Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 17 e 18 de abril de 2021
São Paulo quebrou escrita estadual contra o Palmeiras



28 de março de 2009, Washington. Depois daquele 1 x 0, nunca mais o São Paulo derrotara o Palmeiras em Campeonatos Paulistas. Nesta sexta, isso voltou a acontecer após 13 encontros, dos quais sete perdidos e seis empatados (ainda que um deles vitorioso nos pênaltis). Pablo marcou o 1 x 0 pela 5ª rodada, que deixou os são-paulinos líderes do Grupo B, com 19 pontos em oito jogos, e os palmeirenses em 2º no C, com 8 em cinco.

Depois dos 2 x 0 de 27 de maio de 2017, o São Paulo ficou 10 clássicos sem derrotar o Palmeiras. Agora, ganhou dois dos três últimos e não perde há quatro. Além disso, a semana de ambos foi "8 ou 80": verdes com 8, pois não ganharam nenhuma das três partidas feitas de domingo para cá e perderam duas delas nos pênaltis; e tricolores com 80, pois atuaram quatro vezes de sábado para cá e venceram todas, algo raro, mas não inédito. Isso já acontecera em 1993, nas quatro vitórias de 9 a 14 de abril, e em 1996, nos quatro sucessos de 6 a 12 de fevereiro.

Os destaques deste fim-de-semana

*Obs.: lembro sempre que, durante os Estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileiro.

Campeonato Paulista Além do Choque-Rei, a 5ª rodada teve Ponte Preta 3 x 0 Santos, que deixou a Macaca em 3º no Grupo B, com 7 pontos em cinco partidas, e o Peixe em 2º no D, com 6 em seis. Já a 7ª rodada teve Corinthians 1 x 1 São Bento, jogo marcado pelo golaço de Gabriel para o Bentão, driblando meio time até finalizar de fora da área - golaço este que ele dedicou para seu pai, falecido há um ano. O Timão lidera o Grupo A, com 15 pontos em oito jogos. Sábado de Red Bull Bragantino x Mirassol e domingo de Botafogo x Palmeiras, Santos x Internacional e um Corinthians x Ituano que promete ser histórico, já que não tenho conhecimento de alguma vez o Paulistão ter tido uma partida às 10 da noite de um domingo - sendo com um dos quatro grandes, então, menos ainda.

Campeonato Carioca 10ª rodada tendo no sábado Fluminense (novo clube do ex-gremista David Braz e do ex-colorado Abel Hernández) x Botafogo e Portuguesa x Flamengo, o domingo reservando Boavista x Vasco. Os cruzmaltinos irão a campo já sabendo se terão ainda ou não uma última, mesmo que mínima, chance de semifinal.

Campeonato Mineiro 10ª rodada tendo no sábado América x Coimbra e no domingo Pouso Alegre x Cruzeiro e Atlético x Boa Esporte.

Campeonato Gaúcho A 1ª rodada teve um pavorosamente inacreditável Caxias 0 x 0 Grêmio, que deixou os tricolores - na primeira partida após a saída de Renato Portaluppi - em 2º, com 18 pontos em nove jogos. Neste domingo, teremos pela 10ª rodada Grêmio x Novo Hamburgo e Brasil x São Luiz.

Campeonato Paranaense 2ª rodada tendo no sábado Athletico x Operário e no domingo Paraná x Londrina, dia também de 3ª rodada para Coritiba x Toledo.

Campeonato Catarinense A 10ª rodada terá no domingo Marcílio Dias x Chapecoense, Avaí x Hercílio Luz e Joinville x Brusque.

Copa do Nordeste Quartas-de-final tendo no sábado Fortaleza x CSA, Bahia x CRB e Vitória x Altos, ficando para domingo Ceará x Sampaio Corrêa. Uma semifinal terá Ceará ou Sampaio x Vitória ou Altos e a outra terá Fortaleza ou CSA x Bahia ou CRB. Pode dar clássico alagoano aí, por exemplo, enquanto a decisão pode ter clássico baiano ou clássico cearense.

