Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 27 de março de 2021
O centenário do maior condenado do futebol brasileiro



Condenado para sempre por um erro. Sim, um erro num jogo de futebol decisivo. Sim, custou a perda de um título em casa. Mas o que se fez com Barbosa foi uma das coisas mais criminosamente imperdoáveis já feitas neste país. Virou vilão só porque tomou o segundo gol do Ghiggia para dar Uruguai campeão mundial no Maracanã em 1950. Pessoas olhavam feio para ele, o tinham como autor de uma gravidade no mesmo nível de um crime hediondo contra a vida. Foi impedido de ir a um treino da Seleção na semana do jogo decisivo diante dos celestes em 1993, como se uma conversa deles com os jogadores "fosse espalhar azar" a ponto de ficarmos fora daquela que seria a Copa do tetra.

O Brasil maltratou Barbosa como nunca maltratou na mesma proporção tantas outras pessoas que efetivamente lhe fariam mal por diversos e variados motivos. Tristeza máxima sentiu até nos deixar em 2000. E isso jamais poderá ser esquecido, seja neste sábado em que seu nascimento completa 100 anos ou em qualquer outro dia, para que jamais seja repetido com quem "errar gravemente" como ele. Seu "crime inafiançável" foi deixar Ghiggia desempatar para o Uruguai e tirar o título que seria do Brasil com empate. Ah: nem entrei no mérito de muito do que ele sofreu ser por ser negro por óbvio e escancarado ainda hoje com tantos, muitos e incontáveis. Crime racial eterno no geral.

Ser vice mundial em casa não fez de Barbosa um goleiro sem títulos. Pelo Brasil, conquistou a Copa América de 1949. No Vasco, fez história no Sul-Americano de 1948, no RJ/SP de 1958 e nos Cariocas de 1945, 1947, 1949, 1950, 1952 e 1958. Ainda defendeu em sua carreira ADCI e Ypiranga em SP, Bonsucesso e Campo Grande no RJ e Santa Cruz em Pernambuco. Moacir não mereceu a vida negativa que teve e merece ao menos um pós-vida positivo.

Os destaques de ontem, hoje e amanhã

Obs.: lembro sempre que, nos Estaduais, este PB acompanha preferencialmente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Copa do Brasil A 2ª fase começou com Corinthians 1 x 1 Retrô e classificação paulista por 5 x 3 nos pênaltis, enquanto a 1ª apresentou Ypiranga do Amapá 0 x 4 Santa Cruz (os pernambucanos enfrentarão o Cianorte) e Jaraguá 1 x 4 Manaus (os amazonenses jogarão contra o Bahia), tendo neste sábado Goianésia x CRB.

Campeonato Carioca A 6ª rodada teve Fluminense 2 x 3 Volta Redonda, enquanto o sábado terá Vasco x Madureira e Boavista x Flamengo, ficando para domingo Nova Iguaçu x Botafogo.

Campeonato Gaúcho A 7ª rodada terá no sábado Brasil x Internacional, ficando para domingo Grêmio x Pelotas e São José x Juventude.

Campeonato Paranaense Sábado de Coritiba x Cascavel CR ainda pela 1ª rodada, quase um mês depois do originalmente programado.

Campeonato Catarinense A 6ª rodada terá no domingo Figueirense x Chapecoense, Próspera x Avaí e Brusque x Juventus.

Copa do Nordeste A 6ª rodada terá no sábado 4 de Julho x Fortaleza e Confiança x Vitória, ficando para domingo Bahia x Altos. Teria também Treze x Botafogo, mas o governo da Paraíba determinou o fechamento dos estádios de futebol até 4 de abril como mais uma das várias medidas que visam conter o avanço do coronavírus no estado. A CBF imediatamente remarcou o clássico para a próxima quinta-feira - detalhe: no Distrito Federal, mais precisamente no Gama. Sim, você não leu errado. Teremos "Lampions League" no Centro-Oeste, na capital nacional.

Campeonato Pernambucano A 4ª rodada terá no sábado Náutico x Vitória das Tabocas, ficando para domingo Sport x Central.

Campeonato Alagoano A 5ª rodada terá no sábado ASA x CSA.

