Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 10 e 11 de abril de 2021
Prejudicado, sim, mas "se-prejudicou-se a si mesmo e vice-versa"



É o Grêmio na 3ª e última pré-grupos da Libertadores. Sim, muito prejudicado foi pela erradíssima marcação de impedimento por parte de Mariana de Almeida no que seria um golaço do Ferreirinha para 2 x 0 - Diego Souza abrira os trabalhos. Mas volta e meia digo que é possível superar dificuldades diversas, erros de arbitragem entre elas. Havia tempo para os comandados do desta vez na casamata ausente Renato Portaluppi conseguirem algo melhor, quem sabe o próprio segundo gol. Aí entra o "se prejudicou-se a si mesmo e vice-versa", como diria o Sr. Redundância Redundante. O Independiente del Valle criou muitas oportunidades e duas delas pararam no alvo com Faravelli, uma delas em penalidade máxima bocozérrima que resultou na expulsão do Ruan. 2 x 1 acabou ficando barato.

A sorte tricolor é que gol fora de casa conta como desempate e basta um simples 1 x 0 na próxima quarta para assegurada ser a presença no Grupo 1 ao lado de Palmeiras, Defensa y Justicia e Universitario. Problema é que um gol dos liderados por Renato Paiva e os gremistas serão forçados a marcar três para chegar aos dois de diferença - aliás, diga-se de passagem: outro treinador português no caminho azul gaúcho, depois de Jorge Jesus e Abel Ferreira. Não é a música do Djavan, mas é a legítima sina. Não é uma missão tão simples, conforme o que se viu nesta sexta. Tensão à vista na Arena. E no mais, é outra coisa que tem um tempão que falo: o VAR é muito bom e muito útil, o problema não é ele e sim quem o opera. Existisse ontem, fosse bem operado e o gol do Ferreira seria validado.

Os destaques deste fim-de-semana

*Obs.: lembro sempre que, durante os Estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileiro.

Supercopa do Brasil Pela segunda vez, Flamengo e Palmeiras decidirão diretamente um título oficial. Em 1999, o Mengão faturou a Mercosul numa eletrizante decisão de 13 gols em dois jogos, dando o troco pela eliminação nas quartas da Copa do Brasil de nove gols em duas partidas no mesmo ano. O rubro-negro quer o bicampeonato em sua terceira Supercopa e o alviverde quer mais uma conquista inédita. Havia uma dúvida sobre a bola rolar ou não em Brasília, mas o STJ cassou uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que restringia as atividades às exclusivamente essenciais como tentativa de frear o avanço do coronavírus e tudo está liberado.

Campeonato Paulista Retomado será já neste fim-de-semana, mas com partidas apenas a partir das 8 da noite - igual tem sido aqui no Rio Grande do Sul desde o fim de fevereiro. Então, 9ª rodada tendo no sábado Santos x Botafogo e São Bento x Red Bull Bragantino, e a 11ª tendo no sábado São Paulo x São Caetano e no domingo Guarani x Corinthians.

Campeonato Carioca 9ª rodada tendo no sábado Volta Redonda x Botafogo e no domingo Fluminense x Nova Iguaçu.

Campeonato Mineiro 9ª rodada tendo no domingo Cruzeiro x Atlético (clássico que marca os 100 anos que o jogo maior das alterosas completará no sábado que vem) e Tombense x América. Chegou a haver uma possibilidade de toda a rodada ser suspensa devido a uma recomendação dos Ministérios Público do Trabalho, Federal e do Estado para que o torneio fosse paralisado por 48 horas devido ao aumento nos casos de Covid-19 em Minas Gerais, mas a Federação assegurou a realização de todas as partidas deste fim-de-semana.

Campeonato Catarinense 9ª rodada tendo no sábado Chapecoense x Próspera e Brusque x Hercílio Luz e no domingo Avaí x Concórdia.

