Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 2 de abril de 2021
50 anos de Arce, Edmundo e do nascimento de Dener



2 de abril é uma daquelas datas sagradas para o futebol pois três grandes jogadores fazem 50 anos - isto é: dois completam 50 anos e outro nascia há 50 anos. O nascido naquela data em 1971 foi Dener, prematuramente partido em acidente automobilístico em 1994, quando defendia o Vasco, pelo qual seria campeão carioca póstumo. Em vida, ele ganhou a Taça Guanabara do mesmo ano pelos cruzmaltinos e apenas um campeonato profissional em si: o Gaúcho de 1993 pelo Grêmio. Naquele ano, ele faria um golaço inesquecível diante do Santos pelo Paulistão em vitória memorável da Portuguesa, por cujos juniores seria campeão paulista em 1990 e da Copa São Paulo em 1991, neste ano anotando outro tento extraordinário, contra a Inter de Limeira. Quanto mais teria feito se entre nós seguisse?

Já Edmundo, com seu temperamento explosivo e artilharia máxima, marcou época especialmente no Palmeiras, pelo qual foi bi paulista e brasileiro em 1993 e 1994, além de campeão do RJ/SP em 1993, e também no Vasco, pelo qual foi campeão carioca em 1992 e brasileiro em 1997, ano no qual fez história ao marcar 28 gols e ser o principal nome da finalíssima contra justamente os alviverdes, já que tomara o 3º amarelo na ida da final e mais tarde acabaria expulso, o que levou a uma malandragem através da qual foi obtido um efeito suspensivo que lhe permitiu estar na volta. Pela Seleção Brasileira, o "Animal" (apelido popularizado por Osmar Santos no Paulistão de 1993) conquistaria a Copa América de 1997. Atuante em vários outros clubes, nunca repetiu neles o mesmo sucesso.

Por fim temos Arce, um dos grandes ocupantes da lateral direita que assisti nas três décadas em que acompanho futebol, peça fundamental dos vitoriosos times de Luiz Felipe Scolari na década de 1990.  Campeão paraguaio pelo Cerro Porteño em 1992 e 1994, veio ao Brasil através do Grêmio, no qual faturaria a Libertadores em 1995 e Brasileiro e Recopa Sul-Americana em 1996, além de ser bicampeão gaúcho nestes dois anos. No Palmeiras, venceu as Copas do Brasil e Mercosul em 1998, a Libertadores em 1999 e o RJ/SP e a Copa dos Campeões em 2000. Como técnico, conquistou Clausura em 2013 e Apertura em 2020 pelo Cerro e o Clausura em 2015 pelo Olimpia.

Guarani completa 110 anos nesta sexta



Campeão brasileiro em 1978 (até hoje único de uma cidade do interior), nacional da Série B em 1981 e paulista da Série A2 em 1949 e 2018. Vice paulista em 1988 e brasileiro em 1986 e 1987. Dérbis memoráveis contra a Ponte Preta. Viveu dias horríveis e tem procurado se reerguer para sonhar com um futuro melhor. Parabéns à coletividade verde e branca de Campinas, força mais importante do interior de São Paulo.

Não era para ter jogo em Tocantins... só que teve - e dois

Há restrições determinadas pelo governo do estado em combate ao avanço do coronavírus, o que inclui o veto aos eventos esportivos. No entanto, as autoridades foram desafiadas pois dois jogos do Campeonato Tocantinense foram realizados nesta quinta-feira. Palmas 5 x 1 Araguacema seria na capital, mas a Federação Tocantinense obteve autorização da prefeitura de Paraíso do Tocantins para uso do estádio Pereirão, sob a alegação de que o decreto municipal só proíbe eventos amadores, apenas recomendando não haver eventos profissionais. Já Capital 1 x 1 Gurupi saiu de Porto Nacional e foi para a cidade do time visitante. A Federação alega que as cidades podem decidir se terá ou não bola rolando. Isso é o máximo da desaforada afronta, um desrespeito à prioridade máxima que deveria ser a luta pelo salvamento do maior número possível de vidas. Patético e vergonhoso episódio.

Os destaques de ontem



Campeonato Mineiro Retomado na 6ª rodada, teve como principal destaque a Caldense, que fez história depois de quase cinco décadas ao derrotar o Atlético por 2 x 1, de virada. Ao ganhar dos três grandes de Belo Horizonte na mesma temporada, a Veterana reprisou o que fizera apenas e tão somente em 1974, ano no qual ficou em 3º lugar no octogonal decisivo, que tornaria campeão por um ponto a mais o Cruzeiro. Este escapou de perder pra Tombense pois Fábio assegurou o 0 x 0 com o 32º pênalti defendido pelo clube. O Galo ainda lidera, mas estacionou nos 15 pontos e foi igualado pelo vice América, que derrotou o Uberlândia em matinê por 2 x 1. Já a Raposa está em 6º, com 8 pontos. A Caldense tá bem na competição, 3ª colocada com 11.

