Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 22 de março de 2021
Que sufoco, Ferroviária! Mas é campeã!



Nem sempre só a competência é importante; ter sorte ajuda um monte. As grenás de Araraquara que o digam. Já foi assim na primeira fase, quando um gol pró determinou a classificação. Depois, aperto puro em cada mata-mata com direito a pênaltis na semifinal. Lógico que a decisão não fugiria disso. Santo frangão da goleira na falta cobrada pela Sochor, aí veio o pênalti inexistente do empate do América de Cáli e pouco depois a penalidade que Aline Milene guardou no alvo para 2 x 1. Segundo tempo terrível das paulistas, as colombianas beijaram o poste três vezes e Luciana fez uma defesaça fundamental. Ainda assim, daria para vir o 3º nos acréscimos e o capricho do detalhe de centímetros impediu. Menos mal que impedida não foi a festa da Locomotiva. E que festa!

Campeã em 2015, a Ferroviária queria repetir a dose em 2019, mas perdeu pro Corinthians. Desta vez, desfecho positivo para as comandadas da Lindsay Camila, primeira treinadora mulher campeã sul-americana - ela, que neste ano substituiu Tatiele Silveira. Com 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 8 gols marcados e 7 sofridos, as grenás reforçaram a supremacia brasileira em 12 Libertadores, das quais nove conquistadas pelos nossos, que só ficaram de fora da finalíssima de 2016 e perderam apenas as de 2012 (Foz Cataratas pro Colo-Colo) e 2018 (Santos pro Huila). Títulos das Sereias em 2009 e 2010, do São José em 2011, 2013 e 2014, do Corinthians/Audax em 2017 e do Corinthians em 2019. Parabéns às araraquarenses, emoção não faltou para uma noite tensa de domingo.

Os destaques de anteontem, ontem e hoje

Obs.: nos Estaduais, este PB acompanha eminentemente os clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Carioca A 4ª rodada teve Vasco 1 x 1 Botafogo (vascaínos em 11º, com 2 pontos, e botafoguenses em 5º, com 6) e Bangu 0 x 1 Fluminense (tricolores em 4º, com 6).

Campeonato Mineiro A 5ª rodada teve América 1 x 0 Cruzeiro (americanos em 2º, com 12 pontos, e cruzeirenses em 5º, com 7). A partir de hoje, competição suspensa devido ao agravamento da pandemia.

Campeonato Gaúcho A 5ª rodada teve Novo Hamburgo 0 x 1 Internacional (líderes com 10 pontos, os colorados estrearam o técnico Miguel Ángel Ramírez e tiveram Marcos Guilherme cessando um jejum de nada mais e nada menos que 35 jogos sem ir às redes). Hoje, tem Ypiranga x Juventude e o atrasado São José x Grêmio da 3ª rodada.

Campeonato Catarinense A 4ª rodada teve Chapecoense 2 x 0 Juventus (verdes líderes com 12 pontos) e Brusque 2 x 0 Avaí (brusquenses em 2º, com 9, e avaianos em 5º, com 6).

Campeonato Paranaense A 4ª rodada teve Londrina 3 x 3 Cianorte (os londrinenses estão em 6º, com 3 pontos em três partidas, e demitiram o técnico Silvinho).

Copa do Nordeste A 4ª rodada teve Bahia 4 x 0 Sport (os tricolores nunca perderam neste torneio para os pernambucanos, que não vencem há oito jogos neste ano), Ceará 0 x 0 Fortaleza (os tricolores tiveram Felipe Alves no gol por vontade própria, mesmo de luto pela perda do pai, mais uma vítima do coronavírus), CRB 2 x 1 Botafogo da Paraíba (os alagoanos não perdem no Rei Pelé há 10 partidas), Santa Cruz 1 x 2 CSA, Sampaio Corrêa 0 x 0 Vitória, Treze 0 x 2 ABC, Confiança 0 x 0 Salgueiro e 4 de Julho 0 x 2 Altos. Grupo A: Bahia e CRB com 7, Ceará com 6, Treze e 4 de Julho com 5, Confiança e Sampaio com 3 e Santa com 0. Grupo B: ABC e Fortaleza com 8, Altos e Vitória com 7, CSA com 6, Salgueiro com 4, Botafogo com 3 e Sport com 2.

