Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 15 de abril de 2021
Uma noite caótica no esporte bretão

Bem definiu Carlos Oliveira, também conhecido por "Cantadas NFL" (futuro narrador da ESPN, só ela ainda não sabe disso, rs), uma quarta-feira de inúmeras ocorrências, tantas que um só boletim não bastaria. Teve de tudo: eliminação na última pré-grupos da Libertadores, Recopa perdida nos pênaltis, time eliminado marcando um gol de pênalti que não valeu pois a bola "não entrou", time eliminado nos pênaltis depois de empatar 12 minutos além do tempo normal, ambulância, pipa no meio do gramado, expulso revoltadinho quebrando lixeira com chute... Haja!!!

Grêmio confirmou uma nova má realidade brasileira



A fase pré-grupos existe na Libertadores desde 2005. De lá até a edição de 2018, havia apenas um brasileiro eliminado nela mesma: o Corinthians de 2011, diante do Tolima. Exceção das exceções. Mas isso não é mais assim. De 2018 para cá, sempre tem um brasileiro eliminado antes da fase mais quente, seja na segunda ou na terceira prévia. É a Chapecoense naquele ano contra o Nacional do Uruguai, é o São Paulo em 2019 versus o Talleres, é novamente o Corinthians em 2020 diante do Guaraní e, agora, o Grêmio ante o Independiente del Valle.

Mesmo aquém do que um dia já mostrara, o Tricolor poderia ter resolvido a classificação no primeiro tempo mesmo. Saiu na frente num patadaço lindão do Jean Pyerre e perdeu diversas oportunidades preciosas, muitas delas proporcionadas por passes açucarados do próprio Jean Pyerre. Maicon e Ferreira estragaram duas delas, por mais que Ramirez também mandasse bem. O Del Valle não era galinha morta, também dava suas ameaçadas e assustava. Na maior base do "quem não faz, leva", Ortiz empatou no último lance da etapa inicial em golaço de falta. Depois, recebeu um bolaço na cara do Brenno e virou para 2 x 1 ontem e 4 x 2 totais. Já sem o expulso Maicon, os gremistas estavam entregues. Precisariam de mais três gols a partir dali. Nem sequer um a mais obtiveram.

Assim, Renato por Renato, o Paiva levou a melhor sobre os comandados do ainda ausente Portaluppi - que, aliás, pela vez 3ª desde 2019 sofreu com um português na casamata adversária, como já fora com Abel Ferreira e Jorge Jesus. Os gaúchos vão para a Sul-Americana e entram no Grupo H, que tem Lanús, La Equidad e Aragua. Já os equatorianos é que fecharão o Grupo A da Libertadores com Palmeiras, Defensa y Justicia e Universitario.

Também ontem, o Libertad não confirmou a vantagem inicial de 1 x 0 e tomou um baile do Atlético Nacional para 4 x 1 nesta volta e 4 x 2 totais. Os paraguaios vão para a Sul-Americana e pegarão o Atlético Goianiense no Grupo F, que tem ainda Newell's Old Boys e Palestino. Nesta noite, Junior x Bolívar merecerá as atenções de Fluminense e Ceará - a vantagem é boliviana por 2 x 1. Os cariocas aguardam o vencedor no Grupo D da Libertadores, que tem ainda River Plate e Independiente Santa Fe. Já o perdedor encarará os cearenses no Grupo C da Sul-Americana, que ainda possui Jorge Wilstermann e Arsenal. Depois disso, seis semanas seguidas de grupos das duas copas.

Palmeiras e pênaltis: um relacionamento que não dá certo



Pela 3ª vez só neste 2021, os comandados de Abel Ferreira perderam uma disputa de chutes a onze passos da linha fatal, tal qual fora contra o Al Ahly no Mundial em fevereiro e o Flamengo na Supercopa do último domingo. Saiu na frente contra o Defensa y Justicia, ampliando para 3 x 1 a vantagem total. Permitiu a encostada, mas ainda estava na dianteira. Porém, Viña foi expulso e, quando o sinal mudava de amarelo para vermelho, eis que os argentinos conseguiram a virada que forçou a prorrogação em Brasília. Os paulistas poderiam ter triunfado nela, mas Rony jogou um pênalti na mão do goleiro. Na disputa derradeira, Luiz Adriano no poste e Weverton num "tiro de meta" e tudo naufragou.