Campeonato Pernambucano A 6ª rodada terá no domingo Náutico x Santa Cruz, dia também de 7ª rodada para Sete de Setembro x Sport.

Campeonato Baiano A 8ª rodada terá no domingo Bahia x Bahia (Bahia de Salvador vs. Bahia de Feira de Santana).

Campeonato Sergipano 6ª rodada tendo no sábado Atlético Gloriense x Confiança.

Campeonato Goiano 9ª rodada tendo no sábado Atlético x CRAC e no domingo Vila Nova x Aparecidense e Goianésia x Goiás.

Campeonato Mato-Grossense A 9ª rodada terá no domingo Dom Bosco x Cuiabá.

Campeonato Paraense A 6ª rodada terá no domingo Águia x Remo.

Vai começar o Brasileirão Feminino

16 clubes passam a disputá-lo a partir deste fim-de-semana, todos contra todos em turno único na 1ª fase, passando oito para o mata-mata, que só acontecerá em agosto, depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois, semifinal e finalíssima em 12 e 26 de setembro. Os grandes destaques, claro, vão para o atual campeão nacional Corinthians e para a campeã sul-americana Ferroviária, esta uma das quatro equipes com mulheres a treiná-las - além de Lindsay Camila na Ferrinha, tem ainda Christiane Lessa no Santos, Patrícia Gusmão no Grêmio e Carine Bosetti no Napoli. Primeiros jogos: no sábado, São Paulo x Grêmio, Internacional x Santos e Corinthians x Napoli; e no domingo, Botafogo x Bahia, Flamengo x Minas Brasília, Cruzeiro x Real Brasília, Palmeiras x Ferroviária e São José x Avaí/Kindermann.

Curtinhas Esportivas

Taison retornou ao Internacional após 12 anos Assinado até a metade de 2023 o novo vínculo do atacante, que deixou o Shakhtar Donetsk, onde estava desde 2013 - ao deixar os gaúchos em 2010, foi para o Metalist. Na primeira passagem, Taison ganhou a Libertadores de 2010, a Sul-Americana de 2008 e dois estaduais.

Público de volta na Itália Governo autorizando de 500 a 1 mil torcedores por evento a partir de 1º de maio.



Taubaté bicampeão da Superliga Masculina 3 x 0 no Minas (25/20, 25/22 e 25/17) e os paulistas faturaram o segundo caneco seguido do torneio, duas vitórias e tira-teima dispensado na melhor-de-três.

Só falta uma para a centésima 99 pole positions, é o que Lewis Hamilton tem após este sábado de classificação da Emília-Romanha, segunda etapa da Fórmula 1 a ser disputada neste domingo. Sergio Perez fez história e, pela vez primeira na categoria, largará na 1ª fila. Depois, vêm Max Verstappen e Charles Lecerc.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Débora Freitas de volta à Rádio CBN Confirmando-se algo que o TudoRádio noticiara no último dia 1º, a jornalista retorna à emissora após pouco mais de um ano fora por ser repórter da CNN Brasil e uma das apresentadoras do semanal "Nosso Mundo". A partir desta segunda, ela comandará o "CBN São Paulo", das 10h às 12h, que depois de 10 anos deixou de ter Fabíola Cidral, que saiu do Sistema Globo de Rádio pois estreará em breve um novo projeto multimídia no UOL. Débora fará dupla no matinal paulistano com Fernando Andrade. Na passagem anterior, de 2010 até 2019, ela apresentou por três anos o semanal "50 Mais CBN" e esteve na reportagem.

Heródoto Barbeiro de volta ao rádio A partir desta segunda, o comentarista da Record News e ex-âncora da CBN será colunista da Rede Nova Brasil FM, no programa "Nova Manhã", que Adriana Couto e Mauro Tagliaferri apresentam de segunda a sexta, das 6h às 8h. Ele terá a coluna "Tome Nota" às 7h50.



