Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 8 de abril de 2021
Palmeiras saiu na frente na Recopa



Ao vencer por 2 x 1 um Defensa y Justicia que estava invicto havia nove jogos, o time do Abel Ferreira obteve a vantagem do empate para quarta que vem, em Brasília, e poderá ser o 5º campeão da Libertadores a vencer a Recopa Sul-Americana depois de ganhar a ida fora de casa, reprisando Atlético Mineiro contra o Lanús em 2014, Corinthians versus o São Paulo em 2013, LDU diante do Internacional em 2009 e Boca Juniors ante o Arsenal em 2008. Apesar do Paulistão permanecer suspenso mesmo com conversas que visam seu retorno, o Verdão voltará a campo no próximo domingo pois tem o Flamengo, pela Supercopa do Brasil - e por isso mesmo permanecerá na capital federal para a volta da Recopa. Já o Defensa receberá o Talleres depois de amanhã, pela Copa da Liga Argentina.

Os destaques de ontem e de hoje

Obs.: durante os Estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.



Copa do Brasil A 2ª fase teve Tombense 1 x 2 Vasco (jogo no qual uma, nestes tempos pandêmicos, inaceitável e injustificável aglomeração de cerca de cinco dezenas de pessoas - várias delas sem máscara - numa casa próxima ao estádio foi desfeita durante o segundo tempo pela Polícia de Tombos após ser mostrada na transmissão da Globo/SporTV), Bahia 4 x 1 Manaus, Vitória 2 x 0 Rio Branco de Vitória, Picos 0 x 1 Boavista e Juazeirense 3 x 3 Volta Redonda (nos pênaltis, Juazeirense 4 x 2). Hoje tem Criciúma x Ponte Preta e Vila Nova x Juventude.

Campeonato Mineiro A 8ª rodada teve Atlético 1 x 0 Pouso Alegre (primeira vitória do Galo sobre o clube do sul do estado na história, antes perdera três e empatara três) e Coimbra 0 x 2 Cruzeiro. Duelados no domingo pelo clássico dos 100 anos que serão completados no sábado da semana que vem, o Galo lidera com 21 pontos e a Raposa é a 3ª com 14. Hoje tem América x Patrocinense.

Campeonato Catarinense A 5ª rodada teve Avaí 1 x 0 Joinville, que deixou o Leão em 3º, com 14 pontos.

Copa do Nordeste A 5ª rodada teve ABC 2 x 2 4 de Julho, o que deixou os potiguares em 5º no Grupo B, com 10 pontos, e os piauienses em 7º no A, com 7. Não há mais "asterísticos" e depois de amanhã teremos a última rodada. Ceará e CRB, pelo A, e Fortaleza e Vitória, pelo B, já estão nas quartas-de-final.



Campeonato Pernambucano A 5ª rodada teve Afogados 0 x 0 Sport e Salgueiro 2 x 3 Náutico (jogo no qual teve um diz-que-me-diz na etapa final e o bandeirinha acabou empurrando um jogador ao afastá-lo, não sendo exatamente um "ippon", mas ao menos um "wasari", na definição do Cabral Neto na Globo Nordeste). O Leão está em 3º, com 8, neste que foi o primeiro jogo após a saída do Jair Ventura. Já o Timbu lidera com 15 pontos e teve um aniversário de 120 anos perfeito pois, enquanto os homens mantiveram os 100%, as mulheres ganharam o estadual diante do Sport por 4 x 2 nos pênaltis após 1 x 1 no tempo normal, confirmando presença na próxima A2 nacional.

Campeonato Alagoano A 6ª rodada teve CEO 1 x 2 CRB, deixando o Galo da Pajuçara na liderança com 12 pontos em quatro jogos.

Campeonato Maranhense A 6ª rodada teve Sampaio Corrêa 1 x 0 Pinheiro, que deixou o Tricolor na liderança com 13 pontos em cinco partidas.

Campeonato Goiano A 1ª rodada teve Iporá 1 x 1 Goiás e a 7ª teve Grêmio Anápolis 1 x 1 Atlético. O Esmeraldino está em 3º no Grupo B, com 10 pontos em seis jogos, e o Dragão lidera o A com 19.

Campeonato Paraense A 5ª rodada terá hoje Remo x Independente.



Liga dos Campeões da UEFA A ida das quartas teve Bayern de Munique 2 x 3 Paris Saint Germain (o "revival" da última finalíssima teve Mbappé marcando duas vezes e Marquinhos a outra para findar 32 partidas de invencibilidade dos atuais campeões em seus domínios) e Porto 0 x 2 Chelsea (duelo feito na ida e na volta em Sevilha).

Campeonato Italiano A 28ª rodada teve Internazionale 2 x 1 Sassuolo, que deixou os líderes com 71 pontos em 29 partidas, 11 acima do segundão Milan.

Curtinhas Esportivas

Sorteios dos grupos dos torneios Conmebol Amanhã tem o da Libertadores e o da Sul-Americana.

Márcio Baby morreu após ser baleado O ex-zagueiro do Fluminense na década de 1990 foi vitimado ontem aos 48 anos. Anteontem, ele sofreu uma tentativa de assalto no Rio de Janeiro. Triste demais!

