Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola


(51) 99843-7700

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 5 de março de 2021
Vai começar a Libertadores Feminina

Realizada na Argentina e válida por 2020, tem 16 clubes divididos em quatro grupos, três deles do Brasil, país que conquistou oito das 11 edições já realizadas, duas com o Santos (2009 e 2010) e três com o São José (2011, 2013 e 2014). Os outros dois já campeões estão novamente na disputa: Ferroviária (2015) e Corinthians (2017 e 2019). Só não deu Brasil campeão com o Colo-Colo em 2012, o Limpeño em 2016 e o Huila em 2018, sendo que nas finais perdidas para chilenas e colombianas as adversárias foram Foz Cataratas e Santos. Apenas e tão somente a decisão de 2016 não teve o Brasil presente, sendo vice-campeãs as venezuelanas do Estudiantes de Guárico.

Estes são os quadrangulares: Grupo A com Corinthians, América de Cáli, El Nacional e Universitario; Grupo B com Avaí/Kindermann, Boca Juniors, Santiago Morning e Trópico; Grupo C com Atlético da Venezuela, Independiente Santa Fe, River Plate e Sol de América; e Grupo D com Ferroviária, Libertad/Limpeño, Peñarol e Universidad de Chile. A primeira rodada tem quatro jogos nesta sexta: Avaí x Trópico, Corinthians x El Nacional, Boca x Morning e Universitario x América. Amanhã, tem Ferroviária x Limpeño, Santa Fe x Atlético, River x Sol e Peñarol x La U.

Os destaques de ontem e de hoje

Obs.: reforço que, nos Estaduais 2021, este PB destacará preferencialmente os clubes da A e da B nacionais.

Campeonato Carioca A 1ª rodada acabou com o Fluminense tomando a virada do Resende por 2 x 1, mas podendo reclamar de um gol inacreditavelmente não validado por marcado um impedimento que nem o mais corporativista dos defensores da arbitragem poderá afirmar que existiu. Apesar disso, o jogo entrou para a história tricolor ao ter em campo o atleta mais jovem da história de seu profissional: Arthur, 16 anos e 8 dias. Antes dele, o mais jovem tinha atuado em 2019: Miguel, 16 anos e 71 dias.

Campeonato Paulista A 2ª rodada teve o Guarani vencendo o Botafogo por 1 x 0, indo aos três pontos, e a Ponte Preta tomando 1 x 0 do Santo André para seguir com um único.

Campeonato Mineiro Com direito a 18 minutos de parada por falta de iluminação, o Atlético ganhou da Tombense por 2 x 1, pela 2ª rodada, e foi aos seis pontos.

Campeonato Gaúcho A 2ª rodada teve o Internacional tomando o 2 x 2 do Pelotas nos acréscimos e o Juventude - que atuou em Flores da Cunha pois tão dando um trato no gramado do Alfredo Jaconi para o Brasileirão - sofrendo 2 x 1 do São Luiz, que abriu o placar com a pinturaça espetacular do Gustavo Xuxa do meio de campo. O Colorado fica com quatro pontos e o Papo permanece zerado.

Campeonato Goiano Campeão de 2020, o Atlético estreou em 2021 na 2ª rodada e venceu o CRAC por 2 x 0. Já o Vila Nova foi aos quatro pontos ao ficar no 0 x 0 com a Aparecidense.

Campeonato Paraense A 2ª rodada tem hoje Bragantino x Remo.

Campeonato Italiano A 25ª rodada teve a Internazionale abotoando o Parma por 2 x 1 para ir aos 59 pontos, abrindo seis para o vice-líder Parma.

Campeonato Inglês Ao sofrer 1 x 0 do Chelsea pela 27ª rodada, o Liverpool não só ficou com 43 pontos na 7ª posição (oceanicamente longe dos 65 do líder Manchester City), como pela primeira vez em sua história perdeu cinco vezes consecutivas em Anfield. História negatibilíssima.

