6ª rodada teve Corinthians 2 x 0 Ituano (com 12 minutos de acréscimo na etapa final e 8 para revisão do VAR em pênalti não marcado pro Ituano, a partida que deixou o Timão em 1º no Grupo A, com 18 pontos em nove partidas, entrou para a história não apenas por começar às 22h de um domingo, mas mais ainda por acabar à 0h03 desta segunda, algo pro que desconheço qualquer paralelo - se alguém souber, avise pois juro que não sei), Botafogo 0 x 0 Palmeiras (o Verdão é 3º do C, com 9 em seis), Santos 2 x 1 Internacional (o Peixe lidera o D com 9 em sete) e Red Bull Bragantino 2 x 1 Mirassol (o Massa Bruta lidera o C com 17 em oito). Hoje, tem BragaBull x Ponte Preta.

Campeonato Carioca A 10ª rodada teve Boavista 2 x 2 Vasco (Cruzmaltino eliminado com 14 pontos na 6ª posição), Portuguesa 2 x 2 Flamengo e Fluminense 1 x 0 Botafogo (Fogão eliminado com 12 pontos em 8º e o Tricolor chegou aos oito "Vovôs" sem derrota, nesta que finalmente foi a estreia do recuperado do coronavírus Samuel Xavier no Flu, novo clube do atacante Bobadilla, egresso do Guaraní do Paraguai). Semifinalistas confirmados: Volta Redonda com 21 pontos, 6 vitórias, 6 de saldo e 17 gols pró; Flamengo com 20 pontos, 6 vitórias, 12 de saldo e 21 gols pró; Fluminense com 19 pontos, 6 vitórias, 6 de saldo e 16 gols pró; e Portuguesa com 18 pontos, 5 vitórias, 10 de saldo e 16 gols pró. Mesmo que tenha 15 pontos e possa chegar aos 18, o Madureira só iria às 4 vitórias. A última rodada terá Flamengo x Volta Redonda, Fluminense x Madureira e Portuguesa x Boavista.

Campeonato Mineiro A 10ª rodada teve Pouso Alegre 1 x 0 Cruzeiro (Paulo Henrique fez o "Gol Saci", pois concluiu pulando em apenas uma perna por sentir lesão na outra e desabar após anotar), Atlético 2 x 1 Boa Esporte e América 2 x 0 Coimbra. Semifinalistas confirmados: Atlético líder com 24 e América com 19. Duas vagas entre: Cruzeiro com 17 pontos, 5 vitórias, 4 de saldo e 8 gols pró; Tombense com 17 pontos, 4 vitórias, 5 de saldo e 14 gols pró; URT com 16 pontos, 5 vitórias, -3 de saldo e 8 gols pró; Pouso Alegre com 15 pontos, 4 vitórias, 5 de saldo e 13 gols pró; e Caldense com 15 pontos, 4 vitórias, 0 de saldo e 10 gols pró. Próximo domingo teremos Cruzeiro x Patrocinense, URT x América, Boa Esporte x Caldense e especialmente Tombense x Pouso Alegre.

Campeonato Gaúcho A 10ª rodada teve Grêmio 3 x 1 Novo Hamburgo (o primeiro jogo tricolor na Arena após a saída de Renato Portaluppi e primeiro sem ele como técnico do time desde a derrota pro Fluminense em setembro de 2016 deixou a equipe em 1º com 21 pontos, um acima do Internacional) e Brasil 1 x 0 São Luiz (xavantes em 7º, com 12). Hoje tem Esportivo x Juventude.

Campeonato Catarinense A 10ª rodada teve Marcílio Dias 2 x 2 Chapecoense (saído do CSA, Mozart é o novo técnico da Chape em substituição a Umberto Louzer), Joinville 0 x 0 Brusque e Avaí 2 x 0 Hercílio Luz. Quadrifinalistas confirmados: Chapecoense com 23, Brusque com 19, Avaí com 18, Juventus com 15, Próspera e Marcílio Dias com 14. Duas vagas entre: Joinville com 13, Figueirense e Concórdia com 10, Hercílio Luz com 9 e Criciúma com 8. Dois descensos entre: Figueirense e Concórdia com 10, Hercílio Luz com 9, Criciúma com 8 e Metropolitano com 6. Quarta, teremos Criciúma x Avaí, Figueirense x Marcílio Dias, Juventus x Concórdia, Chape x Metropolitano, Hercílio Luz x Joinville e Brusque x Próspera.

