Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 9 de abril de 2021
Os grupos da Libertadores e da Sul-Americana



Sorteados foram nesta sexta-feira. Vamos aos quadrangulares da Libertadores, que finalmente hoje terá a ida de Independiente del Valle x Grêmio pela 3ª e última prévia e que levará dois de cada para a próxima fase:

Grupo A Palmeiras, Defensa y Justicia, Universitario e Grêmio ou Independiente del Valle
Grupo B Olimpia, Internacional, Deportivo Táchira e Always Ready
Grupo C Boca Juniors, Barcelona, The Strongest e Santos ou San Lorenzo
Grupo D River Plate, Independiente Santa Fe, Fluminense e Junior ou Bolívar
Grupo E São Paulo, Racing, Sporting Cristal e Rentistas
Grupo F Nacional do Uruguai, Universidad Católica, Argentinos Juniors e Atlético Nacional ou Libertad
Grupo G Flamengo, LDU, Vélez Sarsfield e Unión La Calera
Grupo H Cerro Porteño, Atlético Mineiro, América de Cáli e La Guaira

Na Copa Sul-Americana, da qual apenas o líder de cada quadrangular passará para as oitavas-de-final (nas quais também entrarão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores), ficamos assim:

Grupo A Rosario Central, Huachipato, 12 de Octubre e San Lorenzo ou Santos
Grupo B Independiente, Bahia, Guabirá e Montevideo City ou Fénix
Grupo C Jorge Wilstermann, Arsenal, Ceará e Bolívar ou Junior
Grupo D Athletico Paranaense, Melgar, Aucas e Metropolitanos
Grupo E Corinthians, Sport Huancayo, River Plate do Paraguai e Peñarol ou Cerro Largo
Grupo F Newell's Old Boys, Palestino, Atlético Goianiense e Libertad ou Atlético Nacional
Grupo G Emelec, Deportes Tolima, Talleres e Red Bull Bragantino
Grupo H Lanús, La Equidad, Aragua e Independiente del Valle ou Grêmio

Os destaques de ontem e de hoje



Copa do Brasil A 2ª fase teve Vila Nova 1 x 1 Juventude (4 x 3 Vila nos pênaltis) e Criciúma 1 x 1 Ponte Preta (5 x 4 Criciúma nos pênaltis). Este jogo no Heriberto Hulse desafiou qualquer lógica no esporte mais sem lógica de todos, que é o futebol: o Tigre completou 18 partidas sem uma única vitória que seja, 10 delas empatadas e as outras perdidas, triunfante pela vez última nos 2 x 1 sobre o Londrina em 11 de outubro do ano passado, pela Série C. É a pior seca de vitórias da história criciumense de 74 anos a ser completados no mês que vem - a marca mais negativa era de 18 jogos entre 1988 e 1989. Mesmo assim, os tricolores se classificaram para a 3ª fase. Maluco, não é?

Campeonato Mineiro A 8ª rodada teve América 1 x 1 Patrocinense, que deixou o Coelho em 2º lugar, com 16 pontos.

Campeonato Paraense A 5ª rodada teve Remo 2 x 2 Independente, que deixou o Leão líder do Grupo B, com 13 pontos.

Liga Europa A ida das quartas teve Granada 0 x 2 Manchester United (marcado pela - sabe lá Deus como acontecida - invasão de um peladão ao gramado), Ajax 1 x 2 Roma, Arsenal 1 x 1 Slavia Praga e Dinamo Zagreb 0 x 1 Villarreal.

Curtinhas Esportivas

Suspenso e depois permitido o esporte no Distrito Federal Primeiro, tinha sido referendada ontem pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em negativa a um recurso do governo distrital, uma decisão que obrigava a capital do Brasil a retomar as medidas restritivas de combate ao coronavírus, somente com atividades essenciais sendo mantidas. Mas hoje, o STJ passou por cima desta decisão e liberou tudo. Isto afeta o esporte em jogos do Brasília pela Série B da Superliga Masculina, em partidas do Novo Basquete Brasil, no Candangão e, especialmente, em Flamengo x Palmeiras pela Supercopa, Santos x San Lorenzo pela Libertadores e Palmeiras x Defensa na Recopa.