Copa do Nordeste 8ª e última rodada tendo no sábado 4 de Julho x Vitória, Bahia x ABC, Ceará x Salgueiro, Confiança x Fortaleza, CRB x Altos, Sampaio Corrêa x CSA, Treze x Sport e o "amistoso entre lanternas" Santa Cruz x Botafogo da Paraíba. Quatro quadrifinalistas já definidos: Ceará e CRB no Grupo A e Fortaleza e Vitória no B. Vagas restantes entre Bahia, Sampaio, Treze, Confiança e 4 no A e Altos, CSA, ABC e Salgueiro no B.

Campeonato Pernambucano 7ª rodada tendo no domingo Retrô x Náutico.

Campeonato Goiano 8ª rodada tendo no domingo Vila Nova x Goiás.

Campeonato Mato-Grossense 8ª rodada tendo no domingo Cuiabá x Luverdense.

Campeonato Paraense Suspenso o Paysandu x Tuna Luso desta sexta devido a uma forte ventania que chegou a "nocautear" o placar eletrônico da Curuzu a minutos do primeiro trilar de apitante. Depois de uma hora, os responsáveis pelo jogo decidiram fazê-lo outro dia, que não se sabe ainda qual será.

Curtinhas Esportivas

Arquivado o caso Gerson x Ramírez Não foram adiante as acusações de racismo feitas pelo jogador do Flamengo contra o atleta do Bahia na partida entre eles pelo Brasileirão em dezembro. O Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou não haver provas suficientes para o indiciamento da Polícia Civil ser sustentado.

Milton Bivar reeleito presidente do Sport Mantido no comando até o fim de 2022, ganhou o pleito mais apertado da história do clube ao ter 1.023 votos, apenas e tão somente 38 acima do adversário Nelo Campos. A votação teve tensão, tumulto e aglomeração completamente indevida para estes tristes tempos pandêmicos.

Empresário aciona o Internacional na FIFA Jorge Machado está querendo grana de comissões em negócios que o clube não repassou há cinco anos, conforme notícia inicial do Eduardo Gabardo na Rádio Gaúcha. Se tem direito ao dinheiro, que cobre. Mas por que não cobrar quando a direção do período em questão ainda estava lá?

Mano Menezes vai treinar na Arábia Saudita É o novo ocupante da casamata do Al Nassr.

Público na Eurocopa Foi confirmado (25% da capacidade, no caso) em oito das 12 sedes: Amsterdã, Baku, Bucareste, Budapeste, Copenhague, Glasgow, Londres e São Petersburgo. A UEFA deu até o próximo dia 19 um prazo para Bilbao, Dublin, Munique e Roma darem informações adicionais sobre seus planos e também a situação do combate ao coronavírus. Sei lá... Bom, eles devem saber o que fazem... ou não sabem.

Liga dos Campeões das Américas Bolas e mais bolas no cesto para definir os semifinalistas neste sábado em São Paulo x San Lorenzo, Flamengo x Caballos, Minas x Quimsa e SESI/Franca x Real Esteli.

Superliga Masculina Finalistas definidos neste sábado, só um deles ou nenhum? Se Minas e Taubaté vencerem, história resolvida. Mas se Itapetininga e Renata de Campinas triunfarem, tira-teima na segunda-feira.