Campeonato Paranaense A 2ª rodada teve Athletico 0 x 4 Operário (o Furacão é último, com nenhum ponto em três jogos) e Paraná 1 x 1 Londrina (o Tubarão é 7º, com 5 em cinco), e a 3ª rodada teve Coritiba 5 x 1 Toledo (o Coxa é 4º, com 9 em quatro).

Copa do Nordeste Duas semifinais com cearense versus baiano após Ceará 3 x 0 Sampaio Corrêa, Vitória 2 x 1 Altos, Fortaleza 2 x 1 CSA e Bahia 4 x 0 CRB. Vem aí Ceará x Vitória e Fortaleza x Bahia. Teremos mais uma decisão interestadual, teremos um Clássico-Rei ou teremos Ba-Vi no epílogo pela 4ª vez?



Campeonato Pernambucano A 6ª rodada teve Náutico 2 x 1 Santa Cruz (o Clássico das Emoções fez o Timbu manter 100% de pontuação após sete jogos, igualando suas melhores arrancadas no torneio em 1959, 1982, 1998 e 2002 - obrigado ao Cassio Zirpoli por disso me fazer saber -, e quebrando 19 partidas de invencibilidade do Santinha no estadual) e a 7ª teve Sete de Setembro 0 x 2 Sport (o Leão é 2º, com 14 pontos).

Campeonato Baiano A 8ª rodada teve Bahia 1 x 0 Bahia de Feira (o de Salvador é 4º, com 12 pontos).

Campeonato Sergipano A 6ª rodada teve Atlético Gloriense 1 x 1 Confiança (o Dragão é 2º do Grupo B, com 13 pontos em seis partidas, duas a menos que quase todos os outros times).

Campeonato Potiguar Por terem sido destaques opostos da Copa do Brasil na última quarta, registro o clássico pela 5ª rodada, no qual o eliminado nacional ganhou do classificado nacional: América 1 x 0 ABC.

Campeonato Goiano A 9ª rodada teve Vila Nova 2 x 1 Aparecidense (o Tigre lidera o Grupo B, com 17 pontos), Goianésia 1 x 1 Goiás (o Esmeraldino é 3º do B com 12) e Atlético 3 x 1 CRAC (o Dragão lidera o A com 25). Nesta fórmula, passam quatro de cada pro mata-mata.

Campeonato Mato-Grossense A 9ª e última rodada teve Dom Bosco 0 x 2 Cuiabá (Dourado líder com 23 pontos). As quartas-de-final terão Cuiabá x Dom Bosco, União Rondonópolis x Ação, Operário x Grêmio Sorriso e Nova Mutum x Luverdense.

Campeonato Paraense A 6ª rodada teve Águia 1 x 1 Remo (Leão líder do Grupo B com 14 pontos) e preciso destacar também Bragantino 4 x 4 Paragominas pela excepcionalidade absoluta: os visitantes saíram na frente, os mandantes viraram para 2 x 1, o Paragominas revirou para 3 x 2, o Bragantino trivirou para 4 x 3 e então houve o empate - e melhora mais ainda a história porque todos os gols dos mandantes foram de Cris Maranhense e o empate dos visitantes saiu aos 51 minutos do segundo tempo e quando tinham dois jogadores a menos.



Campeonato Brasileiro Feminino A 1ª rodada teve o atual campeão nacional Corinthians 3 x 0 Napoli (único mandante estreante triunfante), Palmeiras 2 x 2 a atual campeã sul-americana Ferroviária, Internacional 1 x 1 Santos (o gol da colorada Fabi Simões foi o 1º do torneio), São Paulo 1 x 1 Grêmio, São José 0 x 1 Avaí/Kindermann (único visitante estreante triunfante), Cruzeiro 1 x 1 Real Brasília, Flamengo 1 x 1 Minas Icesp e Botafogo 0 x 0 Bahia. A 2ª rodada, na qual espera-se que deem jeito nessa "empatite" inaugural (rs), terá: na quarta, Avaí/Kindermann x Palmeiras, Bahia x Internacional, Real Brasília x Botafogo, Ferroviária x Corinthians e Grêmio x Cruzeiro; e na quinta, Minas Icesp x São José, Napoli x Flamengo e Santos x São Paulo.