Errado, Athletico Paranaense, muito errado Errado ele e errado todo e qualquer clube que tiver a mesma ideia (e aqui citarei todos que se manifestarem de igual maneira) de, caso aprovado pelo Senado e sancionado por Jair Bolsonaro um projeto nesse sentido, comprar vacinas contra a Covid-19 para seus jogadores, seus funcionários e seus associados. É tão absurdo que não dá nem pra seguir comentando - e infelizmente eu du-vi-de-o-dó que o Furacão seja a única agremiação brasileira a querer isso. Baixeza máxima dele e de todos que fizerem o mesmo.

Vetada a troca do nome do Maracanã Com a decisão do governador Cláudio Castro, o palco maior do esporte do Rio de Janeiro permanecerá chamado Mário Filho, sem mudar de nome para Rei Pelé.



Vão demolir o EcoEstádio de Curitiba Inaugurado em 2007, está em total estado de abandono e acabará pois dará lugar a um condomínio. O terreno no qual ele está foi vendido no ano retrasado para uma construtora. Nesta semana, viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra ele completamente largado à própria sorte.

Coincidência como essa duvido que você conheça uma Nasceu ontem a terceira filha do Griezmann, atacante do Barcelona. Detalhe: as três filhas dele nasceram rigorosamente no mesmíssimo dia, todas são de 8 de abril. A primeira veio ao mundo em 2016, a segunda em 2019 e agora a terceira em 2021. A festa dobrada virou tripla.

Mais atletas russos suspensos por dopagem Escândalo que não acaba nunca, agora atingindo os atletas Andrei Silnov e Natalya Antyukh, campeões olímpicos respectivos em 2008 e 2012. Quatro anos para cada.

CBF assumiu o comando da seleção de futsal Não é mais da CBFS a responsabilidade dela.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Fernando Oliveira no Buzzfeed Leio no Comunique-se que o colunista televisivo, saído recentemente do UOL, assumiu a direção de redação e uma coluna de entretenimento e cultura pop no BuzzFeed Brasil. Ele permanece normalmente na TV Gazeta de São Paulo como apresentador do vespertino "Fofoca Aí".



Roberto Nonato recuperando-se do coronavírus O âncora da CNN Rádio na Transamérica FM revelou ontem que recebeu alta médica após 10 dias de internação devido à doença - fui saber que algo ocorrera com ele horas antes por uma citação no Twitter de seu ex-colega de Sistema Globo de Rádio, Oscar Ulisses, que no entanto não entrou em detalhes. Nonato ficará mais alguns dias em descanso antes de retornar às atividades. Seu último jornal "CNN Manhã" foi feito no dia 26 de março, depois disso ficando Larissa Calderari sozinha na apresentação. Na última semana antes da internação, Roberto trabalhou não do estúdio ao lado dela e sim direto de sua casa.

Boris Casoy na ComBrasil TV Sei pelo Flávio Ricco que o "Jornal do Boris", veiculado na internet diariamente às 8 da manhã, começará a ser exibido a partir da próxima segunda-feira por esta emissora, que está presente em quase todas as principais operadoras por assinatura e que tem várias retransmissoras especialmente no estado de São Paulo, incluindo a TV Aberta, canal comunitário encontrado na Claro/Net e na Vivo paulistanas.



Novo programa na Cultura a partir de hoje "Estação Livre" entrará no ar às 22h e será apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, tendo a ideia de valorizar a cultura negra e a diversidade do Brasil.

"Amor de Mãe" chegando ao fim Termina hoje a novela de Manuela Dias na Globo, interrompida no ano passado e cuja faixa das 21h30 foi preenchida pelas reprises de "Fina Estampa" e "A Força do Querer" até que o último mês de capítulos inéditos finalmente fosse ao ar. A partir da próxima segunda, "Império" será reapresentada.



Vem aí "Lista Negra" na Bandeirantes A série de espionagem estrelada por Megan Boone e James Spader voltará ao canal aberto depois de dois anos, estreada nele que foi em 2015 pela Globo, que mostrou as primeiras quatro temporadas. Atualmente no 8º ano, a produção já está garantida por ao menos mais um. Cabe cuidar, primeiramente, quando a Bandeirantes estreará a série (a primeira chamada é de "vem aí") e em que dia e horário. Depois, é ver se reprisarão as temporadas que a Globo já passou ou se partirão para as inéditas na TV aberta.