Copa do Rei Athletic Bilbao finalista ao precisar da prorrogação para marcar 2 x 1 no Levante. Vem aí algo maluco demais para o clube do País Basco: fazer duas finais da mesma competição no espaço de duas semanas, ambas em abril. Dia 3, é versus a Real Sociedad por 2020; e dia 17, é contra o Barcelona por 2021.

Supercopa da Argentina Ainda válida por 2019, vencedor da Copa Argentina atropelou o ganhador da Superliga. O River Plate deu a Marcelo Gallardo seu 12º título como técnico, 1, 2, 3, 4, 5 x 0 no Rosario Central. A bola rolou em Santiago del Estero, na inauguração do Estádio Único Madre de Ciudades.

Curtinhas Esportivas

Cuca voltou ao Atlético Mineiro Recontratado por dois anos o técnico campeão da Libertadores de 2013.

STJD não vai anular Vasco 0 x 2 Internacional Estava claro que isso aconteceria, o regulamento do Brasileirão estabelece que a decisão de campo vale se der problema no VAR como deu no primeiro gol colorado. Claro que os vascaínos continuarão reclamando, até exigindo indenização, mas vão ter que jogar a Série B mesmo.

Suspenso o futebol no Acre Mais um estado onde a gravidade da Covid fez a situação ser insustentável.

Sintonia PB


Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Amanda Klein na Rádio Jovem Pan Sei pelo Flávio Ricco que a jornalista da RedeTV!, na qual faz o "Opinião no Ar", estreará na próxima segunda como integrante do "3 em 1" no lugar de Diego Shelp, que se despede hoje.

Taís Lopes de volta à TV Verdes Mares Sei pelo Diogo Cavalcante no NaTelinha aquilo que estava mais que na cara que aconteceria desde a saída dela da CNN Brasil em dezembro. Embora a afiliada da Globo não confirme, também é nítido e escancarado que ela apresentará o "CETV - 2ª Edição", sem titular desde que Patrícia Nielsen deixou a emissora para ir morar com a família na Inglaterra. Depois da saída do canal jornalístico, Taís reapareceu na telinha local apresentando um evento de réveillon exibido por diversas emissoras do estado.

Rodolfo Schneider com coronavírus Sei pelo Flávio Ricco que o diretor executivo jornalístico da Bandeirantes ficará afastado alguns dias por estar com a doença, isolado, mas passando bem. Sábado passado, ele apresentou o "Jornal da Band". Rodolfo também comanda, a partir de SP, as manhãs cariocas da BandNews FM.

José Luiz Datena renovou ganhando menos O apresentador do "Brasil Urgente" disse no ar que pediu à Rede Bandeirantes para seu salário ser reduzido quase pela metade para evitar muitas demissões na firma.

Ana Paula Padrão no BandNews TV Sei pela Cristina Padiglione que ela apresentará o programa "Cidade Viva" a partir da próxima quarta, às 23h, discutindo problemas e soluções para crescimento sustentável das cidades.

Não são hoje os 30 anos do "Note e Anote" Marcado pela passagem da Ana Maria Braga até a saída para a Globo em 1999, depois disso sendo apresentado por Cátia Fonseca e Claudete Troiano, o programa feminino da Record não estreou há 30 anos completados hoje, diferentemente do que consta em muitas fontes na internet, e nem teve a atriz Jussara Freire como apresentadora. Há muito tempo eu leio registros sobre isso em várias páginas, não é algo de hoje especificamente, mas isso está totalmente errado. Pesquisas em jornais antigos on line desmentem isso em poucos minutos: a grade da Record não tinha este programa à ocasião, nem na semana seguinte, nem no mês seguinte. O "Note e Anote" estreou apenas, tão somente e especificamente em 8 de novembro de 1993, isso sim, e já com a Ana Maria. Portanto, os 30 anos da estreia deste programa serão completados em 8 de novembro de 2023.