Copa do Rei Barcelona campeão deste ano com 4 x 0 sobre o Athletic Bilbao (que conseguiu a "proeza" de, num espaço de 15 dias, perder duas decisões de anos diferentes da mesma competição).

Campeonato Espanhol A 31ª rodada teve Atlético de Madrid 5 x 0 Eibar e Getafe 0 x 0 Real Madrid. Classificação: Atlético 70, Real 67 e Barcelona 65 e um jogo a menos.

Campeonato Italiano A 31ª rodada teve Napoli 1 x 1 Internazionale, Milan 2 x 1 Genoa e preciso destacar ainda Atalanta 1 x 0 Juventus (tinha 20 anos que o clube de Bergamo não derrotava a Velha Senhora). Classificação: Inter 75 e Milan 66.

Copa da Inglaterra A semifinal teve Chelsea 1 x 0 Manchester City e Leicester 1 x 0 Southampton. Dia 15 do mês que vem, Chelsea e Leicester fazem a decisão.

Campeonato Inglês A 32ª rodada teve Manchester United 3 x 1 Burnley e preciso destacar ainda Everton 2 x 2 Tottenham (os londrinos, em 7º com 50 pontos e finalistas da Copa da Liga Inglesa contra o líder da Premier League, mandaram embora o técnico José Mourinho). Classificação: Manchester City com 74 e United com 66.

Campeonato Alemão A 29ª rodada teve Wolfsburg 2 x 3 Bayern de Munique (os bávaros deixarão de ter o técnico Hansi Flick ao término da temporada) e RB Leipzig 0 x 0 Hoffenheim. Classificação: Bayern 68 e Leipzig 61.

Campeonato Francês A 33ª rodada teve Lille 1 x 1 Montpellier, Paris Saint Germain 3 x 2 Saint-Étienne (dois do Mbappé), Bordeaux 0 x 3 Monaco e Nantes 1 x 2 Lyon (dois gols do Depay, que chegou aos 61 e é o 3º estrangeiro mais goleador do Lyon, atrás apenas dos brasileiros Sonny Anderson com 71 e Juninho Pernambucano com 75). Classificação: Lille 70, PSG 69, Monaco 68 e Lyon 67. Classificação mais bela que Catherine Deneuve à tarde.

Campeonato Português A 27ª rodada teve Farense 0 x 1 Sporting (maior invencibilidade dos lisboetas na história do torneio, um jogo acima do último título em 2002) e Nacional 0 x 1 Porto. Classificação: Sporting 69 e Porto 63.

Liga dos Campeões da Ásia O Al Nassr do Mano Menezes ganhou do Al Sadd por 3 x 1 e derrubou uma invencibilidade de 33 partidas desde dezembro de 2019 do time treinado por Xavi.

Liga Feminina dos Campeões da Europa As semifinais terão Paris Saint Germain x Barcelona e Bayern de Munique x Chelsea. A classificação parisiense foi histórica com 2 x 1 sobre o Lyon e os gols fora definido tudo em 2 x 2 totais. O Lyon é pentacampeão e, desde o caneco de 2016, somou 40 vitórias, 6 empates e 2 derrotas na competição, a última derrota sendo uma "derrota vitoriosa" pro Manchester City no longínquo e distante 2017.

Manoel Tobias completa 50 anos



Data especial que merece destaque especial, pois falamos de um dos maiores salonistas de todos os tempos. Tri melhor do mundo de 2000 até 2002, foi campeão mundial pelo Brasil em 1992 e 1996, neste ano retornando às quadras após velocíssima passagem pelo futebol de campo no Grêmio. Aqui na aldeia pampeana ele marcaria mais pelo Internacional no salão mesmo, campeão mundial que foi em 1997 com Bola de Ouro de melhor jogador e artilheiro com 14 gols. O futsal sempre reverenciará uma lenda e Manoel Tobias é merecedor desta reverência.