Bela do Dia: Tristin Mays

Tristin Mays, atriz. "Tristinhos" os fãs da Tristin ao saber que a atual versão de "MacGyver", na qual faz a hacker Riley Davis, acabará em 30 de abril, com cinco temporadas feitas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 9 de abril, são estas:

*100 anos do nascimento de Jean-Marie Balestre, falecido em 2008 e que presidiu a FISA de 1979 a 1991 e a FIA de 1986 até 1993 (ele ficou marcado por beneficiar Alain Prost na disputa com Ayrton Senna pelo título da Fórmula 1 no Japão em 1989).

*95 anos do nascimento de Hugh Hefner, falecido em 2017 e que fundou em 1953 a revista Playboy, pela qual uma infinita legião de homens será sempre agradecida pelos milhares de maravilhosamente excitantes ensaios de nudez com deusas arrebatadoras.

*75 anos de Márcio Canuto, ex-repórter esportivo das rádios Gazeta e Difusora de Maceió, ex-editor esportivo da TV Gazeta de Maceió e, especialmente, ex-repórter comunitário da TV Globo de São Paulo de 1998 até a aposentadoria em 2019.

*65 anos ao dobrado: de Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors (pelo qual venceu a Libertadores de 2007 e a Copa Diego Maradona de 2020) e campeão ainda por Estudiantes (Argentino de 1983), Vélez Sarsfield (Argentino do Clausura em 2005) e Millonarios (Colombiano Finalización em 2017 e Superliga da Colômbia em 2018); e de Claude Troisgros, chef francês radicado há décadas no Brasil e que fez vários programas no GNT, atualmente sendo apresentador do "Mestre do Sabor" na Globo.

*55 anos ao dobrado: de Reginaldo Holyfield, boxeador duas vezes campeão mundial dos super-médios pela FMB e notório pela rivalidade "mortal" com Luciano Todo Duro Torres; e de Cynthia Nixon, atriz popularizada pela Miranda da série e dos dois filmes "Sex and the City".

*50 anos ao dobrado: de Jacques Villeneuve, automobilista campeão da Fórmula 1 em 1997 e filho do lendário Gilles Villeneuve; e do lançamento de "It Don't Come Easy", canção solo de Ringo Starr.

*35 anos de Leighton Meester, atriz popularizada pela Blair da série "A Garota do Blog" de 2007 até 2012.

*30 anos da estreia do "Programa Legal", apresentado por Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães na Globo até o fim de 1992.

*25 anos de Remo 1 x 1 Corinthians, jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil no Mangueirão, que ficou famoso porque o Leão estava se classificando até os 47 minutos do segundo tempo, quando Castor tentou afastar a bola e fez um gol contra que classificou o Timão pelo tento fora de casa (a ida em SP foi 0 x 0).

*15 anos de um monte de coisas: do Santos campeão paulista com 2 x 0 sobre a Portuguesa; do Botafogo campeão carioca com 3 x 1 sobre o Madureira; do Grêmio campeão gaúcho num 1 x 1 com o Internacional (gol fora valeu desempate); do Paraná campeão paranaense num 1 x 1 com a Adap (último título paranista); do Figueirense campeão catarinense com 3 x 0 sobre o Joinville; do Sport campeão pernambucano com 5 x 4 nos pênaltis após tomar 1 x 0 do Santa Cruz; do Ceará campeão cearense com 1 x 0 sobre o Fortaleza; do Goiás campeão goiano com 1 x 0 sobre o Atlético; e do Paysandu campeão paraense com 4 x 1 nos pênaltis sobre o Ananindeua após sofrer 3 x 2.

*10 anos ao dobrado: da morte de Reali Júnior, jornalista nascido em 1941 e por décadas correspondente da Rádio Jovem Pan em Paris; e da morte de Sidney Lumet, cineasta nascido em 1924 e que fez filmes como "Um Dia de Cão" e "Rede de Intrigas".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 345 mil dos mais de 13 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.