Curtinhas Esportivas

Saiu a tabela da Série C Também ela tendo a regra de limite de treinadores aprovada nas Séries A e B (e neste caso por unanimidade), começará em 29 de maio com estes jogos: pelo Grupo A, Altos x Volta Redonda, Botafogo da Paraíba x Ferroviário, Floresta x Jacuipense, Manaus x Santa Cruz e Tombense x Paysandu; e pelo Grupo B, Botafogo de Ribeirão Preto x São José de Porto Alegre, Criciúma x Ituano, Novorizontino x Figueirense, Oeste x Mirassol e Ypiranga de Erechim x Paraná. Dois decagonais, quatro de cada saindo para dois novos quadrangulares.

Restrições ampliadas em São Paulo A fase emergencial de combate ao avanço da Covid-19 foi prorrogada até 11 de abril, o que inclui a proibição de eventos esportivos e, consequentemente, mantém a suspensão ao Campeonato Paulista no estado. A ver o que a Federação fará, se insistirá em jogar em outras partes do país.

Movimentos no São Paulo Enquanto foi contratado até o fim do ano que vem o atacante Éder, do Jiangsu Suning, foi emprestado para o Cerro Porteño até o fim do ano o goleiro Jean, que voltou do Atlético Goianiense.

Minas classificado no basquete Foi com ajuda do Flamengo que os mineiros se garantiram na próxima fase da Liga dos Campeões das Américas, os rubro-negros derrotaram o Instituto de Córdoba por 90 x 80.

Começou a semifinal da Superliga Feminina de vôlei O Minas também se deu bem nela, 3 x 1 no SESI/Bauru (25/22, 24/26, 25/19 e 25/17), enquanto o Praia Clube reviravoltou para 3 x 2 diante do Osasco (25/21, 19/25, 18/25, 25/17 e 15/12). Se neste domingo vencerem novamente, as equipes mineiras estarão na finalíssima. Por sua vez, as esquadras paulistas precisam ganhar para forçar o tira-teima definitivo na próxima terça-feira.

Vai começar a temporada 2021 da Fórmula 1 Numa classificação eletrizante, Max Verstappen pisou fundo pra dedéu com sua Red Bull e tomou sem dó e nem piedade a pole position do Grande Prêmio do Bahrein, que abrirá a temporada às 12h deste domingo. O atual tetracampeão e sete vezes vencedor Lewis Hamilton começará no 2º lugar com sua Mercedes, enquanto a segunda fila terá seu colega de equipe Valtteri Bottas e ainda a Ferrari de Charles Lecrerc. Corridas voltando, domingos mais sentido ganhando. Bem-vinda de volta, F-1.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Luto no jornalismo: morreu José Carlos Cataldi Com 67 anos, foi infectado pelo coronavírus. Soube pelo Ancelmo Gois n'O Globo que ele estava internado no pronto socorro de Pindamonhangaba e não conseguiu vaga na UTI da Santa Casa, que está superlotada. (meu Deus... respirar fundo) Atuante em emissoras de TV como Rio (Record), Educativa e Manchete, o também advogado fez história ao integrar a equipe que lançou a Rádio CBN em 1991.

Tatiana Vasconcellos de casa ao estúdio em minutos A apresentadora da CBN tem feito de casa o "Estúdio CBN", programa das tardes transmitido para São Paulo, Rio de Janeiro e maioria da rede, mas nesta sexta-feira ela parou de fazê-lo em dado momento. Minutos depois, veio a explicação: Tatiana precisou ir ao estúdio da emissora para seguir a apresentação pois acabara a energia elétrica na sua rua. Coisas do teletrabalho, né, xará Eduardo Cesar Sarsur Lisboa? Lembrei de duas situações recentes envolvendo apresentadores da Rádio Gaúcha, que tem deixado seus apresentadores todos em casa desde o início da pandemia (apenas poucos repórteres têm atuado nas ruas e, no caso esportivo, nos estádios ou no estúdio). Uma envolveu Luciano Potter, do matinal "Timeline", e outra Leandro Staudt, do vespertino "Gaúcha Mais". Com ambos, a internet caíra e por isso tiveram de ir para a emissora.