Campeonato Gaúcho Fechando a 8ª rodada no último compromisso antes do Ca-Ju de segunda-feira, o Juventude ganhou do Aimoré por 1 x 0 e está em 5º lugar, com 12 pontos.

Campeonato Catarinense A 7ª rodada teve o Avaí ficando no 0 x 0 com o Marcílio Dias para ir aos 8 pontos na 8ª posição.



Copa do Nordeste A 6ª rodada teve o ineditismo do torneio realizado pela vez primeira fora da região. A candanga Taguatinga viu o Treze marcar 1 x 0 no Botafogo da Paraíba, que teve Kaio Wilker expulso com apenas e tão somente nove segundos - sim: um, dois, cinco, oito, nove. Expulsão em clássico mais rápida que essa no Tradição eu só me lembro daquela de sete segundos do Zé Carlos, do Cruzeiro, na derrota por 3 x 0 para o Atlético Mineiro no Brasileirão de 2009. Bom, o Galo da Borborema é 5º no Grupo A, com 8 pontos, e o Belo é o 8º do B, com 4.

Campeonato Goiano A 5ª rodada teve o Atlético tocando 3 x 0 no Itumbiara para liderar o Grupo A com 15 pontos, enquanto o Vila Nova ganhou do Goianésia por 1 x 0 e é vice-líder do B com 10.

Copa do Brasil Mais um jogo realizado pela 2ª fase: Luverdense 1 x 2 Red Bull Bragantino.

Curtinhas Esportivas

A cada 10 árbitros nacionais, três infectados pela Covid Leio no GloboEsporte esta constatação de um levantamento da Associação Nacional de Árbitros de Futebol. Dos 781 integrantes do quadro de árbitros da CBF, 280 testaram positivo de agosto do ano passado até o fim de fevereiro deste ano. Número assustador.

Cadê os leitos para Volta Redonda, Federação Paulista? Alegam que ainda recebem os orçamentos para poder entregar a doação à prefeitura pela contrapartida das realizações de Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras na semana passada, afirmou o presidente Reinaldo Carneiro Bastos à Marília Ruiz no UOL. Baaahhh!!!

Liberaram o futebol profissional no Rio Grande do Norte E vão acabar retomando o Potiguar, só cuidar.

Duelo paranaense foi para Santa Catarina Joinville receberá Coritiba x Operário na terça, pela Copa do Brasil.

Força, Ricardinho!!! O centroavante do Grêmio já havia ficado de fora contra o São Luiz devido à perda do pai. Só que agora ele também perdeu o avô (pai de sua mãe) também por causa do coronavírus. Que dor!!!

Idas e vindas no Grêmio Enquanto chegou por três anos o volante Thiago Santos, do FC Dallas, rescindiram com o goleiro Vanderlei e emprestaram o meia Thaciano, "fiel coringa de 2º tempo" do Renato Portaluppi.

Alberto Valentim treinará o Cuiabá O último trabalho dele foi pelo Botafogo no ano passado.

Quatro jogos de suspensão para Alan Mineiro Gancho válido exclusivamente no Campeonato Goiano porque o jogador do Vila Nova, recordarão, cuspiu na bandeira do Goiás no clássico para ele perdido.

Os grupos do handebol olímpico em Tóquio No feminino, o Brasil encarará Espanha, França, Hungria, Suécia e o Comitê Olímpico Russo. Já no masculino, os oponentes são Alemanha, Argentina, Espanha, França e Noruega.

Cancelado o Aberto do Rio de Janeiro Nada de tênis por lá este ano. Em fevereiro de 2022, aí sim... espero.

Começou a final da Superliga Feminina Deu Praia Clube no primeiro jogo da melhor-de-três contra o Minas, 3 x 1 com parciais de 25/21, 25/12, 21/25 e 25/22. Se vencer amanhã, fatura o caneco. Senão, tudo na segunda.

O drama do boxeador Paulo Soares Sei pelo GloboEsporte que ele perdeu o cinturão latino-americano da Organização Mundial, que defenderia ontem contra o anfitrião Alan Solis, pois foi barrado na imigração na Cidade do México, sendo detido no aeroporto por 24 horas e tendo o celular confiscado até que retornasse ao Brasil. Ele garante ter toda a documentação exigida para entrar no país, mas um erro cadastral pode ter causado todo esse dramático constrangimento. E sabe o que mais? Piora: ele ficou detido ao lado de mais de 20 pessoas num espaço reservado para apenas 14 - em tempos pandêmicos!!! E sabe o que mais? Piora mais ainda: na sacanagem pura, a Organização manteve a luta e colocou outro boxeador no lugar do Paulinho, que assim perdeu o cinturão. Porra!!!!