Domingo: 25 anos da CBN/Diário de Florianópolis



Uma das mais longevas afiliadas da rede noticiosa do Sistema Globo de Rádio está aniversariando. Sucessora da Diário da Manhã inaugurada originalmente em 1995, possui desde o começo uma forte e destacada programação regional no jornalismo e no esporte, com nomes como Mário Motta e Renato Igor como alguns dos seus principais. Uma curiosidade é que até hoje a CBN/Diário (que somente neste 2021 chegou ao FM através de prefixo alugado, deixando de ser apenas e tão somente AM) preserva no programa matinal ancorado pelo Mário e atualmente também por Eveline Poncio local o nome original dos anos 90: "Notícia na Manhã". Se fosse para ser seguido o padrão da rede de duas décadas para cá, a atração deveria se chamar "CBN Florianópolis". Bem, noves fora essa bobagem absolutamente irrelevante, fato é que falamos de uma das principais rádios do Sul do país, indiscutivelmente.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Desconforto no "Atualidades Pampa" Soube dessa pelo Matheus Fraga: começa o programa desta sexta na afiliada da RedeTV! no Rio Grande do Sul e a apresentadora Magda Beatriz se diz emocionada, não conseguindo seguir adiante e pedindo à colega Ali Klemt para fazer a abertura. Quando Ali chamou o primeiro destaque do comentarista Tiago Albrecht, deu para escutar Magda dizendo com o microfone desligado: "tem gente grosseira junto comigo". Resta saber a quem ela se referia, mas tem cara de ter sido algo de minutos antes.

Tragédia em Salvador: produtor da Record foi assassinado José Bonfim Pitangueiras se dirigia à emissora na manhã desta sexta quando foi atacado por dois homens em um carro branco, que dispararam mais de 10 tiros e fugiram após o crime. Emocionado com a tragédia, o apresentador José Eduardo dedicou o "Balanço Geral BA" ao colega, foi bem contido na apresentação e afirmou que cobrarão uma solução das autoridades.

Repórter da Globo quase foi furtado em São Paulo Walace Lara estava por entrar no "SPTV - 2ª Edição" desta sexta diretamente da Praça da República quando por duas vezes gangues de bicicleta tentaram levar seu celular. Felizmente ele escapou em ambas, nem por isso menor a tensão. O repórter contou a situação no ar antes de informar sobre o retorno da fase vermelha no estado e disse que a reclamação de tais perigos é enorme na região.

Otimismo sim, Manuela Dias, mas assim exagerou muito Com gravações encerradas pela Globo ainda em novembro do ano passado, "Amor de Mãe" terminou nesta sexta com um cenário que quisera Deus fosse verdade pois aliviador demais seria, mas que lamentavelmente está oceanicamente longe da realidade: metade da população mundial vacinada contra a Covid-19 e crise sanitária superada no Brasil ainda em 2020, com direito a aglomeração em bar e tudo. Cada vez mais concluo que, no fim das contas, realista era eu mesmo, que ainda na metade do ano passado comentava com amigos nas redes sociais que, devido à péssima condução do país no combate à doença, temia demais que tudo seguisse assim até lá pela metade ainda de 2022. Dói demais perceber que não deverá fugir muito disso mesmo. Bem, a partir de segunda o comendador José Alfredo retornará pois reprisarão "Império".

Homenagens da TV Cultura a Ismael Ivo Bailarino e coreógrafo de renome internacional, ele foi vitimado pelo coronavírus na quinta-feira e programas com sua participação estão sendo reprisados neste fim-de-semana. A sexta-feira teve um "Roda Viva" com ele entrevistado em 2018, o sábado terá às 23h um "Fortíssimo" de 2006 sobre seus diversos trabalhos e o domingo para segunda terá à 1h um "Figuras da Dança" de 2012.

Luto no rap: morreu DMX Vitimado aos 50 anos o rapper americano de três décadas e meia de carreira. No fim da semana passada, ele teve um ataque cardíaco decorrente de uma overdose de drogas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Domingo: 40 anos da TV Bandeirantes Bahia



Aniversário chegando para uma das emissoras próprias da Rede Bandeirantes de Televisão, que abrange não apenas o estado de origem, mas desde 2003 também Sergipe, além de ser a cabeça-de-rede da Bandeirantes Nordeste (rede regional das afiliadas da região). A data não será esquecida e sim muito celebrada através de 12 programas temáticos durante todo este ano, dois deles exibidos neste fim-de-semana: no sábado às 18h50, um especial de meia hora mostrando a chegada da Bandeirantes à Bahia e as principais notícias destas quatro décadas; e no domingo às 20h, um show histórico ocorrido em 2000 e que reuniu "só" Luciano Pavarotti, Maria Bethânia e Gal Costa.