Caiu parte do teto da Record Rio O acidente na sede da emissora aconteceu na noite desta sexta, já quando toda a grade local do dia fora exibida. Quatro funcionários ficaram feridos, graças a Deus ninguém com gravidade. Porém, sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que parte dos equipamentos do jornalismo foi danificada e que não há condição de trabalho na redação, tanto que os funcionários foram liberados neste fim-de-semana. Exibido neste sábado, o "Balanço Geral" apresentado por Lívia Mendonça foi gravado na tarde da sexta-feira. Tanto o Eduardo quanto o Sandro Nascimento, do NaTelinha, lembraram que a mesma redação da Record do Rio de Janeiro teve outras duas quedas de teto, ambas em 2018. A ver como farão a partir da próxima segunda.

Homenagens a Roberto Carlos neste domingo Os 80 anos que ele completará na segunda-feira serão destacados em matérias especiais tanto do "Fantástico" na Globo, das 20h às 22h30, quanto no "Câmera Record", das 23h15 à 0h15. Este último resgatará imagens raras do "Rei" na emissora, na época da Jovem Guarda.

Liane Borges virou "gêmea" de Cátia Fonseca A brincadeira foi feita no "Melhor da Tarde" desta sexta, quando colocaram lado a lado as fotos da apresentadora da Bandeirantes e da repórter do SBT (ex-Bandeirantes), esta de máscara. Só não deu para entender o borrão no logo do SBT no microfone da Liane. Patético.

Luto duplo na dramaturgia O câncer vitimou Helen McCrory na sexta e Felix Silla no sábado. Ela tinha 52 anos e atuou em três filmes da franquia "Harry Potter" como a bruxa Narcissa Malfoy, além de fazer a série "Peaky Blinders". Já ele tinha 84 anos e vestia uma peruca de cabelo para ser o Primo Coisa na série "Família Addams".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Sábado: 90 anos de Benedito Ruy Barbosa



De jornalista esportivo em O Estado de S.Paulo e Última Hora, autor da primeira biografia do maior futebolista da história ("Eu Sou Pelé", lançada em 1959) e autor do apelido "Galo de Ouro" para Éder Jofre, até um dos maiores telenovelistas de todos os tempos, com tramas como "Os Imigrantes" na Bandeirantes, "Pantanal" na Manchete e "Meu Pedacinho de Chão", "Paraíso", "Renascer", "O Rei do Gado" e "Terra Nostra" na Globo, onde por último fez "Velho Chico" em 2016. Reverências máximas a um dos craques do ramo. Parabéns, Benedito!

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 17 de abril, são estas:

*110 anos do nascimento de George Seaton, cineasta falecido em 1979 e vencedor do Oscar de roteiro adaptado por "De Ilusão Também Se Vive", além de realizador do clássico-desastre "Aeroporto".

*100 anos de Atlético Mineiro x Cruzeiro, que mereceu uma homenagem especialíssima na seção "Raridade Rara".

*70 anos de Olivia Hussey, atriz que fez a personagem-título do filme "Romeu e Julieta".

*50 anos de Cevallos, ex-goleiro campeão por Barcelona (três Equatorianos) e especialmente LDU (um Equatoriano, a Sul-Americana de 2009, as Recopas Sul-Americanas de 2009 e 2010 e, sobretudo, a Libertadores de 2008, quando foi carrasco do Fluminense nos pênaltis).

*45 anos de Melissa Joan Hart, atriz das séries "Clarissa Sabe Tudo" e "Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira".

*35 anos de Romain Grosjean, piloto de Fórmula 1 e neste fim-de-semana estreante na Fórmula Indy.

*20 anos do Flamengo campeão da Superliga Feminina de vôlei com 3 x 2 sobre o Vasco.

*10 anos ao triplicado: da morte de Michael Sarrazin, nascido em 1940 e ator de filmes como "A Noite dos Desesperados" e "Nossa, que Loucura"; da estreia de "Thor", filme dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Chris Hemsworth como o personagem-título; e da estreia de "Game of Thrones", série produzida pela HBO e vencedora de 59 Emmys, estrelada por Peter Dinklage, Lena Headey e Emilia Clarke.

*5 anos da morte de Doris Roberts, atriz nascida em 1925 e tricampeã do Emmy pela Marie Barone da série "Raymond e Companhia".