Suspensa a estreia de "Um Lugar ao Sol" Prevista para ir ao ar em abril, a nova novela das nove foi adiada pela Globo devido à dificuldade ainda maior para conseguir gravá-la devido ao aumento substancial e alarmante da gravidade que a pandemia do coronavírus causa. Assim, "Império" será reprisada assim que acabar a conclusão de "Amor de Mãe", que terá exibidos a partir do dia 15 os 23 capítulos que concluirão sua história.

Morre ator da série "Dinastia" Há tempos com Parkinson, Geoffrey Scott tinha 79 anos e faleceu ainda no dia 23 do mês passado, mas apenas na última terça isso veio a público. Ele atuou na produção de 1982 a 1984.

Rock in Rio adiado para setembro de 2022 E juravam que conseguiriam fazê-lo ainda neste 2021...

"Um Príncipe em Nova York 2" estreando hoje Realizada mais de três décadas depois do original clássico, a continuação estrelada por Eddie Murphy e Arsenio Hall foi disponibilizada pelo Amazon Prime Video - infelizmente, os primeiros comentários que li foram os piores possíveis no sentido de ser um filme que não vale a pena ver. Por um trailer que assisti, deu para ver que a dublagem repete para Arsenio o mesmo Hélio Ribeiro da dublagem da obra de 1988, enquanto Eddie é feito como sempre por Mário Jorge Andrade, que não fez o primeiro "Príncipe" pois nele esteve o saudoso Waldyr Sant'Anna, que dividia com Mário as obras do comediante na década de 80, fazendo com que tanto um quanto outro encaixassem perfeitamente com ele por magistralmente sensacionais seus trabalhos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 5 de março, são estas:

Bela do Dia: Ana Cecília Pereira

Ana Cecília Pereira, apresentadora da Rede Família. Desde esta semana, ela passou a fazer todas as noites o programa "Ligados no Esporte", às 19h, informando as coisas do futebol e das outras modalidades na região de Campinas, Limeira e Franca (cujo time no NBB tem jogos mostrados pela emissora).

*85 anos de Dean Stockwell, ator de filmes como "De Caso com a Máfia" e que fez o Al na série "Contratempos" de 1989 a 1993.

*75 anos de Murray Head, cantor do sucesso "One Night in Bangkok".

*65 anos do nascimento de Teena Marie, falecida em 2010 e cantora do sucesso "I Need Your Loving".

*60 anos do famoso gol de placa de Pelé em Fluminense 1 x 3 Santos no Maracanã, pelo Torneio RJ/SP (o lance foi eternizado por uma placa confeccionada a pedido de Joelmir Beting, repórter do jornal O Esporte).

*50 anos do nascimento de Dinho, falecido em 1996 e cantor da banda Mamonas Assassinas (a tragédia que matou ele e os demais integrantes aconteceu, portanto, três dias antes do aniversário de 25 anos).

*30 anos dos gêmeos futebolistas Funes Mori, tanto Rogelio (campeão por River Plate, Benfica e seu atual clube Monterrey) quanto Ramiro (hoje no Villarreal e muito campeão pelo River).

*25 anos de Gabriel Boschilia, futebolista do Internacional e campeão francês pelo Monaco em 2017.

*5 anos da morte de Domício Costa, nascido em 1928 e dublador de James Bond em seus dois primeiros filmes, do Dick Vigarista na "Corrida Maluca" e nas "Máquinas Voadoras", do Leôncio no "Novo Pica-Pau" e do prefeito em "As Meninas Superpoderosas", além de jornalista, compositor (co-autor da primeira canção gravada por Dolores Duran, "Já Não Interessa") e radialista por mais de cinco décadas, sendo 44 anos apenas na Rádio Nacional de 1944 até 1988, dela sendo rádio-ator, diretor de radioteatro e gerente, depois também atuando no "Show do Antônio Carlos" na Rádio Globo.

Arremate

Coronavírus já vitimou no Brasil mais de 257 mil dos mais de 10 milhões e 600 mil infectados. Força e solidariedade.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente.

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.