Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 14 de abril de 2021
Vantagem federal do Santos na capital federal



Mais do que sólida, dá para dizer que a classificação do Santos foi sólida, líquida e até mesmo gasosa para a fase quente da Libertadores, entrando no Grupo C com The Strongest, Barcelona e especialmente Boca Juniors, seu adversário na última semifinal. Dois gols, o primeiro deles uma pérola do Marcos Leonardo na linha de fundo e sem ângulo, e a vantagem subiu de dois para quatro no placar total. O San Lorenzo ainda obteve o empate na volta, mas o 2 x 2 só resultou em 5 x 3 totais. Nada que desta vez (diferentemente da tensão de quando estava 2 x 1 na ida) causasse incômodo pra valer nos comandados de Ariel Holán no cumprimento do objetivo. Dá para comemorar hoje os seus 109 anos sem amargor no bolo. Jogando na capital federal, o Peixe confirmou uma vantagem federal.

Nesta noite, o Grêmio precisará ganhar do Independiente del Valle por 1 x 0 ou por dois ou mais de diferença para ir ao Grupo A com Palmeiras, Defensa y Justicia e Universitario. Se não reviravoltar a desvantagem de 2 x 1, parará no H da Sul-Americana com Lanús, La Equidad e Aragua. Grêmio, que vive um surto de coronavírus com nove infectados nas últimas duas semanas: Paulo Miranda, o preparador físico Reverson Pimentel (estes dois já regressados), Renato Portaluppi, Vanderson, Paulo Victor, Victor Ferraz, Emanuel, David Braz e agora Diogo Barbosa. Desde o começo da pandemia, é o primeiro grande surto da doença no futebol do Rio Grande do Sul, pelo que me lembro.

Também hoje, o Atlético Goianiense ficará de olho na terceira prévia da Libertadores pois o perdedor de Atlético Nacional x Libertad irá para o Grupo F da Sul-Americana com ele, Newell's Old Boys e Palestino. A vantagem é paraguaia por 1 x 0 e qualquer vitória por um gol não bastará para os colombianos.

Os destaques de ontem e de hoje

Recopa Sul-Americana Com 2 x 1 de vantagem, o Palmeiras enfrenta hoje o Defensa y Justicia.

Copa Sul-Americana Brasileiros atentos à prévia uruguaia pois classificados irão para seus grupos. O Peñarol tocou 4 x 1 no Cerro Largo e, com 6 x 3 totais, jogará no E com Corinthians, Sport Huancayo e River Plate do Paraguai. Hoje, o Bahia saberá quem irá pro B com ele, Independiente e Guabirá. 0 x 0 na ida para Fénix x Montevideo City.

Copa do Brasil A 2ª fase teve Cianorte 1 x 0 Santa Cruz (mas nem na CB, Santinha???), Paysandu 1 x 2 CRB e CSA 1 x 1 Remo + 5 x 6 (tanto em Alagoas quanto no Pará, metade alegre e metade triste). Hoje, teremos América Mineiro x Ferroviário, América de Natal x Cruzeiro e ABC x Botafogo.



Campeonato Paulista A 9ª rodada teve Ferroviária 2 x 1 Corinthians, com um gol irregular do Timão validado (a bola saiu pela lateral no começo da jogada, conforme bem mostrou a câmera alta por trás do gol - a sombra engana e não é porque uma parte dela ainda estava sobre a linha que necessariamente uma mínima parte da bola estivesse sobre ela), um gol irregular da Ferrinha bem discutível (teve ou não teve interferência do impedido na ação do Cássio?) e uma virada nos 20 minutos finais, assinalada por um sapataço do Xandão em falta cobrada aos 43 minutos. O Coringão perdeu a invencibilidade de 10 partidas e ainda segue liderando o Grupo A, agora com 14 pontos em sete jogos. Hoje, São Paulo x Guarani se enfrentam também pela 9ª rodada.

