Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 6 de abril de 2021
Minas campeão em final apertadíssima



Derrotado no primeiro jogo pelo Praia Clube, não quis se render após uma impressionante campanha de uma mísera derrota na primeira fase e ganhou a segunda partida para forçar o tira-teima decisivo. E conforme o esperado, ele foi emocionante. O Minas saiu na frente por 25/17, o Praia virou com 25/13 e 25/12, mas o Minas revirou com 25/18 e 15/11 para fechar em 3 x 2 uma grande decisão mineira. O clube de Belo Horizonte assegurou a 4ª conquista nacional no vôlei feminino, a 3ª da Superliga (2002, 2019 e agora 2021) - a primeira em 1993 foi como Liga Nacional.

Os destaques de ontem e de hoje

Copa Libertadores A ida da 3ª e última pré-grupos terá hoje San Lorenzo x Santos. Os paulistas não vão a campo desde o 1 x 1 com o Deportivo Lara, pela fase anterior, depois disso os argentinos jogando cinco vezes entre o torneio sul-americano e a Copa da Liga Argentina.

Copa do Brasil A 2ª fase terá hoje Coritiba x Operário (jogo em Joinville e vindo três dias depois do Fantasma ganhar do Coxa pelo Paranaense) e Fortaleza x Ypiranga de Erechim.



Campeonato Carioca A 8ª rodada teve ontem Madureira 1 x 5 Flamengo, com Gabriel destacando-se com dois gols. Os flamenguistas lideram com 19 pontos. Hoje tem Macaé x Fluminense.

Campeonato Gaúcho Dos três clássicos de ontem pela 9ª rodada, apenas o do Vale dos Sinos teve bola na rede em Aimoré 2 x 0 Novo Hamburgo. Nadica de nada nem em Caxias x Juventude, que deixou os verdes em 5º lugar com 13 pontos, e muito menos em Brasil x Pelotas, que levou os xavantes ao 10º com 9.

Copa do Nordeste A 7ª rodada terminou com Botafogo da Paraíba 0 x 0 Confiança. Classificação do Grupo A: em 1º, Ceará com 13; em 2º, CRB com 12; em 3º, Bahia e Sampaio Corrêa com 10; em 5º, Treze e Confiança com 8; em 7º, 4 de Julho com 6 e um jogo a menos; e em 8º, Santa Cruz com 3. Classificação do Grupo B: em 1º, Fortaleza com 14; em 2º, Vitória com 12; em 3º, Altos e CSA com 10; em 5º, ABC com 9 e um jogo a menos; em 6º, Salgueiro com 8; e em 7º, Sport e Botafogo com 5.

Campeonato Alagoano A 6ª rodada terá hoje CSA x Coruripe.

Liga dos Campeões da UEFA Quartas-de-final começando hoje com Real Madrid x Liverpool e Manchester City x Borussia Dortmund.

Campeonato Espanhol A 29ª rodada teve Barcelona 1 x 0 Valladolid, antecedido por uma homenagem no gramado do Camp Nou a Messi por ser o jogador com mais partidas pelos catalães. Esquentou a chapa na classificação pois o Barça foi aos 65 pontos na 2ª posição, um ponto abaixo do Atlético de Madrid e três acima do Real Madrid. Para deixar tudo mais "nitrogliceríneco" ainda, sábado tem Real x Barcelona, enquanto o domingo reserva Betis x Atlético.

Campeonato Português A 25ª rodada teve Moreirense 1 x 1 Sporting, que fez os líderes lisboetas irem aos 65 pontos, oito acima do 2º Porto.

Curtinhas Esportivas

Luto no futebol: morreu Borba Filho Vitimado ontem aos 82 anos por um câncer de próstata, o ex-treinador foi campeão paranaense por Cascavel em 1980 e Pinheiros em 1984.

Vão retomar o Campeonato Potiguar Com a liberação do futebol no Rio Grande do Norte, suspenderam aquilo de cancelamento da edição deste ano e a bola voltará a rolar depois de amanhã. Então tá, né...

Novo treinador no Atlético Goianiense É Jorginho, atuante por último na casamata do Coritiba em 2020.



Beisebol com 100% da capacidade de público nos EUA Foi em Texas Rangers 2 x 6 Toronto Blue Jays ontem, pela Major League Baseball. 40.518 torcedores estiveram no estádio do Texas, que doou ingressos para profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus. O governador Greg Abbott permitiu a reabertura total dos estádios para o público. O porém é que é exigido que os torcedores usem máscaras durante o jogo, mas muitos não a usaram. Como se vê, também nos Estados Unidos há babacas que desconsideram a máscara, igual é aqui no Brasil.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Luto no Ceará: morreu Will Nogueira Complicações do coronavírus vitimaram ontem o histórico comunicador de 69 anos, dos quais 36 trabalhando no Sistema Verdes Mares, no qual chegou a ser diretor da líder de audiência FM 93, além de apresentador do "Sábado Alegre" na TV Diário. Ele também fez o "Terral" na TV Ceará.

Neyara Pinheiro na TV Cidade Verde Sabida ontem que a novidade da afiliada do SBT no Piauí é a ex-repórter da TV Clube (Globo), da qual saiu em agosto do ano passado após 19 anos de trabalho, dos quais muitos deles foram como repórter de rede no estado. Desde então, Neyara seguia no ar por um canal no YouTube.