"Canal Livre" mais cedo neste domingo Vai ter leitor pensando que estou bêbado, alegrinho, de porre, de pileque, de fogo, tudo isso junto e muito mais. "Mas que diachos de 'mais cedo' se tão anunciando para 1 e meia da madrugada, cacete???" Sim, de fato na TV Bandeirantes aberta o programa será muito mais tardio neste fim-de-semana, à 1h30. Porém, sei pela Cristina Padiglione no Agora que a partir de agora ele será mostrado mais cedo - bem mais cedo - pelo BandNews TV, já às 20h e já neste domingo, quando o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, responderá perguntas de Rodolfo Schneider, Sheila Magalhães e Fernando Mitre. Na Bandeirantes aberta, a grade aponta "Domingo no Cinema" às 20h, "Cine Ação" às 21h45, NBA às 23h e "Canal Livre" à 1h30. Semana passada, quando teve a final da Libertadores Feminina e o basquete também foi às 11 da noite, o "Canal" foi ao ar já às 22h.

Mal estar tirou Ana Paula Mendes do ar Foi durante o "RJTV - 1ª Edição" da InterTV de Cabo Frio nesta sexta-feira. Em dado momento, ela pediu ao co-apresentador Paulo Henrique Cardoso para seguir com informações e sentou na poltrona que o cenário tem. Aí deu uma entrada ao vivo e, na volta pro estúdio, Ana não estava mais lá. No Instagram, ela afirmou não saber precisar o que houve, mas que pode ter sofrido uma queda de pressão e que, como geralmente é muito dura na queda, foi algo muito forte para precisar que ela deixasse o estúdio.

Patrícia Costa está com coronavírus Má notícia na Record pois é a quinta profissional de destaque no vídeo a ser infectada em quase dois meses, somado este caso dela aos do Celso Zucatelli e da Carla Cecato neste mês e do Geraldo Luís e do César Filho no mês passado. A apresentadora do "Jornal da Record 24 Horas" está na metade do isolamento. Anteriormente, ela havia ficado fora do ar no fim de janeiro por uma suspeita não confirmada.

Vera Viel deixou a Record News Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o contrato dela, que estava na emissora havia uma década como apresentadora do programa de amenidades "Zapping", não será renovado.

Helena Rizzo no "MasterChef" Será ela a substituta de Paola Carosella na nova temporada do programa, que a Bandeirantes estreará ainda neste ano. Helena tem em SP um restaurante em sociedade com Fernanda Lima, o Mani, e chegou a ser eleita a melhor chef mulher no mundo em 2014 pela revista Restaurant.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 27 de março, foram estas:

*90 anos do nascimento de David Janssen, ator falecido em 1980 e que protagonizou a série "O Fugitivo" de 1963 até 1967.

*70 anos de Chris Stewart, baterista original do Genesis entre 1967 e 1968.

*50 anos ao dobrado: de David Coulthard, ex-automobilista atuante na Fórmula 1 de 1994 até 2008, sendo vice-campeão em 2001 (foi no lugar do falecido Ayrton Senna na Williams que ingressou na categoria); e de Nathan Fillion, ator que protagoniza a série "The Rookie" e estrelou "Castle".

*45 anos do fim de "A Viagem", novela da TV Tupi, escrita por Ivani Ribeiro e estrelada por Eva Wilma, Altair Lima e Ewerton de Castro.

*40 anos do Guarani campeão brasileiro da Série B num 1 x 1 com a Anapolina, a quem vencera na ida da finalíssima por 4 x 2.

*35 anos de Neuer, goleiro do Bayern de Munique (campeão mundial, europeu e da Supercopa da Europa em 2013 e 2020 e também de quatro Supercopas da Alemanha e cinco Copas da Alemanha, além de atual octacampeão da Bundesliga) e vencedor também por Schalke 04 (uma Copa da Alemanha e uma Copa da Liga Alemã) e Alemanha (Copa do Mundo de 2014).

*10 anos ao triplicado: do 100º gol de Rogério Ceni, marcado na vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 2 x 1 (clássico do Campeonato Paulista disputado na Arena Barueri pois no dia anterior teve show do Iron Maiden no Morumbi); da estreia da Rádio Estadão/ESPN, novo nome da Rádio Eldorado de São Paulo, existente até 2013, quando a parceria foi desfeita com a saída da ESPN e a emissora passou a se chamar Rádio Estadão; e da morte de Farley Granger, ator nascido em 1925 e que fez filmes como "Festim Diabólico" e "Pacto Sinistro".

