Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 16 de abril de 2021
Cinco anos depois, deu de novo Vasco sobre o Flamengo



O clássico pela 9ª rodada do Campeonato Carioca teve o Flamengo jogando com força máxima após conquistar a Supercopa do Brasil no domingo passado e teve o Vasco com vontade máxima de cessar a seca de 17 embates sem derrotar o arqui-rival. Quando abriu o 3º gol de vantagem, Morato chegou a imitar a famosa dança com os braços do Edmundo nos 4 x 1 da fase semifinal do Brasileirão de 1997, provocação com "PR" maiúsculo, como diriam em Piraquara, Ibiporã e Jaguariaíva. Teve uma diminuída nos acréscimos, mas os 3 x 1 fizeram os cruzmaltinos enfim superar os flamenguistas depois de cinco exatos anos que seriam completados no sábado da semana que vem. Para fins do estadual, o Mengão não tem problema pois já está na semifinal com 19 pontos na 2ª posição. Já o Vascão está em 5º com 13 pontos, três abaixo do 4º colocado Fluminense a duas rodadas do fim da 1ª fase.

Os destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 5ª rodada teve ontem Internacional 0 x 2 Bragantino, que deixou o Massa Bruta com 14 pontos na liderança do Grupo C e teve como cena curiosa o interista Matheus Alexandre ser expulso em segundo cartão amarelo, mas sem receber o vermelho da Edina Alves Batista, que provavelmente teve algum problema com este cartão e por isso fez um gesto pro jogador deixar o gramado. Hoje, ela terá Ponte Preta x Santos e Palmeiras x São Paulo, que acontecerá menos de 48 horas depois dos alviverdes perderem a Recopa Sul-Americana - aliás: que calendário absurdo o time do Abel Ferreira terá, com até 18 partidas nos próximos 41 dias. Nem quando o clube disputou Paulista, Copa do Brasil e Libertadores simultaneamente de fevereiro a junho de 1999 creio ter sido tão insano. Bom, também hoje a 7ª rodada terá Corinthians x São Bento, retorno corintiano a Itaquera após 41 dias.

Campeonato Gaúcho A 1ª rodada terá hoje Caxias x Grêmio, partida atrasada do mesmo fim-de-semana de início da finalíssima da Copa do Brasil.

Copa do Brasil A 2ª fase teve Joinville 0 x 2 Atlético Goianiense, Avaí 2 x 0 FC Cascavel e 4 de Julho 0 x 0 Cuiabá + 5 x 4, que fez um clube piauiense voltar a se dar bem em duas fases consecutivas depois de 20 anos, desde o Flamengo naquele 2001 - e curioso que o Dourado foi eliminado já agora justamente no ano em que tornou-se clube da primeira divisão. Agora é esperar na sexta-feira que vem pelo sorteio da 3ª fase, na qual chegarão os clubes da Libertadores. Divididos os 32 são em dois potes: o 1 tem América Mineiro, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco; e o 2 apresenta 4 de Julho, ABC, Atlético Goianiense, Avaí, Boavista, Brasiliense, Cianorte, Coritiba, CRB, Criciúma, Fortaleza, Juazeirense, Red Bull Bragantino, Remo, Vila Nova e Vitória.

Copa Libertadores A fase pré-grupos acabou com Junior 3 x 0 Bolívar. Com 4 x 2 totais, os colombianos seguem na competição e vão para o Grupo D, que terá Fluminense, River Plate e Independiente Santa Fe. Eliminados, os bolivianos vão para a Sul-Americana e entram no Grupo C, com Ceará, Jorge Wilstermann e Arsenal.

Liga Europa Uma semifinal terá o Manchester United, que fez 2 x 0 ontem e 4 x 0 totais no Granada, contra a Roma, que ficou no 1 x 1 com o Ajax e atingiu 3 x 2 totais. A outra semifinal terá o Arsenal, que tocou 4 x 0 ontem e 5 x 1 totais no Slavia Praga, diante do Villarreal, que fez 2 x 1 agora e 3 x 1 totais no Dinamo Zagreb.

Fim de uma era: Renato Portaluppi deixou o Grêmio



Quatro anos e sete meses durou a 3ª e mais exitosa passagem do ídolo maior dos tricolores como seu treinador. O time já vinha pela bola sete há muito tempo em termos de qualidade de futebol, com meros lampejos positivos como no 1º tempo da volta contra o Independiente del Valle (onde faltou acertar a rede para ali mesmo construir um placar sólido), mas isso não invalida ser histórico o trabalho dele - que, sim, nos últimos anos sobreviveu basicamente dos estaduais e das vitórias nos Grenais, mas que está marcado por recolocar o clube no caminho das conquistas, devolvendo a relevância que sempre mereceu ter. O que tem pegado muito mal para muita gente é que o contrato havia sido renovado no mês passado e agora acontece a saída. Foi apenas a saída da Libertadores que causou isso?