Tiger Woods acidentado por excesso de velocidade A Polícia de Los Angeles concluiu que o carro dele estava entre 135 e 140 quilômetros por hora, o dobro do limite permitido na estrada do acidente de 23 de fevereiro. Mesmo assim, a lenda do golfe, que se machucou bastante, não foi acusada de bebedeira ou direção distraída.

Começou a semifinal da Superliga Masculina A melhor-de-três foi aberta por Minas 3 x 0 Itapetininga (triplo 25/21) e Taubaté 3 x 1 Renata (25/23, 25/17, 21/25 e 25/17). Minas e Taubaté jogarão no sábado para ir à final.



Luto no atletismo: morreu Roseli Machado A Covid-19 vitimou hoje, aos 52 anos, a campeã da São Silvestre de 1996 (segunda brasileira a faturar a prova feminina). Antes disso, ela disputou no mesmo ano os Jogos Olímpicos de Atlanta, terminando os 5.000 metros rasos na 22ª posição ao ser prejudicada por um pisão no calcanhar. Paulista de nascimento, foi criada no Paraná e ali fincou raízes. Ultimamente, trabalhava na construção civil.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto no rádio: morreu Nilson Ribeiro Encontrado sem vida o locutor de 56 anos. Sei pelo Auvaro Maia que um dos filhos dele o encontrou sem vida na casa dele, anteontem à noite. A suspeita é de infarto fulminante. Atuante por muitos anos na Terra FM de Goiânia, ele ainda gravava vinhetas para dezenas de rádios e TVs de todo o país.

Um pedido de desculpas Na coluna anterior, um dos tópicos destacava os 35 anos que completaria a estreia de "Dona Beija", clássica novela da Manchete. Inúmeras fontes que achei dão 7 de abril como a data correta. Acontece que elas estão erradíssimas e, infelizmente, embarquei na delas. Em fato, "Dona Beija" estreou em 31 de março de 1986 - mas é que, antes do seguidor Kléber Nunes ontem mesmo, ninguém me avisou disso, de que faltava este acréscimo na edição da quarta-feira da semana passada. Peço mil perdões pelo enganaço, que ajuda a explicar a nula repercussão que este PB tem tido há tempos, especialmente no Twitter, onde quase ninguém retuita a chamada das atualizações do dia e outros sites são mais repercutidos. Erros assim colaboram para isso, perco credibilidade. O que faço é posto em dúvida, com total razão. Estou fazendo hora extra na internet. Só me resta de novo pedir perdão.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 8 de abril, são estas:

*60 anos de Luiz Thunderbird, ex-VJ da MTV em três passagens (1990 até 1993, 1996 e de 1999 até 2013) intercaladas por saídas breves para Globo e Manchete - e ao término do canal musical, ainda passou pela Cultura.

*55 anos ao triplicado: de Mazinho, ex-futebolista campeão por Brasil (Copas América de 1989 e do Mundo de 1994), Vasco (Cariocas de 1987 e 1988 e Brasileiro de 1989) e Palmeiras (Brasileiro de 1993 e Paulistas de 1993 e 1994); de Itamar Schulle, técnico do Paysandu e campeão por Operário (Paranaense de 2015), Botafogo (Paraibano de 2017) e Cuiabá (Mato-Grossenses de 2018 e 2019); e de Mark Blundell, ex-piloto das Fórmulas 1 e Mundial na década de 1990.

Bela do Dia: Robin Wright

Robin Wright, eternamente Claire Underwood de "House of Cards" dentro dos nossos corações, atriz também de filmes como "A Princesa Prometida" e "Forrest Gump". Ela completa 55 anos hoje.

*35 anos ao triplicado: de Hernane Brocador, futebolista do Sport (campeão pernambucano de 2019) e campeão também por Grêmio (Gaúcho de 2018), Bahia (Nordeste de 2017), Flamengo (Copa do Brasil de 2013 e Carioca de 2014), Paulista (Copa Paulista de 2010) e Al Nassr (Copa da Coroa do Príncipe de 2014 e Saudita de 2015); de Akinfeev, goleiro do CSKA Moscou (19 títulos nacionais, sendo seis campeonatos, seis copas e sete supercopas, mais a Copa da UEFA de 2005) e que defendeu a Rússia nas Copas do Mundo de 2014 e 2018; e de Clint Eastwood eleito prefeito da cidade de Carmel By-The-Sea por dois anos.

*25 anos da morte de Ben Johnson, ator nascido em 1918 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "A Última Sessão de Cinema".

*15 anos ao dobrado: da estreia de "Estrelas", programa da Globo apresentado por Angélica até 2018 e que só se tornou 100% nacional em 2015 pois até ali seu horário podia ser usado por filiais e afiliadas para semanais regionais; e da estreia de "Central da Periferia", programa da Globo apresentado por Regina Casé somente naquele 2006.

*10 anos ao dobrado: do fim de "Araguaia", novela das seis na Globo, escrita por Walther Negrão e estrelada por Milena Toscano, Murilo Rosa e Cléo Pires; e da estreia de "Macho Man", humorístico da Globo criado por Fernanda Young e Alexandre Machado, estrelado por Marisa Orth e Jorge Fernando em 21 episódios e duas temporadas naquele mesmo 2011.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 341 mil dos quase 13 milhões e 200 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.