Curtinhas Esportivas

Fabiana é mãe A voleibolista bicampeã olímpica ganhou Asaf, seu primeiro filho. Felicidades à craque!

Fórmula Indy começou emocionante A abertura no Alabama foi vencida por Alex Palou por um tantinho de nada na linha de chegada contra Will Power, que fungou demais no seu cangote sem no entanto superá-lo. Scott Dixon ficou só no aguardo de um entrevero entre eles para levar vantagem, mas acabou em 3º. É apenas a segunda vitória de um piloto espanhol na categoria, reprisando Oriol Servià em Montreal 2005 - mas desta vez sem qualquer contestação esportiva mínima, diferentemente de 16 anos atrás. Domingo que vem, São Petersburgo em ação.



Fórmula 1 continua emocionante Não foi tão boa quanto a inaugural no Bahrein, mas a corrida da Emília-Romanha teve muitos momentos divertidos. A chuva deixou a pista molhada e originou rodadas e mais rodadas o tempo todo, até mesmo de Lewis Hamilton, que fez jus ao dito popular que diz que "a sorte ajuda os bons". Depois de errar, voltou para a pista em 9º. Mesmo excepcional que é, ficaria comprometida sua prova não fosse o acidentaço entre George Russell e Valtteri Bottas, que ocasionou a 3ª bandeira vermelha da história de Ímola, tal qual em 1989 por causa de Gerhard Berger e 1994 com a morte de Ayrton Senna - todos os incidentes na amaldiçoada Tamburello. Max Verstappen segurou bem a liderança e ganhou com justiça e merecimento, mas o campeoníssimo pilotou um monte para chegar à 2ª posição, com Lando Norris guiando muito para ficar em 3º. Chegue logo, Portugal, 2 de maio é logo ali.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Record Rio com grade local suspensa e pouquíssimas palavras A queda do teto na noite da sexta-feira parece que virou uma espécie de "tabu" na Rede Record. Explicações no ar não são dadas para a suspensão dos noticiários regionais, substituídos nesta segunda pelas versões de São Paulo, especialmente nos "Balanço Geral" da manhã e do começo da tarde. Nas redes sociais, palavras extremamente econômicas, que mal enchem duas ou três linhas. De lá para cá, só o que teve de local foi o "Balanço Geral" de sábado, gravado dois dias antes e no qual nada foi falado sobre o incidente que destruiu equipamentos e comprometeu a estrutura da sede, e a transmissão de Portuguesa x Flamengo, em estúdio não atingido pelo triste incidente. Um dos funcionários feridos, o editor de texto Alex Cunha, li no Notícias da TV que teve sérios danos em uma das mãos a ponto de precisar de cirurgia.

Globo registrou o acidente na Record Foi no "RJTV" da tarde de sábado, apresentado pela Silvana Ramiro, que noticiou o acontecimento. Não é zoeira: a Globo noticiou e a Record não o fez. Se fosse o inverso, por tudo que a gente bem conhece da Record, fariam uma cobertura até com estardalhaço de algo no Plim-Plim.

Ana Luiza Guimarães retornou ao "Jornal Nacional" Regressada ao "RJTV - 2ª Edição" há duas semanas depois de três de ausência devido ao luto pela perda do marido Do Figueira, a apresentadora voltou ao rodízio do carro-chefe global no último sábado. O último "JN" dela tinha sido o de 13 de fevereiro.

Pane técnica no "Fantástico" Quem assistia ficou sem entender lhufas. Duas matérias caíram enquanto passavam, aí a tela ficou escura, surgiu a Poliana Abritta gesticulando com a equipe do dominical, a vinheta entrou pausada antes de dispararem os comerciais... Bah!!! Minutos nos quais o programa da Globo entrou em parafuso.