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Flávio Alcaraz Gomes no "Arquivo Guaíba" O sempre imperdível programa apresentado pelo narrador esportivo Luís Magno, que resgata preciosidades da Rádio Guaíba, destacará neste fim-de-semana um "Fórum" de 1992, no qual o mais famoso jornalista da história da Caldas Júnior (cujo falecimento completará 10 anos na próxima segunda-feira) abordou a trajetória de Carlos Lacerda, ex-governador da Guanabara e proprietário do jornal Tribuna da Imprensa. O "Arquivo" irá ao ar neste sábado, às 4 da tarde, e no domingo, às 6 da noite.

Zora Yonara agora é nome de rua no Rio de Janeiro A antiga Travessa Santa Edwiges passou a ser chamada pelo nome da saudosa astróloga do "Show do Antônio Carlos" nas rádios Globo e Tupi, falecida ano passado.



Elo familiar e clubístico de Pedro Campos com José Paulo de Andrade A Rádio Bandeirantes teve hoje uma edição especial de "O Pulo do Gato", que completou 48 anos no ar e teve seu primeiro aniversário desde a morte do histórico apresentador, vitimado pelo coronavírus no ano passado. Durante todo o programa houve reprises de trechos com sua voz e incontáveis mensagens de ouvintes falando sobre a atração. Sucessor na apresentação, Pedro contou algo que eu sinceramente não fazia ideia: que seu irmão faz aniversário também exatamente em 2 de abril e que tem elo com o clube de coração do Zé. O homônimo Pedro Campos fez 35 anos e é preparador físico do São Paulo.

Débora Freitas voltando para a Rádio CBN? O TudoRádio afirma que a jornalista da CNN Brasil, ali atuante como repórter e apresentadora do semanal "CNN Nosso Mundo" às sextas-feiras, regressará à rádio que toca notícia para apresentar o "CBN São Paulo" no lugar da Fabíola Cidral, que se transferiu para o UOL. Cuidemos.

Novo programa na CBN em Santa Catarina Estreia amanhã o "CBN Sábado Show", das 10h às 12h, com as notícias da semana e pautas de diversas editorias. Cada emissora terá uma versão própria com dois apresentadores: Florianópolis com Juliana Gomes e Leandro Lessa, Joinville com Jota Deschamps e Morghana Santiago.

Upiara Boschi deixou a NSC O colunista político foi dispensado pela afiliada da Globo em Santa Catarina, na qual era multimídia e participava na TV, na Rádio CBN/Diário e nos portais G1 SC e NSC Total.

Meia hora a menos de Rogério Forcolen na Band RS Desde ontem, o apresentador passou a ter apenas a versão local do "Brasil Urgente", das 16h às 17h. Antes disso ele entrava também das 13h30 às 14h com o "RS Urgente", que foi trocado pelo terceirizado "Sabores", programa de culinária apresentado pelo chef Wellington e que já é mostrado pela TV Bandeirantes em Rio de Janeiro, interior de SP, Amazonas e praças do Nordeste.

"Sem Censura" entrevistará o ministro das comunicações Sei pelo Flávio Ricco que Fábio Faria será o primeiro entrevistado do programa da TV Brasil, que Marina Machado apresentará a partir de segunda, às 21h30.



"A Usurpadora" no GloboPlay O portal de vídeos da Globo adicionou a seu catálogo uma das novelas mexicanas mais famosas entre os brasileiros, exibida nada mais e nada menos que sete vezes pelo SBT entre 1999 e 2016, com Gabriela Spanic interpretando as gêmeas Paola e Paulina. Aliás: gêmeas latinas em dose dupla, já que tem ainda as nossas Ruth e Raquel, feitas por Glória Pires, na também adicionada "Mulheres de Areia".

"Game of Thrones" na TNT Séries A partir de segunda-feira, às 23h30, o canal mostrará a grandiosa (e muito erótica) produção da HBO, originalmente feita de 2011 até 2019. Serão reprisadas as duas primeiras temporadas.



"Dr. House" estreia hoje na Bandeirantes Produzida de 2004 até 2012 em 176 episódios estrelados com brilhantismo por Hugh Laurie, retornará à televisão aberta depois de mais de sete anos do fim da transmissão inédita na Record. Serão exibidos dois episódios todas as sextas às 22h45, horário que até semana retrasada era reservado ao "Música na Band" (que, semana passada, foi trocado pela "Sessão Especial" com "Rush - No Limite da Emoção" na carona da estreia da Fórmula 1). Além do protagonista, os atores mais presentes foram Omar Epps como Dr. Foreman e Robert Sean Leonard como Dr. Wilson, ausentes de apenas dois episódios, e Jesse Spencer (atual Matt Casey de "Heróis Contra o Fogo") como Dr. Chase, fora de somente cinco. Não dá pra esquecer de Lisa Edelstein como a Dra. Cuddy, presente em 153 episódios. Até hoje, "House" é reprisada pelo Universal TV.