Outros jogos de hoje Gaúcho, 10ª rodada, Aimoré x Internacional; Paranaense, 5ª rodada, Rio Branco x Londrina; Pernambucano, 6ª rodada, Sport x Vitória; Baiano, 7ª rodada, Vitória x Doce Mel; Maranhense, 5ª rodada, Moto Club x Sampaio Corrêa; Sergipano, 5ª rodada, Confiança x Sergipe; e Goiano, 7ª rodada, Iporá x Vila Nova e Goiás x Aparecidense.



Liga dos Campeões da UEFA O gol fora de casa eliminou o atual campeão. O Bayern de Munique até venceu por 1 x 0, mas com 3 x 3 totais quem se deu bem foi o Paris Saint Germain, que hoje saberá se pegará Borussia Dortmund ou Manchester City (vantagem inglesa por 2 x 1). Já o Chelsea tomou 1 x 0 do Porto, mas havia feito 2 x 0 na ida e voltou à semifinal depois de sete anos, sabendo hoje se será contra Liverpool ou Real Madrid (vantagem de 3 x 1 dos espanhóis, que ontem tiveram confirmada a reeleição até 2025 do presidente Florentino Perez).

Curtinhas Esportivas

Troca de pernambucano na Série D A desistência que por pouco não aconteceu na Copa do Nordeste agora ocorreu na "quartona tupiniquim". Salgueiro fora e vai o Central para o Grupo 3, que terá ABC, América de Natal, Atlético Cearense, Caucaia, Campinense, Treze e Sousa. 11ª participação da Patativa na Série D.

Surto de Covid-19 na Seleção Feminina A CBF confirmou cinco infecções no grupo que treina na Granja Comary desde o último dia 5. Apenas não confirmaram nomes, só que são dois membros da comissão técnica e três jogadoras. Uma delas, sabemos através da Isabelly Morais, é a goleira Nicole Ramos, do Napoli de Caçador. Esse caso da Seleção Feminina, o que citei mais acima do Grêmio masculino e outros inúmeros, tantos e incontáveis desde que a pandemia começou. Futebol "seguro", protocolos que "protegem"... só acredita nisso quem quer.

Começa a final da Superliga Masculina Taubaté e Minas abrem a decisão melhor-de-três nesta noite.

Brasileiras do basquete barradas na Colômbia A seleção não poderá disputar o Sul-Americano pois o país-sede está barrando o ingresso de brasileiros por sermos o epicentro do coronavírus na América - isso já havia acontecido no começo deste ano com a seleção masculina pelas Eliminatórias. Só que aí vem outro problema, me toquei dessa por observação do Demétrio Vecchioli: sim, as gurias estão asseguradas na AmeriCopa, que está marcada para Porto Rico e classificará para o Mundial. Problema: também em Porto Rico não aceitam brasileiros. Estão "contentes", pessoas ruins que estimulam o negacionismo e atravancam o avanço do tratamento à doença????

Definidos os play-offs do Novo Basquete Brasil Os quatro primeiros foram diretamente para as quartas-de-final e as oitavas definirão seus adversários em melhor-de-três. Ficamos assim para as quartas: Bauru ou Caxias do Sul x Paulistano, Corinthians ou Pato x São Paulo, SESI/Franca ou Fortaleza x Minas e Mogi ou Unifacisa x Flamengo. As partidas das oitavas acontecerão tanto no Rio de Janeiro quanto em Minas Gerais.



Flamengo campeão da Liga dos Campeões das Américas! Tinha público, o adversário era anfitrião, o Real Estelí apertou o marcador final, mas os cariocas conquistaram o caneco que perdido fora no ano passado. 84 x 80 e, sete anos depois, o rubro-negro atingiu o topo no basquete continental. Parabéns, Mengão!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Estreou o "Balanço Geral CE Manhã" Desde ontem, Luciana Ribeiro apresenta o novo jornalístico das 6h30 às 7h30, quando entra o "CE no Ar", que até anteontem preenchia as duas horas locais da TV Cidade.