A Recopa Sul-Americana é apenas o segundo título enorme da história octogenária do Defensa y Justicia, superando a da Copa Sul-Americana por ter sido diante do atual campeão da Libertadores, um clube de história infinitamente mais riquíssima - o que, no entanto, não fez diferença desta vez. Mais uma vez uma equipe de Sebastián Beccacece derrubou um adversário brasileiro, tal qual com o próprio DyJ diante do São Paulo na Sul-A de 2017 e com o Racing versus o Flamengo na Libertadores de 2020. Nas três disputas de pênaltis perdidas, o Verdão chutou 19 vezes e acertou somente 10. Problema crônico a ser muito corrigido, vai que neste ano ela é necessária outra vez?

Na sétima Recopa com Brasil x Argentina, esta foi apenas a segunda vez que os portenhos ganharam, a outra sendo em 2006 com o Boca Juniors diante do São Paulo. Além disso, foi a primeira vez que o campeão da Sul-Americana perdeu o jogo de ida em casa e reviravoltou fora dela para triunfar. O Palmeiras - que começou jogando às 21h30 da quarta, parou de jogar à 0h20 da quinta e voltará a campo às 22h da sexta contra o São Paulo - é o único paulista a não faturar a Recopa, que obtida já fora por São Paulo em 1993 e 1994, Santos em 2012 e Corinthians em 2013.

Um uruguaio no caminho do Bahia

Definição que faltava para fechar o Grupo B da Sul-Americana, no qual ele já sabia que encarará o Independiente e o Guabirá. Deu Montevideo City por 2 x 0 tanto ontem quanto totais diante do Fénix.

Prejuízo inaceitável teve o Ferroviário



Que, por causa disso, tentará a impugnação da eliminação na Copa do Brasil para o América Mineiro, que tomou o empate de 1 x 1 nos acréscimos e ganhou a disputa por pênaltis por 3 x 2 - no entanto, os cearenses tiveram um gol legitimérrimo com "LE" maiúsculo de Adílson Bahia inexplicavelmente não validado na primeira cobrança, mesmo com o auxiliar de linha de fundo nem digo na cara e sim "no focinho" do lance. Por todos os ângulos, como diria Odinei Ribeiro, nota-se que a bola entrou não um tantinho ou um tantão, mas totalmente. Nem assim o gol foi confirmado. Barbeiragem inaceitável. Nem sei se o jogo será anulado, até acho que não por uma série de motivos - cito um de 2005, quando algo igualzinho prejudicou o Internacional e favoreceu o Paulista, e tudo foi mantido. Mas que o direito do Ferrim de protestar é obrigatório, é. Acho até que deveria exigir ressarcimento dos árbitros da partida e da CBF.

Enquanto isso, metade do Rio Grande do Norte sorriu e metade lastimou. A metade lastimada foi a do América, que empatava até 38 do segundo, quando o Cruzeiro fez o 1 x 0 da classificação para a 3ª fase - aliás: mais uma partida sem a defesa azul ser vazada, 5ª com o adversário celeste passando em branco (e nos últimos nove jogos, somente dois gols foram marcados pelo vencedor América Mineiro e pelo empatado São Raimundo de Roraima).



Já a metade sorridente foi a do ABC, mas com sufoco máximo. Com direito a uma pipa passando pelo Frasqueirão aos 37 minutos do segundo tempo (será que era aquela do vovô que não sobe mais?), vencia o Botafogo até 12 minutos além do tempo regulamentar - acréscimos necessários em maioria devido à parada para o botafoguense Matheus Frizzo ser levado para um hospital depois de um violento choque de cabeças com Janderson. O 1 x 1, na verdade, só fez demorar um pouco mais o triunfo abecedista, confirmado num 4 x 1 com dois chutes errados dos cariocas, que pela 4ª vez consecutiva foram eliminados da CB por um time que não da Série A nacional no ano correspondente, tal qual fora contra Aparecidense em 2018, Juventude em 2019 e Cuiabá no ano passado.

Cuiabá, aliás, que vai a campo hoje fora de casa contra o 4 de Julho, em quinta-feira que tem ainda Joinville x Atlético Goianiense e Avaí x um encrencado estadualmente FC Cascavel - encrencado estadualmente pois lidera o Campeonato Paranaense, mas fui saber hoje pelo Fernando Rudnick no UmDois Esportes que  tá com ameaça de perda de pontos por ter usado um jogador não profissionalizado diante do Paraná, o que fere o regulamento.