Com mais de 300 partidas de setembro de 2016 para cá, Renato conquistou a Copa do Brasil de 2016 (que rompeu a seca de 15 anos sem títulos não estaduais de primeira divisão), a Libertadores de 2017 (que fez dele campeão tanto aí treinando quanto em 1983 jogando), a Recopa Sul-Americana de 2018 e os Gaúchos de 2018 até 2020. O que também marcou demais no universo regional foi o desempenho acachapante em Grenais: nove vitórias, oito empates e apenas três derrotas, chegando às 11 partidas a invencibilidade cessada no início deste ano. O que certamente faltou nesta trajetória foi uma participação mais forte em Campeonato Brasileiro, disputando título - e potencial houve várias vezes nestes anos. Faltou, em fato, interesse de Renato e Seus Blue Caps por priorizadas as copas.

Absolutamente "raridade rara", a longa permanência de Portaluppi no Grêmio resultou nisso que observei por post do FootHub no Twitter: durante esses anos todos, nenhum clube da Série A desde 2021 teve cinco técnicos ou menos - veja bem: c-i-n-c-o. A lista de baixo para cima: 6 do Cuiabá; 7 de América Mineiro, Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino; 9 de Atlético Goianiense, Bahia, Flamengo e Fortaleza; 10 de Corinthians, Internacional e Juventude; 11 de Atlético Mineiro, Ceará e Santos; 12 de Fluminense e Palmeiras; 13 da Chapecoense; 14 do São Paulo; e 15 do Sport. Dos outros 20 clubes da elite, somente dois têm o mesmo técnico há mais de um ano: América, com Lisca desde janeiro de 2020, e Ceará, com Guto Ferreira desde março de 2020. No futebol brasileiro geral (observação do José Calil), o mais longevo passa a ser Vinícius Bergantin, a um mês de fechar quatro anos no Ituano.

Além do Renato, também saíram os auxiliares Vitor Hugo Signorelli e Alexandre Mendes, este último o comandante da casamata nos dois jogos contra o Del Valle. Thiago Gomes, do time de transição, será o interino. E quando eu estava por publicar esta coluna, o Grêmio anunciou a rescisão do contrato do beque David Braz.

Curtinhas Esportivas

Árbitros da Libertadores Os das partidas dos brasileiros na próxima semana: na terça, Santos x Barcelona com o uruguaio Andrés Matonte, Always Ready x Internacional com o colombiano Nicolás Gallo (parente do Blake ou do Alexandre?), Vélez Sarsfield x Flamengo com o colombiano Wilmar Roldán e Sporting Cristal x São Paulo com o uruguaio Andrés Cunha; na quarta, La Guaira x Atlético Mineiro com o argentino Facundo Tello e Universitario x Palmeiras com o uruguaio Christian Ferreyra; e na quinta, Fluminense x River Plate com o chileno Roberto Tobar.

Árbitros da Sul-Americana Serão estes nas partidas dos nossos na próxima semana: na terça, Atlético Goianiense x Newell's Old Boys com o uruguaio Gustavo Tejera e Aucas x Athletico Paranaense com o chileno Piero Maza; na quarta, Ceará x Jorge Wilstermann com o chileno Nicolas Gamboa e Montevideo City x Bahia com o equatoriano Luis Quiroz; e na quinta, River Plate do Paraguai x Corinthians com o argentino Dario Herrera, Grêmio x La Equidad com o paraguaio Eber Aquino e Red Bull Bragantino x Deportes Tolima com o uruguaio Daniel Fedorczuk.

Aposentado aos 33 anos É o futebolista Pedro Carmona, que defendeu clubes como Criciúma, Fortaleza, Náutico, Sport e Palmeiras. Problemas físicos e um caso de depressão anteciparam isso em três anos.

Nova presidente na Confederação Brasileira de Remo Primeira mulher a presidi-la, Magali Moreira ficará até 2024 e teve 13 dos 14 votos válidos (quatro de representantes dos atletas e nove de federações estaduais).

O vôlei saberá hoje o campeão deles ou não? Se der Taubaté, sim. Se der Minas, tudo fica para domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Natália Ariede é novamente mãe A "fada madrinha" da reportagem geral da TV Globo já era mãe de Vicente e ontem nasceu Martina, ambos filhos dela com Max Schmidt. Felicidades para toda a família!



Não confunda Renata Afonso com Renata Affonso Acima veem a nova executiva-chefe da CNN Brasil, ex-TV TEM, com a jornalista que - até onde eu sabia - estava no Futura e que foi a primeira apresentadora do jornal "SBT Rio" em 1999. Sim, só pelo sobrenome dá para diferenciá-las pois uma tem um "f" e a outra tem duas "f". Mas já vi diversos sites colocarem a foto da Affonso por engano ao destacarem a Afonso, por isso o esclarecimento.

Denunciado racismo contra Basília Rodrigues A CNN Brasil está investigando uma acusação de racismo contra a comentarista política por causa do seu cabelo, fazendo sua imagem ser cortada em entradas ao vivo. É bom mesmo que isso seja apurado e que os autores deste sempre hediondo crime que é o racismo sejam punidos.