Rafaela Cascardo na Bandeirantes Rio Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que, fora do ar desde que deixou a TV Record em setembro do ano passado, a jornalista retornou à BandNews FM e à TV Bandeirantes.

Vem aí a News Jovem Pan na televisão O Meio & Mensagem publicou que o novo canal noticioso estreará em 24 de maio nas antenas parabólicas, no YouTube e em variadas plataformas de streaming, além de negociar seu ingresso nas operadoras de TV por assinatura. A programação terá 16 horas de programas novos e outras oito de atrações já veiculadas nas rádios AM e FM, como "Jornal da Manhã", "Pânico" e "3 em 1". O projeto será comandado por Humberto Candil, ex-Rede Bandeirantes, e dois estúdios digitais foram montados para tanto. Será a segunda experiência da Jovem Pan em televisão, a primeira sendo o canal 16 UHF de São Paulo entre 1991 e 1995.

José Roberto Burnier na Cultura FM de São Paulo Não, ele não saiu da GloboNews. Simplesmente sei pelo Flávio Ricco que amanhã ele será entrevistado por Sergei Cobra no "Oito Ponto", às 8 da manhã.



Ana Luiza Guimarães voltou ao ar após a morte do marido Depois de meio mês de luto pela perda de Do Figueira, a apresentadora da Globo retomou nesta segunda o trabalho no "RJTV - 2ª Edição". Que ela seja forte para seguir em frente com sua exímia competência, agora abençoada por um novo anjo lá no céu.

Alinne Prado na RedeTV! e também na Record Rio Sei pela Elba Kriss no Notícias da TV que a nova apresentadora do "TV Fama", a partir de data a definir, não deixará de fazer os sorteios da Loterj de Prêmios. O programa de fofocas passará a ser de segunda a sábado, enquanto a loteria vai ao ar nas manhãs de domingo. Alinne não vai se mudar para São Paulo e continuará no Rio de Janeiro, transitando entre as duas metrópoles. Entendo...

Will Smith já dá expediente no Multishow Começou ontem a transmissão de "Um Maluco no Pedaço" no canal da ex-Globosat - e o "depois do 'TVZ'" era à noite mesmo, exibição às 20h com reprise às 16h do dia seguinte. Além do Multishow, também o Comedy Central continua mostrando normalmente a série clássica.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 6 de abril, são estas:

*125 anos dos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em Atenas até 15 de abril com 241 atletas masculinos de 14 países em nove modalidades.

*100 anos do nascimento de Cacilda Becker, falecida em 1969 e uma das maiores atrizes do teatro brasileiro em todos os tempos, atuante em quase sete dezenas de peças, além de vista em três filmes e uma telenovela na Tupi - hoje ela dá nome a três teatros: um em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e mais um em Pirassununga. (obs.: por engano, coloquei esta data na coluna de ontem como se tivesse sido de 5 de abril)

Bela do Dia: Norma Kuhling

Norma Kuhling, atriz. De meados do 2º até o começo do 5º ano, ela interpretou a dra. Ava Bekker em "Chicago Med - Atendimento de Emergência". No mês passado, Norma (que, diga-se de passagem, é a primeira "Bela do Dia" com este nome que publico em quase 18 anos desta "24 Horas") apareceu em um episódio de "S.W.A.T." como a médica tática Nora Fowler.

*50 anos ao dobrado: de Leandro Ávila, ex-futebolista campeão por Vasco (Carioca de 1992 até 1994), Botafogo (Brasileiro de 1995), Flamengo (Carioca de 1999 até 2001, Mercosul de 1999 e Copa dos Campeões de 2001) e Internacional (Gaúcho de 2002); e da morte de Ígor Stravinsky, compositor e pianista nascido em 1882, autor de obras como "O Pássaro de Fogo" e "A Sagração da Primavera", mestre da música clássica. (obs.: por engano, coloquei a última data na coluna de ontem como se tivesse sido de 5 de abril)

*45 anos ao dobrado: dos 10 gols de Dadá Maravilha em Sport 14 x 0 Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano; e de Candace Cameron, atriz que fez a DJ Tanner na série "Três é Demais" de 1987 até 1995 e a detetive Aurora Teagarden em sete telefilmes de 2015 até 2018.

*40 anos da estreia de "A Recruta Benjamin: a Série", que durou 39 episódios em três temporadas e teve Lorna Patterson fazendo a personagem-título que Goldie Hawn interpretou no filme, do qual Eileen Brennan e Hal Williams reprisaram suas caracterizações originais (aqui no Brasil, a Record mostrou esta série).

*30 anos ao dobrado: da suspensão a Maradona por 15 meses pela Liga Italiana por uso de cocaína; e da estreia de "Os Simpsons" no Brasil através da Globo, às 17h30 de um sábado que teve "Esporte 91" às 13h30, "O Homem da Máfia" às 14h30, "Miami Vice" às 15h30 e "Vídeo Show" às 16h30 (anos depois o desenho passou para o SBT, retornou à Globo e foi para a Bandeirantes há alguns anos, tudo isso na TV aberta, enquanto nos canais pagos é um clássico há mais de duas décadas e meia do antigo Fox, hoje Star).

*25 anos ao dobrado: da estreia da segunda fase do "Chico Total", humorístico da Globo que Chico Anysio estrelou até o fim daquele 1996 e cuja primeira versão foi ao ar em 1981; e da morte de Green Garson, atriz nascida em 1904 e vencedora do Oscar por "Rosa de Esperança".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 333 mil dos mais de 13 milhões de infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.