Campeonato Baiano A 6ª rodada teve Fluminense 1 x 1 Bahia (tricolores em 6º, com 6 pontos).

Campeonato Pernambucano A 3ª rodada teve Náutico 3 x 1 Vera Cruz (alvirrubros líderes com 9 pontos).

Campeonato Mato-Grossense A 4ª rodada tem hoje Ação x Cuiabá.

Campeonato Espanhol A 28ª rodada teve Atlético de Madrid 1 x 0 Alavés (Suárez chegou aos 500 gols na carreira), Real Sociedad 1 x 6 Barcelona (Messi agora é o atleta mais atuante pelos catalães, 768 presenças) e Celta 1 x 3 Real Madrid. O Atlético tem 66, o Barcelona 62 e o Real 60.

Campeonato Italiano A 28ª rodada teve Fiorentina 2 x 3 Milan e não teve Internazionale x Sassuolo devido a casos de Covid nos interistas, que ainda lideram com 65 pontos contra 59 dos milanistas.

Campeonato Alemão A 26ª rodada teve Bayern de Munique 4 x 0 Stuttgart (Lewandowski marcou três) e Arminia Bielefeld 0 x 1 RB Leipzig. O Bayern lidera com 61 e o Leipzig tem 57.

Copa da Inglaterra As quartas tiveram Everton 0 x 2 Manchester City, Leicester 3 x 1 Manchester United, Chelsea 2 x 0 Sheffield United e Bournemouth 0 x 3 Southampton.

Campeonato Francês A 30ª rodada teve Lyon 2 x 4 Paris Saint Germain (Neymar voltou aos parisienses depois de 39 dias) e Lille 1 x 2 Nimes. PSG e Lille lideram com 63 pontos contra 60 do Lyon.

Campeonato Português A 24ª rodada teve Sporting 1 x 0 Vitória de Guimarães e Portimonense 1 x 2 Porto. O Sporting lidera com 64 pontos e o Porto tem 54.

Curtinhas Esportivas

Loco Abreu mal chegou e já deixou o Athletic Foram apenas cinco jogos dele no clube de São João Del Rey.

Campeonato Brasiliense será retomado O torneio retornará no dia 30, já que a partir da véspera o futebol estará autorizado novamente pelo governo distrital - não só o futebol, mas todos os eventos esportivos.

Força, Vinícius Eutrópio! Treinador do Joinville afastado por três semanas por, durante o tratamento para a Covid-19 (da qual recuperou-se), descobriu um tumor no rim esquerdo. Que ele possa sair dessa!

Rafael Toloi na seleção italiana Convocado foi o brasileiro da Atalanta para enfrentar Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Tá com pouca moral ele com Roberto Mancini?

Nada de espectadores estrangeiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio Alguma surpresa com isso?

Fim de uma era: Marcelo Mendez deixou o Sada/Cruzeiro Depois de 12 anos extraordinários, no qual o clube tornou-se o principal do masculino brasileiro ao ganhar "apenas" 39 títulos e disputar "somente" 48 finais nos 55 campeonatos que disputou (incluindo três Mundiais, sete Sul-Americanos e seis Superligas), o argentino saiu após a eliminação histórica nas quartas da Superliga para o Itapetininga.

As semifinais da Superliga Feminina Realizadas numa "bolha" da CBV em Saquarema, terão estas rodadas duplas nos dias 26, 28 e talvez 30 deste mês: Osasco x Praia Clube e Minas x SESI/Bauru.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



"Bandeirantes a Caminho do Sol" novamente ao vivo Completou três semanas isso, mas demorei a fazer o registro na última semana e mesmo levei duas semanas para saber disso por ter perdido a única chamada feita nas redes sociais e nem ninguém ter me alertado dessa (ô, Rodney Brocanelli... rs): o clássico programa das madrugadas da Rádio Bandeirantes de São Paulo, que já teve apresentadores como Cláudio Zaidan, Antônio Carvalho, André Russo e Zancopé Simões, voltou a ser realizado ao vivo depois de sete anos e meio. No segundo semestre de 2013, Zancopé foi dispensado e o jornalismo deu lugar à mesma seleção musical que já rodava aos sábados para domingos. De 2017 até agora, o espaço da meia-noite passou a ser ocupado por reprises das atrações iniciadas às 17h.