Entre os próximos especiais, haverá um dedicado à relação de Ricardo Boechat com os baianos, outro mostrando a união de Daniela Mercury com a emissora, outro sobre o "Band Folia" e daí por diante. Além disso, a história do canal 7 de Salvador virará livro a ser lançado em breve, traçando uma narrativa de linha de tempo. Atualmente, a Bandeirantes Bahia tem atrações como "Band Cidade", "Nordeste Urgente" (matinal estreado recentemente e que passa em todos os estados da região), "Brasil Urgente BA", "Band Mulher", "Band Entrevista" e "Jogo Aberto Bahia". Nas últimas duas décadas, a emissora revelou várias jornalistas que se destacariam inclusive nacionalmente, casos de Rosana Jatobá, Ticiana Villas Boas, Jéssica Senra, Rita Batista e a recentemente regressada Mariana Monteiro.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 10 de abril, são estas:

*100 anos do nascimento de Chuck Connors, ator falecido em 1992 e que fez o Lucas da série "O Homem do Rifle" de 1958 até 1963.

*80 anos do Guarani de Juazeiro do Norte, campeão da segundona cearense em 2004 e 2006 e da Taça Fares Lopes em 2012 e 2016.

*75 anos do nascimento de David Angell, roteirista falecido em 2001 (na tragédia de 11 de setembro) e um dos criadores das séries "Wings" e "Frasier".

*55 anos da estreia do "Programa Hebe" na Record, onde permaneceria até 1973.

*40 anos ao dobrado: do primeiro Boca Juniors x River Plate de Maradona, que marcou um gol nos 3 x 0 dos xeneizes pelo Metropolitano (foi também o primeiro superclássico argentino narrado pelo lendário Victor Hugo Morales); e de Joseane de Oliveira, eleita Miss Brasil em 2002 e que perdeu o cargo no começo do ano seguinte quando descoberta sua condição de casada durante participação no "Big Brother Brasil", da Globo, no qual competiria outra vez em 2010, um ano após ser apresentadora do "Studio Pampa" na afiliada da RedeTV!.

*35 anos ao dobrado: de Kompany, futebolista do Anderlecht (bi belga em 2004 e 2005) e campeão pelo Manchester City (quatro Ingleses, duas Copas da Inglaterra, duas Supercopas e quatro Copas da Liga Inglesa); e de Fernando Gago, ex-futebolista campeão por Argentina (mundial júnior em 2005 e ouro olímpico em 2008), Boca Juniors (dois Argentinos, a Sul-Americana de 2005 e bi da Recopa Sul-Americana em 2005 e 2006), Real Madrid (dois Espanhóis, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha) e Vélez Sarsfield (um Argentino).

*10 anos da morte de Nilza, ex-basquetebolista nascida em 1942 e campeã dos Pan-Americanos de Winnipeg 1967 e Cáli 1971, ano de bronze no Mundial disputado em casa.

As deste domingo, 11 de abril, são estas:

*95 anos do nascimento de José Poy, ex-futebolista falecido em 1996 e campeão pelo São Paulo tanto como goleiro (Paulistas de 1948, 1949, 1953 e 1957) quanto como técnico (Paulista de 1975).

*70 anos de Fito Neves, ex-futebolista hepta estadual pelo Bahia de 1973 até 1979 e treinador campeão pernambucano pelo Santa Cruz em 1995.

*45 anos de Tcheco, atual treinador do FC Cascavel e ex-futebolista campeão por Paraná (bi estadual de 1996 e 1997), Malutrom (Módulos Verde e Branco da Copa João Havelange de 2000), Coritiba (Série B de 2010 e Paranaense de 2003, 2011 e 2012), Grêmio (bi gaúcho em 2006 e 2007) e Al-Ittihad (um Saudita, duas Ligas dos Campeões da Ásia, uma Liga dos Campeões da Arábia, uma Copa da Coroa do Príncipe e uma Supercopa do Egito).