Outros destaques de ontem e de hoje

Campeonato Paulista A 9ª rodada teve um jogo disputadíssimo no Morumbi. O Guarani saiu na frente, o reservão do São Paulo virou, tomou a igualdade, mas chegou a um 3 x 2 bastante comemorado ao último apito. Tricolores líderes do Grupo B, com 16 pontos em sete jogos, e bugrinos em 3º no D, com 5 em seis. Esta noite, tem Internacional x Red Bull Bragantino pela 5ª rodada. Ah, quanto ao calendário divulgado pela Federação para encerrar a 1ª fase em 9 de maio e terminar o campeonato em 23: sem comentários. Não comentários publicáveis neste horário.

Campeonato Carioca A 9ª rodada terá hoje Flamengo x Vasco, mais uma tentativa cruzmaltina de voltar a vencer o "Clássico dos Milhões" depois dos 2 x 0 de 24 de abril de 2016, depois disso sendo de 17 enfrentamentos a invencibilidade dos rubro-negros, que hoje terão força máxima.



Campeonato Gaúcho A 10ª rodada foi aberta por Aimoré 1 x 6 Internacional, que teve de tudo: o reserva capilé Jean Roberto quebrando uma lixeira com um chute ao deixar o campo à força após "se recusar-se a si mesmo e vice-versa" a deixá-lo por ser expulso; viventes trepando numa árvore para tirar uma foto do Cristo Rei; Cuesta expulso; Patrick perdendo pênalti; Thiago Galhardo marcando três vezes, uma em pênalti esnobadíssimo e as outras nos gols mais fáceis da vida dele (o 3º, segundo o historiador colorado Raul Pons, é o de número 11 mil do Colorado); Guerrero voltando a anotar depois de oito meses (desde a derrota pro Fluminense); e a primeira sena do Inter desde os 6 x 0 no Vasco em 2 de setembro de 2015. Os vermelhos lideram com 20 pontos.

Campeonato Paranaense A 5ª rodada teve Rio Branco 1 x 1 Londrina. Tomando a igualdade aos 50 do segundo, o Tubarão do estreante treinador Roberto Fonseca está em 7º, com 4 pontos em quatro jogos.

Campeonato Pernambucano Novo time do Umberto Louzer (que deixou a Chapecoense, na qual conquistou a Série B e o Catarinense em 2020), o Sport tocou 3 x 0 no Vitória das Tabocas pela 6ª rodada e está em 2º, com 11 pontos.

Campeonato Baiano O Vitória perdeu uma invencibilidade de 10 partidas ao sofrer 1 x 0 do Doce Mel pela 7ª rodada, estando em 8º com 6 pontos em cinco partidas.

Campeonato Maranhense A 5ª rodada teve Moto Club 2 x 1 Sampaio Corrêa, que está em 2º com 13 pontos em seis jogos.

Campeonato Sergipano A 5ª rodada teve Confiança 2 x 1 Sergipe, vencedores em 3º com 12 pontos no Grupo B.

Campeonato Goiano A 7ª rodada teve Goiás 1 x 1 Aparecidense e Iporá 0 x 0 Vila Nova. Ambos no Grupo B e ambos com oito compromissos, o Tigre está em 2º com 14 pontos e o Esmeraldino em 3º com 11.



Liga dos Campeões da UEFA O Manchester City deu de ombros para o Borussia em Dortmund e ganhou por 2 x 1 para 4 x 2 totais e primeira presença na semifinal depois de cinco anos, primeira sob o comando do Josep Guardiola. Já o Real Madrid voltou à semi depois de dois anos de queda nas oitavas e o 0 x 0 com o Liverpool bastou devido aos 3 x 1 totais. Teremos Paris Saint Germain x Manchester City e Real Madrid x Chelsea nas semifinais em 27 e 28 de abril e 4 e 5 de maio, daí saindo os dois que estarão no Olímpico de Istambul em 29 de maio. A penúltima fase desta temporada reúne 14 títulos. Tá bom que 13 deles são só dos merengues e mais um do Chelsea, mas e daí? (risos)

Liga Europa Volta das quartas tendo hoje Manchester United x Granada (vantagem inglesa por 2 x 0), Roma x Ajax (vantagem italiana por 2 x 1), Slavia Praga x Arsenal (1 x 1) e Villarreal x Dinamo Zagreb (vantagem espanhola por 1 x 0).