Nova fase com novas vinhetas e trilhas Na reformulação estreada no último dia 1º, o "Bandeirantes a Caminho do Sol" adotou novas trilhas e vinhetas, abandonando após mais de duas décadas a cortina clássica "Score", de Richard Myhill. O apresentador é Vitor Lupato, primeiro produtor, depois repórter e agora apresentador pela vez primeira - e um detalhe que para mim é especialíssimo, já que ainda hoje muita gente recorda dos muitos e-mails que eu mandava pro Zaidan, que tinham sempre na assinatura final o endereço deste PB, que ele citava todas as vezes: sabem qual o dia do aniversário do Vitor (que nasceu em 1999)? 2 de junho. O mesmo 2 de junho no qual este site surgiu em 2003. A transmissão ao vivo é de segunda a sexta, com as reprises mantidas aos sábados e domingos.



Rede Bandeirantes estreou o "Nordeste Urgente" É uma versão regional do "Brasil Urgente" mostrada para todos os estados da região e ainda para o nortista Amazonas a partir das 6 da manhã, com comando da TV Bandeirantes de Salvador e apresentação de Uziel Bueno, que faz às 16h a versão baiana do "BURG".



Trabalhos encerrados, hora de recolocar a máscara Assim passou a acontecer desde o último dia 17 (mas se disser "quarta-feira passada" não muda nada) no término do "Jornal da Band". Até o dia anterior, os apresentadores Eduardo Oinegue, Lana Canepa, Joana Treptow e Kalinka Schutel ficavam de rostos descobertos até saírem do ar. Mas de quarta em diante, no que dão o último "boa noite" eles já recolocam as máscaras, assim aparecendo nos últimos segundos na tela. A mesma coisa também tem acontecido de manhã, tanto com João Paulo Vergueiro no fim do "Primeiro Jornal" quanto com Joel Datena e Thaís Dias quando encerram o jornal "Bora Brasil".

Roberto Cabrini reprisado pelo SBT A partir da próxima madrugada, o "Conexão Repórter" será reapresentado de segunda a sexta por volta das 2h30, logo depois do Otávio na "Operação Mesquita". Mais espaço ainda para Cabrini pois, além da reprise do ex-canal, continua com as reportagens especiais para o "Domingo Espetacular" e agora ganhou a apresentação do "Repórter Record Investigação" após a saída da Adriana Araújo.

Mais gente saiu da Record Além da Adriana, sei pelo Fernando Oliveira no UOL e pelo NaTelinha de outras duas saídas no jornalismo da emissora: de Domingos Meirelles, que não teve seu contrato renovado após sete anos (ele estava fora do ar por ser do grupo de risco), e de Heleine Heringer, com 21 anos na casa e há muito tempo uma das repórteres especiais dos semanais jornalísticos. É muita perda grande em uma só tacada.

Record e o coronavírus Enquanto Celso Zucatelli é o mais recente apresentador da emissora a ser infectado pela doença (tomara que se recupere e volte logo), Geraldo Luís recebeu alta hospitalar após três semanas de internação, tendo como principal sequela ficar com 20% dos pulmões comprometidos. Evidentemente que, como ele recém saiu, não tem nem que se cogitar um retorno ao "A Noite é Nossa", que Luiz Bacci tem apresentado neste período. Primeiro é preciso deixá-lo se recuperar bem e ficar firme e forte, pois a coisa foi danadíssima com ele.

Noite de re-estreia na TV Verdes Mares Taís Lopes regressando nesta segunda à afiliada da Globo após pouco mais de um ano da saída para a CNN Brasil. Agora é com ela o "CETV - 2ª Edição", às 19h10.

Novelas das sete na Globo Findado o repeteco de "Haja Coração", que deixou seus telespectadores injuriados por ser exibido o fim original da trama da Tancinha ao invés de passarem o final alternativo que Mariana Ximenes e João Baldasserini gravaram há alguns meses - sabe-se agora que de forma completamente desnecessária e, nestes tempos pandêmicos, arriscada (fazendo de trouxa o público e os próprios envolvidos nessa filmagem inútil) -, a faixa das 19h35 voltará hoje a ter "Salve-se Quem Puder", recuperada desde o início e que terá capítulos inéditos em maio.

Luto na dramaturgia: morreu Edson Montenegro O ator de 63 anos foi vitimado neste domingo pelo coronavírus. Ele fez filmes como "Cidade de Deus" e novelas como "Xica da Silva" na Manchete, além de muito teatro.