As deste domingo, 28 de março, são estas:

100 anos do nascimento de Dirk Bogarde, ator falecido em 1999 e que fez filmes como "Os Deuses Malditos", "Morte em Veneza" e "O Porteiro da Noite".

85 anos de Mario Vargas Llosa, um dos maiores escritores da América Latina.

80 anos ao dobrado: de Alf Clausen, por quase três décadas autor das trilhas sonoras dos episódios de "Os Simpsons" (não confundir com o tema de abertura, composto por Danny Elfman); e da morte da escritora Virginia Woolf, nascida em 1882.

*75 anos de Heródoto Barbeiro, apresentador da Record News e ex-apresentador do "Roda Viva" e do "Opinião Nacional" na TV Cultura, além de atuante no rádio por CBN e Jovem Pan (foi âncora do "Jornal da CBN"), tudo começando na década de 1970 em um programa educacional da TV Gazeta de São Paulo, professor de história que é.

*70 anos do nascimento de Miguel Magno, falecido em 2009 e ator de novelas da Globo como "A Lua Me Disse" e que fez a Dra. Perci na série "Toma Lá Dá Cá".

*65 anos de Zizi Possi, uma das mais magistrais cantoras brasileiras em melodias como "Perigo", "Noite", "A Paz", "Meu Amigo, Meu Herói", "Per Amore" e muitas mais, fora o fato de ser mãe da igualmente sublime Luiza Possi.

Bela do Dia: Lady Gaga

Lady Gaga, cantora e atriz, vencedora do Oscar de canção em 2019 por "Shallow", da quarta versão de "Nasce uma Estrela", que lhe rendeu a indicação como atriz. Auge de uma já famosa melodiadora de temaços como "Poker Face" e "Bad Romance". Neste domingo, essa maravilha de dama fará 35 anos.

*55 anos de Débora Meneses, jornalista ex-apresentadora do "De Ponta a Ponta" na TV TEM (Globo em quatro áreas do interior de SP), do "SPTV - 2ª Edição" na Globo e do "Dia Dia" na Bandeirantes, além de programas esportivos e - no meu caso específico, mais do que qualquer outra coisa por razões óbvias - da primeira experiência em áudio deste PB, o "Podcasts de Domingo", que aqui ela apresentou em menos de 10 edições no longínquo e distante 2008.

*50 anos de Mônica Carvalho, atriz atualmente vista em "Gênesis", da Record, e que ainda hoje muitos recordam por estrelar a linda abertura da versão da Globo para "Mulheres de Areia".

*40 anos ao dobrado: de Grazi, futebolista do Corinthians (bicampeã da Libertadores, brasileira e paulista); e de Julia Stiles, atriz de filmes como "10 Coisas que Eu Odeio em Você" e "No Balanço do Amor", além da série "Dexter".

*35 anos de Abuda, futebolista ex-Corinthians e "trocentos" clubes mais.

*30 anos de "Joyride", disco do Roxette que trouxe a faixa-título e ainda "Fading Like a Flower" e "Spending My Time".

*25 anos de Polliana Aleixo, atriz atualmente vista na Record em "Gênesis" e revista na Globo em "A Vida da Gente".

*20 anos da estreia de "Eu, a Patroa e as Crianças", série estrelada por Damon Wayans e Tisha Campbell-Martin em 123 episódios e cinco temporadas até 2005, tornando-se um dos clássicos modernos com grande sucesso especialmente aqui no Brasil através da mais de década de transmissões no SBT - sem esquecer a excelente dublagem da Delart, com Paulo Vignolo e Marco Ribeiro dividindo Michael Kyle e Mabel Cezar reinando como Jay (atualmente a exibição acontece pelo Comedy Central).

*15 anos da morte de Wanderley Magalhães Azevedo, ciclista nascido em 1966 e que competiu nos Jogos Olímpicos de 1988 e 1992.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 307 mil dos mais de 12 milhões e 400 mil infectados. Pesadelo sem fim!!!

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.