Professor Raimundo vem aí nos sábados da Globo Sei pelo TV Pop que a atual versão da "Escolinha" entrará na "Sessão Comédia" a partir de 10 de julho, ficando no ar até 25 de dezembro. A faixa das 14h às 15h é opcional para as filiais e afiliadas, que podem usá-la para mostrar semanais regionais - em algumas, o espaço é usado até 14h40, dando tempo de entrar um episódio menor. Atualmente, "Toma Lá Dá Cá" tem sido reprisado.

Suzy Rêgo resgatadíssima neste momento Observação interessante do Flávio Ricco: a atriz já era revista em "Floribella" na Bandeirantes e "A Viagem" e "Era uma Vez" no Viva, e desde esta semana passou a aparecer também em "O Salvador da Pátria", também no Viva, e ainda em "Império" na Globo.

Séries renovadas nos Estados Unidos Entre as confirmadas nesta semana pela CBS para temporadas inéditas em 2021/2022 estão "NCIS: Investigação Naval", "S.W.A.T." e "Magnum P.I.".



Luto na dublagem: perdemos Dário de Castro Hoje, é o Dia Mundial da Voz. E uma das mais belas vozes da dublagem brasileira se calou devido ao coronavírus, soube disso por homenagens feitas nas redes sociais pelos também craques Guilherme Briggs e Marco Ribeiro. Vitimado aos 72 anos, Dário dublou atores como William Hurt, Tony Curtis, Ray Liotta, Dolph Lundgren, Liam Neeson, Kenneth Branagh, Russell Crowe (especialmente em "Gladiador"), Chevy Chase ("Férias Frustradas" na dublagem clássica) e David Graf (Tackleberry de "Loucademia de Polícia"). Em séries, sua voz é marcante no Bobby Ewing de Patrick Duffy em "Dallas", no Herb Melnick de Ryan Stiles em "Dois Homens e Meio" e no Nick Russo de Ted Wass em "Blossom". Em animações, dublou produções como "Tarzan", "Eu Sou o Máximo" e "Space Ghost Costa a Costa". Triste fiquei demais. Calou-se um mestre!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carolina Ianelli

Carolina Ianelli, repórter da TV Globo de São Paulo. Saiu da Baixada Santista, onde brilhou nas TVs Record e Tribuna, para ganhar a capital e todo o estado.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 16 de abril, são estas:

*100 anos do nascimento de Peter Ustinov, ator falecido em 2004 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "Spartacus" e "Topkapi".

*60 anos de Cocada, ex-futebolista campeão brasileiro pelo Flamengo em 1983 e, sobretudo e especialmente, campeão carioca de 1988 pelo Vasco justamente sobre o ex-clube, do qual fora dispensado anos antes, entrando em campo aos 41 minutos do 2º tempo, marcando aos 44 e sendo expulso aos 45, numa brigalhada com "BR" maiúsculo.

*55 anos de Tosin, ex-futebolista campeão mundial júnior pelo Brasil em 1985 e vice-campeão brasileiro pelo Guarani em 1987 por 1986.

*45 anos de Lukas Haas, ator de filmes como "A Testemunha".

*40 anos de Fernandinho, ex-futebolista campeão por Vitória (Nordeste de 1999 e Baianos de 1999 e 2000), Criciúma (Catarinense de 2005 e Brasileiro Série C de 2006), Cruzeiro (Mineiros de 2008 e 2009), Paraná (Divisão de Acesso de 2012) e Ceará (Nordeste de 2015).

*35 anos de Paul di Resta, automobilista que correu na Fórmula 1 e foi campeão europeu de Fórmula 3.

*30 anos ao triplicado: de Bruno Alves, futebolista do São Paulo e campeão pelo Figueirense (Catarinenses de 2014 e 2015); da estreia do "Doris Para Maiores", programa da Globo apresentado por Doris Giesse somente naquele 1991 e que tinha participação do Casseta & Planeta, sendo um embrião do "Casseta & Planeta Urgente"; e da morte de David Lean, cineasta nascido em 1908 e vencedor do Oscar de diretor por "A Ponte do Rio Kwai" e "Lawrence da Arábia".

*10 anos ao triplicado: da morte de Chinesinho, ex-futebolista nascido em 1935 e campeão por Brasil (Pan-Americano de 1956), Renner (Gaúcho de 1954), Internacional (Gaúcho de 1955), Palmeiras (Paulista de 1959 e Taça Brasil de 1960) e Juventus (Copa da Itália de 1965 e Italianos de 1966 e 1967); da morte de Michael Ritchie, cineasta nascido em 1938 e diretor de filmes como "Assassinato por Encomenda" e "O Rapto do Menino Dourado"; e da morte de Sol Saks, roteirista nascido em 1910 e criador da série "A Feiticeira", produzida de 1964 até 1972.

Clipe do Dia: Selena

Esta cantora nascida e destacada no Texas, filha de mexicanos, completaria 50 anos nesta sexta se não fosse barbaramente assassinada em 1995 pela presidente de seu fã-clube e sua sócia Yolanda Saldívar, condenada por isso à prisão perpétua, num dos crimes mais estúpidos da história das artes. O último disco dela foi lançado postumamente, chama-se "Dreaming of You" e abre com esta canção: "I Could Fall in Love".



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 366 mil dos quase 13 milhões e 800 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.