A Globo vendeu a Som Livre para a Sony Por 1 bilhão e 430 milhões de reais, a Sony passa a ser a nova proprietária da gravadora musical criada pelos globais em 1969 e promete que não acabará com a marca.

Luto na música: morreu Patrick Juvet Cantor de sucesso na era discoteca da década de 1970, ele foi vitimado por causa ainda desconhecida aos 70 anos, encontrado que foi ontem em um apartamento de Barcelona.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 2 de abril, são estas:

*95 anos ao dobrado: do Lorient, campeão da Copa da França em 2002; e do nascimento de Jack Brabham, ex-piloto falecido em 2014 e campeão da Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966, além de dono da equipe que levava seu sobrenome e pela qual foram campeões ele mesmo no tri e ainda Denny Hulme em 1967 e Nelson Piquet em 1981 e 1983.

*90 anos de Mauro Mendonça, ator de filmes como "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Amor Estranho Amor", além de produções das TVs Excelsior, Record, Tupi e especialmente nas últimas cinco décadas Globo, de "Carinhoso" até "Êta Mundo Bom", passando por "A Gata Comeu" e "Anjo Mau".

*65 anos do nascimento de Graça Araújo, falecida em 2018 e ex-apresentadora da TV Jornal (SBT Pernambuco).

*60 anos de Christopher Meloni, ator de filmes como "Noiva em Fuga" e de séries como "Oz" e especialmente "Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais", na qual fez nas 12 primeiras temporadas Elliot Stabler, a quem revive neste ano na nova derivada "Law & Order: Organized Crime" (cuja estreia nos Estados Unidos, aliás, aconteceu exatamente ontem e concluiu uma trama iniciada no 9º episódio da 22ª temporada de "UVE" - que demorará um tiquinho a mais para assistirmos pois na próxima terça o Universal mostrará o 8º episódio, exibido originalmente em 25 de fevereiro, e depois dele houve uma pausa pro 9º mostrado somente ontem, no qual o ponto de largada para a nova derivada é o assassinato da esposa do Ellliot, a Kathy pela vez última vivida por Isabel Gillies).

Bela do Dia: Robin Tunney

Robin Tunney, atriz que fez a Teresa Lisbon em "O Mentalista" de 2008 até 2015. Esta série, em canal aberto brasileiro, passou no SBT. Mas na noite de hoje ela surgirá na Bandeirantes às 22h45 pois é a principal convidada do episódio piloto da nova atração dela, "Dr. House".

*55 anos ao dobrado: de Sheringham, ex-futebolista campeoníssimo pelo Manchester United (intercontinental e europeu em 1999 e mais tri inglês de 1999 até 2001, além de uma Copa e uma Supercopa da Inglaterra); e de Supla, cantor tanto da banda Tokyo quanto solo e atuante em filmes como "Uma Escola Atrapalhada", além de apresentador de programas como "Brothers" na RedeTV! e "Papito in Love" na MTV.

*50 anos de Jean Carlo, ex-futebolista campeão pelo Palmeiras (paulista em 1993 e brasileiro em 1994).

*30 anos de "Mama Said", disco de Lenny Kravitz que trouxe temas como "It Ain't Over 'Til It's Over".

*25 anos da efetiva estreia do "Intercine", sessão da Globo exibida até 2011 e na qual os filmes eram escolhidos pelo público entre três opções (em fato a sessão estreou no dia anterior com "O Último dos Moicanos", mas foi há 25 anos hoje completados que passou o primeiro filme escolhido pela audiência: o reprisado "Instinto Selvagem", que venceu os inéditos "Stanley & Íris" e "C.I.A. II: Missão Alexa").

*15 anos ao triplicado: do Cruzeiro campeão mineiro com 1 x 0 no Ipatinga (com direito à famosa "lei de Gil" na comemoração, porque "só não vale" aquilo que não é de bom grado dizer em uma rádio católica); do São Raimundo campeão amazonense num 1 x 1 com o Fast; e da estreia de "Rei Majestade", programa musical exibido pelo SBT até 2007 e apresentado por Silvio Santos, que destacava artistas de sucesso no passado.

*5 anos ao dobrado: da morte de Tereza Rachel, atriz nascida em 1934 e que fez muito, muito e muito teatro, além de cinema e de produções da Globo, como "O Astro", "Que Rei Sou Eu?" e "A Próxima Vítima"; e da morte de Gato Barbieri, saxofonista nascido em 1932.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 325 mil dos mais de 12 milhões e 840 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.