Novo programa no SCC SBT Estreando nesta segunda "A Tarde é Nossa", atração de variedades das 13h15 às 14h15, com apresentação de Laércio Botega, Maria Ester (permanecida no antecessor "SCC Meio-Dia" às 11h30) e Mônica Prim, comediante intérprete da personagem Dona Maricotinha. O novo vespertino de Santa Catarina ganhou divulgação nacional ontem à tarde através do Celso Portiolli no "Domingo Legal".

Rachel Sheherazade quer R$ 20 milhões de indenização do SBT O UOL trouxe essa no sábado, cifras que realmente são de cair a cadeira, como Ricardo Feltrin noticiou que aconteceu com Silvio Santos - não literalmente e sim figurativamente, claro... mas se foi literalmente, não tem mesmo como estranhar porque uma gaitaça dessas, minha mãe dos céus... Li no Notícias da TV que a ex-apresentadora do "SBT Brasil" afirma que nunca recebeu direitos trabalhistas como férias remuneradas e 13º salário, que o dono da emissora a assediou moralmente e a humilhou em rede nacional e que houve censura e boicote a seu trabalho por parte dos chefes jornalísticos. Vish!!!

Boa sorte na CNN Brasil, Renata Afonso Começando hoje os trabalhos da nova executiva-chefe do canal.

Preta, Paco e Bárbara estão de volta Viva reprisando a partir desta segunda "Da Cor do Pecado", novela das sete na Globo que João Emanuel Carneiro escreveu em 2004 e cujos personagens destacados no título foram defendidos respectivamente por Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli. Será a quarta exibição geral da trama, as outras sendo no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2007 e entre 2012 e 2013. Os horários são 23h na primeira amostragem e 13h30 na segunda, substituindo a na última semana concluída "Mulheres Apaixonadas".



Ana Lúcia Menezes precisa de ajuda A dubladora de 45 anos vive um momento extremamente difícil. A voz de atrizes como Amanda Seyfried em muitos filmes, Alexis Bledel na série "Tal Mãe, Tal Filha", Anna Chlumsky em "Meu Primeiro Amor", Maite Perroni em "Rebelde" e da Gwen de "Ben 10" foi submetida a duas cirurgias recentes. A primeira foi necessária após um AVC e a segunda foi feita pois a outra não bastou para a remoção do edema, sendo bem invasiva por retirada a calota craniana devido a uma trombose cerebral intensa. Só a primeira cirurgia custou mais de R$ 50 mil, fora os gastos hospitalares, quantia não coberta por inteiro pelo plano de saúde. Além disso, a recuperação necessitará de uma longa e caríssima rotina de tratamentos devido às sequelas. Uma vaquinha está sendo divulgada nas redes por dubladores como Mônica Rossi, Guilherme Briggs e Maurício Berger, entre outros. Força, Ana!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

35 anos do "Perdidos na Noite" na Rede Bandeirantes



Fausto Silva estreava na terceira emissora diferente com seu semanal televisivo, que começou na Gazeta em 1984 e foi para a Record no mesmo ano. Com a Bandeirantes, o ex-repórter esportivo tornava nacional seu programa, surgido a partir do "Balancê" na Rádio Excelsior por intermédio direto de Goulart de Andrade, cujo nome foi inspirado no título brasileiro de "Midnight Cowboy", obra clássica estrelada por Jon Voight e Dustin Hoffman. Além da emissora, também mudava a música de abertura: saía "Ghostbusters", com Ray Parker Jr., e entrava "Tarzan Boy", com Baltimora. A anarquia imperava no "Perdidos", que não tinha o menor filtro e que, por isso mesmo, era autêntico como poucos. O humorismo de Carlos Roberto Escova e Nelson Tatá Alexandre também foi destaque até 28 de dezembro de 1988, quando findado o programa pois Faustão assinou com a Globo para nela comandar o "Domingão".

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 19 de abril, são estas:

Bela do Dia: Letícia Beppler

Letícia Beppler, participante do "Estádio 97" na Rádio Energia FM e comentarista dos jogos do Corinthians. A frase na camisa nesse fim-de-semana nem tem a ver com o time dela, que ganhou seu compromisso, e sim com o horário, porque 10 da noite de domingo já é brabo pra dedéu, e acabando à 0h03 da segunda é pior ainda! (rs)

*75 anos de Tim Curry, ator de filmes como "The Rocky Horror Picture Show", "Os Sete Suspeitos" e "Esqueceram de Mim 2", infelizmente retirado da vida pública desde 2012, quando sofreu um AVC.