*40 anos ao dobrado: de Fernanda Burger, repórter da Record Litoral e ex-Record paulistana; e de Alessandra Ambrósio, supermodelo da Victoria's Secret e atriz da novela "Verdades Secretas" na Globo.

*35 anos de Gregório Duvivier, humorista apresentador do "Greg News" na HBO desde 2017 e um dos criadores do Porta dos Fundos.

*30 anos de Thiago Alcântara, futebolista do Liverpool e campeão por Espanha (um europeu juvenil e dois europeus de juniores), Barcelona (dois Espanhóis, duas Supercopas da Espanha, uma Copa do Rei e Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial tudo em 2011) e Bayern de Munique (hepta alemão de 2014 até 2020, quatro Copas, duas Supercopas da Alemanha, Mundial em 2013 e Liga dos Campeões em 2020).

*25 anos de Dele Alli, futebolista do Tottenham.

*20 anos de tragédia no Ellis Park no Derby de Soweto entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates, pelo Sul-Africano, no qual a super-hiper-ultra-puxa-mega lotação (capacidade para 60 mil torcedores e estima-se que até mesmo o dobro estivesse dentro dele) e um suposto grito de gol de empate que inflamou os cerca de 40 mil fãs do lado de fora a forçarem a entrada no estádio resultaram em diversos torcedores parando no lado de fora do gramado - e o triste saldo disso tudo foi de 43 mortes e 250 feridos.

*5 anos de "Liberdade, Liberdade", novela das onze na Globo criada por Márcia Prates e desenvolvida por Mário Teixeira, estrelada por Andreia Horta e Bruno Ferrari.

A volta triunfal do "Clipe do Dia"

Depois de algumas semanas ausente desta seção sem nenhum motivo especial (simplesmente não me dera mais vontade de publicá-la), trago de volta o espaço musical desta "24 Horas". E como o fim-de-semana é pródigo em datas em 0 ou 5, são nada mais e nada menos que sete apenas e tão somente nas próximas linhas.

Sábado: 85 anos do nascimento de Bobby Smith Falecido em 2013, o cantor integrou os Spinners de 1954 até sua morte. De tantas belas canções como "It's a Shame", "They Just Can't Stop It" e "I'll Be Around", separei a minha predileta da banda, uma das músicas pelas quais mais sou apaixonadíssimo: "Could It Be I'm Falling in Love", de 1973, com Bobby e Philippé Wynne dividindo o vocal e os craques do MFSB na instrumentação.



Domingo: 55 anos de Zeca Baleiro Grande cantor e compositor, ele será muito escutado novamente nas noites da Globo a partir de segunda quando iniciada a reprise de "Império", já que uma das canções desta novela é o tema de Cristina (Leandra Leal) e Vicente (Rafael Cardoso): a bonita "Ai Que Saudade D'ocê".



Domingo: 55 anos de "Strangers in the Night" A data em questão é da gravação deste clássico magistral por Frank Sinatra, cujo nome seria o mesmo do disco que ele lançaria na metade daquele 1966.



Domingo: 55 anos de Lisa Stansfield Essa cantora deslumbrante, envolvente e apaixonante celebra mais uma volta ao redor do mundo, nas anteriores nos brindando com belezuras como "All Around the World" (dueto fantástico com Barry White), "Change" e "The Real Thing", além desse sacolejo de 1989: "This Is The Right Time".



Domingo: 35 anos de Projota Recentemente participado do confinamento "Big Brother Brasil" na Globo (no qual os quase 92% recebidos na eliminação mostraram por A + B = C e todo o restante do alfabeto como o povo não foi nada com a cara dele no programa), o rapper lançou um belo tema em 2018: "Mulher Feita", cujo videoclipe muito bem feito tem ainda de lambuja um desempenho extraordinariamente enlouquecedor de Paolla Oliveira.



