Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 23 de março de 2021
Um vai-e-vem de entontecer e irritar

Primeiro, a Federação anunciara a suspensão do Campeonato Paulista até o dia 31. Horas depois, anunciou que faria uma rodada dupla hoje com Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras em Volta Redonda. Daí, o Verdão não topou atuar hoje e ficou apenas o outro jogo. Depois, cogitou-se o mesmo acontecer com Ponte Preta x Santos. Aí, colocaram partidas da Copa do Brasil no sul fluminense, mesmo com falatório de que isso não seria permitido: Porto Velho x Ferroviário na quinta e Jaraguá x Manaus na sexta. RJ procuradíssimo por também marcarem Ypiranga do Amapá x Santa Cruz para sexta e Goianésia x CRB no sábado ambos em Mesquita. Isso tudo com a cidade do Rio de Janeiro suspendendo o futebol da próxima sexta-feira até 4 de abril. Nisso tudo, até Cascavel entrou na jogada por mandarem para lá Palmas x Avaí nesta quinta. É de entontecer e de irritar. O futebol não respeita a pandemia.

Curtinhas Esportivas

Os destaques de ontem e de hoje (este PB privilegia nos estaduais os clubes das Séries A e B do Brasil) Paulista, hoje tem pela 5ª rodada Mirassol x Corinthians; Carioca, hoje tem pela 5ª rodada Boavista x Fluminense; Gaúcho, ontem teve pela 3ª rodada São José 1 x 1 Grêmio e pela 5ª rodada Ypiranga 0 x 1 Juventude (o Grêmio lidera com 10 pontos e um jogo a menos, e o Ju é 7º com 6); Paranaense, hoje tem pela 2ª rodada Maringá x Coritiba; Copa do Nordeste, hoje tem pela 5ª rodada Altos x Sampaio Corrêa, Sport x Confiança, Fortaleza x Santa Cruz e CSA x Bahia; e Mato-Grossense, ontem teve pela 4ª rodada Ação 0 x 0 Cuiabá (o Dourado lidera com 10 pontos).

Novo jogador no Internacional Adquirido até março de 2025 o atacante Palacios, da Unión Española.

Futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio Alô, seleções brasileiras: sorteio dos grupos em 21 de abril.

Luto na Fórmula 1: morreu Johnny Dumfries Uma doença não especificada vitimou ontem o ex-piloto de 62 anos, que foi companheiro de equipe de Ayrton Senna na Lotus em 15 grandes prêmios de 1986.

Luto na NBA: morreu Elgin Baylor Ídolo do Los Angeles Lakers, o ex-basquetebolista de 86 anos morreu nesta segunda de causas naturais. Atuante na franquia tanto em Minneapolis quanto na mudança para LA, é ainda hoje o recordista de pontos em um único jogo da finalíssima: 61 na 5ª partida contra o Boston Celtics em 1962.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Bela do Dia: Mekia Cox

Mekia Cox, atriz de séries como "Chicago Med" e "The Rookie", na qual faz a nova instrutora do novato-título.

Ulbra TV em alta definição Começando nesta terça a transmissão em HD da emissora dos luteranos, tanto no 48.1 aberto comum daqui de Porto Alegre quanto no novo 521 da Claro/Net, além das operadoras Vivo e Oi.

Vai-e-vem no jornalismo da Rede Record Eduardo Moura havia batido essas de primeira no último sábado no Audiência Carioca, e tanto ontem no Coletiva quanto hoje no Flávio Ricco leio que fechou todas com direito a extras: Marco Nascimento não comanda mais o jornalismo da Record do Rio de Janeiro, sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que devido às audiências baixas dos noticiários regionais (exceção ao "Balanço Geral RJ" do Tino Júnior). Por isso, chamaram pro seu lugar Luiz Piratininga, que desde 2018 dirigia o jornalismo da Record RS, da qual quem também sai rumo ao Rio é a repórter Paloma Poeta, ex-Bandeirantes e TVCOM. Pro lugar do Luiz aqui em Porto Alegre vem Rogério Centrone, que desde agosto do ano passado dirigia o jornalismo da Record Paulista em Bauru.

Paulo Ricardo não pode mais cantar músicas do RPM Rogério Gentile noticiou no UOL que a Justiça decidiu que o cantor está proibido de usar comercialmente marca e músicas clássicas da banda devido a um contrato de 2007, no qual os integrantes dela se comprometiam a não explorá-la individualmente. Acontece que Paulo, que registraria a marca no INPI como propriedade dos quatro, o fez somente no seu nome. Uma ação foi averta em 2017 por Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e o dois anos depois falecido Paulo Pagni. Se Paulo Ricardo quiser voltar a cantar músicas como "Louras Geladas" e "Rádio Pirata", terá que entrar em acordo com o co-autor Schiavon. Caceta!!!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 23 de março, são estas:

*95 anos de Berta Loran, atriz nascida polonesa e naturalizada brasileira, marcada por humorísticos da Globo como "Satiricom", "Planeta dos Homens", "Viva o Gordo" e a Manuela D'Além-Mar da "Escolinha do Professor Raimundo".

*55 anos de Marin Hinkle, atriz que fez a Judith na série "Dois Homens e Meio".

*45 anos ao quadruplicado: de Ricardo Zonta, piloto da Stock Car; da Atlântida FM de Porto Alegre, uma das principais rádios musicais do Sul (inicialmente chamada Gaúcha Zero Hora e que mudou pro nome atual em 1980); de Keri Russell, atriz que protagonizou as séries "Felicity" e "The Americans"; e de Michelle Monaghan, atriz de filmes como "Beijos e Tiros", "Caminhoneira", "Missão Impossível 3" e "O Melhor Amigo da Noiva".

*35 anos do histórico Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 disputado em Jacarepaguá e que teve dobradinha brasileira com vitória de Nelson Piquet e segundo lugar de Ayrton Senna.

*25 anos de Alexander Albon, piloto de Fórmula 1.

*20 anos do fim de "Os Maias", minissérie exibida pela Globo, de autoria de Maria Adelaide Amaral e estrelada por Ana Paula Arósio e Fábio Assunção.

*10 anos ao dobrado: da morte de Liana Duval, nascida em 1927 e atriz de novelas como "Tieta" e "A Próxima Vítima" na Globo, além de séries como "Mundo da Lua" na Cultura; e da morte de Elizabeth Taylor, nascida em 1932 e atriz ganhadora do Oscar por "Disque Butterfield 8" e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", indicada ainda por "A Árvore da Vida", "Gata em Teto de Zinco Quente" e "De Repente, no Último Verão".

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil quase 296 mil dos mais de 12 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.