*50 anos ao dobrado: da estreia de "Minha Doce Namorada", novela das sete na Globo, escrita por Vicente Sesso e estrelada por Regina Duarte e Cláudio Marzo (foi aí que ela ganhou o apelido - hoje por muitos abandonado por razões desnecessárias de explicação - de "Namoradinha do Brasil"); e de "L.A. Woman", disco do The Doors que traz clássicos como a faixa-título e "Riders on the Storm", sendo o último álbum da banda antes da morte de Jim Morrison.

*40 anos ao dobrado: de Botafogo 3 x 1 Flamengo, inesquecível clássico pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, marcado pelo gol "Baila Comigo" de Mendonça, cujo drible desconcertante sobre Júnior mereceu como apelido o nome da novela das oito que a Globo exibia à ocasião; e de Hayden Christensen, ator que fez Anakin Skywalker nos episódios 2 e 3 da saga "Guerra nas Estrelas".

*30 anos de Evander Holyfield campeão mundial dos pesados contra George Foreman.

*25 anos ao dobrado: da morte de Walter D'Ávila, humorista nascido em 1911 e que imortalizou o Baltazar da Rocha na "Escolinha do Professor Raimundo"; e da morte de Bernard Edwards, músico nascido em 1952 e co-fundador da banda Chic, na qual tocou contrabaixo extraordinariamente.

Roberto Carlos completa 80 anos



"Splish Splash", "Parei na Contramão", "É Proibido Fumar", "O Calhambeque", "Eu Te Darei o Céu", "Esqueça", "Namoradinha de um Amigo Meu", "Eu Sou Terrível", "Quando", "Como é Grande o Meu Amor por Você", "Por Isso Eu Corro Demais", "As Canções que Você Fez pra Mim", "Se Você Pensa", "Ciúme de Você", "As Curvas da Estrada de Santos", "Não Vou Ficar", "Jesus Cristo", "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos", "Amada Amante", "Todos Estão Surdos", "Como Vai Você", "O Divã", "O Portão", "É Preciso Saber Viver", "Além do Horizonte", "Amigo", "Outra Vez", "Café da Manhã", "Lady Laura", "Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo", "Cama e Mesa", "Fera Ferida", "Meus Amores da Televisão", "O Côncavo e o Convexo", "Verde e Amarelo", "Amazônia", "Mulher de 40", "Pra Sempre"...

Procure outro fabricante de tantos sucessos por tantas décadas e falharás miseravelmente. Tal qual o "Rei", só mesmo o "Rei". Não há como ficar indiferente às suas canções, elas simbolizam momentos de nossa existência, traduzem sentimentos variados de épocas diversas, possuem harmonias melodiosas que conquistam e afagam os ouvidos. Pode não ser necessariamente o melhor cantor tecnicamente, mas quem negará a qualidade que possui? Se ruim fosse, não ficaria tanto tempo em evidência, nem seria um referencial eterno para imitações, algo que só uma voz de altíssimo destaque consegue. Por tudo isso e muito mais, Roberto Carlos é único, é fundamental, é clássico. E para traçar uma espécie de painel dessas gerações impactadas por ele, separei cinco temas de cinco décadas distintas.

Começo com 1965 e uma que por tempos e tempos recusou-se a cantar: "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno".



Passo para 1971 e passe você para os braços da cara-metade, cole suas bochechas nas dela: "Detalhes".



Avanço para 1981 pois quando estou aqui, eu vivo esse momento lindo e importante chamado "Emoções".



Vamos até 1993 para botar fé e traduzir os sentimentos religiosos que predominariam: eis "Nossa Senhora".



Concluo em 2005 com romance cativante e a cantoria que sempre regressa aos píncaros da glória: "A Volta".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 373 mil dos mais de 13 milhões e 900 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.