"Vem Pra Cá" estreando no SBT Programa de variedades das 9h30 às 11h, apresentado desde hoje por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano. Meia hora a menos de "Bom Dia & Cia." e uma hora tirada do "Primeiro Impacto".

"Dr. House" nas sextas-feiras da Bandeirantes Depois de mais de um ano da aquisição, finalmente a emissora vai transmitir a clássica série estrelada por Hugh Laurie e que fez sucesso na Record de 2007 até 2013. A exibição será às sextas, às 22h45, no lugar do "Música na Band", que terminou suas exibições.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 22 de março, são estas:

*100 anos ao dobrado: do nascimento de Biguá, ex-futebolista falecido em 1989 e campeão carioca pelo Flamengo de 1942 até 1944 e em 1953 (era considerado o melhor da história do clube até surgir o "Peixe Frito" Leandro); e do nascimento de Nino Manfredi, falecido em 2004 e ator de filmes como "Pão e Chocolate" e "Os Carbonários".

*90 anos de William Shatner, eternamente Capitão Kirk de "Jornada nas Estrelas" na série clássica de 1966 até 1969 e em seis filmes da tripulação original dentro dos nossos corações, mas que também brilhou atuando como T.J. Hooker na série "Carro Comando" e como Denny Crane na série "Justiça Sem Limites".

*85 anos da estreia de "Ziegfeld, o Criador de Estrelas", filme dirigido por Robert Z. Leonard e que daria o Oscar de atriz para Luise Rainer.

*80 anos do nascimento de Bruno Ganz, falecido em 2019 e ator de filmes como "Asas do Desejo" e "A Queda - As Últimas Horas de Hitler".

*75 anos do nascimento de José Luiz Carbone, ex-futebolista falecido no fim do ano passado e campeão gaúcho pelo Internacional de 1969 até 1973, além de técnico vencedor por Fluminense no Carioca de 1983 e Remo no Paraense de 1999, além de títulos por Sharjah (um Emiradense e uma Copa do Presidente) e Sporting Cristal (um Peruano).

*45 anos ao triplicado: de Leandro Machado, ex-futebolista campeão por Internacional (Gaúcho de 1994), Flamengo (Carioca de 1999 até 2001, Mercosul de 1999 e Copa dos Campeões de 2001), Santos (Brasileiro de 2004) e Sport (Pernambucano e Copa do Brasil de 2008), além de títulos por Dinamo Kiev (uma Copa da Ucrânia e um Ucraniano) e Ulsan Hyundai (um Sul-Coreano, uma Copa e uma Supercopa sul-coreanas); de Vladimir Brichta, ator no ar na Globo em "Amor de Mãe" e que fez novelas como "Kubanacan" e "Rock Story", além de séries como "Faça Sua História" e "Tapas & Beijos"; e de Reese Witherspoon, atriz ganhadora do Oscar por "Johnny & June" e indicada por "Livre", também vista em obras como "Medo", "Segundas Intenções", "Legalmente Loira" e "Belas e Perseguidas".

Bela do Dia: Natalie Moellhausen

Natalie Moellhausen, esgrimista e criadora do próprio uniforme para a Copa do Mundo disputada neste fim-de-semana na Rússia, na qual assegurou sua presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

*40 anos ao dobrado: da classificação do Brasil à Copa do Mundo de 1982 ao vencer a Bolívia por 3 x 1; e de Alinne Rosa, cantora que foi vocalista da banda Cheiro de Amor.

*25 anos de Everton Cebolinha, futebolista do Benfica e campeão por Grêmio (Copa do Brasil de 2016, Libertadores de 2017, Recopa Sul-Americana de 2018 e Gaúchos de 2018 e 2019) e Brasil (Copa América de 2019).

*10 anos da morte de William Hanna, desenhista nascido em 1910 e que formou histórica dupla com Joseph Barbera, proporcionando personagens como Tom & Jerry, Os Flintstones, Zé Colmeia, Scooby-Doo, Os Jetsons, Manda-Chuva e tantos mais (não posso esquecer do meu desenho favorito, "Corrida Maluca").

*5 anos da estreia do programa de reformas de casas "Reforma em Família com Karen e Mina", exibido aqui no Brasil pelo Discovery Home & Health.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 294 mil dos quase 12 milhões de infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.