D'Alessandro completa 40 anos nesta quinta



Maior ídolo do Internacional pós-título mundial, hoje ele está no Nacional do Uruguai. Pelos gaúchos, conquistou sete estaduais, a Sul-Americana de 2008, a Copa Suruga de 2009, a Recopa Sul-Americana de 2011 e sua maior conquista, a Libertadores de 2010. Além do Colorado, ele se destacou no River Plate em dois momentos, ganhando três Argentinos, uma Copa da Argentina e a Recopa Sul-Americana de 2016. Pela seleção, como pegou a péssima fase de décadas dos profissionais, tem como glórias o mundial de juniores em 2001 e o ouro olímpico em 2004.

Curtinhas Esportivas

Futebol liberado em Curitiba Jogos permitidos na capital paranaense, o que não ocorre desde 9 de março.

Manoel trocou o Cruzeiro pelo Fluminense O zagueiro assinou até abril de 2023.

Amanhã tem sorteio do futebol olímpico feminino No qual estarão Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, Suécia e Zâmbia. Sorteio às 5 da madrugada.

Itália terá público na Eurocopa Roma foi liberada para ter até 25% de plateia no Olímpico durante o torneio.

Só 10 partidas de suspensão por racismo? Kudela, do Slavia Praga, tomou essa punição da UEFA pelos insultos raciais a Kamara, do Rangers, no jogo entre eles no mês passado. O detalhe é que o atleta do clube escocês também foi punido, três partidas por ter agredido justamente seu agressor. Proporção descabida.

Taubaté saiu na frente diante de Minas 3 x 2 (25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11) na primeira decisiva da Superliga Masculina. Se amanhã der Taubaté de novo, é bicampeão. Se der Minas, tudo fica para domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Rádio Banda B de luto: morreu Michel Micheleto O diretor executivo da emissora de Curitiba tinha 59 anos e partiu hoje por decorrência do coronavírus após quase um mês de internação. Consternação absoluta entre os funcionários. Michel também presidia a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e foi advogado, palestrante e administrador de empresas, sendo figura vital para o proprietário e comunicador Luiz Carlos Martins.



Milton Parron e Fernando Mitre retornaram à redação da Bandeirantes Com a vacinação completa, dois dos nomes mais fundamentais do jornalismo da rede voltaram à sede da emissora após mais de um ano de teletrabalho. Parron é o comandante do Centro de Documentação e Memória (CEDOM) da Rádio Bandeirantes, apresentador do "Memória" nos finais de semana e um dos maiores preservadores da história do rádio brasileiro, com um trabalho sem igual neste sentido exercido na emissora há mais de 20 anos. Já Mitre permanecia no ar a partir de casa com comentários gravados para os noticiários de TV e participações especiais no "Canal Livre".

Mais um programa para Luís Ernesto Lacombe na RedeTV! Estreia hoje "Agora com Lacombe", às 23h30.

O que fizemos de ruim para merecer isso, Globo? "Vai que Cola", humorístico já mostrado na madrugada, agora aos sábados a partir de 8 de maio, depois de "Império". O brasileiro não tem um dia de paz!!!

"O Bom Doutor" retorna hoje no Plim-Plim O 3º ano da série começa às 23h40 - isto é: previsto está para este horário, mas bem sabemos que periga começar ali pela meia-noite por causa do "Big Brother Brasil".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Francesca Piccinini

Francesca Piccinini, ex-voleibolista. Sua aposentadoria aos 42 anos foi anunciada hoje pela federação italiana. Até poucas semanas atrás, seu último clube foi o Busto Arsizio. Piccinini obteve grandes títulos pela seleção nacional, como o mundial em 2002, a Copa do Mundo em 2007 e o europeu em 2009.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 15 de abril, são estas:

*125 anos do encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas, os primeiros da Era Moderna.

*90 anos do nascimento de Genival Lacerda, cantor que infelizmente nos deixou este ano por causa do coronavírus.

*55 anos de "Aftermath", disco dos Rolling Stones que trouxe um de seus clássicos, "Lady Jane".

Clipe do Dia: Joey Ramone

Nascido em 1951, o vocalista dos Ramones morreu há 20 anos completados nesta quinta. Poderia trazer um rockaço aqui, claro, mas até para ressaltar a versatilidade não só dele, mas da banda em si, destaco esta lindeza de 1980 que é a versão Ramone para "Baby I Love You", tema original das Ronettes em 1963.



Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 362 mil dos quase 13 milhões e 700 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.