As deste domingo, 18 de abril, são estas:

*105 anos do Atlante, campeão da Concacaf em 1983 e 2009, além de três títulos mexicanos.

*75 anos de Hayley Mills, atriz ganhadora do Oscar Juvenil pela protagonista de "Pollyanna".

*65 anos de Eric Roberts, ator indicado ao Oscar de coadjuvante por "Expresso Para o Inferno" e que fez a série "Less Than Perfect".

*60 anos de Jane Leeves, atriz que fez a Daphne Moon da série "Frasier" e a Joy da série "No Calor de Cleveland", além de participações muito especiais em "Murphy Brown, a Repórter" e "Seinfeld".

*50 anos de Sílvia Abravanel, apresentadora do "Bom Dia e Cia." no SBT, neste fim-de-semana podendo celebrar seu aniversário em casa por finalmente receber alta médica após muitos dias de internação por causa do coronavírus.

Clipe do Dia: sábado dos 70 anos de Hyldon

Grande nome da nossa música, com belos temas como "As Dores do Mundo", "A Sombra de uma Árvore" e "Velho Camarada" (em trio com Tim Maia e Fabio), popularizou-se a partir de 1975 com a faixa-título de seu primeiro disco, que duas décadas depois o Kid Abelha regravaria também com êxito: "Na Rua, na Chuva, na Fazenda".



Revisitando a semana na "24 Horas"

Este é o resumo dos destaques que esta coluna trouxe nos últimos sete dias (clique na data para ler a edição):

12 de abril Flamengo supercampeão do Brasil; Cruzeiro vencendo o clássico dos 100 anos; Fred chegando aos 400 gols na carreira; o fim da 1ª fase da Copa do Nordeste; a vitória do Real sobre o Barcelona; a volta de "Império" na Globo; confirmada para 1º de maio a estreia de "Lista Negra" na Bandeirantes; os 90 anos do nascimento de Chico Anysio; os 75 anos de Ed O'Neill; e nas "Datas em 0 ou 5", os 65 anos de Walter Salles.

13 de abril Conmebol vergonhosa e rasteira ao querer vacinar jogadores de clubes e seleções das suas competições; irresponsáveis jogadores do Internacional se aglomeraram em praia; basquete de luto pela perda de Rutão; e "Clipe do Dia" para os 75 anos de Al Green.

Bela do Dia: Emilia Clarke

Emilia Clarke, atriz. Aí ela está diferente de quando fez a loira Daenerys na série "Game of Thrones".

14 de abril Santos classificado para os grupos da Libertadores; Ferroviária derrotando o Corinthians de virada; Bayern de Munique eliminado da Champions League pelo PSG; seleção feminina de basquete do Brasil barrada na Colômbia; Flamengo campeão da Liga das Américas; Renata Afonso é a nova executiva-chefe da CNN Brasil; a morte de Lee Aaker, o Cabo Rusty de "Rin Tin Tin"; e nas "Datas em 0 ou 5", os 80 anos da sanção da imbecil, estúpida e idiota Lei 3.199.

15 de abril Grêmio eliminado da Libertadores; Palmeiras perdeu a Recopa nos pênaltis; gol de pênalti do Ferroviário não validado de forma inacreditável; os 40 anos de D'Alessandro; Rádio Banda B de luto pela morte de Michel Micheleto; os retornos de Milton Parron e Fernando Mitre à redação da Bandeirantes após mais de um ano; e "Clipe do Dia" para os 20 anos da morte de Joey Ramone.

16 de abril Vasco voltou a derrotar o Flamengo depois de cinco anos; os potes pro sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil; Renato Portaluppi deixando o Grêmio após quatro anos e sete meses; os árbitros dos jogos dos brasileiros na Libertadores e na Sul-Americana; luto na dublagem com a morte de Dário de Castro; nas "Datas em 0 ou 5", os 60 anos de Cocada; e "Clipe do Dia" para os 50 anos do nascimento de Selena.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 369 mil dos mais de 13 milhões e 800 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.