A nova executiva-chefe da CNN Brasil Será Renata Afonso, que trabalhou por 18 anos na TV TEM, afiliada da Globo em quatro áreas do interior de São Paulo, sendo nos últimos 14 a diretora geral. Antes, ela trabalhou na RedeTV! (na qual criou o "Late Show", da Luísa Mell), na produção executiva da HBO, na Bandeirantes (participou da criação do "H", de Luciano Huck) e na produção executiva da MTV (na qual criou o "Barraco MTV"). Na TV TEM, sei pelo Anderson Scardoelli no Comunique-se que o substituto na direção geral será Vinícius Garrido, que era diretor financeiro e administrativo, tendo 24 anos na firma, desde ainda a antiga TV Aliança Paulista de Sorocaba.

Dudu Camargo mal voltou e já sumiu Retornado anteontem de férias, o apresentador do SBT perdeu o "Primeiro Impacto" de hoje, sendo substituído primeiro por Marcelo Bittencourt até 5h e depois por Darlisson Dutra (seu substituto nas férias) até 6h30, quando chegou Marcão do Povo. Sei pelo Thiago Forato no NaTelinha que Dudu perdeu a hora e chegou na emissora às 4h30, já com meia hora de jornal no ar. É irresponsabilidade que chama, né?

Pedro Bial na TV Cultura esta noite Liberado pela Globo, o apresentador do "Conversa com Bial" participará do "Manhattan Connection", às 22h, como convidado especial de Lucas Mendes e associados.

Luto em Hollywood: morreu Lee Aaker O molequinho que fez o Cabo Rusty em "As Aventuras de Rin Tin Tin" de 1954 até 1959 estava com 77 anos e não se recuperou de um derrame sofrido em 1º de abril. A série clássica tem sido reprisada pelo SBT há alguns meses, atualmente indo ao ar aos sábados, às 18h45.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 14 de abril, são estas:

*85 anos do nascimento de Kenneth Mars, falecido em 2011 e ator de filmes como "O Jovem Frankenstein" e "Primavera Para Hitler".

*80 anos da sanção da imbecil, estúpida e idiota Lei 3.199, baixada pelo presidente Getúlio Vargas e que cerceou o direito das mulheres à prática de modalidades esportivas como o futebol, decreto findado em 1979, mas cuja regulamentação aconteceu somente em 1983.

Bela do Dia: Kate Upton

Kate Upton, super modelo. O Daily Mail publicou que ela, o jogador Ozil e Eva, a "Deusa" Longoria, compraram em sociedade uma parte do Necaxa, clube do México.

*60 anos ao dobrado: de Humberto Martins, ator de novelas da Globo como "Mulheres de Areia", "Quatro por Quatro", "Kubanacan", "Caminho das Índias", "Gabriela", "Totalmente Demais" e "A Força do Querer"; e de Robert Carlyle, ator de filmes como "Sem Limites", "Ou Tudo ou Nada" e "007 - O Mundo Não é o Bastante".

*45 anos da morte de Zuzu Angel, estilista nascida em 1921 e marcada no período da ditadura militar pela procura do filho Stuart Angel, desaparecido político - após sua morte, ela seria homenageada em música por Chico Buarque, em livro por José Louzeiro, no sambódromo pela Em Cima da Hora e no cinema em filme onde Patrícia Pillar a interpretou.

*40 anos da morte de Victor Assis Brasil, saxofonista nascido em 1945.

*35 anos ao dobrado: de Thaila Ayala, atriz de novelas como "Malhação" (2007) e atualmente revista na Globo em "Ti Ti Ti", além de fazer filmes como "Pica-Pau"; e da morte de Simone de Beauvoir, escritora nascida em 1908 e uma das grandes ativistas feministas de todos os tempos.

*25 anos de Abigail Breslin, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "Pequena Miss Sunshine".

*20 anos da estreia do "Disney Cruj", programa exibido pelo SBT até o fim de 2002 e que continuou o "Disney Club", iniciado em 1997.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 358 mil dos mais de 13 milhões e 600 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.