Domingo: 15 anos da morte de June Pointer A mais jovem das fundadoras das Pointer Sisters em 1969 veio ao mundo em 1953 e foi a vocalista principal de grandes momentos desse trio pelo qual sou gamado, como "Slow Hand" e "Jump For My Love". Destaco de 1980 essa simpatia cativante que é "He's So Shy".



Domingo: 10 anos de "Cordel Encantado" A Globo estreava esta novela das seis, escrita por Duda Rachid e Thelma Guedes, cuja música de abertura também era tema dos protagonistas Açucena (Bianca Bin) e Jesuíno (Cauã Reymond): uma doçura sublime chamada "Minha Princesa Cordel", com Roberta Sá e Gilberto Gil.



Revisitando a semana na "24 Horas"

Bela do Dia: Carolina Rosa

Carolina Rosa, apresentadora do "Band Cidade" nos começos de noite da TV Bandeirantes de Salvador. Ela está fora do ar desde janeiro por um ótimo motivo: licença-maternidade. Atuante na emissora desde 2008 (inclusive com um breve período como repórter na matriz de São Paulo), antes ela atuou na TV Santa Cruz (Globo Itabuna) por cinco anos como repórter. Uma curiosidade é que, mesmo sendo um dos rostos mais destacados do telejornalismo baiano há bastante tempo, Carolina é paranaense, mais especificamente de Londrina - porém, com toda a carreira feita na Bahia, estado onde se formaria em Comunicação e Letras na cidade de Ilhéus.

Este é o resumo dos destaques que esta coluna trouxe nos últimos sete dias (clique na data para ler a edição):

5 de abril Racismo no Campeonato Espanhol; clássicos vencidos por Atlético Mineiro, Grêmio e Paysandu; goleada do Ceará e Jair Ventura demitido no Sport; futebol de luto por Homero Cavalheiro; os três meses sem "Arquivo Musical" na Rádio Bandeirantes; o tropicão de Iana Coimbra na bancada do "MGTV"; uma sessão e dois nomes diferentes nos domingos da Globo; luto na música por Agnaldo Timóteo; e nas "Datas em 0 ou 5", os 10 anos da morte de Flávio Alcaraz Gomes.

6 de abril Minas campeão da Superliga Feminina; a goleada do Flamengo no Carioca; Barcelona esquentando a chapa do Atlético de Madrid; luto no futebol por Borba Filho; beisebol com 100% da capacidade de público nos EUA; luto na TV e no rádio cearenses por Will Nogueira; News Jovem Pan em breve na televisão; Ana Luiza Guimarães voltando ao "RJTV" após a morte do marido; e nas "Datas em 0 ou 5", os 100 anos do nascimento de Cacilda Becker e 30 anos da estreia de "Os Simpsons" no Brasil.

7 de abril Ângelo fazendo história na grande vitória do Santos; a irresponsabilidade inaceitável do infectado Luiz Adriano; Náutico jogando no dia dos 120 anos; dois de Vinícius Júnior na vitória do Real Madrid sobre o Liverpool; Thaísa renunciando à seleção brasileira; luto no Espírito Santo por Cariê Lindenberg, fundador da TV Gazeta; e os 80 anos do nascimento de Mussum.

8 de abril Palmeiras saindo na frente na Recopa; aglomeração em casa próxima ao estádio na vitória do Vasco; PSG derrubando o Bayern em Munique; luto no atletismo por Roseli Machado; e nas "Datas em 0 ou 5", os 55 anos de Mazinho.

9 de abril Os grupos da Libertadores e da Sul-Americana; Criciúma classificado na Copa do Brasil mesmo em noite de recorde de jejum de vitórias; vão demolir o EcoEstádio de Curitiba; Roberto Nonato recuperando-se do coronavírus; vem aí "Lista Negra" na Bandeirantes; e nas "Datas em 0 ou 5", os 65 anos de Miguel Ángel Russo.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 349 mil dos mais de 13 milhões e 300 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.